Sunteți pe pagina 1din 21

APRESENTAO DO ALUNO

Universidade Plnio Leite /Anhanguera Niteri 1perodo de cincias Contbeis Disciplina:Cincias Sociais Ronan Luiz Lepre Pinnas RA 5287100036 Juliana de B. Barbosa RA 5664137102 Flvia Dias Vieira RA 3200495446

O QUE FAZ A SOCIEDADE BRASILEIRA SER A SOCIEDADE BRASILEIRA?

A SOCIEDADE BRASILEIRA E SEUS PRINCIPAIS ELEMENTOS FORMADORES

A sociedade brasileira formada por diversas etnias, acarreta em uma diversidade de grupos sociais.Vindo a exercer um tema de Grande importncia para a sociologia.Transmitindo um grande desafio a seus estudiosos. Sendo,este o de formar o raciocnio a respeito dos diferentes grupos e culturas que compem as etnias brasileiras, incentivando e harmonizando o convvio dos distintos, a fazer dessa caracterstica um fator de enriquecimento para nao .

PRINCIPAIS TRAOS CULTURAIS, ORIGENS E FORMAO DO POVO BRASILEIRO E CARACTERSTICAS MARCANTES DA IDENTIDADE BRASILEIRA:

Diversidade cultural
Fatores de socializao do inicio da sociedade Brasileira Influncias Culturais que ajudaram a constituir nossa cultura Brasileira

DIVERSIDADE CULTURAL

A sociedade brasileira formada no s por diferentes etnias, como tambm por imigrantes de diferentes pases. A diversidade religiosa presente no espao territorial brasileiro que abrange os catlicos, evanglicos, batistas, budistas, judeus, muulmanos, tradies africanas etc. Por conseguinte , o contato constante entre os mais diversos grupos sociais j uma caracterstica de nossa brasilidade.

FATORES DE SOCIALIZAO DO INICIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Herdamos a lngua portuguesa dos nossos colonizadores , junto organizao social, jurdica e administrativa.

O conhecimento cientfico e artstico e a religio judaico-crist tambm foram aspectos que foram somados aos nossos princpios culturais, oriundos da matriz Europia No se pode deixar de salientar nossos influncias tanto indgenas , africanas e dos demais processos de assimilao dos imigrantes no Brasil,presentes em toda construo da histria e cultura de nosso povo.

INFLUNCIAS CULTURAIS QUE AJUDARAM A CONSTITUIR NOSSA CULTURA BRASILEIRA No se pode negar as nossas provenientes,principalmente,das senzalas,como:

heranas

Alimentos como a cocada, o p-de-moleque, o vatap, o acaraj, o caruru. Palavras que citamos em nosso dia-a-dia: banana, caula, xingar, fub, moleque, cachimbo, cachaa. A religio afro descendente e etc.

Definio de Cultura Brasileira e definio de ser Brasileiro

A cultura Brasileira um conjunto formado pelas diferentes caractersticas e costumes de diversas outras culturas que formam a personalidade do brasileiro, proveniente de uma miscigenao de raas. proveniente estabelecer uma ponte de ligao, diretamente, entre a cultura a totalidade das criaes humanas. Criaes como: Idias,valores,manifestaes artsticas, crenas, instituies sociais, conhecimentos cientficos tcnicos, instrumentos de trabalho, tipos de vesturio, alimentao, construes etc. Em Concluso, a personalidade individual de cada ser em um contexto de diversas outras personalidades ,define a identidade cultural do individuo em sua sociedade.No existindo assim um nico modo de ser brasileiro, devido as diferentes culturas e costumes que cada regio do nosso vasto Brasil carrega.

No ao Etnocentrismo

Etnocentrismo constitui uma tendncia de indivduos da mesma sociedade julgarem sua cultura superior as outras, por meio de aspectos comparativos como: referncias e valores pessoais. Ao Conhecer sobre a pluralidade cultural que uma necessidade de romper as desigualdades sociais e a excluso social, conclui-se que nossa nao formado por um gama cultural que se formou atravs da miscigenao de raas. Percebesse a necessidade do respeito e valorizao dessas culturas que um fundamento para mudarmos uma realidade baseada em certos esteretipos ou qualquer forma de preconceito que atue de forma negativa sobre as personalidades individuais na sociedade.No,deixando de salientar que o etnocentrismo de maneira geral e ,principalmente, dentro da sociedade brasileira tornasse uma completa incoerncia , pelo fato da nossa cultura ser um a miscigenao de outras culturas.

