Sunteți pe pagina 1din 10

Centro Universitrio da Cidade do Rio de Janeiro Escola de Cincia da Educao e do Meio Ambiente Curso de Pedagogia

Linha de pesquisa: 2- Gesto Pedaggica e Cotidiano da Escola


Apresentada por: Valdinia de Souza Gouva Orientadora: Fabianni Cunha Mello

Construo da Identidade na Adolescncia para a Formao do

Cidado

Objetivos
GERAL:

Compreender como se desenvolve a Identidade em Adolescentes na faixa etria entre 12 e 17 anos, inseridos no contexto escolar.

ESPECFICOS

Relacionar as influncias da famlia e da escola na vida do Adolescente para a formao do cidado de bem. Observar como a ao da Escola em relao formao da Identidade do Adolescente.

Metodologia

Pesquisas Bibliogrficas

Pesquisa de Campo

Embasamento Terico

Erikson (1976)
Piaget (1971)

Tiba (1996, 1998, 2002)


Cury (2003)

ries (1981),
Hall (2001)

Zagury (1993, 2002, 2004),


Libneo (1981)

Captulo I: Um resgate histrico do termo Adolescncia


Antigidade
A

e Adolescncia

Adolescncia na Idade Mdia XX: o sculo dos Adolescentes

Sculo

Captulo II - Identidade Adolescente: um mistrio a ser desvendado


2.1 - Identidade: o que e como se forma
2.2 - Influncia: primordial para o desenvolvimento da Identidade

A famlia no processo de formao O papel da escola

Captulo III Pesquisa de Campo


Resultados
1. Famlia
A maioria dos entrevistados moram com os 2 pais, e recebem uma educao tradicional e moderna. Para outros contraditria e confusa por causa da insegurana dos pais; Para a maioria, a famlia preocupa-se bastante com seus estudos, amizades e lugares que freqentam, enquanto um percentual mnimo a considera controladora em excesso. Se tiverem filhos a maioria os educariam da mesma forma.

2. Escola
Todos consideram que o estudo importante para sua vida futura, mesmo assim, alguns, em algum momento, pensaram em parar de estudar Mesmo que alguns considerem muita coisa intil, a maioria avalia que o que aprende na escola necessrio sua vida, e que tiveram mais professores que sabiam e ensinavam bem o contedo.

3. Planos para o Futuro


Cerca de 70% j escolheram uma profisso e a maioria busca nela a sensao de realizao profissional; O casamento faz parte dos planos de 56%. Apenas dois responderam que uma instituio falida.

Captulo III Pesquisa de Campo


Resultados
4. Emocional
Quando necessitam conversar, a maioria busca auxlio fora do ncleo familiar. Na famlia, buscam primeiro a me, em seguida o pai e depois um irmo. Como modelo pessoal e/ou profissional, a maioria tem na figura do pai, da me ou de outro familiar em exemplo de vida

5. Temas Sociais
Para a maioria, o fato de morar em rea de risco social pode influenciar a pessoa a se envolver com vcios e criminalidade, principalmente quando a famlia ausente. Embora 60% responderam no ter nenhum tipo de preconceito, a maioria dos que responderam sim, tem preconceito com a sexualidade. Quanto gravidez na adolescncia, consideram irresponsabilidade do casal, e que deve ser assumida. A AIDS, para 86%, algo que os adolescentes precisam dar mais ateno. O interesse pela poltica dividiu-se em 52% que se interessam e 48% que no. Embora a maioria acredite que h polticos sinceros, acham que grande parte so corruptos e os que no so, vo ser corromper.

Concluso

Os constantes problemas do cotidiano da escola so os maiores desafios para os educadores. imprescindvel que haja na escola vontade poltica, sendo comprometida com a habilidade no trato das relaes humanas, e que o adolescente se insira nessas relaes.

O tema da adolescncia ainda se estabelece em nossa sociedade com certo convencionalismo de que os indivduos nessa fase so todos rebeldes e de que no se ajustam porque simplesmente no querem.
A famlia est bastante fragilizada por diversos fatores sociais que a afetaram ao longo da histria. Encontra-se precisando de auxlio para recuperar a confiana em si mesma e no papel que desempenha em relao aos seus, e a escola uma das que pode restaurar essa confiana. necessrio que a escola direcione mais a sua ao em relao a este, de forma positiva e criativa, com o intuito de desenvolver uma reflexo crtica de compreenso de si mesmo e do mundo no qual est inserido, procurando promover o desenvolvimento da auto-estima. difcil, mas desmistificar o slogan aborrecente preciso.

Epgrafe
Ento, um belo dia, a lagarta inicia a construo de seu casulo.

Este ser que vivia em contato ntimo com a natureza e a vida exterior, se fecha
dentro de uma casca, dentro de si mesmo. E d incio transformao que levar a um outro ser, mais livre, mais bonito

(segundo algumas estticas) e dotado de asas que lhe permitiro voar.


Se a lagarta pensa e sente, tambm o seu pensamento e sentimento se transformaro. Sero agora o pensar e o sentir de uma borboleta. Ela vai ter um outro corpo, outro astral, outro tipo de relao com o mundo. (BECKER, 1997, p.14)

S-ar putea să vă placă și