Sunteți pe pagina 1din 74

Ministrio da Integrao Nacional Secretaria de Polticas de Desenvolvimento Regional Departamento de Planejamento do Desenvolvimento Regional Coordenao-Geral de Planejamento e Gesto Territorial

Universidade de Braslia/Centro de Desenvolvimento Sustentvel

Poltica Nacional de Ordenamento Territorial PNOT


(verso preliminar para discusso) Recife / PE

Poltica Nacional de Ordenamento Territorial PNOT TEMAS EM DISCUSSO (DIMENSES)

POLTICO-INSTITUCIONAL
SOCIO-CULTURAL ECONMICA LOGSTICA TERRITORIAL-FUNDIRIA AMBIENTAL

Histrico

Histrico
O debate sobre a necessidade do Governo Federal assumir de forma coordenada aes referentes ao ordenamento do territrio nacional remonta dcada de 1980. Concepo do Programa Nossa Natureza, desenvolvido pela Secretaria de Assessoramento da Defesa Nacional, subordinada ao Gabinete Militar da Presidncia da Repblica. A idia viria a se tornar preceito constitucional em 1988, cujo texto da Carta Magna estabelece, em seu Artigo 21, pargrafo IX: Compete Unio elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenao do territrio e de desenvolvimento econmico e social.

Histrico
Em 1990 foi criada a Secretaria de Assuntos Estratgicos SAE e, a ela subordinada, a Diretoria de Ordenao Territorial (DOT), que tinha como atribuies cumprir aquele preceito constitucional. A estratgia bsica da DOT concentrou-se na elaborao de planos de zoneamento ecolgico-econmico (ZEE). A DOT realizou, entre outros, os seguintes trabalhos: eleio e adequao de conceitos e mtodos que orientariam os trabalhos de Zoneamento Ecolgico-Econmico e de Ordenamento Territorial; e Plano de Zoneamento EcolgicoEconmico da Amaznia.

Histrico
Em 1999, mediante a Medida Provisria 1.795/99, a SAE foi extinta e as suas atribuies referentes ao ZEE transferidas para o Ministrio do Meio Ambiente pela Medida Provisria 1.911-8/99, e, a partir de ento, os ZEEs vm sendo realizados de forma sistematizada e continuada, em parceria com os estados e diversos rgos do Governo federal. A coordenao das aes de ordenamento territorial no tiveram, contudo, uma clara definio de responsabilidades, no mbito do Governo Federal, sendo por muitos considerada coincidente com as atribuies do Zoneamento

Ecolgico-Econmico.

Histrico
Em 2003, a Lei 10.683/03, que estabeleceu as atribuies de cada Ministrio, conferiu a responsabilidade sobre o ordenamento territorial ao Ministrio da Integrao Nacional e ao Ministrio da Defesa. Desse modo, em 2004, o Ministrio da Integrao Nacional, fazendo valer o que determina a Constituio Federal, e em

cumprimento s suas atribuies, decidiu elaborar uma proposta


de Poltica Nacional de Ordenamento Territorial. Elaborou os Termos de Referncia e procedeu a realizao de processo licitatrio para a contratao de servios de consultoria para a realizao dos estudos, apresentados neste documento.

Histrico

Em suma, o Ministrio da Integrao Nacional

concluiu a elaborao da Poltica Nacional de


Desenvolvimento Regional (PNDR), e tem se empenhado na elaborao de uma proposta de Territorial Poltica Nacional de Ordenamento

(PNOT), formando assim os pilares para uma ao coordenada de Estado na ordenao e na promoo do desenvolvimento das regies brasileiras.

Marco Conceitual

Marco Conceitual
Do ponto de vista jurdico, o territrio a extenso ou base geogrfica do Estado, sobre a qual ele exerce a sua soberania e que compreende todo o solo ocupado pela nao, inclusive ilhas que lhe pertencem, rios, lagos, mares interiores, guas adjacentes, golfos, baas, portos e tambm a faixa do mar exterior que lhe banha as costas e que constitui suas guas territoriais, alm do espao areo correspondente ao prprio territrio (HOUAISS, 2004).

