Sunteți pe pagina 1din 21

TEOLOGIA DO DIACONATO

TEOLOGIA DO DIACONATO
Porque, assim como o corpo um e tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos, constituem um s corpo, assim tambm com respeito a Cristo. Pois, em um s Esprito, todos ns fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos ns oi dado beber de um s Esprito. Porque tambm o corpo no um s membro, mas muitos 1 Corntios 12.12-14

INTRODUO
Importncia do Estudo da Teologia Sistemtica: A Viso do Todo
O Estudo do diaconato pelo vis da Teologia Sistemtica nos possibilitar uma viso abrangente do assunto. A Teologia Sistemtica, diferentemente da Teologia Bblica e da Exegese, tem por meta coordenar os temas bblicos dentro de uma organizao lgica de tal maneira que os assuntos se sujeitem s premissas fundamentais. Em seguida, formada uma rede de inter-relaes destes assuntos uns com os outros.

INTRODUO
Importncia do Estudo da Teologia Sistemtica: A Viso do Todo

Assim, todos os textos bblicos que abordam determinada doutrina so postos paralelamente de modo a se complementarem dando ao estudioso toda amplitude do tema dentro da revelao. Desse modo, cumpre-se a regra preponderante de interpretao da Palavra: Escritura interpreta Escritura.

INTRODUO
O Mtodo de Estudo da Teologia Sistemtica
A Natureza e o objeto de uma cincia devem determinar o mtodo de investigao desta. A Teologia crist tem como objeto de estudo a revelao que Deus d de si mesmo. Alm disso, o estudo sistemtico decorre do esforo por pontos axiomticos da revelao e, por meio destes, deduzir sua implicaes e concluses. Portanto, a Teologia Sistemtica deve seguir o mtodo Dedutivo, ou seja, partir do geral em direo aos particulares e, assim, compreender e expor o papel de cada particular dentro do todo.

I A ECLESIOLOGIA REFORMADA
1- Nomes Bblicos para a Igreja e Suas Dispensaes A palavra Igreja decorre no AT dos termos qahal, que significa chamar, e edhah, que significa reunir-se ou encontrar-se em um local indicado. A juno dos dois termos, qahal edhah, traduz-se por a assemblia da congregao (Ex 12.6; Nm 14.5; Jr 26.17). O NT usa o termo ekklesia (chamar para fora) para designar a Igreja de Cristo.

I A ECLESIOLOGIA REFORMADA
1- Nomes Bblicos para a Igreja e Suas Dispensaes A Igreja no foi inaugurada no Pentecoste, mas naquele evento histrico temos, primeiramente, o alargamento da atuao da Igreja que deixa de ser restrita apenas a uma nao para tornar-se universal e, em segundo lugar, a Igreja recebe a plenitude das promessas da aliana em decorrncia d obra consumada de Cristo. No perodo patriarcal a Igreja era constituda pelas famlias daqueles homens que pela f aguardavam a promessa de Deus. Aps o xodo a Igreja foi constituda pela nao de Israel atravs do culto ao Deus Iav. No NT a Igreja torna-se independente da teocracia israelita para constituir-se em um organismo universal.

I A ECLESIOLOGIA REFORMADA
2 A Natureza da Igreja
I. A Igreja Catlica ou Universal, que invisvel, consta do nmero total dos eleitos que j foram, dos que agora so e dos que ainda sero reunidos em um s corpo sob Cristo, seu cabea; ela a esposa, o corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todas as coisas.

I A ECLESIOLOGIA REFORMADA
2 A Natureza da Igreja
II. A Igreja Visvel, que tambm catlica ou universal sob o Evangelho (no sendo restrita a uma nao, como antes sob a Lei) consta de todos aqueles que pelo mundo inteiro professam a verdadeira religio, juntamente com seus filhos; o Reino do Senhor Jesus, a casa e famlia de Deus, fora da qual no h possibilidade ordinria de salvao. .

I A ECLESIOLOGIA REFORMADA

3 Os Atributos da Igreja
Cremos na Igreja Una, Santa, Catlica e Apostlica (Credo Niceno-constantinopolitano)

I A ECLESIOLOGIA REFORMADA
4 As Marcas da Igreja
III. A esta Igreja Catlica Visvel Cristo deu o ministrio, os orculos e as ordenanas de Deus, para congregamento e aperfeioamento dos santos nesta vida, at o fim do mundo, e pela sua prpria presena e pelo seu Esprito, os torna eficazes para esse fim, segundo a sua promessa. IV. Esta Igreja Catlica tem sido ora mais, ora menos visvel. As igrejas particulares, que so membros dela, so mais ou menos puras conforme neles , com mais ou menos pureza, ensinado e abraado o Evangelho, administradas as ordenanas e celebrado o culto pblico.

