Sunteți pe pagina 1din 33

Modelo Dinmico de Feuriet

O modelo dinmico de anlise econmicofinanceira ou Modelo Fleuriet, foi desenvolvido pelo Prof. Michael Fleuriet, juntamente com colaboradores brasileiros e o seu principal objetivo era o de elaborar tcnicas de gerenciamento financeiro e um modelo de anlise que considerasse a realidade econmica brasileira e permitisse uma tomada rpida de deciso, permitindo elaborar o planejamento financeiro a curto e longo prazo.

Este modelo surgiu com o enfoque de mudana na anlise das empresas, passando da esttica analise dos indicadores de liquidez e capital de giro, para uma base dinmica, utilizando dados contbeis atualizados, visando enxergar a capacidade de captao de recursos e a sua utilizao para a obteno de retornos maximizados.

O modelo dinmico considera que as contas devem ser classificadas de acordo com o seu ciclo. Desta forma trs grupos principais de reclassificao das contas contbeis so definidos por Fleuriet, Kehdy e Blanc (2003), a saber:

Permanente ou No cclico: devido a sua lenta movimentao. (Realizvel a longo prazo; Investimentos; Reserva de lucros, etc.); C ontnuo ou cclico: pois esto relacionadas com o ciclo operacional do negcio. (Estoques, Clientes, Fornecedores, etc.); D escontnuo ou errtico: onde se abrigam as contas que no esto diretamente relacionadas com a operao da empresa. (Disponvel, Ttulos negociveis, Duplicatas descontadas, etc.).

Fleuriet destaca que a estrutura esttica do modelo tradicional de anlise das demonstraes financeiras evidencia vrios ndices, esses indicadores so calculados atravs dos grupos contbeis e para que uma boa anlise seja desenvolvida, esses ndices devem ser analisados em conjunto.

O modelo dinmico utiliza essencialmente trs indicadores:


A Necessidade de Capital de Giro (NCG); O Capital de Giro (CDG) e; O Saldo de Tesouraria (T).

Devido aos descasamentos entre os pagamentos e recebimentos, isto , quando as sadas de caixa ocorrem antes das entradas de caixa, cria-se uma necessidade de investimento em capital de giro, que evidenciada no balano pela diferena entre o valor das contas cclicas do ativo e das contas cclicas do passivo, sendo denominado como necessidade de capital de giro (NCG).

A NCG corresponde a necessidade de investimento permanente de fundos para garantir o giro operacional da empresa, sendo que a mesma pode ser mensurada pela equao abaixo: NCG = Ativo Cclico Passivo Cclico

A NCG diferente do Capital Circulante Lquido (CCL). Na viso clssica, o CCL mensurado pela diferena entre o ativo circulante e o passivo circulante; A NCG uma definio econmico-financeira e no uma definio legal; A NCG muito sensvel s mudanas que ocorrem no ambiente econmico em que a empresa atua, alteraes nos estoques, crdito dos fornecedores, inadimplncia, etc.,impactam a NCG; A NCG pode ser negativa. Neste caso, as sadas de caixa ocorrem depois das entradas de caixa; Se a empresa suspender parte de suas operaes ou entrar em falncia, a NCG passar a constituir uma fonte de fundos que poder, por exemplo, ser utilizada pela empresa para pagamento a credores e acionistas.

A parte do passivo permanente (contas no cclicas do passivo) que no esteja financiando o ativo permanente (contas no cclicas do ativo) compe o Capital de Giro.

O CDG corresponde disponibilidade de fundos de longo prazo e permanente para financiar o giro das operaes da empresa, sendo que esta disponibilidade de capital pode ser mensurada pela diferena entre os saldos de seus passivos e ativos no cclicos (no circulantes), conforme a equao abaixo:

CDG = Passivo no Circulante Ativo no Circulante

O CDG possui o mesmo valor que o CCL, de acordo com a viso clssica da diferena entre o ativo e o passivo circulantes; O CDG, assim como a NIG, uma definio econmico-financeira e no uma definio legal; O CDG apresenta-se razoavelmente estvel ao longo do tempo; O CDG pode ser negativo. Neste caso, a empresa financia parte do seu ativo no circulante com fundo de curto prazo.

O Saldo de Tesouraria determinado pela diferena entre o ativo e o passivo errticos. Tanto o ativo como o passivo errtico representam contas do circulante que se alteram de forma aleatria,ou seja, no esto diretamente ligadas com a operao da empresa. O Saldo de Tesouraria tambm representa a diferena entre o Capital de Giro e a Necessidade de Capital de Giro.

