Sunteți pe pagina 1din 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA Centro de Cincias Humanas, Sociais e Agrrias

Cadeias produtiva II

Cuidados bsicos ao vacinar e vias de aplicao de vacinas


Equipe: Danilo Lopes
Emanuel Guedes Niedson Nascimento

Vacinas

Vacinas so substncias que ao serem introduzidas no organismo de um animal, induzem uma reao do sistema imunolgico (sistema de defesa) semelhante que ocorreria no caso de uma infeco por um determinado agente (micrbio), tornando esse animal imune (protegido) a esse agente e s doenas por ele provocadas.

Como Vacinar?

Antes da vacinao em si, importante fazer um controle biolgico do local em que os bois so criados. Em casos de existncias de carrapatos que transmitem doenas, deve-se primeiro se livrar dos carrapatos e depois de cerca de 15 dias aps essa limpeza que a vacinao deve ser realizada. As vacinas devem seguir as instrues dadas pelo fabricante e tambm serem aplicadas por um mdico veterinrio.

Cuidados com as vacinas


No momento da compra, certificar de que as vacinas esto bem armazenadas e que o cuidado ser mantido durante o transporte e na fazenda, at o momento de sua aplicao

As vacinas devem estar protegidas do sol e em ambiente refrigerado, de 2 a 8C.


importante verificar a validade das vacinas, descartando de forma segura para o ambiente (incinerar) as que estiverem vencidas.

Cuidados com as vacinas


No guardar frascos com vacinas j usadas; uma vez abertos, utilizar todo o contedo; Usar apenas seringas e agulhas limpas e esterilizadas. Lavar e esterilizar por fervura as seringas e agulhas, aps utilizao. No usar desinfetantes para limpeza de seringas e agulhas

Preparao das instalaes


Alguns dias antes da vacinao, deve-se fazer uma completa reviso das instalaes.

Procurar manter o piso limpo e seco, com isto os riscos de escorreges e quedas sero menores.

Preparao dos equipamentos


Verificar se as seringas esto disponveis em nmero adequado e se esto em boas condies para o trabalho. Providenciar a manuteno ou a substituio quando for o caso. recomendado ter mo pelo menos duas seringas para cada vacina a ser aplicada.

Conduo e manejo dos animais no curral


.

A conduo dos animais at o curral deve sempre ser realizada com calma, sem correrias ou gritos, deslocando os animais de preferncia ao passo. Quando o pasto for muito distante, conduzir os animais na vspera, deixando-os passar a noite em um piquete prximo ao curral

Vias de vacinao O local correto da aplicao das vacinas na tbua do pescoo, evitando as regies de carnes nobres (linha dorso-lombar e posterior). No vacinar em regies do animal com presena de barro ou esterco.

Aplicao subcutnea
Para a aplicao subcutnea, a seringa dever ser posicionada paralelamente ao pescoo do animal. A pele dever ser puxada, formando uma prega, onde ser introduzida a agulha para aplicao da vacina.

Aplicao endovenosa
De todos os tipos de injees, a que proporciona ao mais rpida do medicamento: aplicada diretamente na corrente circulatria (direto no sangue).

Aplicao intramuscular
Para aplicao intramuscular, a seringa dever ser posicionada perpendicularmente ao pescoo do animal. Aplicada dentro do msculo

Aplicao Intra-ruminal
A injeo intra-ruminal bastante especfica e aplicada dentro do rmem (estmago). A aplicao desse tipo de injeo deve ser atribuio do veterinrio

Aplicao Intraperitonial
Ela aplicada dentro da barriga, sem ser dentro dos intestinos. uma aplicao que deve ter a orientao do mdico veterinrio ou pessoa bem treinada.

Aplicao Intradrmica
Como o nome diz, deve ser aplicada dentro da pele, isto , no chega a atingir a regio debaixo da pele.

Consequncias do manejo incorreto durante o processo de vacinao

OBRIGADO!

S-ar putea să vă placă și