Sunteți pe pagina 1din 31

DIREITOS HUMANOS E DIGNIDADE HUMANA

Carta da ONU Declarao Universal dos DDHH Direitos Humanos: ausncia de cidadania e excluso social

Que so Direitos Humanos (DH)?

Qual a importncia de se discutir esses direitos, hoje?


Qual sua abrangncia e sua aplicabilidade? Qual a relao entre DH e cidadania?

O CENRIO INICIAL

Carta da Naes Unidas

So Francisco (Califrnia, USA), 26 de junho de 1945:

Prembulo
NS, OS POVOS DAS NAES UNIDAS, RESOLVIDOS A preservar as geraes vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espao da nossa vida, trouxe sofrimentos indizveis humanidade, e a reafirmar a f nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das naes grandes e pequenas, e a estabelecer condies sob as quais a justia e o respeito s obrigaes decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condies de vida dentro de uma liberdade ampla.

E PARA TAIS FINS,

Praticar a tolerncia e viver em paz, uns com os outros, como bons vizinhos, e unir as nossas foras para manter a paz e a segurana internacionais, e a garantir, pela aceitao de princpios e a instituio dos mtodos, que a fora armada no ser usada a no ser no interesse comum, a empregar um mecanismo internacional para promover o progresso econmico e social de todos os povos.

RESOLVEMOS CONJUGAR NOSSOS ESFOROS PARA A CONSECUO DESSES OBJETIVOS. Em vista disso, nossos respectivos Governos, por intermdio de representantes reunidos na cidade de So Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram achados em boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Naes Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organizao internacional que ser conhecida pelo nome de Naes Unidas.

Art. 1. Os propsitos das Naes Unidas so:


1. Manter a paz e a segurana internacionais e, para esse fim: tomar, coletivamente, medidas efetivas para evitar ameaas paz e reprimir os atos de agresso ou outra qualquer ruptura da paz e chegar, por meios pacficos e de conformidade com os princpios da justia e do direito internacional, a um ajuste ou soluo das controvrsias ou situaes que possam levar a uma perturbao da paz;

2. Desenvolver relaes amistosas entre as naes, baseadas no respeito ao princpio de igualdade de direitos e de autodeterminao dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal;

3. Conseguir uma cooperao internacional para resolver os problemas internacionais de carter econmico, social, cultural ou humanitrio, e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e s liberdades fundamentais para todos, sem distino de raa, sexo, lngua ou religio; e
4. Ser um centro destinado a harmonizar a ao das naes para a consecuo desses objetivos comuns.

Declarao Universal dos Direitos Humanos

Pallais de Chaillot, (Paris, Frana), 10 de dezembro de 1948:

Prembulo
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e dos seus direitos iguais e inalienveis constitui o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo; Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbrie que revoltam a conscincia da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da misria, foi proclamado como a mais alta inspirao do Homem;

Considerando que essencial a proteo dos direitos do Homem atravs de um regime de direito, para que o Homem no seja compelido, em supremo recurso, revolta contra a tirania e a opresso;

Considerando que essencial encorajar o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes;


Considerando que, na Carta, os povos das Naes Unidas proclamam, de novo, a sua f nos direitos fundamentais do Homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres e se declaram resolvidos a favorecer o progresso social e a instaurar melhores condies de vida dentro de uma liberdade mais ampla;

Considerando que os Estados membros se comprometeram a promover, em cooperao com a Organizao das Naes Unidas, o respeito universal e efetivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais; Considerando que uma concepo comum destes direitos e liberdades da mais alta importncia para dar plena satisfao a tal compromisso:

A Assemblia Geral proclama a presente Declarao Universal dos Direitos Humanos como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as naes, a fim de que todos os indivduos e todos os rgos da sociedade, tendo-a constantemente no esprito, se esforcem, pelo ensino e pela educao, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicao universais e efetivos tanto entre as populaes dos prprios Estados membros como entre as dos territrios colocados sob a sua jurisdio.

Art. 1
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade.

Art. 2
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declarao, sem distino alguma, nomeadamente de raa, de cor, de sexo, de lngua, de religio, de opinio poltica ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situao. Alm disso, no ser feita nenhuma distino fundada no estatuto poltico, jurdico ou internacional do pas ou do territrio da naturalidade da pessoa, seja esse pas ou territrio independente, sob tutela, autnomo ou sujeito a alguma limitao de soberania.

Art. 3:
Todo indivduo tem direito vida, liberdade e segurana pessoal.

Art. 4:
Ningum ser mantido em escravatura ou em servido; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, so proibidos.

Art. 5:
Ningum ser submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruis, desumanos ou degradantes.

Art. 6:
Todos os indivduos tm direito ao reconhecimento, em todos os lugares, da sua personalidade jurdica.

Art. 7:
Todos so iguais perante a lei e, sem distino, tm direito a igual proteo da lei. Todos tm direito a proteo igual contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao.

A Declarao [Universal dos Direitos Humanos] d incio a uma fase da humanidade na qual a afirmao dos direitos humanos ao mesmo tempo universal e positiva: universal no sentido de que os destinatrios dos princpios nela contidos no so mais apenas os cidados deste ou daquele Estado, mas todos os homens; positiva no sentido de que pe em movimento um processo em cujo final os direitos dos homens devero ser no apenas proclamados ou apenas idealmente reconhecidos, porm efetivamente protegidos at mesmo contra o prprio Estado que os tenha violado.
(Jos Gregori, 1998, p. 211)

Ainda assim, as violaes dos DH continuaram, inclusive com guerras...


