Sunteți pe pagina 1din 46

MEDIO DE ESPESSURAS

Apresentador: Joslio Sena Buarque rea: DVLF


MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

INTRODUO

A UTILIZAO MAIS FREQUENTE DO ENSAIO POR ULTRA-SOM.


NO NECESSITA DE ACESSO PAREDE OPOSTA PARA EXECUO DO ENSAIO, O QUE PERMITE O ACOMPANHAMENTO DE DESGASTE DE UM COMPONENTE/EQUIPAMENTO SEM A NECESSIDADE DA INTERRUPO DO SEU FUNCIONAMENTO. SIMPLICIDADE DE EXECUO. RAPIDEZ NA EXECUO DO ENSAIO E OBTENO DOS RESULTADOS.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

PRINCPIOS BSICOS
Introduo
Sons extremamente graves ou agudos, podem passar desapercebidos pelo aparelho auditivo humano, no por deficincia deste, mas por caracterizarem vibraes com frequncias muito baixas , at 20Hz (infra-som) ou com frequncias muito altas acima de 20 kHz (ultra-som), ambas inaudveis.
Como sabemos, os sons produzidos em um ambiente qualquer, refletem-se ou reverberam nas paredes que consistem o mesmo, podendo ainda ser transmitidos a outros ambientes. Fenmenos como este, apesar de simples e serem frequentes em nossa vida cotidiana, constituem os fundamentos do ensaio ultra-snico de materiais. No passado, testes de eixos ferrovirios, ou mesmos sinos, eram executados atravs de testes com martelo, em que o som produzido pela pea, denunciava a presena de rachaduras ou trincas grosseiras pelo som caracterstico. Assim como uma onda sonora reflete ao incidir num anteparo qualquer, a vibrao ou onda ultra-snica, ao percorrer um meio elstico; refletir da mesma forma, ao incidir numa descontinuidade ou falha interna a este meio considerado. Atravs de aparelhos especiais, detectamos as reflexes provenientes do interior da pea examinada, localizando e interpretando as descontinuidades.
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

PRINCPIOS BSICOS

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

PRINCPIOS BSICOS
O ensaio por ultra-som um mtodo no destrutivo, no qual um feixe snico de alta frequncia introduzido no material a ser inspecionado com o objetivo de detectar descontinuidades internas e superficiais. O som que percorre o material refletido pelas interfaces e detectado e analisado para determinar a presena e localizao de descontinuidades presentes nos mais variados tipos ou formas de materiais ferrosos ou no ferrosos.

A maioria dos aparelhos para o ensaio por ultra-som detecta descontinuidades atravs da monitorao das reflexes snicas transmitidas ao material atravs de um transdutor acoplado pea. O aparelho geralmente dispe de um visor que possibilita determinar a intensidade da energia refletida e a localizao das interfaces. Pela anlise destas reflexes possvel determinar a existncia ou no de descontinuidades ou perda de material. Hoje, na indstria moderna, principalmente nas reas de caldeiraria e estruturas martimas, o exame ultra-snico se tornou uma ferramenta indispensvel para a garantia da qualidade de peas de grandes espessuras, geometria complexa de juntas soldadas e chapas. Sua aplicao principal na inspeo de materiais na deteco e avaliao de descontinuidades internas; entretanto, o ensaio por ultra-som tambm utilizado para detectar descontinuidades superficiais, medio de espessuras e avaliao de corroso.
Portanto, o exame ultra-snico, assim como todo exame no destrutivo, visa diminuir o grau de incerteza na utilizao de materiais ou peas de responsabilidades.
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

PRINCPIOS BSICOS

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

PRINCPIOS BSICOS
Campo de Aplicao
Em 1929 o cientista Sokolov, fazia as primeiras aplicaes da energia snica para atravessar materiais metlicos. Enquanto que 1942 Firestone, utilizaria o princpio da ecosonda ou ecobatmetro, para exames de materiais. Somente em l945 o ensaio ultrasnico iniciou sua caminhada em escala industrial, impulsionado pelas necessidades e responsabilidades cada vez maiores. Hoje, na moderna indstria, principalmente nas reas de caldeiraria e estruturas martimas, o exame ultrasnico, constitui uma ferramenta indispensvel para garantia da qualidade de peas de grandes espessuras, geometria complexa de juntas soldadas, chapas. Na maioria dos casos, os ensaios so aplicados em aos-carbonos, em menor porcentagem em aos inoxidveis. Materiais no ferrosos so difceis de serem examinados, e requerem procedimentos especiais.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

