Sunteți pe pagina 1din 17

Introduo Economia ( A )

Conceito: A cincia que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vrios indivduos (Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus). Em qualquer sociedade, os recursos ou factores de produo so escassos; contudo as necessidades humanas so ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produo e de distribuio dos resultados da actividade produtiva aos vrios grupos da sociedade.

Os Problemas Econmicos Fundamentais


A economia procura responder a quatro questes, as quais constituem problemas de qualquer organizao econmica:
O qu e quanto produzir: Dada a escassez de recursos de produo, a sociedade ter de escolher, quais produtos sero produzidos e em que quantidades. Como produzir: A sociedade ter de escolher ainda quais recursos de produo sero utilizados para a produo de bens e servios, dado o nvel tecnolgico existente.

Os Problemas Econmicos Fundamentais


Para quem produzir: A sociedade ter tambm que decidir como seus membros participaro da distribuio dos resultados de sua produo (demanda, oferta, determinao de salrios, das rendas das terras, dos juros etc). Em economias de mercado, esses problemas so resolvidos pelos mecanismos de preos por meio da oferta e da demanda. Nas economias centralizadas, essas questes so decididas por um rgo central de planificao, a partir de um levantamento dos recursos de produo disponveis e das necessidades do pas

Argumentos positivos versus argumentos normativos.


A Economia uma cincia social e utiliza fundamentalmente uma anlise positiva, que dever explicar os fatos da realidade. Os argumentos positivos esto contidos na anlise que no envolve juzo de valor, estando esta estritamente limitada a argumentos descritivos, ou noes cientficas.

Por exemplo, se o preo da gasolina aumentar em relao a todos os outros preos, ento a quantidade que as pessoas iro comprar de gasolina cair. uma anlise do que .

Argumentos normativos
Definimos tambm argumentos normativos, que uma anlise que contm, explicita ou implicitamente, um juzo de valor sobre alguma medida econmica.
Por exemplo, na afirmao o preo da gasolina no deve subir expressamos uma opinio ou juzo de valor, ou seja, se uma coisa boa ou m. uma anlise do que deveria ser. Suponha, por exemplo, que desejemos uma melhoria na distribuio de renda do pas ====> um julgamento de valor em que acreditamos.

Inter-relao da Economia com outras reas do conhecimento


Economia: Apesar de ser uma cincia social, a Economia limitado pelo meio fsico, dado que os recursos so escassos, e se ocupa de quantidades fsicas e das relaes entre as quantidades, como a que se estabelece entre a produo de bens e servios e os factores de produo utilizados no processo produtivos.

A rea que est voltada para quantificao dos modelos a Econometria, que combina Teoria Econmica, Matemtica e Estatstica. Economia <=> Poltica: So reas muito interligadas, tornando-se difcil estabelecer uma relao de casualidade entre elas. A estrutura poltica se encontra muitas vezes subordinadas ao poder econmico. Citemos alguns exemplos: Poder Econmico dos latifundirios, poder dos oligoplios e monoplios, poder das corporaes estatais.

Economia <=> Histria: A pesquisa histrica extremamente til e necessria para Economia, pois ela facilita a compreenso do presente e ajuda nas previses para o futuro com base nos factos do passado. As guerras e revolues, por exemplo, alteraram o comportamento e a evoluo da Economia. Economia <=> Geografia: A Geografia no o simples registro de acidentes Geogrficos e climticos. Ela nos permite avaliar factores muito teis anlise econmica, como as condies geoeconmicas dos mercados, a concentrao espacial dos factores produtivos, a localizao de empresas e a composio sectorial da actividade econmica.

Economia, Moral, Justia e Filosofia: Na pr-economia, antes da Revoluo Industrial do sculo XVIII, que corresponde ao perodo da Idade Mdia, a actividade econmica era vista como parte integrante da Filosofia, Moral e tica. A Economia era orientada por princpios morais e de justia.

Ramos da Economia
Microeconomia:
Estuda o comportamento individual dos agentes econmicos como os consumidores, os produtores, as empresas, e as relaes que estabelecem entre si. Trata, por exemplo, do preo de um bem num mercado individual, de como um consumidor gasta o seu rendimento para maximizar a sua satisfao; Estuda a economia como um todo, ou seja, ao nvel dos agregados macroeconmicos. Trata, por exemplo, do nvel geral de preos, do produto global, da inflao e do desemprego.

Macroeconomia:

Conceitos Basicos de Economia


Necessidade: um estado de carncia, de falta ou de insatisfao, requerendo o uso de um bem ou servio para a sua satisfao. Bens: tudo aquilo que pode satisfazer as nossas necessidades. Escassez: situao em que a quantidade disponvel de algo no e suficiente para satisfazer o desejo por ele. Mercado: lugar econmico onde consumidores e produtores transaccionam bens e servios.

Conceitos Basicos de Economia


Procura: quantidade de um bem, pelo qual os consumidores esto dispostos a comprar em determinado perodo de tempo. Oferta: quantidade de um bem, pelo qual os produtores esto dispostos a colocar no mercado em determinado perodo de tempo.

Fluxo Circular Econmico


a representao esquemtica dos fluxos reais e monetrios entre os vrios agentes econmicos: Famlias, Empresas e Estado As famlias fornecem s empresas terra, trabalho e capital (fluxos reais) em troca de rendas, salrios e juros (fluxos monetrios) no mercado de factores.

Fluxo Circular Econmico


As Empresas oferecem bens e servios produzidos aos Consumidores que para o efeito realizam Despesas de Consumo. Estas Despesas de Consumo realizadas pelos Consumidores correspondem s Receitas das Empresa.

Construcao das Contas Nacionais


Produto Nacional Bruto(PNB): o somatrio de bens e servios finais produzidos por factores de produo nacionais independentemente na sua localizao (residncia).

PNB = PIB + SRPFex

Construcao das Contas Nacionais


Produto Interno Bruto (PIB): a soma dos valores monetrios dos bens e dos servios finais, produzidos a partir dos factores de produo que esto dentro das fronteiras geogrficas de um pas. PIB = Cp + Cg + Ip + Ig + X M

PIB = C + I + X - M

Cont.
PIB/percapita: Resultado da diviso da produto interno bruto, num determinado ano, pelo nmero de habitantes do pas naquele ano.

S-ar putea să vă placă și