1904 - 1905: Guerra Russo-Japonesa 1904 - 1905: Guerra Russo-Japonesa 1905 - 1905: Revoluo Russa de 1905 1910 - 1928: Revoluo Mexicana 1912 - 1913: Guerras Balcnicas 1912 - 1916: Guerra do Contestado 1914 - 1918: Primeira Guerra Mundial 1917 - 1917: Revoluo Russa de 1917 1917 - 1921: Revoluo Ucraniana 1918 - 1922: Guerra Civil Russa 1927 - 1949: Guerra Civil Chinesa 1932 - 1935: Guerra do Chaco 1936 - 1939: Guerra Civil Espanhola 1936 - 1939: Revoluo Espanhola 1937 - 1945: Segunda Guerra Sino-Japonesa 1939 - 1945: Segunda Guerra Mundial 1939 - 1940: Guerra de Inverno 1948: Conflito Israelo-Palestino 1948: Conflito rabe-Israelense 1950 - 1953: Guerra da Coria 1953 - 1959: Revoluo Cubana 1954 - 1962: Guerra da Arglia 1956: Guerra do Suez 1961 - 1975: Guerras Coloniais 1964 - 2005: Guerra Civil na Colmbia 1964 - 1975: Luta Armada de Libertao Nacional 1964 - 1973: Guerra do Vietname 1964 - 1991: Guerra Fria 1966: Revoluo Cultural Chinesa 1967 - 1967: Guerra dos Seis Dias 1973 - 1973: Guerra do Yom Kippur 1974: Revoluo dos Cravos 1979 - 1989: Guerra do Afeganisto 1980 - 1988: Guerra Ir-Iraque 1982 - 1982: Guerra das Malvinas (Falklands) 1990 - 1991: Guerra do Golfo 1998: Guerra do Kosovo 2001 - 2002: Invaso do Afeganisto 2003: Invaso do Iraque 2006 - 2006: Conflito Israelo-Libans de 2006

Breve olhada sobre o Brasil, na dcada de 1960, 1970, 1980...

Breve olhada sobre o Brasil


Nos anos sessenta e setenta, a violncia arbitrria do Estado e o desrespeito s garantias fundamentais fizeram com que indivduos e grupos se voltassem contra o regime autoritrio em nome da defesa dos direitos humanos. As primeiras comisses de direitos humanos foram fundadas a partir dos anos 1970 e chamaram a ateno para a tortura e assassinatos de dissidentes e presos polticos, fazendo revelar as condies gritantes das prises brasileiras. Nos anos oitenta e noventa, entretanto, o aumento da criminalidade e da insegurana, agora sob um regime democrtico, levou indivduos e coletividades a se voltarem contra a defesa dos direitos humanos, sob o pretexto que esses serviam mais aos criminosos e delinqentes do que s vtimas.

DH: ausncia de cidadania e a excluso moral


Direitos Humanos so os direitos de todos ao reconhecimento da dignidade intrnseca do ser, independentemente de qualquer julgamento moral ou de condio racial, tnica, social, econmica, poltica, sexual, religiosa ou educacional. Por isso, so entendidos como direitos universais, acima de fronteiras geopolticas e culturais.

O retorno democracia no Brasil no significou o retorno ao estado de direito, no sentido da eliminao das violaes de direitos humanos. No Brasil, diferentes autores tm reiterado que no ocorreu a universalizao das leis, o que significa que a cidadania no universal. A inexistncia de controles democrticos sobre os governantes conjuntamente com a no extenso dos direitos humanos s camadas mais pobres da populao mantm a forte hierarquizao social.

HIERARQUIZAO SOCIAL alimentada pelo paternalismo, pela economia de subsistncia e por estratgias de sobrevivncia que impedem o desenvolvimento de identidade de grupo. No violncia s defendida por aqueles que j adquiriram a sobrevivncia econmica e social.

Desigualdades econmicas, sociais e polticas afetam a capacidade legal dos indivduos e garantem a desigualdade deles perante as leis.

CIDADANIA RESTRITA

Ocorre quando no h:
universalizao das leis. controle da violncia.

No tem conscincia de que a contribuio dos cidados para a construo da riqueza da nao lhes d direitos de serem ouvidos, de merecerem um status de respeito.

NO INDIGNAO DIANTE DAS VIOLAES DOS DDHH


Sintoma de presena de fortes obstculos para a construo de uma sociedade democrtica. Sugere existncia de cidadania frgil. Ignora que a defesa do direito integridade fsica condio para o exerccio da justia social, econmica e poltica.

Emerge o Direito Penal do Inimigo!!

Massacre do Carandiru So Paulo, 2 de outubro de 1992.

NO INDIGNAO!!
A no indignao revela que pode estar em curso um processo coletivo de desativao dos mecanismos de autocontrole moral um processo de excluso moral ocorrendo quando pessoas que normalmente obedecem e respeitam as leis aceitam aes brbaras contra indivduos ou grupos. Certos grupos so colocados fora da comunidade moral, no mais envolvendo princpios de justia!

Certos indivduos podem ser maltratados, humilhados, torturados o mortos... Sem a sensao de que isto viola regras consensuais de justia.

Eldorado do Carajs, Par, 17 de abril de 1996.

Abu Ghraib

S-ar putea să vă placă și