Sunteți pe pagina 1din 14

SENTENA

- Conceito: art. 162, 1: conceito traado a partir do contedo da sentena: arts. 267 e 269.

- A sentena encerra ETAPA ou mdulo de conhecimento em 1 instncia; a etapa cognitiva em primeira instncia.
- A rigor, o processo s se encerra com a realizao concreta do direito reconhecido na sentena = ex.: condenao em dinheiro + pagamento. - Sentena = satisfao? = necessidade de executar (pedir o cumprimento da sentena para determinadas sentenas, quando houver condenao.) - Cumprimento/ execuo = atividade de realizao = atividade de satisfao. - Terminativas(ou processuais):hipteses do art. 267 - Sentena - Defintivas (de mrito): hipteses do art. 269

- SENTENAS TERMINATIVAS (ART. 267) (OU PROCESSUAIS) - Terminativas = porque terminam o processo = precisamente, em primeira instncia . - O art. 267 fala em extino sem resoluo do mrito. - Permite ao autor em regra, ingressar com novo processo (art. 268) desde que pague as custas (par. nico): - Excees: - inciso V do art. 267 = Litispendncia Coisa julgada Perempo - Hipteses do art. 267: LER CADA UMA. OBS.: geram apenas sentenas ou podem tambm gerar deciso intelocutria?

- SENTENAS DEFINTIVAS (JULGAM O MRITO = DA SENTENA DE MRITO) (ART. 269) - So as que decidem, resolvem, solucionam o mrito da causa, a lide, o conflito de interesses.
- H composio definitiva do litgio.

- A rigor: julgamento s na hiptese do inc. I.


- As demais hipteses dependem de uma atividade de uma parte ou de ambas.

Sentena de mrito = Silogismo (ato lgico)


Premissa menor = fatos Premissa maior = lei Concluso = acolhimento ou rejeio do pedido

- REQUISITOS OU ELEMENTOS DA SENTENA:

- Art. 458

- relatrio - fundamentao - dispositivo

- Falta de um dos requisitos:


Nulidade da deciso.

Relatrio:

Contedo do inc. I do art. 458.

- Fundamentao ou Motivao: (inc. II): o momento em que o juiz desenvolve o seu raciocnio, aplicando sobre os fatos as regras de direito. - nessa parte que o juiz fixa as premissas, justifica a deciso.

- Jura novit curia = o juiz conhece o direito = pode aplicar regra


diferente da indicada pelas partes. - Todas as decises judiciais devem ser motivadas: art. 93, IX da CF e art. 131 CPC). - Sentenas terminativas: poder decidir de forma concisa (art. 459, 2 parte) - Deciso concisa no significa deciso sem fundamentao. Deve ser suficiente

- Dispositivo: (inc. III): estruturalmente, a parte final da sentena. a concluso.


- no dispositivo que est contida a deciso, a resoluo da causa. - o dispositivo que far coisa julgada. - No dispositivo o juiz: - decreta a extino do processo sem resoluo do mrito - julga procedente (acolhe) o pedido do autor - julga improcedente (rejeita) o pedido do autor.

- Outros requisitos no constantes no


rol do art. 458:

- Art. 164: devem ser redigidas, datadas e assinadas pelo juiz. - SUCUMBNCIA: Na sentena o juiz definir a sucumbncia. - Fundamento: Teoria da causalidade: quem deu causa demanda deve suportar os custos do processo (art. 20).

- PRINCPIO DA ADSTRIO DO JUIZ AO PEDIDO ou DA CONGRUNCIA ENTRE O PEDIDO E A SENTENA ou DA CORRELAO ENTRE O PEDIDO E A SENTENA
- Arts. 128 e 460 - A sentena dever se conter nos limites do pedido. - Excees: - prestaes peridicas (at. 290) - juros de mora (at. 293) - atualizao monetria - verbas de sucumbncia

- A sentena deve ser certa: Art. 459, par. nico. Se o autor formulou pedido certo.
- Se for pedido genrico e sentena ilquida = procede-se liquidao da sentena. - Art. 475-A, 3 - veda sentena ilquida em ao de indenizao por acidente de trnsito e de seguro de veculos. - Lei 9.099/95 veda sentena ilquida

- Sentena no congruente com o pedido, ser: (art. 460)

Extra petita: quando o juiz concede providncia no

pleiteada ou diversa da pleiteada = Ex.: autor pede condenao de pagar quantia e condena em obrigao de fazer ou de entregar coisa.

Ultra petita: concede mais do que o pedido = Ex.: pede


100 e condenao de 200.

Citra ou Infra petita: Quando deixa de apreciar um pedido


ou todo o pedido (ex.: pedidos cumulados) Ex.: pede danos emergentes e lucros cessantes e s aprecia danos emergentes.

OBS.: acolher parcialmente o pedido no julgamento extra ou infra petita.

- PRINCPIO DA INVARIABILIDADE DA SENTENA - Art. 463 - Veda ao juiz a modificao da sentena que publicou. - Publicao: juntada aos autos ou entregue em cartrio pelo juiz. - No significa que o juiz no pratica mais nenhum ato no processo.

- Excees ao princpio da invariabilidade:


- art. 285-A, 1
- art. 296

Importam reforma da prpria sentena

- Correo de inexatides materiais ou erros de clculos: No podem

importar em novo julgamento da causa. De ofcio ou a requerimento das partes. - E erros/equvocos cometidos pelo julgador evidentes: Exs.: - menciona no relatrio autor e ru e no dispositivo pessoa diversa - erro na soma das parcelas. - erro de clculo: mero erro aritmtico.
- Embargos de declarao: Podem modificar a sentena? H divergncias (e se
acolher a alegao de prescrio ou decadncia suprindo omisso)?

Tudo o que foi dito aplica-se ao acrdo.

S-ar putea să vă placă și