Como saldo de tesouraria (T), devemos entender o endividamento lquido de curto prazo da empresa. Portanto, no adianta ter dinheiro em caixa se temos dvidas financeiras de curto prazo junto a banco ou terceiros. Desta forma, para efeito patrimonial, nos interessa o saldo financeiro lquido da empresa, podendo ser mensurado pela diferena entre o ativo e o passivo errticos (financeiros), conforme a equao abaixo: T = Ativo Errtico Passivo Errtico

O saldo de tesouraria tambm representa um valor residual correspondente diferena entre o CDG e a NCG, conforme a equao abaixo: T = CDG - NCG

Desta forma, se o CDG for insuficiente para financiar a NCG, o saldo de tesouraria ser negativo, levando a empresa financiar parte da NCG com fundos de curto prazo,aumentando conseqentemente seu risco de insolvncia. Sendo que o contrrio, caso o saldo de tesouraria seja positivo, a empresa dispor de fundo de curto prazo que, por exemplo,podero ser aplicados em ttulos de liquidez imediata (open market), aumentando sua margem de segurana financeira. Portanto, em suma, o saldo de tesouraria mensura o risco a curto prazo da empresa e conseqncia das decises estratgicas tomadas nos componentes do CDG.

Uma vez realizada a reclassificao das contas e apurados o CDG, a NCG e o T possvel classificar a empresa em um dos seis tipos de balanos, conforme proposto por Vieira (2005), iniciando-se o processo de anlise da empresa.

Portanto, de acordo com Vieira (2005), as estruturas financeiras das empresas podem ser assim consideradas:
Tipo 1: evidencia a pior situao financeira, pois a NCG positiva precisa ser financiada, como o CDG est negativo o T acaba sendo o responsvel pelo financiamento de ambas, ocasionando um alto risco devido a grande dependncia de emprstimos de curto prazo.

Tipo 2: uma situao muito delicada, apesar da NIG negativa, constituindo uma fonte de recursos para a empresa, o financiamento do CDG, tambm negativo, precisa ser complementado pelo T, deixando a empresa muito exposta as flutuaes externas. Tipo 3: nesta situao a NCG negativa suficiente para financiar o CDG, tambm negativo, formando um excedente em T, agora positivo. Esta estrutura ainda envolve riscos que precisam ser gerenciados.

Tipo 4: evidencia uma demanda operacional, NCG positiva, que financiada pelo CDG e pelo T. Tipo 5: os recursos do CDG, positivo, so suficientes para financiar a NIG, tambm positiva, gerando ainda um excedente no T. Essa estrutura bastante confortvel do ponto de vista financeiro. Tipo 6: evidencia a melhor situao financeira, pois a NCG negativa torna-se numa fonte de recursos para a empresa,que somados aos recursos gerados pelo CDG, so aplicados no T. uma estrutura slida, evidenciando uma gesto para voltada para baixos nveis de risco financeiro.

Uma das consideraes feitas a respeito da Necessidade de Capital de Giro, quando positiva, a de que ela deve ser financiada com recursos de longo prazo. Quando esses recursos de longo prazo no so suficientes para financiar a Necessidade de Capital de Giro o restante desta ser financiado com recursos de curto prazo, ou seja, com parte do Saldo de Tesouraria. Esta prtica de financiamento, apesar de arriscada, utilizada com freqncia pela maior parte das empresas brasileiras, merecendo assim um constante monitoramento.

Neste contexto, a utilizao dos recursos financeiros do Saldo de Tesouraria, no financiamento da demanda operacional de recursos indicada pela Necessidade de Capital de Giro, representa um certo distrbio ou desequilbrio e se torna um dos pilares para a avaliao do risco financeiro e da liquidez da empresa.

O Indicador de Liquidez (ILNCG) expressa a proporo entre o Saldo de Tesouraria em relao Necessidade de Capital de Giro, e atende ao objetivo de monitorar a utilizao de recursos de curto prazo no financiamento das operaes da empresa.

Indicador de Liquidez = T/NIG


Quanto mais negativo for o valor do indicador, pior tender a ser situao financeira da empresa e a anlise de tendncia, evidenciada por este indicador, ao longo de pelo menos trs anos, verifica a existncia do efeito tesoura.

O Efeito Tesoura:
As empresas que operam com Saldo de Tesouraria negativo financiam sua Necessidade de Capital de Giro com fundos de curto prazo. Caso esses recursos de curto prazo no sejam renovados essas empresas podem ser levadas ao estado de insolvncia, Para Vieira (2005) o efeito tesoura se instala quando ocorre um descompasso entre a evoluo das fontes disponveis de longo prazo(CDG) e as aplicaes que precisam ser financiadas (NCG)

Vieira (2005) descreve ainda que as principais causas do efeito tesoura so:
a) Crescimento muito elevado das vendas; b) Investimentos elevados com retorno a longo prazo; c) Crescimento expressivo do ciclo financeiro; d) Baixa gerao de lucros; e) Investimentos com baixos retornos; f) Inflao elevada; g) Distribuio de resultados elevada com alto percentual de dividendos; h) Reduo das vendas.

De acordo com Fleuriet, para evitar o efeito tesoura a empresa deve planejar a evoluo do Saldo de Tesouraria, que depende de variveis que afetam o Autofinanciamento, a Necessidade de Capital de Giro e o Capital de Giro. Fazendo com que o Autofinanciamento seja suficiente, pelo menos, para financiar os aumentos da NCG.

S-ar putea să vă placă și