Sunteți pe pagina 1din 22

CANES E LENDAS

Tylor (1871) define a cultura atravs do desenvolvimento mental e organizacional das socie dades, como " esse todo complexo que inclui os conhecimentos, as crena s reli giosas, a arte, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hbitos que o homem adquire enquanto membro da sociedade

Dana praticada especialmente nas cidades e na zona rural da chamada Baixada Cuiabana, faz parte das festas de batizados, casamentos e festejos religiosos. De acordo com Julieta Godoi "siriri expresso hispano-lusitana, fortemente cultuada no ritmo e no andamento, com expresso africana". Acredita-se, por conta de elementos presentes, que a dana originada da mistura de expresses indgenas, europeias e africanas.

danado por homens, mulheres e at crianas, em uma coreografia bastante variada sem uma interpretao definida; foi muito praticada em sala de casa ou mesmo em quintais e terreiros; atualmente, ganhou os sales, os palcos dos festivais folclricos e culturais no Estado, festas (sem vinculao com santos ou religiosidade popular), shows, os estdios de televiso e principalmente os locais tursticos.

Fornada de Siriri

Nico e Lau Vamos form a roda pra dan o siriri (bis) um amor que vai embora outro que fica aqui (bis) Vamos form a roda pra dan o siriri (bis) um amor que vai embora outro que fica aqui (bis) O amor de marinheiro amor de meia hora (bis) quando vai querendo bem marinheiro vai se embora (bis) O amor de marinheiro amor de meia hora (bis) quando vai querendo bem marinheiro vai se embora (bis) Vamos form a roda pra dan o siriri (bis) um amor que vai embora outro que fica aqui (bis) Vamos form a roda pra dan o siriri (bis) um amor que vai embora outro que fica aqui (bis) Quem qu bem espera um ano espera dois, espera trs (bis) Quem qu bem espera quatro. Espera cinco, espera seis (bis) Quem qu bem espera um ano espera dois, espera trs (bis) Quem qu bem espera quatro. Espera cinco, espera seis (bis) A folha da bananeira no balana mais (bis) a moa quando casa no namora mais (bis) A folha da bananeira no balana mais (bis) a moa quando casa no namora mais (bis) Vamos form a roda pra dan o siriri (bis) um amor que vai embora outro que fica aqui (bis) Vamos form a roda pra dan o siriri (bis) um amor que vai embora outro que fica aqui (bis)

O Cururu um canto primordial do folclore mato-grossense. A cantoria do cururu se classifica em sacra e profana. A sacra, tambm chamada de funo ou porfia, tem funo religiosa e foi criada por fiis. Geralmente acontece aps as oraes aos santos de devoo popular, na casa de amigos ou comunidade da igreja, e tem o objetivo de louvar ou homenagear aquele determinado santo.

A profana aquela acompanhada pelos desafios e versos dos trovadores, por trovas de amor, declaraes e desabafos ou desafio a algum que roubou uma mulher amada e uma variada coreografia totalmente masculina.

Em Mato Grosso, a expresso musical Rasqueado Cuiabano tem origem em fins do sculo XIX, com influencia do perodo ps Guerra do Paraguai. Os paraguaios remanescentes da Guerra comearam a se integrar junto com os ribeirinhos matogrossenses para o convvio do dia-a-dia.

Nessa interao de simbioses prticas, a viola-de-cocho e o violo paraguaio comearam a tocar uma nova msica, mistura de siriri mato-grossense e polca paraguaia. ribeirinhos.

SAUDAO DO ALTAR Deus te salve altar sagrado, com as imagens reunidas, onde est senhor ditoso, que por ns foi oprimido. Deus te salve luz brilhante, sendo de Deus um sinal, nesse altar to decente, um sagrado tribunal. O meu nobre componente, Aceitai a saudao, Sada a gloriosa, Virgem da Conceio.

A Virgem da Conceio, e o padre eterno tambm, para gozar a vida eterna, para sempre amm.

