Sunteți pe pagina 1din 25

Cladogramas

Cladogramas - relaes filogenticas apenas entre os txons terminais evidenciadas por sinapomorfias (as conexes so artifcios grficos indicando uma histria comum). Nunca inclui indicao de que uma determinada espcie ancestral, apenas que, havendo sinapomorfias para um grupos de espcies, deve ter existido uma espcie exclusiva desse grupo, que no est indicada no cladograma. Cladismo (termo proposto por Mayr, 1980): hiptese de ancestral-descendncia entre caracteres - mais parcimonioso aceitar a hiptese da mais prxima ancestralidade comum entre as espcies.

rvores Filogenticas
rvores filogenticas so dendrogramas que expressam relaes filogenticas tanto entre txons terminais, quanto entre espcies ancestrais e descendentes.
A

L K J
B

C
D

At 1950 - nico conceito de rvores filogenticas originadas no sculo passado (Haeckel, 1872): diagramas ramificados que refletem o modo pelo qual os txons colocados nas pontas supostamente relacionam-se historicamente.

Nomenclaturas
Ramo N A
Txon terminal

B Raiz C

Grupo externo

N no cladograma

n no significa o processo de especiao ou cladognese, mas sim o momento onde as diferenas (morfolgicas ou moleculares) entre os grupos irmos apareceram.

Pressupostos do mtodo
1) Todos os grupos supra-especficos verdadeiros so oriundos de uma nica espcie ancestral

2) A biodiversidade foi produzida pela cladognese e modificao de caracteres. 3) Possibilidade de reconhecimento das mudanas nos caracteres ao longo do tempo em grupos ou linhagens.

1) Espcie Ancestral
b

Para quaisquer duas espcies, hipotetiza-se que houve, em algum momento da evoluo, um ancestral comum s duas

c d e

f
g h

Espcies-irms

Grupo de espcies ou txons - um par de espcies so irms se esto mais relacionadas entre si do que com qualquer outra espcie, baseado na evidncia de caracteres. Mtodo filogentico - comparao se d no mnimo entre 3 espcies, duas mais relacionadas entre si ou entre um par de espcies em relao aos outros.

Grupo irmo: uma espcie ou grupo monofiltico que compartilha um ancestral imediato ao grupo ou txon em questo.

2) Cladognese processo
evolutivo
Anagnese modificao da forma de qquer ramo filtico, estando envolvidas as mutaes, recombinaes, seleo, deriva gentica e fixao de alelos. Cladognese fragmentao de um ramo filtico em 2 ou mais ramos isolados, que passam a evoluir independentemente, causados por vicarincia ou disperso.

Diversidade Biolgica
Sp.E Sp. D Sp. C Sp. B Sp. A

Anagnese

Cladognese

3) Mudana de caracteres
Carter quando so consideradas as diferenas entre partes, isto , entre estruturas homlogas de organismos diferentes novidade evolutiva ou mutao. Possui um conceito abstrato que representa a diferena entre estruturas homlogas. Ex.: Plos longos e plos curtos; teias circulares e teias orbiculares; veneno proteoltico ou neurotxico; presena de Timina, ausncia de Timina.

Formas de Agrupamento

Grupo monofiltico
Hennig (1966) salientou que a sistemtica deveria ter como objetivo o reconhecimento dos grupos monofilticos. Monofilticos- so aqueles que incluem o ancestral e todos os seus descendentes e que uma classificao natural deve refletir estes grupos. Deste modo, os grupos monofilticos podem ser considerados como grupos naturais.

Nmero de grupos monofilticos


R P O Sp. D Q

Sp. E
Estimativa: cada par de sp. tem uma sp. ancestral comum exclusiva; essas duas podem formar um grupo monofiltico

Sp. C

Sp. B

Sp. A

um grupo com n espcies recentes que tenha sofrido apenas diviso dicotmica tem n-1 espcies ancestrais.
Sp. E Sp. D Sp. C Sp. B Sp. A

Grupo monofiltico: Conjunto de espcies incluindo uma ancestral e todas as suas espcies descendentes.

1
A B

1 2

1 2

1 3

Grupo Merofiltico
Grupo Merofiltico (mero= parte) um grupo monofiltico maior do qual se retirou um grupo monofiltico ou merofiltico menor. Dois tipos: parafilticos e polifilticos

Parafilticos - incluem o ancestral, mas no todos os seus descendentes (terminal ou agrupamento monofiltico) = Grupo restante de um agrupamento monofiltico, do qual se retirou um terminal ou grupo monofiltico.

Parafiltico

Polifilticos - no incluem o ancestral imediato, pois incluem espcies ou grupos de diferentes ancestrais = Grupo restante de um agrupamento monofiltico do qual se retirou dois ou mais terminais no monofilticos ou grupos monofilticos.
R S
T U

Polifiltico

A comparao de estruturas e/ou caracteres, entre indivduos, deve ser feita sempre entre SEMAFORONTES ou seja entre indivduos em igual estdio de desenvolvimento.

Exerccios
G

1- Quantos e quais os grupos Monofilticos 2- O que so os grupos: parafiltico BCD = polifiltico GFAB = parafiltico GFE= polifiltico GFDC=

Nmero de grupos monofiticos?

Amniota
1) Na sistemtica clssica os Repteis so considerados parafilticos. Para que se torne um grupo monofiltico o que preciso fazer? Porque? 2) Olhando esse cladograma, quantos e quais so os grupos monofilticos?

Exerccio: grupos parafilticos A B C D E F G H I J

Exerccio: grupos polifilticos

S-ar putea să vă placă și