PRINCPIOS BSICOS
Aplicaes da Inspeo Ultra-Snica
Sinal da Transmisso Direta F s 0 20 40 60 80100 x T Pea s a a' Defeito d 2 1 T R 1

R 0 2 4 6 8 10

Defeito (incluso, separao de material)

Inspeo de Soldas

Deteco de Defeitos / Integridade

IE

s
s Corroso 0 2 4 6 8 10
Chapa Delaminao 0 2 D

BWE

8 10

Medio de Espessuras

IE = Pulso Transmitido D = Eco da Delaminao (defeito) BWE = Eco de fundo

Deteco de Defeitos
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

LIMITAES EM COMPARAO COM OUTROS ENSAIOS


Vantagens em relao a outros ensaios
O mtodo ultra-snico possui alta sensibilidade na detectabilidade de pequenas descontinuidades internas, por exemplo: Trincas devido a tratamento trmico, fissuras e outros de difcil deteco por ensaio de radiaes Penetrantes (radiografia ou gamagrafia); Para interpretao das indicaes, dispensa processos intermedirios, agilizando a inspeo; No caso de radiografia ou gamagrafia, existe a necessidade do processo de revelao do filme, que via de regra demanda tempo do informe de resultados; Ao contrrio dos ensaios por radiaes penetrantes, o ensaio ultra-snico no requer planos especiais de segurana ou quaisquer acessrios para sua aplicao; A localizao, avaliao do tamanho e interpretao das descontinuidades encontradas so fatores intrnsecos ao exame ultra-snico, enquanto que outros exames no definem tais fatores. Por exemplo, um defeito mostrado num filme radiogrfico define o tamanho mas no sua profundidade e em muitos casos este um fator importante para proceder um reparo.
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

LIMITAES EM COMPARAO COM OUTROS ENSAIOS


Limitaes em relao a outros ensaios
Requer grande conhecimento terico e experincia por parte do inspetor; O registro permanente do teste no facilmente obtido (depende do tipo de aparelho); Faixas de espessuras muito finas, constituem uma dificuldade para aplicao do mtodo; Requer o preparo da superfcie para sua aplicao. Em alguns casos de inspeo de solda, existe a necessidade da remoo total do reforo da solda.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

VIBRAES MECNICAS
Tipos de Ondas
O teste ultra-snico de materiais feito com o uso de ondas mecnicas ou acsticas colocadas no meio em inspeo, ao contrrio da tcnica radiogrfica, que usa ondas eletromagnticas. Qualquer onda mecnica composta de oscilaes de partculas discretas no meio em que se propaga. A passagem de energia acstica no meio faz com que as partculas que compem o mesmo, execute o movimento de oscilao em torno na posio de equilbrio, cuja amplitude do movimento ser diminudo com o tempo em decorrncia da perda de energia adquirida pela onda. Se assumirmos que o meio em estudo elstico, ou seja que as partculas que o compem so rigidamente ligadas, mas que podem oscilar em qualquer direo, ento podemos classificar as ondas acsticas em quatro tipos: Longitudinais, Transversais, Superficiais (Rayleigh) e Lamb.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

VIBRAES MECNICAS
Ondas Longitudinais (Ondas de Compresso)
So ondas cujas partculas oscilam na direo de propagao da onda, podendo ser transmitidas a slidos, lquidos e gases.

No desenho acima nota-se que o primeiro plano de partculas vibra e transfere sua energia cintica para os prximos planos de partculas, e passam a oscilar. Desta maneira, todo o meio elstico vibra na mesma direo de propagao da onda (longitudinal), e aparecer zonas de compresso e zonas diludas. As distncias entre duas zonas de compresso determinam o comprimento de onda (l).
MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

VIBRAES MECNICAS
Ondas Longitudinais (Ondas de Compresso) Direo de Propagao

Direo de Oscilao

Comprimento de Onda Este tipo de onda se propaga em todos os meios.


MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

VIBRAES MECNICAS
Ondas Longitudinais (Ondas de Compresso)
Em decorrncia do processo de propagao, este tipo de onda possui uma alta velocidade de propagao, caracterstica do meio.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

VIBRAES MECNICAS
Ondas Transversais (Ondas de Cizalhamento)
Uma onda transversal definida, quando as partculas do meio vibram na direo perpendicular ao de propagao. Neste caso, observamos que os planos de partculas mantm-se na mesma distncia um do outro, movendo-se apenas verticalmente.

As partculas oscilam na direo transversal a direo de propagao, podendo ser transmitidas somente a slidos. As ondas transversais so praticamente incapazes de se propagarem nos lquidos e gases, pela caractersticas das ligaes entre partculas, destes meios . O comprimento de onda a distncia entre dois vales ou dois picos. MEDIO DE ESPESSURAS | 2009

VIBRAES MECNICAS
Ondas Transversais (Ondas de Cizalhamento) Direo de Propagao

Direo de Oscilao

Comprimento de Onda Este tipo de onda se propaga somente em slidos.


MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

VIBRAES MECNICAS
Ondas Transversais (Ondas de Cizalhamento)

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

VIBRAES MECNICAS

Resumo
Ondas Longitudinais se propagam em qualquer meio; Ondas Transversais s se propagam em meios slidos; Ondas Transversais se propagam com menor velocidade devido forma de oscilao; A velocidade de propagao depende principalmente da densidade () e do mdulo de elasticidade do material (E);

Ar gua Ao (long.) Ao (trans.)

330 m/s 1480 m/s 5920 m/s 3250 m/s


MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

VIBRAES MECNICAS
Frequncia
As ondas acsticas ou som propriamente dito, so classificados de acordo com suas frequncias e medidos em ciclos por segundo; ou seja, o nmero de ondas que passam por segundo pelo nossos ouvidos. A unidade ciclos por segundos normalmente conhecido por Hertz, abreviatura Hz. Assim sendo, se tivermos um som com 280 Hz, significa que por segundo passam 280 ciclos ou ondas por nossos ouvidos. Note que frequncias acima de 20.000 Hz so inaudveis, denominadas frequncia ultra-snica. Considera-se 20 kHz o limite superior audvel e denomina-se a partir desta, frequncia ultrasnica.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

VIBRAES MECNICAS
Velocidade de Propagao
Existem vrias maneiras de uma onda snica se propagar, e cada uma com caractersticas particulares de vibraes diferentes.
Definimos Velocidade de propagao como sendo a distncia percorrida pela onda snica por unidade de tempo. importante lembrar que a velocidade de propagao uma caracterstica do meio, sendo uma constante, independente da frequncia.

Comprimento de onda
Quando atiramos uma pedra num lago de guas calmas, imediatamente criamos uma perturbao no ponto atingido e formando assim, ondas superficiais circulares que se propagam sobre a gua. Neste simples exemplo, podemos imaginar o que definimos anteriormente de frequncia como sendo o nmero de ondas que passam por um observador fixo. Tambm podemos imaginar a velocidade de propagao pela simples observao e ainda podemos estabelecer o comprimento entre dois picos de ondas consecutivos. A esta medida denominamos comprimento de onda, e representaremos pela letra grega Lambda .

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

VIBRAES MECNICAS
Relaes entre Velocidade, Comprimento de Onda e Frequncia
Considerando uma onda snica se propagando num determinado material com velocidade V, frequncia f, e comprimento de onda , podemos relacionar estes trs parmetros como segue:

V=.f
A relao acima, permite calcular o comprimento de onda, pois a velocidade em geral conhecida e depende somente do modo de vibrao e o material. Por outro lado a frequncia depende somente da fonte emissora, que tambm conhecida.

