Sunteți pe pagina 1din 10

Conceitos, princpios e operadores tecnolgicos

Materiais

Fibras txteis
Fibras naturais - so de natureza proteica. As caractersticas variam consoante a origem das fibras. So purificadas por meios mecnicos e/ou qumicos. Os processos de extrao das fibras naturais so to diversos quanto as suas origens.

Classificao Animais

Origem
Secreo glandular

Exemplos
Sedas (bicho-da-seda)

Pelos

L, mohair, caxemira, angor, vicunha, iaque, camelo

De semente

Algodo, sumama
Abac, sisal Cnhamo, juta, linho, kenaf, amie, sunn Cairo giesta,

Vegetais

Do caule Da folha Do fruto

Minerais

Mineral

Amianto (material cancergeno)

Os materiais

Partindo sempre do estudo da matria, os avanos na Fsica e na Qumica permitem o desenvolvimento de produtos mais adequados sua funo. Os materiais existentes vo desde os materiais de origem natural aos materiais condutores, aos semicondutores e aos materiais compsitos. Vamos ento abordar os seguintes materiais:

Argila
A argila uma substncia terrosa formada por slica, alumina e gua, sendo frequente o xido ferroso e o mangans na sua composio. Este material resulta da decomposio de rochas feldspticas.

Madeira
A madeira a parte lenhosa do tecido vascular das plantas vivazes. uma substncia compacta, slida e natural. As clulas lenhosas so constitudas por celulose e lenhina.

Metais
Os metais so corpos minerais simples que se encontram em camadas do solo e do subsolo. Sob a forma de minrio, a extrao dos metais feita em jazidas minas.

Fibras txteis
Txtil o termo genrico que se aplica sempre que se queira referir a existncia de fibras naturais em aplicaes utilitrias. A variedade de materiais txteis existente tem vindo a ser enriquecida com novas fibras produzidas artificialmente, mediante a transformao qumica de produtos naturais ou sintticos.

Fibras txteis
Utilizao de algumas fibras txteis
Algodo
Vesturio, txtil-lar e aplicaes tcnicas como: telas para pneus, tendas de campismo... Vesturio de vero e txtil-lar. Estopa de linho papel e obras de pichelaria.

Linho Juta Sisal L Seda Amianto Viscose Acrlico Polipropileno

Sacos, plsticos reforados, tecidos para filtros... Fabrico de cordas, esteiras... Vesturio de inverno, txtil-lar... Vesturio. Vesturio e produtos txteis antichamas. Vesturio (tecidos tipo seda) e produtos txteis de decorao. Vesturio (substituto da l) e txtil-lar. Txtil-lar, cordas, sacos, redes...

Funcionamento das centrais eltricas


Os filamentos artificiais so sujeitos: Estiragem Fiao
At adquirirem a espessura desejada Conjunto de operaes que permite que as fibras sejam transformadas em fio.

Processos de extruso ou fiao


se sada fieira os fios submetidos a arrefecimento provoca a solidificao. da so um que sua

Processos de extruso ou fiao

Fuso

Seca

se a fieira est numa cmara de evaporao que provoca a solidificao dos fios sada dos orifcios da fieira. se a fieira est dentro de um lquido que provoca a coagulao dos fios sada e a sua consequente solidificao.

Ondulao

Tecelagem

Permite obter tecidos a partir do entrelaamento de fios.

Hmida

Corte

Tapearia

Objeto txtil com funes decorativas.

Fibras qumicas
Produzem-se a partir de substncias derivadas do

Classificao e caractersticas das fibras qumicas


Classificao Origem Celulose regenerada Derivados de celulose Poliamida Exemplos Viscose, cupramnio Acetato, triacetato Nylon Terylene, trevira, dracon Acrilan, courtelle, dralon, orlon

petrleo ou da hulha, que quimicamente podem tomar a forma fibrosa, ou a partir de substncias naturais

Artificiais

Sintticas

Polister Acrlico

fibrosas que no servem para txteis.

Estas fibras so um corpo comprido que um se obtm

Inorgnicas

Vidro, metal

dissolvendo

polmero

natural ou sinttico num solvente.

Metais

Metais
Os metais so corpos minerais simples que se encontram em camadas do solo e do subsolo. Sob a forma de minrio, a extrao dos metais feita em minas. Na crosta terrestre encontramos, entre outros minerais, ferro, alumnio, estanho, cobre, ouro, prata e zinco. A descoberta dos metais marcou profundamente a histria da Humanidade. Hoje, os avanos tecnolgicos da indstria metalrgica proporcionam-nos a obteno de metais com propriedades superiores.

Transporte de metais Os metais extrados das minas so tratados e depois transportados, por via frrea e por transporte terrestre, para os locais de transformao.

Processos de transformao de metais Os minrios tm de ser tratados e transformados em produtos que possam ser utilizados diretamente na indstria.

Madeiras

A madeira a parte lenhosa do tecido vascular das plantas vivazes. uma substncia compacta, slida e natural. As clulas lenhosas so constitudas por celulose e lenhina.

Obtida principalmente a partir das rvores, a madeira e

os seus derivados so recursos de que o ser humano se


serve para: - colmatar as suas necessidades bsicas; - fins utilitrios (habitao, construo naval, peas de arte).

As rvores podem ser classificadas como: Resinosas - tm resina e frutos em forma de pinha. Exemplo: Cipreste, pinheiros.

Folhosas - tm folha caduca ou perene. Exemplos: Carvalhos, eucaliptos.

Argilas
Homogeneizao da pasta
Adicionar a quantidade de gua adequada para garantir boas condies de plasticidade. Amassar e bater fortemente o material para eliminar bolsas de ar que provocam o quebrar das peas.

Processos tcnicos
Sobreposio de rolos de pasta, utilizao de moldes, utilizao da roda de oleiro, utilizao de perfis em chapa.

Ligao das peas

Secagem
durante o perodo de secagem que acontece o processo de contrao que poder originar deformaes ou fendas. As peas podem ser secas ao ar, ao sol ou por cozimento em fornos.

Cozedura
As peas podem ser cozidas em fornos, alimentados por combustveis lquidos, slidos ou gasosos, ou, ainda, em muflas eltricas. A finalidade da cozedura aumentar a resistncia das peas de cermica.

Para ligar as peas aplica-se barbotina barro diludo em gua que forma uma calda homognea muito fina.

Argilas

Resulta da decomposio das rochas feldspticas e uma substncia terrosa, formada por

slica, alumina e gua, sendo frequente encontrar tambm o xido ferroso e o mangans na sua
composio. A cermica utilizada em manifestaes de carter utilitrio e artstico. A argila tem o aspeto de massa de terra. Com gua, forma uma pasta untuosa, moldvel com grande plasticidade e seca por ao do calor. Aps a secagem, a pasta endurece e a forma conservada, mantendo-se, mesmo depois de cozida, porosa e permevel. Com a argila podem obter-se objetos de pasta corada ou pasta branca, de pasta porosa ou compacta. Extrao e transporte A escavao dos barros faz-se a cu aberto, em locais designados por barreiras. O barro depositado em cubas, cestos ou barricas para ser

transportado at s olarias ou fbricas de cermica, por transporte


rodovirio ou via frrea. Tcnicas de transformao As inmeras tcnicas de transformao dos materiais cermicos dependem das propriedades do material e do fim a que se destina.

S-ar putea să vă placă și