Sunteți pe pagina 1din 32

TEORIA GERAL DO PROCESSO

Prof. Msc. Adriana Lima

A INSTRUMENTALIDADE DO PROCESSO
Seja ao legislar ou a realizar atos de jurisdio o Estado exerce seu poder. (poder estatal).
Objetivo: Pacificao Social.

antes de tudo para e evitar ou eliminar conflitos entre pessoas, fazendo justia, que o Estado legisla, julga e executa( escopo social magno). PROCESSO: INSTRUMENTO A SERVIO DA PAZ SOCIAL.

Instrumentalidade: no somente nas suas ligaes com o direito material. Estado responsvel pelo bem estar bem-estar turbado- Estado de vale do sistema processual devolver a paz.

Por outro lado...


A instrumentalidade do processo, aqui considerada em seu aspecto positivo da relao que liga o sistema processual ordem jurdico-material. Falar da Instrumentalidade alertar para necessria efetividade do processo, ou seja, o sistema servir de eficiente caminho a ordem jurdica justa.

Aspecto Negativo
No deve ser guinado a condio fonte geradora de direito. A aplicao das regras processuais no deve ser dada tanta importncia, a ponto de , para sua prevalncia, ser condenado um inocente ou absolvido um culpado.

Princpio da Instrumentatidade das Formas


Segundo o qual as exigncias formais do processo s merecem ser cumpridas risca, sob pena de invalidade dos atos, na medida em que isso seja indispensvel para consecuo dos objetivos desejados. Ex.no se anula o processo por vcio de citao, se o ru compareceu e se defendeu.

Linhas Evolutivas
3 fases metodolgicas: 1-O processo era considerado simples meio de exerccio do direito (direito adjetivo). Sicretismo: uma fuso de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenas religiosas, seja nas filosficas.

2-Autonomista ou Conceitual:Construes cientficas do direito processual, especialmente sob a natureza jurdica da ao ou do processo, as condies, os pressupostos, exigindo uma cincia processual. Faltou uma postura crtica.

3- fase instrumentalista: eminentemente crtica. O processualista sabe que a sua cincia j atingiu nveis expressivos de desenvolvimento, mas o sistema continua alo na misso de produzir justia entre os membros da sociedade.

Preciso deslocar o ponto de vista e passar a ver o processo a partir de um ngulo externo, isto , examin-lo nos seus resultados prticos.

Produtores do servio processual (juzes, promotores, advogados), preciso ver o modo como os resultados chegam aos consumidores.

.
Para isso acontecer, foi necessrio o interesse pelo estudo das grandes matrizes constitucionais do sistema processual. O direito processual constitucional ( alargamento dos conceitos e estruturas).

Teoria Geral do Processo:


3 ondas renovatrias: A) a consistncia nos estudos para a melhoria da assistncia judiciria aos necessitados. B) tutela aos interesses supraindividuais(consumidores e higidez ambiental) interesses coletivos e difusos.(Art. 81 do Cdigo do Consumidor)

C) obteno de fins diversos, ligados ao modo de ser do processo (simplificao e racionalizao de procedimento, conciliao, equidade social, justia mais acessvel e participativa).

Hoje j se localiza os pontos sensveis do sistema, o que constitui passo significativo para a definio das estratgias de reforma.

Exemplos de mudanas: Pequenas Causas: ampla assistncia jurdico-judiciria, simplificao das formas, maior acessibilidade) Ao Civil Pblica (tutela jurisdicional a interesses supuaindividuais). Garantias constitucionais do mandado de segurana coletivo( proteo ao interesse de pessoas de determinada categoria)

Assitncia Jurdica aos necessitados. Ao Direta de Inconstitucionalidade. Excluso de provas obtidas por meios ilcitos. Cdigo do consumidor. Progresso: Presuno de inocncia, direito das partes, direito a prova, etc.

Hoje temos uma vida societria de massa, preciso ter tambm um processo de massa, com a proliferao dos meios de proteo a direitos supraindividuais.

preciso ter um processo sem bices econmicas e sociais. Relativizar o valor das formas e saber utiliz-las e exigilas na medida em que sejam indispensveis a consecuo do objetivo.

OBJETIVO
Efetividade do processo como meio de acesso justia. indispensvel a conscincia de que o processo no mero instrumento tcnico a servio da ordem jurdica, mas, acima disso, um poderoso instrumento tico destinado a servir a sociedade e ao Estado.

DENOMINAO, POSIO ENCICLOPDICA E DIVISO DO D.P.


Denominao: vrias relativas ao conjunto de conhecimentos ao processo judicial. Material: Direito Romano e Cannico.(Speculum iudiciale). Prticas e praxes, cuja simples designao deixava clara a inteno de limitar seu contedo aos aspectos externos do fenmeno processual, sem preocupaes de ordem cientfica.

Denominao Direito Judicirio ( processo iudicium) e ao (juiz, rgo judicirio), revelou um progresso no sentido da viso mais cientfica do objeto da nossa cincia.

Posio Enciclopdica
Informada por princpios prprios, decorrentes da funo do processo e tendo este por objeto especfico, o direito processual uma cincia autnoma no campo da dogmtica jurdica.

Cincia do Direito e Dogmtica Jurdica:


- A Cincia do Direito estuda o fato jurdico em todas as suas manifestaes e momentos. H porm, possibilidades de se circunscrever o mbito da Cincia Jurdica no sentido de serem estudas as regras ou normas j postas ou vigentes.

A Cincia do Direito, enquanto se destina ao estudo sistemtico das normas, ordenando-se segundo princpios, e tendo em vista a sua aplicao, toma o nome de Dogmtica Jurdica, que como a teoria positiva do Direito;

Qual a razo de ser do nome Dogmtica Jurdica?


Muitas confuses surgem pelo uso da palavra dogmtico, por ser entendido como aquilo que deve ser aceito, sem discusso, das verdades jurdicas, como se tratasse de regras absolutas e infalveis. Toma-se erroneamente a palavra dogma como uma imposio inteligncia e uma violao aos valores da conscincia; -

O emprego do termo "Dogmtico Jurdico tem a sua explicao no seguinte fato: o Cdigo Civil ou o Cdigo Penal so posies normativas, das quais temos de partir para a atividade prtica. As regras jurdicas so dogmas, portanto no podem ser contestadas na sua existncia, se formalmente vlidas.

Admitida a autonomia
enquadr-lo no mbito geral do direito, relacionando-o com os demais ramos das cincias jurdicas. Direito Pblico : Direito processual includo, uma vez que governa a atividade jurisdicional do Estado. Direito Privado

Direito Constitucional estabelece as bases do direito processual, ao instituir o Poder Judicirio, criar os rgos jurisdicionais, garantias da Magistratura, princpios de ordem poltica e tica, acesso a justia e garantia do devido processo legal.

Direito Processual: cria e regula o exerccio dos remdios jurdicos que tornam efetivo todo o ordenamento jurdico, em todos os ramos, pacificando e fazendo justia em casos concretos.

Diviso do Direito processual


Jurisdio uma. Direito processual uno, como sistema de princpios e normas para o exerccio da jurisdio. Decorre de grandes principios e garantias.

Processo penal- aquele que apresenta, em dos seus plos contrastantes, uma pretenso punitiva dos Estado. Processo civil - que no penal e por meio do qual se resolvem conflitos regulados no s pelo direito privado, como tambm pelo direito constitucional, administrativo, tributrio, trabalhista, etc.

S-ar putea să vă placă și