Exemplo de aplicao:
Uma onda longitudinal ultra-snica, com frequncia 2 MHz utilizada para examinar uma pea de ao. Qual o comprimento de onda gerado no material ? Soluo: Como vimos anteriormente, a faixa de frequncia normal utilizada para aplicaes industriais, compreende entre 1 MHz at 5 MHz. No exemplo acima a frequncia de 2 MHz corresponde a 2 milhes de ciclos por segundos ou seja 2 x 106 Hz.
MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

VIBRAES MECNICAS
Relaes entre Velocidade, Comprimento de Onda e Frequncia
Teremos:

sendo V = 5900 m/s vem que:

O conhecimento do comprimento de onda de significante importncia, pois relaciona-se diretamente com o tamanho do defeito a ser detectado. Em geral, o menor dimetro de uma descontinuidade a ser detectada no material deve ser da ordem de /2. Assim, se inspecionarmos um material de velocidade de propagao de 5900 m/s com uma frequncia de 2 MHz , a mnima descontinuidade que poderemos detectar ser de aproximadamente 1,48 mm de dimetro.
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Efeito Piezo-eltrico
As ondas ultra-snicas so geradas ou introduzidas no material atravs de um elemento emissor com uma determinada dimenso e que vibra com uma certa frequncia. Este emissor pode se apresentar com determinadas formas (circular, retangular). Tanto o elemento emissor e receptor, so denominados transdutores, tambm designados por cabeotes. Diversos materiais (cristais) apresentam o efeito piezeltrico. Se tomarmos uma lmina de certo formato (placa) e aplicarmos uma presso sobre o mesmo, surgem em sua superfcie cargas eltricas. O efeito inverso tambm verdadeiro: se aplicarmos dois eletrodos sobre as faces opostas de uma placa de cristal piezeltrico, de maneira que possamos carregar as faces eletricamente, a placa comporta-se como se estivesse sobre presso e diminui de espessura. O cristal piezeltrico pode transformar a energia eltrica alternada em oscilao mecnica e transformar a energia mecnica em eltrica .

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Efeito Piezo-eltrico
A figura abaixo mostra a contrao e expanso do cristal quando submetido a uma alta tenso alternada na mesma frequncia ultra-snica emitida pelo cristal. um processo de transformao da energia eltrica em energia mecnica e vice-versa.

Tal fenmeno obtido aplicando-se eletrodos no cristal piezeltrico com tenso eltrica alternada da ordem de centenas de Volts, de maneira que o mesmo se contrai e se estende ciclicamente. Se tentarmos impedir esse movimento a placa transmite esforos de compresso s zonas adjacentes, emitindo uma onda longitudinal, cuja forma depende da frequncia de excitao e das dimenses do cristal.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Tipos de Cristais
Materiais piezeltricos so: o Quartzo, o Sulfato de Ltio, o Titanato de Brio, o Metaniobato de Chumbo e o Zirconato - Titanato de Chumbo (PTZ). O Quartzo um material piezeltrico mais antigo, translcido e duro como o vidro; sendo cortado a partir de cristais originrios no Brasil. O Sulfato de Ltio um cristal sensvel a temperatura e pouco resistente. O Titanato de Brio e Zirconato - Titanato de Chumbo so materiais cermicos que recebem o efeito piezeltrico atravs de polarizao. Esses dois cristais so os melhores emissores, produzindo impulsos ou ondas de grande energia, se comparadas com aquelas produzidas por cristais de quartzo. Para a inspeo ultra-snica, interessa no s a potncia de emisso, mas tambm a sensibilidade da recepo (resoluo). A freqncia ultra-snica gerada pelo cristal depender da sua espessura, cerca de 1 mm para 4 MHz e 2 mm para 2 MHz. Os cristais acima mencionados so montados sobre uma base de suporte (bloco amortecedor) e junto com os eletrodos e a carcaa externa, constituem o transdutor ou cabeote propriamente dito. Existem trs tipos usuais de transdutores: Reto ou Normal , o Angular e o Duplo - Cristal.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Transdutores/Cabeotes
Conector Cristal Amortecedor Retardo / Camada Protetiva Resistor Cabo

