Sunteți pe pagina 1din 18

ENTREVISTA

Professora Fernanda Braga

O gnero entrevista pressupe:


1. 2. 3. 4. um tema, objetivos previamente definidos, entrevistador(es), entrevistado(s).

A estrutura da entrevista compreende 3 momentos: 1. introduo, 2. perguntas do(s) entrevistador(es), ordenadas maneira lgica, e respostas do(s) entrevistado(s), 3. concluso.

de

A entrevista , geralmente, precedida por um ttulo e, por vezes, por um subttulo.

Existem vrias regras a serem utilizadas para que a entrevista esteja completa, entre elas:
1. formular perguntas adequadas ao tema e de acordo com os objetivos previamente definidos; 2. fazer perguntas que tenham em considerao o contexto (espao e tempo);

3. fazer perguntas que levem em considerao as caractersticas da pessoa entrevistada (nveis etrio e sociocultural, personalidade, etc.).

Numa boa entrevista:

1. de toda utilidade recorrer a perguntas abertas do tipo Qual a sua opinio sobre...? e a perguntas fechadas do tipo Quem vai escolher para fazer o prefcio do seu prximo livro...?.
2. O entrevistado deve ser conduzido a revelar aquilo que se pretende saber. 3. No emitir opinies nem fazer juzos de valor sobre as respostas do entrevistado, mais do que uma regra uma questo de bom senso.

A linguagem deve ser clara e de fcil compreenso, mas pode variar no grau de formalidade, em funo do contexto e dos participantes da entrevista.

Texto 1: Entrevista

- Gabriel O pensador

http://pt.wikiquote.org/wiki/Gabriel,_O_Pensador. Acesso: 12/09/10.

Para Gabriel, o pensador, rap no Brasil tem mais essncia que nos EUA
Gabriel, o pensador est com 28 anos, casado e com um filho, Tom, de nove meses, que j ganhou um violozinho. O garoto vai para a turn, assim como a mulher, que cantora de seu grupo. Logo mais, Tom ter de receber um cach - e o rapper ri com a sugesto. Rindo, ele tambm est na capa de seu novo CD, um MTV Ao Vivo, que rene todos os seus hits (e so vrios) e at algumas inditas, como a continuao Retrato de um Playboy - Parte II. A msica continua pegando pesado com os "filhinhos de papai" e Gabriel descobriu que ultimamente eles andam batendo at em mulher. O rapper no corre o risco de se ver ameaado pelos playboys? "Eles no querem vestir a carapua. Quero fazer uma crtica construtiva, mas no acho que minha msica v mudar o comportamento dos caras", explica o cantor ao Terra.

O show do MTV Ao Vivo muito diferente do seu show normal de turn? um show novo que ns inventamos s para fazer o disco e a nova turn. De cara eu achei importante fazer isso, j que tinha algumas coisas diferentes dos CDs na antiga turn, como o FDP3, que muito diferente da original. Outras coisas tornamos diferentes, s vezes intencionalmente. Como pintaram alguns msicos novos, como o tecladista cubano Pepe, eles acabaram interpretando as msicas de outra forma - e o repertrio mudou bastante. Comeamos a ensaiar um bloco acstico, a o Ciro (baixista) lembrou que havamos feito um especial para a Globo dessa maneira e nunca mais seguimos pelo mesmo caminho. Tem flauta nas cinco primeiras msicas. Ao longo desses anos, fui aprendendo a importncia da parte musical. Quanto mais caprichamos, mais a letra ganha, pois a msica tambm passa uma ideia.

Voc conhece os Racionais? Se d bem com eles?

Conheo. Existe uma relao, mas com quem tenho mais contato de amizade mesmo com o Tito, que participa do meu CD. Tem o MV Bill, que comeou na mesma poca que eu. Temos um contato legal, nos falamos de tempos em tempos. O Tito mais amigo, e ele tem um projeto maneiro na Funabem, na casa de deteno, e cheguei a ir l um dia desses conhecer o projeto.

