Sunteți pe pagina 1din 42

FORMAO DO ESTADO NACIONAL PORTUGUS E SUA PROPOSTA DE CHEGADA AO NOVO MUNDO

AS GRANDES NAVEGAES E O PIONEIRISMO PORTUGUS PROF. Esp.: AUGUSTO


TRINDADE

TRANSIO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO


IDADE MODERNA: Sculo XV ao XVIII
CARACTERSTICAS:

Renascimento Comercial e Urbano, (iniciado com as Cruzadas do sculo XI),


Ascenso da Burguesia, (Nova Classe Social), Crise do feudalismo, Formao das Monarquias Nacionais, Necessidade de matrias-primas para o mercado consumidor e metais preciosos, Guerra de Reconquista da Pennsula Ibrica, Grandes Navegaes.

GRANDES NAVEGAES
CAUSAS: Necessidade de Novos Mercados, (fornecedores e consumidores), Falta de Metais Preciosos,

Formao dos Estados Nacionais,


Surgimento de uma Nova Classe Social, a Burguesia, Pacto de Interesses entre o Rei e a Burguesia, Desejo de expandir a f Crist Catlica, Progresso Tecnolgico, em razo do contato com o Oriente permite-se conhecer instrumentos: Bssola, astrolbio, plvora, etc Acabar com o Monoplio das cidades Italianas de Gnova e Veneza, Conquista de Constantinopla pelos Turcos Otomanos em 1453.

Rotas Comerciais

Rotas Comerciais

A Formao do Estado Nacional Portugus

O Condado Portucalense, recebido como feudo por D. Henrique de Borgonha, estava ligado aos laos de Castela e Leo. Em 1139, D. Afonso Henrique, o filho, rompe as relaes feudais, em 1147, Lisboa elevada Capital do Reino.

A Formao do Estado Nacional Portugus


Em 1383, com a morte de D. Fernando, que no deixou sucessor, sua esposa D. Leonor ameaava entregar o reino a sua filha, Beatriz casada com o rei de Castela. Os banqueiros e os comerciantes, (arraia mida-burguesia) interessados nas navegaes martimas passam a apoiar D. Joo, Mestre de Avis, no que ficou conhecida como Revoluo de Avis em 1383-85.

O PIONEIRISMO PORTUGUS
CAUSAS:

Posio geogrfica estratgica, Relativa paz interna, Precoce Centralizao Administrativa, Escola de Sagres, dirigida pelo Infante D. Henrique.

O PIONEIRISMO PORTUGUS
AS INVENES

O PIONEIRISMO PORTUGUS
AS INVENES: CARAVELAS

O PIONEIRISMO PORTUGUS
AS INVENES

O PIONEIRISMO PORTUGUS

MAPA MUNDI DO SEC. XVI JOO BAPTISTA LAVANHA E LUS TEIXEIRA

DISPUTAS ENTRE PORTUGUESES E ESPANHIS


TRATADO DE TORDESILHAS

A ambio expansionista de Portugal e Espanha no sculo XV trouxe a ameaa de uma guerra, que foi evitada pela assinatura do Tratado de Tordesilhas, primeiro acordo internacional definido por vias diplomticas. Endossado pela Igreja Catlica, o tratado foi rejeitado por outros pases.

O Tratado de Tordesilhas, estabeleceu que seriam de propriedade de Portugal as terras descobertas e a descobrir situadas a leste de um meridiano, traado de plo a plo, a 370 lguas das ilhas de Cabo Verde, enquanto as terras situadas a oeste desse meridiano pertenceriam Espanha.

TRATADO DE TORDESILHAS

TRATADO DE TORDESILHAS

AS CONQUISTAS PORTUGUESAS
1415 CONQUISTA DE CEUTA Norte da frica 1434 GIL EANES ULTRAPASSA O CABO BORJADOR 1488 BARTOLOMEU DIAS ULTRAPASSA O CABO DAS TORMENTAS QUE AGORA PASSA A SER DENOMINADO DE CABO DA BOA ESPERANA

To temerosa vinha e carregada, Que ps nos coraes um grande medo; Bramindo, o negro mar de longe brada, Como se desse em vo nalgum rochedo. Potestade (disse) sublimada: Que ameao divino ou que segredo Este clima e este mar nos apresenta, Que mor cousa parece que tormenta?

Pois vens ver os segredos escondidos Da natureza e do hmido elemento, A nenhum grande humano concedidos De nobre ou de imortal merecimento, Ouve os danos de mi que apercebidos Esto a teu sobejo atrevimento, Por todo o largo mar e pola terra Que inda hs-de sojugar com dura guerra.

