Sunteți pe pagina 1din 20

Captulo 2

Classificao da Auditoria

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Introduo
a) b) a) b) a) No h uma classificao uniforme dos tipos de auditoria. Este livro, no entanto, usa a seguinte: Quanto ao campo de atuao: governamental ou pblica privada Quanto forma de realizao: interna externa Quanto ao objetivo dos trabalhos: contbil ou financeira;

b)
c)

operacional;
integrada.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Governamental ou Pblica


Historicamente, a atividade auditorial pblica surge com a necessidade de verificar se o valor devido (imposto) ao Rei/Estado estava sendo recolhido de forma adequada. Atua diretamente sobre a administrao pblica, estando relacionada com o acompanhamento das aes empreendidas pelos rgos e entidades que compem as administraes direta e indireta das trs esferas do governo.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Governamental ou Pblica


Realizada normalmente pelos Tribunais de Contas, de Controladorias ou de organismos de auditoria interna. O GAO (United States Government Accountability Office) classifica a auditoria pblica em trs tipos: contbeis

certificaes
operacionais

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Governamental ou Pblica


O Tribunal de Contas da Unio (TCU), no Regimento Interno (art. 239), define auditoria governamental como:
Auditoria o instrumento de fiscalizao utilizado pelo Tribunal para (I) examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gesto dos responsveis sujeitos a sua jurisdio, quanto ao aspecto contbil, financeiro, oramentrio e patrimonial; (II) avaliar o desempenho dos rgos e entidades jurisdicionados, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficincia e eficcia dos atos praticados; (III) subsidiar a apreciao dos atos sujeitos a registro.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Governamental ou Pblica


A auditoria governamental um elemento-chave para que os governos cumpram seu dever de accountability obrigao de prestar contas perante o pblico. A auditoria fiscal, realizada pelos rgos responsveis pela arrecadao de impostos, taxas e contribuies oramentrias, verifica se os tributos esto sendo reconhecidos e recolhidos aos cofres pblicos conforme a legislao pertinente. Fiscal vem de fiscus, termo em latim que designava a bolsa de tecido utilizada para coletar os impostos no Imprio Romano.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Privada
D-se no mbito da iniciativa particular, que, de modo geral, objetiva o lucro. Pode ser realizada por meio de auditores internos ou externos.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Interna
Realizada por profissionais da prpria entidade auditada, sendo parcialmente independente e lidando tambm com aspectos operacionais. A Intosai (Organizao Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores), no glossrio anexo s suas Normas (1995, p.37), afirma que:
(...) A auditoria interna possui vrias caractersticas da auditoria externa, entretanto, pode perfeitamente seguir as orientaes emanadas do rgo ao qual deve apresentar seus realtrios.

As normas do GAO afirma que a auditoria interna uma parte importante do sistema de controle interno.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Externa
Em sentido geral, a auditoria, normalmente sobre a rea contbil, feita por profissionais independentes da entidade auditada. realizada por especialistas contratados pela organizao fiscalizada ou por terceiros, por imposio normativa ou contratual. Segundo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), a auditoria contbil representa o conjunto de procedimentos tcnicos que tm por objetivo a emisso de parecer sobre a adequao das demonstraes contbeis, conforme as prticas de contabilidade vigentes no Brasil, os PFCs, as NBCs e a legislao especfica.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Principais diferenas entre as auditorias interna e externa


AUDITORIA INTERNA executada por empregado da organizao ou empresa auditada. Portanto, realizada por profissionais que possuem uma independncia relativa. Ultimamente, tem se observado a terceirizao dos servios de auditoria interna. O auditor interno deve ser independente em relao s atividades e s pessoas cujo trabalho est sob escopo do seu exame, devendo subordinar-se s necessidades da administrao. AUDITORIA EXTERNA O profissional que a realiza no possui qualquer vnculo empregatcio nem relao de interesse com a empresa auditada.

O auditor externo independente em relao empresa auditada. No pode ser influenciado por fatores estranhos, por preconceitos ou quaisquer outros elementos que resultem em perda, efetiva ou aparente, de sua independncia.

Objetiva atender s necessidades e aos interesses da administrao. Logo, a extenso (escopo) dos seus trabalhos ser sempre definida em funo dos anseios da alta direo.
A avaliao do sistema de controle interno realizada para, entre outras finalidades, desenvolver, aperfeioar e induzir ao cumprimento de normas. No se restringe aos assuntos financeiros, englobando tambm as reas operacionais. Os exames so direcionados para a identificao de erros e fraudes, que responsabilidade primria da administrao. As reas objeto de auditoria so continuamente revisadas. A periodicidade definida pela administrao.

