Sunteți pe pagina 1din 19

Pessoa Mrio de S-Carneiro Jos Rgio O Neorrealismo e as tendncias contemporneas Jos Saramago

Fernando

Surgiu

em 1915, com a revista Orpheu. Perodo conturbado politicamente: Assassinato do rei D. Carlos e seu filho; Crise poltica; Proclamao da Repblica em1910. Duas faces: republicana e antirrepublicana; Integralismo portugus (direita) - 1926; 1928, Salazar assume e inicia a ditadura.

Antigas

discusses sobre a grandiosidade portuguesa; Esprito nacionalista e saudosista; Artistas e intelectuais num projeto de reconstruo da cultura portuguesa. REVISTAS: 1910 A guia (renascena portuguesa) 1915 Orpheu 1916 Centauro e caro 1917 Portugal Futurista 1921 Seara Nova 1924 - Athena

Notabilizou-se

pelo escndalo, pelos textos publicados e pela influncia sobre as geraes seguintes. Contou com apenas dois nmeros. Resultado da convivncia de jovens artistas dispostos a revolucionar e atualizar a cultura portuguesa. Tendncias diversas: velhos valores simbolistas e decadentistas e reformulao desses valores. Participantes: Fernando Pessoa, Mrio de SCarneiro, Almada Negreiros, Lus de Montalvor.

Principal

escritor do Modernismo portugus. Colaborou em diversas revistas e atuou como crtico. Cultivou poesia e prosa. Estudioso da astrologia e do ocultismo. na poesia que mais chama a ateno: singularidade e criatividade. Heteronmia.

Fernando

Pessoa criou obras e escritores. Concebeu vrias entidades poticas, com biografia, traos fsicos, profisso, ideologia e estilos prprios. Mais de setenta (desenvolvidos, semidesenvolvidos, esboados) Destaques: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e lvaro de Campos.

Multipliquei-me, para me sentir, Para me sentir, precisei sentir tudo. Transbordei, no fiz seno extravasar-me, Despi-me, entreguei-me, E h em cada canto da minha alma um [altar a um deus diferente. (lvaro de Campos)

Considerado

o mestre de Pessoa e dos outros

heternimos. Poeta-filfoso, extrai seu pensamento de seu contato direto com as coisas e com a natureza. Cr que o homem complicou as coisas, defende a simplicidade da vida e a sensao (rgos de sentido - viso) como nico meio vlido para obter conhecimento. Vive o presente, v o real como ele se configura, simples, sem mistrios.

Poeta neoclssico. monarquista, educado em colgio de jesutas, amante das culturas grega e latina, reside no Brasil. Indiferente vida social, valoriza a vida campestre e a simplicidade das coisas. Sente-se fruto de uma civilizao crist decadente, que caminha para a destruio. Conscincia da passagem do tempo e da inevitabilidade da morte. Aproveitar os prazeres da vida, sem excessos, controle da razo. Esprito grave e estilo elevado; busca perfeio e equilbrio; intelectualismo e convencionalismo; frieza e distanciamento no amor, mitologia pag.

Mais ligado tendncia modernista (Futurismo). Engenheiro, homem voltado para o presente, mesmo trazendo saudades da infncia. Emprega verso livre, com energia explosiva, evidenciando o mundo moderno, das mquinas, multides, velocidade. Poesia solta, desleixada, febril, inspirao sem comando, cheia de gritos que exclamam e interrogam. Sensacionista (sensaes da vida urbana e industrial). Poesia com trs fases: decadentista, futurista e pessoal.

Poeta

da inteligncia e da imaginao. Nacionalista e saudosista. Escreveu Mensagem, verso moderna da epopeia (mistura entre o pico e o lrico). Cancioneiro, obra lrica com temas como saudade, solido, infncia, vida, arte e atitudes como cetiscismo, nostalgia, tdio.

rfo de me aos 2 anos, foi criado pela av, cercado de mimos e distanciado da dificuldades da vida. Adolescente inadaptado, de difcil comunicao com as pessoas, complexo de obesidade. Escreveu a pea Amizade com Toms Cabreira Jr. A ideia de suicdio est presente em vrias obras. Sentimento de frustrao e autodestruio. Dedicou-se prosa, poesia e teatro. Com apenas 25 anos suicidou-se. Personagens voltados para si mesmos, personalidade em desagregao. Obras: A confisso de Lcio, Disperso.

Lanada

em 1927. Sentimento de pessimismo poltico e descrena na Repblica. Publicao literria que objetivava levar adiante o projeto modernista, sem o radicalismo inicial. Varrer resqucios romnticos, histricos e decadentistas. Defendiam a literatura viva.

Principal expresso da 2 gerao. Produo em poesia, romance, conto, teatro e crtica literria. Abordagem introspectiva e psicanaltica, sondagem dos conflitos e das aspiraes do homem em sua relao com o mundo. Tema religioso (contradies humanas). Identificao entre eu lrico e a figura de Cristo, irmanados pela dor, sofrimento, inadaptao ao mundo. Algumas obras: Poemas de Deus e do diabo (1925) As encruzilhadas de Deus e Mas Deus grande. Jogo da cabra cega (1934), Davam grandes passeios aos domingos, A velha casa.

Movimento

que combatia o fascismo e a literatura descompromissada. Propunham uma literatura social, documental, combativa e reformadora. Primeira obra: Gaibus (1940), de Alves Redol. A partir de 1950 renovou-se com atitudes existencialistas e surrealistas, anlise psicolgica, linguagem cinematogrfica. Hoje destacam-se: Jos Saramago, Antonio Lobo Antunes, entre outros.

Saramago ganhou o Nobel de literatura em 1998. Obras: Memorial do convento, O evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a cegueira, Todos os nomes. Principal expresso literria em lngua portuguesa. A poesia passou por algumas renovaes, com novos recursos: automatismo surrealista, concretismo, elementos da msica, pintura, cinema. Na poesia experimental Herberto Helder o principal nome vivo. O teatro tambm se concentra na busca da modernidade.

Mais

conhecido escritor em lngua portuguesa. Foi serralheiro, mecnico, desenhista, funcionrio pblico, jornalista, autodidata e escritor. Identificao com camadas populares e defesa dos trabalhadores. Homem de esquerda e ateu. Estreou em 1947 com Terra do pecado. Vinte anos sem publicar. Atualmente, estilo pessoal, com Levantado do cho (1980).

Aboliu sinais de pontuao, usa vrgula e ponto. Pargrafos podem ter pginas inteiras. Conduz narrativas gil e leve, outras lenta e intrincada. Fala do narrador se mistura dos personagens. Muitas obras resultam de pesquisa histrica. Memorial do Convento narra a construo do convento de Mafra e tem como pano de fundo o Absolutismo, a Inquisio e o despertar das ideias iluministas. Em algumas obras atmosfera onrica e surpreendente. Reflexes sobre temas universais e atemporais: dominao e manipulao poltica, participao do povo, barreiras que se opem aos sentimentos.

BOA TARDE! BONS ESTUDOS!

Prof Carina Pires

S-ar putea să vă placă și