Mais ia por diante o monstro horrendo, Dizendo nossos Fados, quando alado, Lhe disse eu: Quem s tu? que esse estupendo Corpo certo me tem maravilhado! A boca e os olhos negros retorcendo, E, dando um espantoso e grande brado, Me respondeu, com voz pesada e amara, Como quem da pergunta lhe pesara:

Eu sou aquele oculto e grande Cabo, A quem chamais vs outros Tormentrio, Que nunca a Ptolomeu, Pompnio, Estrabo, Plnio, e quantos passaram, fui notrio. Aqui toda a Africana costa acabo Neste meu nunca visto Promontrio, Que pera o Plo Antrctico se estende, A quem vossa ousadia tanto ofende!

LUIZ VAZ DE CAMES

MAPA DO SCULO XIV

ALBERTO CANTINO - 1502

AS CONQUISTAS PORTUGUESAS
1498 VASCO DA GAMA CHEGA A CALICUTE E GOA NA NDIA
1500 PEDRO LVARES CABRAL CHEGA AO BRASIL

AS CONQUISTAS PORTUGUESAS

A Formao do Estado Nacional Espanhol

A reconquista de todo o territrio peninsular vai durar cerca de oito sculos, s ficando concluda em 1492 com a reconquista do reino muulmano de Granada pelos Reis Catlicos. Em Portugal a Reconquista terminaria com a conquista definitiva de Silves pelas foras de D. Afonso III, em 1223. No entanto, h quem defenda que as mesmas motivaes religiosas serviram, mais tarde, para a expanso martima, precedida pela conquista das praas africanas.

A Formao do Estado Nacional Espanhol

Aos poucos as terras de domnio mouro foram se reduzindo at uma pequena poro em Granada. A Espanha foi unificada atravs dos reis catlicos: Isabel I de Castela e Fernando II de Arago. Sob seu reinado, os mouros foram expulsos da Pennsula Ibrica, o poder da nobreza foi reduzido e castelos de nobres foram destrudos. Os mouros e judeus foram obrigados ao batismo ou ao exlio, caso recusassem eram mortos

A Formao do Estado Nacional Espanhol


Em 1492, com a conquista do reino de Granada, a Reconquista chegava ao fim. J os reinos da Galiza, Leo, Castela, Navarra e Arago iniciavam uma relativa unificao ao possuir um nico rei (embora mantendo a autonomia econmica, administrativa e comercial), que posteriormente recebeu o nome de reino de Espanha.

As Navegaes Espanholas

Durante a sua estadia em Portugal, Colombo corresponde-se com Paolo Del Pozzo Toscanelli (o que ajuda tese de Cristvo Colombo, nomeadamente genovs), e pensa-se que o relato das viagens de seu sogro influenciou-o na idia de alcanar a terra das especiarias navegando atravs do Oceano Atlntico.

As Navegaes Espanholas

Parte para a sua primeira viagem em 1492, com trs pequenas naus. Trs meses depois chega em 12/10 a um ilhu das Bahamas a que deu o nome de So Salvador (Salvador seria o seu nome prprio segundo a tese da nacionalidade portuguesa, o que justifica este baptismo primeira ilha encontrada). Chegou ao Haiti a que deu o nome de Hispaniola. Convencido de ter chegado ndia deixa l uma pequena colnia e regressa Europa.

No perodo dos reis catlicos, a Espanha empreendeu uma poltica de financiamento de exploraes martimas. Entre elas, a viagem de Cristvo Colombo tornou a Amrica conhecida Europa. Assim a Espanha colonizou as terras do Novo Mundo atravs de seus conquistadores, diversos povos indgenas foram reprimidos, como as civilizaes: Inca, Asteca e Maia.

As conquistas Espanholas

O sentido da colonizao

A colonizao aparece como o desdobramento da expanso puramente comercial. Inicialmente comearam com o escambo de produtos naturais, mas para garantir a posse da colnia disputada por pases concorrentes e da necessidade de completar a produo do mercado europeu, a soluo implicava a valorizao econmica das terras descobertas. Isso significava que as colnias deviam entrar no mbito comercial europeu como forma de expanso econmica.

SUBMISSO PELA VIOLNCIA

A populao do continente americano foi submetida escravido e rapidamente reduzida pela metade ou dois teros em menos de 50 anos em um curto perodo de tempo, por meio da violncia militar.

SUBMISSO PELA VIOLNCIA

econmica

cultural

FORMATAO:
Prof. Esp. Jos Augusto Rodrigues Trindade jartrin22@hotmail.com

LICENCIATURA EM HISTRIA
Secretaria de Estado de Educao SEDUC - PA INSTITUTO D. BOSCO

FORMAO DO ESTADO NACIONAL PORTUGUS E SUA PROPOSTA DE CHEGADA AO NOVO MUNDO

AS GRANDES NAVEGAES E O PIONEIRISMO PORTUGUS PROF. Esp.: AUGUSTO


TRINDADE

S-ar putea să vă placă și