Nos EUA tem um rapper assumidamente gay chamado Caushun, algo raro por l. E os rappers americanos, que so ultramachistas, meio que colocam o cara debaixo do tapete. No estranho o papo libertador, social e politicamente engajado deles e essa atitude homofbica? Os rappers americanos nem tm mais esse engajamento. Se perdeu muito desse lado que era original, legal. Isso l fora. Aqui no Brasil, no, continua maneiro. L a essncia se perdeu por causa de um trabalho repetitivo, sem originalidade. Musicalmente ainda tem uns lances legais.

E no Brasil, no corremos o risco de ir para o mesmo caminho?

No Brasil o cara faz o rap querendo passar alguma coisa. Independente do estilo, quase todos querem passar alguma coisa legal. No uma coisa s de protesto, com temas repetitivos. Aqui tentamos caprichar no contedo das letras. L fora sem contedo, um "free style" vazio - e a galera se amarra!

http://www.terra.com.br/musica/2003/02/21/000.htm, de 21 de fevereiro de 2003. Acesso: 19/09/10.

Texto 2: Entrevista

- Fernando Haddad, Ministro da Educao

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Haddad. Acesso: 12/09/10.

Entrevista: Fernando Haddad Longe dos dogmas O ministro da Educao diz que o Brasil precisa de mais pragmatismo e menos ideologia para melhorar o ensino
Do gabinete do ministro da Educao, Fernando Haddad, 44 anos, saiu um projeto para o Brasil que, de sada, conseguiu o feito raro de agradar a especialistas de diversos matizes ideolgicos. O mrito do plano foi criar um indicador que permite comparar o desempenho das escolas brasileiras de modo que as piores possam ser cobradas com base em metas e as melhores sejam premiadas. O princpio, portanto, o da meritocracia, o mesmo que em outros pases ajudou o sistema educacional a atingir altos nveis de qualidade. Diz Haddad: "A obrigao de toda pessoa de bom senso se inspirar no que funciona bem em outros lugares". Por essas e outras, o ministro, que filiado ao PT desde 1983, mereceu crticas de militantes. Formado em Direito e com mestrado em Economia, ambos pela Universidade de So Paulo (USP), Haddad chegou a Braslia em 2003, como assessor no Ministrio do Planejamento, e h dois anos comanda a Pasta da Educao. Casado e pai de dois filhos, ele diz que os grandes problemas da educao brasileira podem ser definitivamente erradicados no prazo de duas dcadas.

Veja O senhor concorda com os educadores segundo os quais as escolas no Brasil esto passando uma viso retrgrada do mundo a seus alunos?
Haddad Isso acontece, sim. Um problema evidente o dogmatismo que chega a algumas salas de aula do pas. Ele exclui da escola a diversidade de ideias na qual ela deveria estar apoiada, por princpio, e ainda restringe a viso de mundo de uma velha esquerda. No para esse lado, afinal, que o mundo caminha. Sempre digo que, em uma igreja ou em um partido poltico, as pessoas tm o direito de promover a ideologia que bem entenderem, mas nunca em uma sala de aula. A obrigao da escola formar pessoas autnomas capazes, enfim, de compreender de modo abrangente o mundo em que vivem. Todo procedimento que mutila isso incompatvel com um bom processo de aprendizado. Em suma, educao no combina com preconceito.

Veja Por que, ento, o MEC aprova livros didticos com esse vis?
Haddad Temos um sistema de escolha dos livros didticos com o qual, em tese, especialistas de diferentes matizes ideolgicos concordam. simples. Mandamos os livros para as melhores universidades pblicas do pas, e so os professores escolhidos por elas que opinam. Depois, as escolas escolhem os livros da lista que consideram mais apropriados. Nesse sistema, portanto, o MEC no atua como um censor com superpoderes, mas, sim, delega a tarefa a um conjunto de pessoas qualificadas para execut-la. No inventamos essa frmula. A avaliao de trabalhos acadmicos feita por pares funciona em vrios pases desenvolvidos e alis muito bem.