Marco Conceitual
Ordenamento Territorial regulao das aes que tm impacto na distribuio da populao, das atividades produtivas, dos espaos de conservao ambiental, dos equipamentos e de suas tendncias, assim como a delimitao de territrios, segundo uma viso estratgica, considerando as ofertas e restries, mediante articulao institucional e negociao de mltiplos atores. Sob uma perspectiva normativa e estratgica, o ordenamento territorial um conjunto de arranjos formais, funcionais e estruturais que caracterizam o espao, associados aos processos econmicos, sociais, polticos e ambientais que lhe deram origem.

Diagnstico

Diagnstico
Foram analisados seis temas: Tema 1: Principais padres de uso e ocupao do territrio nacional e suas principais tendncias de transformao Tema 2: Situao das terras em poder da Unio Tema 3: Logstica do territrio e das corporaes

Tema 4: Experincias nacionais e internacionais


Tema 5: Principais aes e instrumentos setoriais multisetoriais em vigncia no pas com relao com o OT Tema 6: Anlise do aparato institucional e jurdico-legal e

Diagnstico

Principais questes identificadas

Diagnstico
Poltico-institucional:

Forte desarticulao e disperso da ao do Estado na gesto integrada do territrio


Ainda prevalece uma grande desarticulao e disperso envolvendo a ao dos diversos rgos governamentais, muito embora seja um problema que sendo combatido com relativo sucesso.

Diagnstico
Desarticulao entre as polticas setoriais com impacto territorial
Agravada por estratgias conflitantes de polticas pblicas, que, muitas vezes, geram expectativas por projetos governamentais e so focos de conflitos territoriais.

Dificuldades, para o Estado, na promoo da integrao espacial dos fluxos econmicos


Novos ritmos e localizaes de atividades econmicas, articuladas em redes logsticas visando competio internacional, colocam em xeque a capacidade do Estado nacional promover a integrao espacial dos fluxos.

Diagnstico
Econmica: Forte concentrao espacial das atividades econmicas ao longo do litoral, nas reas metropolitanas e nas regies Sudeste e Sul.
Cerca de 70% do PIB produzido numa rea extremamente reduzida do pas, enquanto a maior parte do territrio nacional ocupada por municpios que contribuem muito pouco riqueza nacional.

Distribuio do PIB nos municpios.

Diagnstico
Logstica: Territrios dominados por grandes empresas que incorporam, submetem ou excluem os territrios de grupos sociais menos poderosos
Territrios que so substancialmente impactadfos pela ao de grandes corporaes empresariais e que interferem na condio de ocupao de segmentos sociais diversos.

Oposio e disparidade entre a logstica das grandes empresas e da produo familiar


A geopoltica da corporao baseada na logstica, que lhe atribui grande velocidade de crescimento e expanso territorial, contrape-se geopoltica da pequena e mdia produo, gerando fortes conflitos e excluso social.

Diagnstico
Concentrao da malha rodoviria na faixa litornea acima da concentrao das atividades econmicas
A malha de transportes relativamente densa nas regies Sudeste, Sul e Nordeste, mas precria nas regies Centro-Oeste e Norte, em proporo abaixo da real participao destas regies na produo de produtos agrcolas e industriais.

. Malha ferroviria possui uma distribuio desigual e mal explorada


A participao da ferrovia na matriz de transportes brasileira pequena. Problemas de malha segmentada; diferenas e insuficincia de bitola; carncia de reas de armazenagem, de alimentao retro-portuarias e terminais de transbordo afetam a produtividade do modal ferrovirio, prejudicada tambm pela ausncia de grandes e regulares volumes de trfego.

Diagnstico
Logstica: Baixa explorao da navegao hidroviria no territrio nacional
O modal fluvial muito pouco utilizado no pas, tendo maior relevncia na Bacia Amaznica, onde usado para o transporte da carga geral da produo regional e a circulao de populao de baixa renda. A extenso territorial e a tropicalidade do Brasil, deveriam atribuir circulao fluvial um papel de destaque, o que no ocorre.

2. Distribuio desigual da armazenagem no territrio nacional

infra-estrutura

de

A localizao dos pontos de estocagem da produo em boa parte encontra-se distante das reas produtoras, reduzindo a competitividade de diversos produtos.

Diagnstico
Logstica: Disparidades na distribuio informao a longa distncia territorial das redes de

o litoral permanece como o eixo principal do Pas, onde todas as redes se concentram.

Discrepncia espacial crescente entre regies produtoras e consumidoras de energia de origem hidreltrica
A ampliao da gerao nas regies Sudeste, Sul e Nordeste est se esgotando, com potencial nas regies Norte e CentroOeste, implicando em extensas linhas de transmisso.