Brasil grande em seu tamanho e em diversidades culturais

HERIS : SO TODOS OS SMBOLOS SOCIAIS DE MAIORES EXPRESSES E APRESENTAM TRAOS DE PERSONALIDADES QUE SE QUER IMITAR.

DEFINIO SOBRE HERIS

A determinadas pessoas que adquirem exaltao nos conjuntos da vida social,servindo assim de exemplo.Acarretando em fator auxiliar na socializao.Tais elementos so definidos como heris,smbolos sociais altamente fortes,demonstrando presena e personalidade exemplar .Cuja caracterstica prpria expressa a face da sociedade em que vive . Em concluso,heri pode ser definido como:Uma forma de personalidade ,integralmente,aprovada que representa semelhas com sua oriunda sociedade.

VALORES, NORMAS E COSTUMES BRASILEIROS


As normas e os valores determinam entre si a forma como os membros de uma determinada cultura se comportam.Os valores e as normas variam entre culturas.Em nossa sociedade composta por uma grande gama de diversidade cultural e de grupos sociais que forma a cultura da nossa sociedade podemos enfatizar, os exemplos a seguir:

No Rio Grande do sul , o costume tpico de se tomar chimarro e de fazer churrasco de picanha ,constantemente,agindo assim o grupo social dos gachos .Que tambm utilizam de seus regionalismos ,como a expresso:tche Na regio Nordeste ,comemorasse a festa do Bumba-meu-boi.E a predominncia do forr como estilo de msica.Caracterizando,os Nordestinos . Em salvador na Bahia ,ocorre os costumes de suas comidas regionais como:Vatap,Caruru,Acaraj etc .Havendo predominncia das religies africanas. Caracterizando assim o povo Baiano.

INSTITUIES SOCIAIS

Definio: um conjunto de normas e regulamentos que seguem uma padronizao,pertencentes a um sistema complexo e organizado de relaes sociais. Sendo esses admitidos e aprovados na maioria das vezes pela sociedade e que tem uma tamanha relevncia social.Porm,h tambm s instituies no legalmente institudas e legitimadas mas que se institucionalizaram e atendem alguma demanda social, apesar de serem tomadas como ilegais em algumas situaes.Na sociedade ,as instituies sociais servem como um meio para a satisfazer as necessidades da mesma.Nenhuma instituio surge sem que tenha ocorrido, anteriormente, uma carncia por parte dos sistemas de interaes sociais.Todas possuem uma relao de dependncia mtua, de tal forma que uma modificao pode acarretar mudanas grandes ou pequenas nas demais.

EXEMPLOS DE INSTITUIES SOCIAIS QUE SEJAM CONSIDERADAS IMPORTANTES PARA SE COMPREENDER A SOCIEDADE BRASILEIRA E SEU FUNCIONAMENTO, BEM COMO OS BRASILEIROS.

FAMILIA

RELIGIO

INSTITUIO DA FAMLIA BRASILEIRA

INSTITUIO SOCIAL DA FAMLIA

Famlia:Grupo em que ocorre a primeira socializao do indivduo ,quando, criana ,de maneira afetuosa ,informal e pessoal.Por sua vez ,sendo um grupo primrio de forte influncia na formao do mesmo, assim sendo o primeiro corpo social no qual os indivduos convivem. um grupo social cuja estrutura varia no tempo e no espao. Essa varivel ,tempo e espao, pode se referir ao nmero e forma do casamento, ao tipo de famlia ,aos papeis familiares, relaes de parentesco ,quanto ao nmero de casamentos e dos componentes.

INSTITUIO SOCIAL DA RELIGIO

A RELIGIO ACARRETA NA INTERAO SOCIAL

OUTRA PRINCIPAL INSTITUIO SOCIAL

Religio: Nas sociedades sempre a alguma manifestao de forma de religio. Na doutrina que professa a f de cada individuo acontece um fato social universal. Pelo trabalho da religio em estabelecer uma evoluo moral ao homem, inegvel o fato de que uma das instituies mais importantes para a organizao social. Toda e qualquer doutrina voltada para o bem acarreta em evoluo moral,que se reflete na identidade social,por conseguinte nos grupos primrios, ,secundrios, em sua comunidade e sucessivamente ate atingir toda sociedade.

BIBLIOGRAFIA
http://wallacemelobarbosa.blogspot.com.br/201 0/10/construcao-da-educacao-brasileira.html http://estudossociologicos.blogspot.com.br/200 9/08/instituicoes-sociais.html Fontes de imagens selecionadas http://www.google.com.br/search?um=1&hl=ptBR&tbo=d&tbm=isch&oq

S-ar putea să vă placă și