Sunteți pe pagina 1din 37

1

A coleta de amostras de sangue para exames laboratoriais pode ser realizada por meio de seringa e agulha ou utilizando-se o sistema vacutainer.
Antes de iniciar o procedimento lave bem as mos.
Identifique o paciente pelo nome. Confira os pedidos de exame e a quantidade e tipo de frascos

necessrios.

Projeto coordenado pelo Prof. Geraldo Claudino

Preparo do material

Suporte para agulha e para o frasco de coleta

Agulha do sistema vacuitaner Ponta que ir perfurar o frasco de coleta: protegida por emborrachado.

Agulha que perfura O frasco de coleta

Agulha j adaptada ao suporte

Agulha que punciona a veia do paciente

Garrotear o paciente e palpar a veia

Garrote ou torniquete- tira de velcro ou tubo de borracha. Deve ser aplicado 15 a 20 cm acima do local da puno.

Em pacientes com hipotenso colocar o torniquete to prximo quanto possvel do local de puno

A utilizao do mesmo torniquete em mais de um paciente facilita a infeco cruzada!

Realizar antissepsia com lcool a 70%

Solicitar ao paciente que feche a mo (facilita a estase venosa).

Esticar a pele e manter a veia fixa com o polegar da mo no dominante.

Introduzir a agulha com o bisel para cima num ngulo de 30 a 45o diretamente sobre a veia (mtodo direto) ou ao lado desta (mtodo indireto).

Tubo pronto para ser inserido

Colocar o indicador da mo dominante sobre o canho da agulha.

Aps introduzir a agulha na veia conectar o tubo de coleta ao adaptador . No sistema vacuitaner os tubos contm vcuo e o sangue flui automaticamente para o tubo.

Soltar o torniquete antes de remover a agulha

Existem tubos especficos para cada tipo de exame

Terminada a coleta, comprimir o vaso com algodo seco, e solicitar ao paciente para permanecer com o brao distendido. Flexion-lo poder provocar leso no tecido.

O paciente pode ser orientado a cooperar segurando o algodo com a outra mo, para que o profissional prepare o adesivo para colocar no local.

Colocao de adesivo no local onde foi realizada a puno.

Para finalizar o procedimento: Descarte apropriado dos materiais (perfurocortante e luvas) e registro.

USO TESTES BIOQUMICOS

DIAGNSTICO EXCLUSO DE DIAGNSTICO MONITORAMENTO DE TRATAMENTO MONITORAMENTO CURSO DA DOENA ESTABELECER PROGNSTICO TRIAGEM

PROCEDIMENTOS

PR-ANALTICOS: - POP da coleta; - Orientaes ao paciente; - Obteno da amostra; - Tipos de amostra; - Processamento da amostra; - Armazenamento da amostra; - Transporte da amostra;

PROCEDIMENTOS PR-ANALTICOS
1.

RECEBIMENTO E LEITURA DA SOLICITAO MDICA;

2.

ORIENTAES AO PACIENTE:
- Necessidade de jejum? Por quanto tempo? - Restrio alimentar?

- Tipo de amostra
- Fornecimento de frasco, orientaes de coleta; - Quantidade de amostra que deve ser coletada;

- Horrio da coleta x horrio entrega ao laboratrio;


- Cuidados com a manipulao da amostra, armazenamento, tempo.

3.

COLETA DA AMOSTRA:

- Quantidade adequada;
- Identificao do paciente e da amostra; - Informaes sobre o caso clnico; - Registro do paciente e da amostra; - Tipo de tubo para coleta; - Viabilidade da amostra;

3.1) TIPOS DE AMOSTRAS


PUNO VENOSA

SORO: - Parte lquida do sangue; - Coletar sem anticoagulante; - Centrifugar aps a coagulao PLASMA: - uria, glicose, creatinina - coletar com anticoagulante inibidor de gliclise - Obtido aps centrifugao SANGUE TOTAL - Hemoglobina glicada

Sistema de Coleta com Vcuo

3.2) SELEO DA VEIA

Facilmente palpvel; Brao sem realizao de mastectomia;, Brao sem infuso IV; Local sem hematoma, edema, contuso; Local sem mltiplas punes; Uso de bolsa de gua quente; NO APLICAR TAPINHAS NO LOCAL A SER PUNCIONADO; No dobrar o brao aps a coleta....aplicar presso no local suficiente; Retirar objetos do brao do paciente a ser puncionado;

3.3) ERROS NA COLETA: - Tcnica aplicada na coleta: hemlise, liberao de K+ das HM; - Estase prolongada (garrote > 2 minutos) durante a puno venosa; - Amostra insuficiente; - Erros na cronometragem: ex: Urina de 24hs - Recipiente incorretos; - Local de coleta inadequado; - Tubos de soro coletados antes dos tubos contendo anticoagulante; - Armazenamento incorreto: K+, PO42-, enzimas das HM

Hemlise

CENTRIFUGAO:
- Aps repouso de 20-30 minutos para coagulao; - Suave; - Tempo determinado para o analito (3000 a 3500 rpm/10min); - Retirar o cogulo rapidamente.

FATORES BIOLGICOS QUE AFETAM A INTERPRETAO DOS RESULTADOS

Sexo; Idade; Dieta; Horrio da coleta; Estresse e ansiedade; Postura do paciente; Exerccios; Histrico mdico do paciente; Gravidez; Ciclo menstrual; Medicamentos;

COLETA DE SANGUE

FORMAS DE COLETA:
Agulha e seringa estreis e descartveis. Lanceta estril e descartvel.

Coleta a vcuo.