Insuficincia de uma infra-estrutura de logstica orientada para a integrao continental

Diagnstico
Rodovias e densidade de populao Sul/Sudeste: redes densas, sobretudo no Estado de So Paulo. Nordeste: densa no litoral e esparsas no serto. Centro-Oeste: densa no eixo Braslia Goinia Cuiab / regies perifricas - dominam vias sem asfalto. Amaznia: redes restritas a alguns eixos (Transamaznica) / completamente ausente no norte e parte ocidental.

Diagnstico

Redes de informao

Energia e densidade de populao

Diagnstico

Ambiental: Modelo de uso e ocupao do territrio brasileiro ambientalmente insustentvel. Forte desmatamento ao longo dos eixos de expanso da fronteira agropecuria.

Diagnstico
Limites e ameaas
Principias domnios ecolgicos do Pas versus Principais problemas que os afetam (sem ordem de prioridade): o desmatamento da Amaznia, as ameaas de drenagem e de poluio do Pantanal, a desertificao do Nordeste interior, os desabamentos na Serra do Mar e o desflorestamento dos ltimos resqucios de Mata Atlntica.

Diagnstico
Ecossistemas e Sistema Nacional de Unidades de Conservao

Diagnstico
Unidades de Conservao e Terras Indgenas

Diagnstico
Fundirio-territorial:
Conflitos fundirios pela propriedade e controle do territrio. Predominncia da grilagem e violncia como forma de apropriao e controle fundirio na Amaznia. Conflitos entre os organismos governamentais em relao a destinao do territrio. Forte concentrao populacional nas regies litorneas. Fortes contrastes socioeconmicos entre as regies Sul-Sudeste e Norte-Nordeste. Assimetria na distribuio de funes urbanas entre as redes de cidades do Sul-Sudeste e Norte-Nordeste.

Diagnstico

Densidade de populao 2000

Crescimento das capitais 18722000

Diagnstico
Variao da populao entre 1970 e 2000 reduo: extremo nordeste de Minas Gerais e extremo oeste do Esprito Santo, o norte do Paran e do Rio Grande do Sul. progresso: meia lua pioneira que vai de Rondnia ao Maranho, marcada pelo desmatamento; pela extenso da agropecuria; e pela intensa migrao.

Diagnstico/Cenrios de Ordenamento
Motores do desenvolvimento Fatores de dinamismo territorial: tendncias/ns das redes e centros propulsores do movimento do territrio. Fatores-chave: Indstria e servio = eixo So Paulo Rio BH Triangulo Mineiro DF PR SC. Agroindstria: SP MS e MT sul MA e oeste da BA. Turismo: CE BA PE RN. Irrigao: zonas de vrzea, os tabuleiros e cerrado.

Instrumentos de OT

Instrumentos existentes com reflexos no Ordenamento Territorial

A inexistncia de uma poltica

de Ordenamento Territorial

no

Pas no significa a inexistncia

de polticas pblicas setoriais


que impactam o territrio.

Instrumentos existentes com reflexos no Ordenamento Territorial


Instrumentos de Ordenamento Territorial: Sistema Nacional de Unidades de Conservao - SNUC Poltica Nacional de Desenvolvimento Urbano - PNDU Planos Diretores Municipais (e seus instrumentos de gesto territorial urbana) Plano Nacional de Recursos Hdricos Planos Diretores de Bacias Hidrogrficas Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentvel Programa Nacional de Desenvolvimento dos Territrios Rurais PRONAT Programa de Proteo de Terras Indgenas, Gesto Territorial e Etnodesenvolvimento Programa de Zoneamento Ecolgico-Econmico Eixos Nacionais de Integrao e Desenvolvimento - ENIDS

Instrumentos existentes com reflexos no Ordenamento Territorial


Instrumentos com Rebatimento Territorial: Polticas: Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR Poltica Nacional de Meio Ambiente - PNMA Poltica de Desenvolvimento Rural Sustentvel - PDRS Poltica Nacional de Recursos Hdricos - PNRH Planos Macrorregionais e Subregionais: Plano Amaznia Sustentvel - PAS Plano de Desenvolvimento do Nordeste - PDNE Plano de Desenvolvimento do Centro-Oeste - PDCO Plano de Desenvolvimento do Semi-rido - PDSA Plano BR-163 Sustentvel Planos de Desenvolvimento Regional Integrado - PDRI Planos Setoriais: Plano Nacional de Logstica e Transportes - PNLT Plano Nacional de Reforma Agrria - PNRA Plano Nacional de Energia