Veja O fato de livros de contedo dogmtico passarem por essa peneira no um sinal, ento, de que o sistema no funciona? Haddad Todo sistema dessa natureza tem falhas, e o do MEC no exceo. A meu ver, no entanto, o problema no propriamente com o modelo que implantamos, mas justamente com a viso dogmtica que ainda circula em parte do meio acadmico. O tipo de material didtico que chega sala de aula , afinal, reflexo de um modo de pensar prprio de uma parcela da intelectualidade brasileira, em todos os nveis. Reafirmo minha opinio sobre o assunto. Eu acho que cada um deve ter suas convices e crenas, mas, de novo, quando se fala de educao, preciso ser mais pluralista, ir de A a Z no espectro ideolgico seno, simplesmente no d certo.

Veja O Brasil historicamente se sai mal em relao aos outros pases nos rankings que medem a qualidade de ensino. Qual a explicao para isso?

Haddad Tenho visitado escolas pblicas no pas inteiro nesses ltimos meses. Observo, por exemplo, que assuntos capitais do sculo XX, como as duas grandes guerras mundiais ou a queda do Muro de Berlim, passam ao largo de uma discusso mais atual no s nos livros mas tambm nas aulas. Parece-me que ningum at este momento parou para estudar alguns dos captulos cruciais da histria recente da humanidade sob uma perspectiva contempornea. claro que isso faz cair o nvel das aulas. preciso ressaltar, no entanto, que a educao no Brasil pena com algo ainda mais bsico, que o preparo dos professores. Temos um claro dficit de pessoal realmente capacitado para ensinar as crianas.

Veja Qual a real dimenso desse problema? Haddad Fizemos um levantamento cuja concluso desastrosa para o pas. Ele mostra, por exemplo, que o nmero de fsicos formados no Brasil nas ltimas trs dcadas no suficiente para atender a um tero da demanda atual das escolas. isso mesmo: sete de cada dez pessoas que entram em sala de aula no Brasil para ensinar a matria no fizeram o curso de fsica na universidade. Essa a realidade de muitas das crianas brasileiras, sobretudo nas escolas pblicas. Em outras matrias na rea de cincias, como qumica e matemtica, o mesmo e desanimador cenrio se repete.

Veja O que fazer para mudar isso? Haddad Acho que necessrio criar incentivos para que as pessoas se interessem por essas carreiras. A primeira das medidas nas quais aposto nesse sentido a distribuio de novas bolsas de iniciao cientfica. A outra mais do que dobrar o nmero de escolas tcnicas de nvel superior do pas, o que j est previsto. Com cursos de durao mais curta e direcionados para o mercado de trabalho, essas escolas conseguiram em outros pases massificar o nmero de pessoas com nvel superior em todas as reas. Tudo isso urgente para ns. No ms passado, a OCDE (organizao que rene pases da Europa e os Estados Unidos) divulgou um trabalho que revela que os pases do Primeiro Mundo formam todo ano duas vezes mais jovens em reas de cincias do que o Brasil. Isso mostra que nos distanciamos ainda mais do Primeiro Mundo. Mesmo assim, preciso que se faa a ressalva, o Brasil tem excelncia na produo cientfica. Digo isso com base nos melhores indicadores internacionais disponveis.
http://veja.abril.com.br/171007/entrevista.shtml. Trecho. Acesso: 12/09/10.

Depois de estudar o gnero entrevista (forma, funo e variao) e de ler as entrevistas de Gabriel O pensador e de Fernando Haddad, estabelea uma comparao entre essas entrevistas, focalizando: 1. 2. 3. 4. 5. Estrutura, Perfil do entrevistador, Perfil do entrevistado, Contexto sociodiscursivo, Uso da linguagem, observando a variao no uso da lngua em ambas as entrevistas, em funo do perfil do interlocutores (sobretudo do entrevistado) e do contexto sociodiscursivo.

S-ar putea să vă placă și