COLETA DE SANGUE

PUNO VENOSA
Sangue venoso que circula da periferia para o centro do sistema circulatrio, o corao, o mais usado em exames laboratoriais. A coleta feita com agulhas e seringas estreis e descartveis ou por meio de tubos com vcuo adaptados a agulhas estreis, com ou sem anticoagulantes. Preferncia pelas veias intermedirias ceflica e baslica em adultos e crianas maiores. Outras opes: veias jugulares, veia femoral, seio sagital superior,etc.

COLETA DE SANGUE

PUNO VENOSA
Veias da Dobra do Cotovelo
1. 2. Retirar a agulha da embalagem estril e acoplar seringa estril, deixando na prpria embalagem estril pronta para ser usada. Colocar um garrote ao redor do brao do paciente, acima da dobra do cotovelo. Verificar o pulso para garantir que a circulao arterial no foi interrompida. O paciente deve abrir e fechar a mo vrias vezes para aumentar a circulao venosa. Pela inspeo e palpao determinar a veia a ser puncionada, que deve ser calibrosa e firme. Desinfetar a pele sobre a veia selecionada, com lcool a 70% e deixar secar. No tocar o local a ser puncionado, nem deixar que o paciente dobre o brao. O paciente, agora, deve permanecer com a mo fechada.

3. 4. 5. 6. 7.

COLETA DE SANGUE

PUNO VENOSA
Veias da Dobra do Cotovelo
8. Pegar a seringa colocar o dedo sobre o mandril da agulha, para gui-la durante a introduo na veia. 9. Esticar a pele do cotovelo, com a outra mo, uns 5 cm abaixo do local da puno, mas sem toc-lo. 10. Introduzir a agulha na pele ao lado da veia que vai ser puncionada, paralelamente a ela, e, lentamente, penetrar em seu interior. 11. O sangue dever fluir espontaneamente para dentro da agulha ou, ento, deve-se puxar lentamente o mbolo, para verificar se a agulha est na veia e, em seguida, retirar o sangue necessrio. 12. Soltar o garrote, retirar a agulha e colocar um pedao de algodo seco no local. 13. Retirar a agulha e transferir o sangue coletada para os tubos com ou sem anticoagulantes, de acordo com o exame solicitado, escorrendo lentamente o sangue, sem formar espuma. 14. Tubos com anticoagulantes devem ser invertidos, vrias vezes, lentamente.

COLETA DE SANGUE

PUNO VENOSA
Veias do Dorso da Mo
Em pacientes obesos, cujo acesso s veias do cotovelo mais difcil, essas veias da mo so por vezes mais calibrosas. So extremamente mveis em relao aos tecidos circunjacentes, o que dificulta a penetrao da agulha em seu interior. A perfurao mais dolorosa e a hemostasia mais demorada, geralmente formando hematomas.

COLETA DE SANGUE

PUNO VENOSA
Veia Jugular Externa
Imobilizao do paciente (principalmente crianas), em posio inclinada, com a cabea em nvel inferior ao tronco. Roda-se a cabea para o lado oposto ao da puno, o que permite visualizar a veia. Provoca-se o choro em crianas, para que aumente a estase venosa. Se adulto, deve ficar assoprando com a boca e nariz fechados. A agulha deve penetrar diretamente sobre a veia que nessa regio bem superficial. Aps a puno, manter o paciente sentado e com algodo ou gaze fazer compresso demorada.

COLETA DE SANGUE

PUNO VENOSA
Veia Jugular Interna
Imobilizao do paciente (mesmo modo da jugular externa) Toma-se como ponto de referncia o msculo esternocleidomastideo. A agulha deve penetrar no ponto que coincide com a metade da distncia entre a origem e a insero do msculo, ao nvel de sua borda anterior. Aps a penetrao da pele a agulha deve estar com a ponta voltada para a frcula esternal, mantendo-se quase paralela pele e aprofundando um pouco mais de 0,5cm. Aps a coleta, compresso por alguns minutos.

COLETA DE SANGUE

PUNO VENOSA
Veia Femoral
Somente quando todas as outras opes falharam. Palpa-se o pulso femoral, ao nvel da prega inguinal e punciona-se logo abaixo do ligamento inguinal, para dentro da artria pulstil. A agulha deve penetrar em posio vertical, at tocar a parte ssea. Lentamente deve ser retirada, fazendo-se presso negativa na seringa, at se conseguir obter fluxo de sangue. Aps a coleta comprimir o local durante alguns minutos.

COLETA DE SANGUE

PUNO VENOSA
Seio Sagital Superior (Fontanela Bregmtica)
Em crianas com a fontanela ainda aberta. A puno feito em nvel do ngulo posterior da fontanela. A agulha penetra num ngulo de 30 a 90 sendo introduzida apenas uns 3 mm e com o cuidado de no atingir o espao subaracnideo. Aps a coleta, compresso delicada, mas eficiente, deve ser feita.

COLETA DE SANGUE
PUNO VENOSA Cordo Umbilical

Imediatamente aps o nascimento do beb, o cordo umbilical preso com pina e cortado. Para recolher o sangue do cordo, outra pina colocada a 20 ou 25 centmetros da primeira, a seo isolada cortada e a amostra do sangue coletada dentro de um tubo de amostra. O exame realizado para avaliar: Gases sanguneos pH do tecido fetal Nvel respiratrio Hemograma completo Bilirrubina Glicose Hemocultura (se houver suspeita de infeco) Armazenamento de clulas-tronco

gerclafre@hotmail.com http://gerclafre.blogspot.com/ Cels: 61 9995-6031 // 84001795

S-ar putea să vă placă și