Cabeote

Cabeote

Cabeote Angular
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

Reto/Normal

Duplo Cristal

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Transdutores Normais ou Retos
So assim chamados os cabeotes monocristal, geradores de ondas longitudinais normal a superfcie de acoplamento. Os transdutores normais so construdos a partir de um cristal piezeltrico colado num bloco rgido denominado de amortecedor e sua parte livre protegida ou por uma membrana de borracha ou por uma resina especial. O bloco amortecedor tem funo de servir de apoio para o cristal e absorver as ondas emitidas pela face colada a ele. O transdutor emite um impulso ultra-snico que atravessa o material a inspecionar e reflete nas interfaces, originando o que chamamos ecos. Estes ecos retornam ao transdutor e gera, no mesmo, o sinal eltrico correspondente. A face de contato do transdutor com a pea deve ser protegida contra desgastes mecnico podendo utilizar membranas de borracha finas e resistentes ou camadas fixas de epoxi enriquecido com xido de alumnio. Em geral os transdutores normais so circulares, com dimetros de 5 a 24 mm, com freqncia de 0,5 - 1 - 2 - 2,5 - 5 e 6 MHz. Outros dimetros e frequncias existem, porm para aplicaes especiais.
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Transdutores Normais ou Retos
O transdutor normal tem sua maior utilizao na inspeo de peas com superfcies paralelas ou quando se deseja detectar descontinuidade na direo perpendicular superfcie da pea. o exemplo de chapas, fundidos e forjados.

O dimetro do transdutor pode variar dependendo da aplicao. Na Figura ao lado utiliza-se um transdutor miniatura com 5 mm de dimetro para estudo de pontos de corroso de uma pea.
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Transdutores Angulares
A rigor, diferem dos transdutores retos ou normais pelo fato do cristal formar um determinado ngulo com a superfcie do material. O ngulo obtido, inserindo uma cunha de plstico entre o cristal piezeltrico e a superfcie. A cunha pode ser fixa, sendo ento englobada pela carcaa, ou intercambivel. Neste ltimo caso temos um transdutor normal que preso com parafusos que fixam a cunha carcaa. Como na prtica operamos normalmente com diversos ngulos (35, 45, 60, 70 e 80 graus) esta soluo mais econmica j que um nico transdutor com vrias cunhas de custo inferior, porm necessitam de maiores cuidados no manuseio.
O ngulo nominal , sob o qual o feixe ultra-snico penetra no material vale somente para inspeo de peas em ao; se o material for outro, deve-se calcular o ngulo real de penetrao utilizando a Lei de Snell. A mudana do ngulo deve-se mudana de velocidade no meio.

O cristal piezeltrico com dimenses que podem variar entre 8 x 9 mm at 15 x 20mm, somente recebe ondas ou impulsos ultra-snicos que penetram na cunha em uma direo paralela de emisso, em sentido contrrio. A cunha de plstico funciona como amortecedor para o cristal piezeltrico, aps a emisso dos impulsos.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Transdutores Angulares
O transdutor angular muito utilizado na inspeo de soldas e quando a descontinuidade est orientada perpendicularmente superfcie da pea.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Transdutores Duplo-Cristal ou SE
Existem problemas de inspeo que no podem ser resolvidos nem com transdutores retos nem com angulares. Quando se trata de inspecionar ou medir materiais de reduzida espessura, ou quando se deseja detectar descontinuidades logo abaixo da superfcie do material, a zona morta existente na tela do aparelho impede uma resposta clara. O cristal piezeltrico recebe uma resposta num espao de tempo curto aps a emisso, no tendo suas vibraes sido amortecidas suficientemente. Neste caso, somente um transdutor que separa a emisso da recepo pode ajudar. Para tanto, desenvolveu-se o transdutor de duplocristal, no qual dois cristais so incorporados na mesma carcaa, separados por um material acstico isolante e levemente inclinados em relao superfcie de contato. Cada um deles funciona somente como emissor ou somente como receptor, sendo indiferente qual deles exerce qual funo. So conectados ao aparelho de ultra-som por uma cabo duplo; o aparelho deve ser ajustado para trabalhar agora com 2 cristais.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Transdutores Duplo-Cristal ou SE
Os cristais so montados sobre blocos de plstico especial de baixa atenuao. Devido a esta inclinao, os transdutores duplos no podem ser usados para qualquer distncia (profundidade). Possuem sempre uma faixa de inspeo tima, que deve ser observada. Fora desta zona a sensibilidade se reduz. Em certos casos estes transdutores duplos so utilizados com focalizao, isto , o feixe concentrado em uma determinada zona do material para a qual se deseja mxima sensibilidade. O transdutor duplo-cristal tem sua utilizao maior, na deteco de descontinuidades prximas da superfcie, acima de 3 mm de profundidade e em medio de espessura, em razo do seu feixe snico ser focalizado. Em geral, por ocasio da aquisio deste transdutor, deve se verificar qual a faixa de espessura que se pretende medir e qual o modelo ideal para esta aplicao.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Acoplantes
Ao acoplarmos o transdutor sobre a pea a ser inspecionada, imediatamente estabelece uma camada de ar entre a sapata do transdutor e a superfcie da pea. Esta camada de ar impede que as vibraes mecnicas produzidas pelo transdutor se propague para a pea em razo das caractersticas acsticas (impedncia acstica) muito diferente do material a inspecionar. A impedncia acstica "Z" definida como sendo o produto da densidade do meio ( r ) pela velocidade de propagao neste meio ( V ) , ( Z = r x V ) e representa a quantidade de energia acstica que se reflete e transmite para o meio. Em geral podemos calcular as fraes de energia snica que transmitida e refletida pela interface entre dois materiais diferentes usando as seguintes frmulas:

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

GERAO DE ONDAS ULTRA-SNICAS


Acoplantes
Como exemplo podemos citar que a interface gua e ao , apenas transmite 12% e reflete 88% da energia ultra-snica. Por esta razo, deve-se usar um lquido que estabelea uma reduo desta diferena, e permita a passagem das vibraes para a pea. Tais lquidos, denominados lquido acoplante so escolhidos em funo do acabamento superficial da pea, condies tcnicas, tipo da pea. A tabela abaixo descreve alguns acoplantes mais utilizados.

Os acoplantes devem ser selecionados em funo da rugosidade da superfcie da rea de varredura, o tipo de material, forma da pea, dimenses da rea de varredura e posio para inspeo.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

APARELHAGEM
Basicamente, o aparelho de ultra-som contm circuitos eletrnicos especiais, que permitem transmitir ao cristal piezeltrico, atravs do cabo coaxial, uma srie de pulsos eltricos controlados, transformados pelo mesmo em ondas ultra-snicas. Os sinais captados no cristal so mostrados na tela em forma de pulsos luminosos denominados ecos, que podem ser regulados tanto na amplitude, como posio na tela graduada e se constituem no registro das descontinuidades encontradas no interior do material. O aparelho de ultra-som basicamente um osciloscpio projetado para medir o tempo de percurso do som na pea ensaiada atravs da relao: S = V x T onde o espao percorrido (S) proporcional do tempo (T) e a velocidade de propagao (V), no material.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

APARELHAGEM
Descrio dos Aparelhos Medidores de Espessuras por Ultra-Som
Os medidores de espessura por ultra-som podem se apresentar com circuitos digitais ou analgicos, e so aparelhos simples que medem o tempo do percurso snico no interior do material , atravs da espessura, registrando no display o espao percorrido; ou seja, a prpria espessura. Operam com transdutores Duplo-Cristal, e possuem exatido de dcimos ou at centsimos, dependendo do modelo.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

APARELHAGEM
Descrio dos Aparelhos Medidores de Espessuras por Ultra-Som

So aparelhos bastante teis para medio de espessuras de chapas, tubos e taxas de corroso em equipamentos industriais. Porm para a obteno de bons resultados, necessrio sua calibrao antes do uso, usando blocos com espessuras calibradas e do mesmo material a ser medido, com o ajuste correto da velocidade de propagao do som do aparelho.
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

APARELHAGEM
Calibrao do Aparelho
O instrumento deve ser ajustado para a faixa de espessura a ser medida usando o bloco padro graduado e calibrado conforme sugerido na Figura seguinte, construdo com material de mesma velocidade e atenuao snica do material a ser medido.

A calibrao do instrumento para uso, deve ser feita usando no mnimo duas espessuras no bloco, conforme a faixa de espessura a ser medida. O instrumento deve ser ajustado para indicar a espessura correta das duas graduaes selecionadas.
Os ajustes devem ser feitos de acordo com as instrues do fabricante. Se ambos os valores indicados estiverem corretos, o instrumento estar apto para uso. Se o instrumento estiver corretamente calibrado, a leitura das duas diferentes espessuras no deve variar mais que 0,2 mm. Se no for possvel atingir um ou ambos os valores, verificar se o instrumento / transdutor est sendo aplicado na faixa especificada pelo fabricante; assim como, se o ajuste da velocidade de propagao snica no instrumento est corretamente calibrado ou ajustado.