Instrumentos existentes com reflexos no Ordenamento Territorial


Instrumentos com Rebatimento Territorial: Programas Programa de Apoio s Comunidades Quilombolas. Programa Nacional de Crdito Fundirio PNCF. Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar PRONAF. Programa Nacional de Microbacias Hidrogrficas e Conservao de Solos na Agricultura. Projeto de Gesto Ambiental Rural GESTAR. Programa de reas Especiais e Corredores Ecolgicos. Programa de Agendas 21 Local. PROAMBIENTE. Programa de Regionalizao do Turismo. Programa Luz para Todos. Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal PRORIDE. Programa de Desenvolvimento Social da Faixa de Fronteira.

Instrumentos existentes com reflexos no Ordenamento Territorial


Instrumentos com Rebatimento Territorial: Programas (cont.): Programa da Sustentabilidade de Espaos Sub-Regionais PROMESO. Programa de Promoo e Insero Econmica de Sub-Regies PROMOVER. Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentvel do Semi-rido CONVIVER. Programa de Incentivo Irrigao e Armazenagem MODERINFRA. Programa de Modernizao da Agricultura e Conservao de Recursos Naturais MODERAGRO. Programa de Desenvolvimento do Agronegcio PRODEAGRO. Programa de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Gerao de Emprego e Renda PROGEREN.

Instrumentos existentes com reflexos no Ordenamento Territorial


Instrumentos com Rebatimento Territorial: Programas (cont.) Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Ferrovias nas Regies Norte e Nordeste. Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Biodiesel. Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Fontes Alternativas de Energia Eltrica no mbito do PROINFRA. Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia Eltrica. Programa de Fortalecimento e Modernizao das Entidades Filantrpicas de Sade e Hospitais Estratgicos Integrantes do Sistema nico de Sade SUS. Programa de Desenvolvimento do Turismo PRODETUR. Programa de Arranjos Produtivos Locais.

Instrumentos existentes com reflexos no Ordenamento Territorial


Instrumentos com Rebatimento Territorial: Fundos Fundo para o Desenvolvimento Tecnolgico das Telecomunicaes - FUNTTEL Fundos Constitucionais de Financiamento - FCO, FNE e FNO Fundo de Desenvolvimento da Amaznia FDA Fundo de Desenvolvimento do Nordeste FDNE Fundo Nacional do Meio Ambiente FNMA Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT Fundo Nacional de Assistncia Social FNAS Fundo Nacional de Desenvolvimento - FND Outros Sistema Nacional de Conselhos de Cidades Sistema Municipal de Planejamento Consrcios Pblicos Intermunicipais

Princpios

Princpios
Soberania nacional e integridade territorial.

Incluso social e cidadania.


Reconhecimento da diversidade socio-cultural.

Reconhecimento da diversidade proteo do meio ambiente.

ambiental

Incorporao da dimenso territorial, e suas especificidades, na formulao das polticas pblicas setoriais. Uso e ocupao racional e sustentvel do territrio.

Objetivo

Objetivo
Estimular o uso e a ocupao racional e sustentavel do territrio, com base na distribuio mais equnime da populao e das atividades produtivas, garantindo s geraes presente e futuras o usufruto sustentvel dos recursos naturais, e Promovendo a integrao nacional e contribuindo para a soberania nacional e a integridade territorial; Valorizando as potencialidades econmicas e as diversidades scio-culturais das regies brasileiras; Reduzindo as disparidades e desigualdades espaciais, inter e intra-regionais.

Diretrizes de Ao

Diretrizes de ao propostas
Poltico-institucional: 1. Promover a compatibilizao e articulao das polticas pblicas e de suas instncias decisrias, em seus rebatimentos no espao, reduzindo os conflitos na ocupao e no uso do territrio e de seus recursos. 2. Estruturar um sistema de governana territorial. 3. Estimular a descentralizao da gesto territorial. 4. Promover a Integrao das mltiplas escalas municipal, microrregional, mesorregional, estadual, macrorregional e continental - nas polticas de ordenamento territorial.