I A ECLESIOLOGIA REFORMADA

5 O Governo da Igreja
VI. No h outro Cabea da Igreja seno o Senhor Jesus Cristo; em sentido algum pode ser o Papa de Roma o cabea dela, mas ele aquele anticristo, aquele homem do pecado e filho da perdio que se exalta na Igreja contra Cristo e contra tudo o que se chama Deuss.

II O OFCIO DIACONAL E A IGREJA


CI - IPB Art 28 A admisso a qualquer ofcio depende: a) Da vocao do Esprito Santo, reconhecida pela aprovao do povo de Deus; b) da ordenao e investidura solenes, conforme a liturgia. Art 108 Vocao para ofcio na Igreja a chamada de Deus, pelo Esprito Santo, mediante o testemunho interno de uma boa conscincia e a aprovao do povo de Deus, por intermdio de um Conclio.

II O OFCIO DIACONAL E A IGREJA


CI - IPB Art 109 Ningum poder exercer o ofcio na Igreja sem que seja regulamente eleito, ordenado e instalado no cargo por um conclio competente. 1 Ordenar admitir uma pessoa vocacionada ao desempenho do ofcio na Igreja de Deus, por imposio das mos, segundo o exemplo apostlico, e orao pelo conclio competente. 2 Instalar investir a pessoa no cargo para o qual foi eleita e ordenada. 3 Sendo vrios os ofcios eclesisticos, ningum poder ser ordenado e instalado seno para o desempenho de um cargo definido.

II O OFCIO DIACONAL E A IGREJA


CI - IPB Art 114 S poder ser ordenado e instalado quem, depois de instrudo, aceitar a doutrina, o governo e a disciplina da Igreja Presbiteriana do Brasil, devendo a Igreja prometer tributr-lhe honra e obedincia, no Senhor, segundo a Palavra de Deus e esta constituio.

II O OFCIO DIACONAL E A IGREJA

1 - Vocao dos Oficiais

Primeiramente devemos distinguir os dois tipos de ofcios que foram institudos na Igreja: ordinrios (presbteros e diconos) e extrordinrios (apstolos, profetas e evangelistas). Estes tinham uma vocao que correspondia ao tipo de ofcio que ocupavam, por isso, seu chamado decorrente de uma revelao especial da parte de Deus. Quanto aos ofcios ordinrios sua vocao pode ser classificada de dois modos: interna e externa.

II O OFCIO DIACONAL E A IGREJA


1 - Vocao dos Oficiais Quanto aos ofcios ordinrios sua vocao pode ser classificada de dois modos: interna e externa. A vocao interna consiste nas indicaes providenciais ordinrias dadas por Deus, a saber: a) O desejo de exercer alguma tarefa na igreja de Deus por amor a sua obra e a causa do evangelho; b) a convico do sujeito que est capacitado intelectual e espiritualmente para o cargo; c) a percepo de que Deus o est direcionando rumo ao cargo almejado. A vocao externa aquela que chega pessoa pela instrumentalidade da Igreja. necessrio que a Igreja local reconhea que Deus temm capacitado o indivduo com dons para o exerccio do cargo almejado.

II O OFCIO DIACONAL E A IGREJA


2 A Investidura dos Oficiais A investidura dos oficiais establecida por meio de dois ritos: a ordenao e a imposio de mos. A ordenao consiste no reconhecimento e confirmao pblicos da vocao do candidato para o ofcio. Esta presupe a vocao e o exame do candidato. A ordenao acompnhada da imposio de mos que significa a separao da pessoa ordenada para certo ofcio e a recepo de dons espirituiais para tal mister. (vide PL IPB, art. 27, 33)

II O OFCIO DIACONAL E A IGREJA


3 O Dicono e o Governo da Igreja CI IPB: Art 25 A Igreja exerce as suas funes na esfera da doutrina, governo e beneficncia, mediante oficiais que se classificam em: a) ministros do evangelho ou presbteros docentes; b) presbteros regentes; c) diconos. Pargrafo Primeiro Esses ofcios so perptuos, mas o seu exerccio temporrio. Art 26 Os ministros e os presbteros so oficiais de Conclios da Igreja Presbiteriana do Brasil; os diconos, da Igreja a que pertencem.

CONCLUSO E APLICAO
O estudo da Teologia Sistemtica nos permite constatar que o ofcio diaconal est inserido em um contexto teolgico rico e abrangente. Ser dicono implica em servir a Cristo na sua Igreja. Tal servio tem por meta a ministrao dos bens espirituais ao povo de Deus com vistas ao aperfeioamento dos santos. Portanto, o diaconato um ministrio oficial da Igreja preponderante para o crescimento e a manifestao do reino celestial.

CONCLUSO E APLICAO
Aplicaes:
1- O exerccio do diaconato requer vocao e fidelidade com a Igreja de Cristo. 2 O diaconato um ministrio fundamentalmente espiritual e exige uma vida ilibada e profundo conhecimento da Palavra. 3 O diaconato, por ser um dos ofcios da Igreja, torna-se em um instrumento de avano do evangelho e no meramente um cargo dministrativo.

S-ar putea să vă placă și