A calibrao do aparelho medidor de espessura deve ser feita usando blocos escalonados com faixas de espessuras prximas da pea a ser medida. Em geral os blocos apresentados a seguir, podem servir de guia.
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

APARELHAGEM
Calibrao do Aparelho

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

APARELHAGEM
Calibrao do Aparelho
A norma ASTM E-797 padroniza os mtodos de medio de espessuras. Para medies a altas temperaturas, e maior exatido das medidas, recomenda-se correes devido temperatura da pea dos valores lidos no aparelho medidor de espessura. Valor da espessura real aproximada determinada atravs da aplicao direta da frmula indicada abaixo:

Para uma melhor preciso nas medidas sobre superfcies com alta temperatura, recomendado calibrar o aparelho num bloco separado com caractersticas iguais ao material que ser medido, na mesma temperatura da pea. importante saber que o cristal no transdutor no suporta altas temperaturas, e portanto a medio deve ser feita de forma rpida com resfriamento subseqente em gua.
MEDIO DE ESPESSURAS |
2009

APARELHAGEM
Calibrao do Aparelho
Sequncia de Ajuste
Ajustar a velocidade do som para o material a ser medido, conforme instrues do aparelho; Selecionar o bloco de calibrao, de modo que a faixa calibrada (espessura de calibrao + 25%) englobe as espessuras a serem medidas (o padro embutido no aparelho de 5 mm de espessura); Acoplar o cabeote sobre o bloco de calibrao com um acoplante (alguns aparelhos tem luz indicativa do acoplamento); Ler a medida aps a espera de alguns segundos para estabilizar a leitura (alguns aparelhos tem luz indicativa de estabilizao); Caso a medida lida no aparelho no corresponda a medida real do bloco, ajustar no controle de calibrao para a medida correta; Repetir 3 vezes as etapas (3) e (4) para confirmar a correta calibrao, repetindo a etapa (5) caso necessrio;

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

PREPARAO DA SUPERFCIE

A superfcie da pea a ser medida deve estar limpa e livre de tintas (exceto para alguns aparelhos), carepas, xidos e quaisquer outras impurezas que possam interferir no acoplamento do cabeote e na preciso das medidas. A limpeza de uma regio com aproximadamente 50 mm de dimetro suficiente para a execuo do ensaio. A preparao da superfcie pode ser executada por escovamento, lixamento ou esmerilhamento, dependendo das impurezas a serem removidas. Em superfcies com corroso superficial severa, a superfcie deve ser esmerilhada at o desaparecimento da corroso. Sem este cuidado, haver erro na espessura real remanescente. No caso de aos inoxidveis e ligas de nquel, as ferramentas devem obedecer aos seguintes requisitos: Ser de ao inoxidvel ou revestida com este material; Os discos de corte e esmerilhamento devem ter alma de nylon ou similar.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

EXECUO DA MEDIO DE ESPESSURAS


A medio de espessuras feita de acordo com a seguinte sequncia:

Estando o aparelho calibrado conforme visto anteriormente, deve-se acoplar o cabeote sobre a superfcie previamente preparada utilizando um acoplante apropriado;
Ler a medida aps a espera de alguns segundos para estabilizao da leitura; Repetir mais duas vezes as etapas (1) e (2) para confirmar a medida; Registrar a menor das medidas;

No caso de medio de espessuras em tubulaes e outras peas cilndricas, deve-se observar a orientao da separao dos cristais do cabeote (somente no caso de cabeotes duplo-cristal). A linha de separao dos cristais do cabeote deve ficar transversal ao eixo do tubo.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

EXECUO DA MEDIO DE ESPESSURAS

Outros fatores podem gerar erros ou impossibilidade de medies; tais como a dificuldade de acoplamento sobre a superfcie e corroso.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

PROCEDIMENTO DE ENSAIO
A medio de espessuras, embora seja um ensaio extremamente simples; deve, segundo os requisitos das normas (ASME Seo V e Petrobrs N-1594, por exemplo), ser executada com um procedimento qualificado.

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

JOSLIO SENA BUARQUE (buarque@cepel.br) DVLF/Laboratrio de Metalografia Av. Horcio Macedo, N 354 - Cidade Universitria Rio de Janeiro RJ - CEP 21941-911 Tel.: 21 2598-6341 Fax: 21 2598-6459

MEDIO DE ESPESSURAS |

2009

S-ar putea să vă placă și