Diretrizes de ao propostas

Sociocultural: 5. Estimular o reconhecimento dos direitos das populaes vulnerveis aos processos de ocupao e uso do territrio e valorizar as identidades regionais.

Diretrizes de ao propostas
Econmica:

6.

Estimular a distribuio espacial eqitativa das atividades produtivas sustentveis e dinmicas, com base na inovao e no aumento da produtividade e competitividade, valorizando as identidades regionais, visando a insero em mercados locais, regionais, nacionais e/ou internacionais.

7. Promover a articulao e criao de instrumentos financeiros de apoio ao ordenamento territorial, priorizando os territrios deprimidos/estagnados.

Diretrizes de ao propostas
Logstica: 8. Articular a integrao das redes de infra-estruturas econmicas e de equipamentos e servios sociais e urbanos. 9. Articular e apoiar a reestruturao e o redimensionamento da matriz de transporte, visando integrar os mercados intra e inter regionais e nacional. Articular e apoiar a diversificao da matriz energtica e expanso das redes, em atendimento s necessidades de desenvolvimento e melhor distribuio das atividades produtivas.

10.

Diretrizes de ao propostas
Fundirio- territorial:

11. Promover a gesto articulada do patrimnio da Unio em harmonia com a gesto fundiria dos estados e municpios. 12. Promover a destinao do estoque de terras em posse da Unio em funo de parmetros de desenvolvimento sustentvel e de conservao.
13. Articular o processo de interiorizao da ocupao do territrio, desconcentrando as reas metropolitanas e as reas urbanas costeiras.

Diretrizes de ao propostas
Fundirio- territorial: 14. Apoiar o fortalecimento da rede de cidades de centralidade mdia. 15. 16. Apoiar o fortalecimento das cidades de pequeno porte e ncleos urbanos de apoio rural. Debater e estabelecer critrios que norteiem processos de criao de novas unidades federativas e de municpios.

17.

Articular aes de OT com programas territoriais especficos como os referentes a Faixa de Fronteira e ao Mar Territorial.

Diretrizes de ao propostas
Ambiental: 18. Incorporar a dimenso ambiental nas aes de estruturao do territrio. 19. Apoiar e estimular a criao de unidades de conservao pblicas e privadas.

20. Articular as aes de OT com as relativas gesto de bacias hidrogrficas.

Estratgias

Estratgias
Poltico-institucional: 1. Promover a articulao institucional e a negociao das aes de mltiplos atores, visando compatibilizar os distintos interesses envolvidos no uso e ocupao do territrio. 2. Promover a adequao dos instrumentos de financiamento, de polticas relacionados ao OT, considerando os impactos territoriais. 3. Promover a gesto participativa envolvendo o poder pblico, o setor produtivo e a sociedade civil, de forma a garantir a descentralizao administrativa e o controle social.

Estratgias
Poltico-institucional:

4. Construir parcerias supranacionais na gesto de projetos que, por sua natureza, transcendem fronteiras nacionais no mbito do OT. 5. Integrar os princpios e diretrizes da PNOT nas decises de investimento da IIRSA (Iniciativa de Integrao Regional SulAmericana)

Estratgias

Socio-cultural: 6. Proceder aes de OT compatveis com os direitos das populaes vulnerveis aos processos de ocupao e uso do territrio e valorizar as identidades regionais.

Estratgias
Econmica: 7. Apoiar o fortalecimento e a disseminao de plos de P,D&I (pesquisa , desenvolvimento e inovao) nas regies. 8. Estimular investimentos em arranjos e cadeias produtivas prioritrios para o desenvolvimento sustentvel, priorizando as regies menos dinmicas. 9. Estimular atividades econmicas, especialmente em territrios economicamente deprimidos, priorizando as vocaes e potencialidades locais. 10. Priorizar regies estagnadas e ocupadas por vulnerveis nos investimentos produtivos. populaes

Estratgias
Econmica: 11.Induzir, por meio de polticas pblicas, a desconcentrao territorial da indstria e dos servios de ponta, priorizando a gerao de emprego e renda nas diferentes regies. 12.Estimular a melhoria e a ampliao da infra-estrutura das comunidades rurais e o reforo s polticas agropecurias e de turismo rural, condizentes com os objetivos da PNOT, em suas diferentes escalas. 13.Estimular o potencial do desenvolvimento econmico local.

Estratgias

Logstica: 15. Construir mecanismos de coordenao intra governamental que incorporem os parmetros definidos pela PNOT no planejamento e decises de investimento em infra-estrutura.