Os objetivos fundamentais so atender s necessidades de terceiros interessados pela empresa audidata, especialmente, na rea privada, os acionistas que nela esto investindo capital, no que tange adequao das informaes contbeis.
A reviso do controle interno atende s normas de auditoria e objetiva determinar a extenso (escopo) do exame das informaes contbeis, no caso da auditoria contbil. O exame est limitado principalmente aos aspectos financeiros. O enfoque est voltado para as demonstraes contbeis. Os trabalhos devem ser planejados de modo que se identifiquem erros e fraudes que ocasionem efeitos relevantes nas demonstraes contbeis. As informaes comprobatrias das demonstraes contbeis so auditadas periodicamente, geralmente em base anual.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Pirmide do Controle

Auditoria externa

Sistema tribunais de contas ou instituies equivalentes

Auditoria interna

Auditorias e controladorias

Controle Interno

Responsabilidade da administrao

Fonte:Adaptado de Sterck, Scheers e Bouckaert (2005, p. 15).

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Contbil
Visa emisso de um parecer independente, que tem por limite os propsitos da auditoria (demonstraes contbeis) e no representa garantia de viabilidade futura ou eficcia da administrao na gesto dos negcios. Conforme norma do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o parecer da auditoria contbil de exclusiva responsabilidade de contador registrado naquele Conselho profissional, que deve realizar seu trabalho assegurando o controle de qualidade.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Contbil

Requisitos necessrios para o qualidade de acordo com o CFC:

controle

de

O pessoal resignado deve ter competncia e habilidade profissionais compatveis com o requerido no trabalho realizado; O pessoal designado deve ter o nvel de independncia e demais atributos definidos nas Normas Profissionais de Auditoria Independente para ter uma conduta profissional inquestionvel; O trabalho de auditoria dever ser realizado por pessoal que tenha um nvel de treinamento e de experincia profissional compatvel com o grau de complexidade das atividades da entidade auditada; O auditor dever planejar, supervisionar e revisar o trabalho em todas as suas etapas, de modo que se garanta aos usurios de seus servios a certeza razovel de que o trabalho foi realizado de acordo com as normas de controle de qualidade requeridas nas circunstncias.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Contbil
Demonstraes 6.404/1976: contbeis segundo a Lei n.

Balano Patrimonial; Demonstrao do Resultado do Exerccio; Demonstrao Lquido; Demonstrao Recursos. das das Mutaes Origens e do Patrimnio de

Aplicaes

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Contbil
O Balano Patrimonial visa: Demonstrar a situao patrimonial; Cumprir as exigncias contidas no Cdigo Civil; Cumprir as exigncias da legislao fiscal; Fornecer dados para o planejamento e auxiliar o controle; Prestar contas da gesto. A Demonstrao consiste em: do Resultado do Exerccio

Relatrio sucinto das receitas realizadas e das despesas incorridas pela empresa em determinado perodo.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Contbil
A Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido informa: Toda a movimentao ocorrida nas contas integrantes do Patrimnio Lquido do saldo inicial do exerccio anterior at o saldo final do exerccio. A Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos apresenta: Mutaes ocorridas com as contas patrimoniais no-circulantes e os seus efeitos no Capital de Giro Prprio (Capital Circulante Lquido) da companhia.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Contbil
Segundo a Lei 4.320/1964, no fim de cada exerccio financeiro, devem ser apresentados os seguintes demonstrativos contbeis:

Balano Oramentrio;
Balano Financeiro; Demonstrao das Variaes Patrimoniais; Balano Patrimonial.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Operacional
Auditoria operacional, traduo de performance audit, o exame sistemtico e independente, pautado em normas profissionais, de programas, projetos, atividades ou aes executadas por uma entidade, objetivando verificar se foram observados, de forma conjunta ou isolada, os critrios de economicidade, eficincia, eficcia e efetividade, contribuindo para melhorar o desempenho operacional e a accountability da entidade sob auditoria. Seus objetivos principais so: Apresentar sugestes para melhorar a gesto dos recursos; Identificar aspectos de ineficincia, ineficcia, desperdcios, desvios e abusos.

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Operacional
Setor pblico Auditoria operacional
P R O C E D I M E N T O S T C N I C O S

Setor privado

Normas profissionais Independncia

Normas externas

Desempenho (economia, eficincia e eficcia/efetividade)

Normas internas

Relatrio

Captulo 2 Classificao da Auditoria

Auditoria Integrada
O termo auditoria integrada, de Comprehensive Audit, utilizado pelo Escritrio do Auditor-Geral do Canad para descrever uma auditoria de escopo amplo: com objetivo de revisar sistematicamente e emitir relatrios sobre as relaes de responsabilidade de prestar contas e emitir relatrios sobre as relaes de responsabilidade de prestar contas e sobre as atividades de apoio, os sistemas e controles utilizados pela administrao no cumprimento do seus deveres e obrigaes.

S-ar putea să vă placă și