OBRIGAO DO CRISTO

Obrigao do cristo entrar para igreja adentro, oferecer sua orao, para o Santssimo Sacramento.
Esta palavra bendita, para todo bom cristo, Santssimo Sacramento, Purssima Conceio. Purssima Conceio, Virgem Maria Senhora, concebida imaculada, daquele reino de glria. Sem pecado original, desde o primeiro instante, para sempre amm, Jesus, esse nosso Pai amante.

O novo ritmo surgiu para a exaltao da volta vida e para sepultar as lgrimas do grande conflito que determinou o rumo da histria latinoamericana. A fuso dessas duas danas resultou numa terceira: o pr-rasqueado. O pr-rasqueado limitou-se aos acordes de siriri/cururu, devido ao seu desenvolvimento na viola-de-cocho, nos chamados Tchinfrins (bailes de quissassa), onde as formas de danar receberam diversas designaes como: liso, crespo, rebua-e-tchua... para mais tarde participar das festas juninas, carnaval ou qualquer exaltao festeira dos

Definio da palavra rasqueado: "...arrastar as unhas ou um s polegar sobre as cordas sem as pontear". (Acordes em glissandos rpidos rasgado rasgadinho rasgueado e rasgueo) Dicionrio Musical Brasileiro - Mrio de Andrade. Origem do Rasqueado Cuiabano.

P Pix (Moiss Martins e Pescuma) Milho torradinho, socado Canela aucarada A branca pura, aquela gurizada No tempo do Campo do Ourique Quando a pandorga, o finca-finca O buscap e o trique-trique Pintavam o cu com pingos de luz tempo bom que no volta mais S na lembrana de quem foi menino, hoje rapaz Milho torrado, bem socadinho Ai que saudade do eu tempo de menino Um dia ainda verei eu tenho f Meu neto, meu neto Com a boca toda suja de pix.

Rasqueado do pau rodado (Pescuma e Pineto) No agento mais ser chamado de pau rodado J tomo licor de pequi, j dano o Siriri Como bagre ensopado Sou devoto de So Benedito At j dano o rasqueado Sou devoto de So Benedito At j dano o rasqueado Adoro banho de rio, vou direto pra Chapada Na noite cuiabana tomo todas bem gelada Sou viciado no boz, pescaria e cururu Tomo pinga com amargo Como cabea de pau E, E, E, s no nasci em Cuiab Mas no que eu cresci Meu bom Jesus mandou buscar.

Me d'gua Parente da sereia, mantm o mesmo hbito de se pentear em cima de uma grande pedra. Nos dias em que o pescador no consegue pegar peixe, dizem se tratar da beno da me d'gua sobre o anzol. Protetora dos peixes, considerada um mito ecolgico. Negrinho d'gua Tambm conhecido como Caboclo d'gua em outras regies, uma espcie de Saci-Perer do rio, que vive fazendo travessuras com os pescadores. Andam em bandos e, no fundo dos rios, h a cidade dos negrinhos d'gua. s vezes, quando capturam um pescador, levam-no para o fundo do rio para dar-lhe surras!

Minhoco ou minhocuu um grande monstro em forma de serpente, que circula pelos rios e guas do Pantanal virando canoas, devorando pescadores, levantando grandes ondas e desmoronando barrancos dos rios. As lendas dizem que no se pode reformar ou restaurar a igreja matriz pois o minhoco encontrase preso pelos fios de cabelo de Nossa Senhora. Fua-fua Outro bicho aqutico, fua nas partes mais rasas do rio e sua face assemelha-se de um porco. As areias agitadas sob a gua so sinais de que est prximo.

Me do ouro quase como uma bola de fogo que brota da gua ou da terra, indicando que h dinheiro ou ouro enterrado por perto. Por isso que Me do Ouro s aparece em regies de minerao.
Barco fantasma Um barco que afundou na Baa de Chacoror no fim do sculo XIX est at hoje assombrando suas guas. Dizem que ele surge das guas, em meio as ondas e ao som do hino do Divino, misturando vozes de conversas e risos.

S-ar putea să vă placă și