Estratgias
Fundirio- territorial:

16. Estabelecer critrios e prioridades nos casos de conflitos de uso em Terras da Unio destinadas Unidades de Conservao, projetos de assentamento do Incra, Terras Indgenas, Quilombolas e outras destinaes.
17. Priorizar o uso sustentvel nas reas florestadas. 18. Estimular a intensificao do uso do solo nas reas antropizadas.. 19. Criar sistema de gesto das terras do patrimnio fundirio da Unio na Amaznia, articulado ao SIPAM / SIVAM. 20. Articular a rede urbana pela dinamizao econmica das cidades de centralidade mdia. 21. Criar instrumentos financeiros de apoio ao ordenamento territorial.

Estratgias
Ambiental:

21. Fortalecer a articulao institucional entre o MMA e os demais ministrios para criao das Unidades de Conservao.

22. Compatibilizar a PNOT com critrios de ocupao nas zonas de amortecimento de reas protegidas.

instrumentos propostos para OT

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial

QUE CRIADO?

TIPO

DE

ARRANJO
DEVE SER

INTERINSTITUCIONAL
. UMA COORDENAO?

. UMA CMARA?
. UM CONSELHO? . UM SISTEMA?

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial

QUE

MINISTRIOS

ENTIDADES ESTA

DEVEM

COMPOR

ORGANIZAO ?

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial

DEVE HAVER UM (OU MAIS DE UM)

ORGANISMO COORDENADOR ?
DE QUE TIPO ?
. AGNCIA?
. AUTARQUIA?

. SECRETARIA NUM MINISTRIO?


. UM MINISTRIO EXERCENDO A SEC. EX?

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial

QUE CRIADOS

INSTRUMENTOS DEVEM MBITO NO

DE SER DESTA

PLANEJAMENTO ORGANIZAO ?

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial

Fim da apresentao

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial

Proposta de um Sistema Nacional de Ordenamento Territorial (SISNOT)

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial

Sistema Nacional de Ordenamento do Territrio (SISNOT)


Ser formado por rgos e entidades, integrantes da administrao direta e indireta da Unio, dos Estados e dos Municpios, cujas competncias englobem a gesto territorial.

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial


Composio do SISNOT: rgos centrais do GF de coordenao do sistema Ministrio da Integrao Nacional Ministrio da Defesa Ministrio do Planejamento Casa Civil rgos participantes do GF Ministrio das Cidades Ministrio do Meio Ambiente Ministrio do Desenvolvimento Agrrio Ministrio dos Transportes Ministrio das Comunicaes Ministrio de Minas e Energia Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior Ministrio do Turismo Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio das Relaes Exteriores

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial


Composio do SISNOT:

rgos participantes do GF Ministrio da Justia Ministrio da Sade Ministrio da Educao Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Ministrio do Trabalho e Emprego Ministrio da Cultura Ministrio da Fazenda
rgos e entidades estaduais e municipais Cujas competncias estejam relacionadas ao ordenamento de territrio rgo executor Entidade autrquica ou agncia a ser criada rgos consultivos e deliberativos Conselhos participativos a serem criados (Conselhos Nacional, Macrorregionais, Estaduais e Mesorregionais de Ordenamento do Territrio)

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial

O anteprojeto de Poltica Nacional de Ordenamento Territorial dever inserir, no mbito do SISNOT, rgos/entidades a serem criados, em especial o rgo executor entidade a ser responsvel pela execuo da poltica, podendo ser uma autarquia, uma agncia, uma secretaria no mbito do MI ou a secretaria executiva exercida pelo MI.

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial 1 Conselhos Nacional, Macrorregionais e Mesorregionais de Ordenamento Territorial

2 Planos Nacional, Macrorregionais e Mesorregionais de Ordenamento Territorial 2.1 Programa de Destinao do Uso das Terras da Unio 3. Fundo Nacional de Ordenamento Desenvolvimento Regional Sustentvel
4

Territorial

Observatrio do Territrio (Informao e Monitoramento Territorial)

Instrumentos propostos para o Ordenamento Territorial

Outros instrumentos propostos: 1 Comisso especfica para Ordenamento Territorial Congresso Nacional 2 Programa interinstitucional de integrao territorial continental no

Fim da apresentao

S-ar putea să vă placă și