Sunteți pe pagina 1din 20

Geografia .

Aula 01

Geopoltica: comits da ONU

A geopoltica atual contribui para o nascimento de um novo mundo, um novo homem?

(Salvador Dali, Criana geopoltica obervando o nascimento de um novo homem) Anatomia de Lee
http://maresdatranquilidade.blogspot.com/2007/06/anatomia-de-lee.html

1.1 Qual o novo cenrio geopoltico mundial?

http://www.academia.g12.br/professores/ismael/aulas_apoio_39.html

http://www.americainternational.com.br/

http://www.academia.g12.br/professores/ismael/aulas_apoio_39.html

www.sebodomessias.com.br

1.2 O que fazer diante de tanto desafio?

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-influencia-onu.htm

1.3 O que Geopoltica?


A geopoltica contempornea pode ser definida como o estudo das relaes entre territrio e poder na idade contempornea. A geopoltica na idade contempornea se difere radicalmente da geopoltica em outros perodos da histria, sobretudo pela crescente acelerao das mudanas sociais, econmicas e culturais.

http://zeoliveira.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_08.html

1.4 ONU Soluo ou pesadelo?


A Organizao das Naes Unidas uma instituio internacional formada por 192 Estados soberanos, fundada aps a 2 Guerra Mundial para manter a paz e a segurana no mundo, fomentar relaes cordiais entre as naes, promover progresso social, melhores padres de vida e direitos humanos.

Os membros so unidos em torno da Carta da ONU, um tratado


internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional. As Naes Unidas so constitudas por seis rgos principais: a Assemblia Geral, o Conselho de Segurana, o Conselho Econmico e

Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justia e o


Secretariado. Todos eles esto situados na sede da ONU, em Nova York, com exceo do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda. Ligados ONU existem organismos especializados que trabalham em reas to diversas como sade, agricultura, aviao civil, meteorologia e trabalho

por exemplo: OMS (Organizao Mundial da Sade), OIT (Organizao


Internacional do Trabalho), Banco Mundial e FMI (Fundo Monetrio Internacional). Estes organismos especializados, juntamente com as Naes Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Naes Unidas para a Infncia, UNICEF), compem o Sistema das Naes Unidas.
http://www.canalkids.com.br/unicef/onu.htm

1.5 A ESTRUTURA DA ONU


O Sistema da Organizao das Naes Unidas centralizado nos seguintes rgos: Assemblia Geral Conselho de Segurana Conselho Econmico e Social (ECOSOC) Conselho de Tutela Corte Internacional de Justia Secretariado

Programas e rgos 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Alto Comissariado das Naes Unidas para os Refugiados (ACNUR) Centro de Comrcio Internacional (CCI) Programa Mundial de Alimentao (PMA) Programa das Naes Unidas para os Assentamentos Humanos (PNUAH) Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Programa das Naes Unidas para a Fiscalizao Internacional de Drogas (PNUFID) Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Conferncia das Naes Unidas sobre Comrcio e Desenvolvimento (UNCTAD) Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF) Fundo de Desenvolvimento das Naes Unidas para a mulher (UNIFEM) Voluntrios das Naes Unidas (VNU)

formado tambm por diversos outros rgos: 1. 2. 3. 4. 5. Alto Comissariado das Naes Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) Programa Conjunto das Naes Unidas sobre o HIV (ONUSIDA) Gabinete das Naes Unidas de Servios para Projetos (GNOPS) United Nations System Staff College (UNSSC) Universidade das Naes Unidas (UNU)

1.6 PRINCIPAIS RGOS

I. Assemblia Geral II. Conselho de Segurana III.Conselho Econmico e Social IV.Conselho de Tutela V.Corte Internacional de Justia VI.Secretariado

http://caropita94.blogspot.com/2006/05/onu.html

1.7 Assemblia Geral


A Assemblia Geral, onde todos os Estados esto representados, tem sido descrita como a instituio mais prxima de um Parlamento de Naes e apresenta-se como uma forma nica de diplomacia parlamentar. Todos os problemas do mundo so ali apresentados e o voto da Assemblia constitui um bom barmetro da opinio mundial.
http://www.estadao.com.br/internacional/not_int56588,0.htm

Na Assemblia Geral, todos os pases podem debater as suas divergncias e alcanar acordos sobre como resolver os problemas mais importantes.
As decises, embora constituam recomendaes a que os Estados-membros no esto juridicamente vinculados, representam a autoridade moral da comunidade das naes.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL109865-5602,00.html

1.8 Conselho de Segurana


A Carta das Naes Unidas, espcie de Constituio da ONU, estabelece que o Conselho o rgo primordialmente responsvel pela manuteno da paz e da segurana internacionais. Rene-se de maneira quase contnua e ocupase das crises medida que elas surgem. Na Carta, os Estados-membros concordam em aceitar e pr em prtica as decises do Conselho. Ou seja, essas decises, ao contrrio das da Assemblia Geral, devem ser legalmente acatadas pelos governos. O Conselho composto de 15 membros. O sistema de votao no Conselho d maior peso aos cinco membros permanentes: China, Estados Unidos, Federao Russa, Frana e Reino Unido. Qualquer um deles pode bloquear uma proposta com a apresentao de um voto negativo, mesmo que os outros quatro membros permanentes e os dez membros nopermanentes tenham votado a favor. Chama-se a esta situao de poder de veto.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1939_conselho/page6.shtml

http://momentosydocumentos.wordpress.com/2007/07/31/fin almente-darfur/

1.9 Conselho Econmico e Social


O Conselho Econmico e Social das Naes Unidas, um dos mais importantes da ONU, tem 54 membros, eleitos pela Assemblia Geral por perodos de trs anos. Este destina-se ao estudo de questes relativas sade, organizao econmica, direitos da mulher, varas internacionais de infncia, direito trabalhista internacional, direito cultural e de independncia dos povos de toda parte do Mundo. No Conselho Econmico e Social existem vrias comisses; a FAO, a OIT, a OMS e a UNESCO e o recm-criado Conselho dos Direitos Humanos - que veio substituir a j enfraquecida Comisso dos Direitos Humanos (instituda em 1948 com a Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado).
http://www.unicrio.org.br/e-unews/n31/p15.html

http://www.carloshistoria.blogspot.com/

2.0 Conselho de Tutela


Segundo a Carta, cabia ao Conselho de Tutela a superviso da administrao dos territrios sob regime de tutela internacional. As principais metas desse regime de tutela consistiam em promover o progresso dos habitantes dos territrios e desenvolver condies para a progressiva independncia e estabelecimento de um governo prprio. Os objetivos do Conselho de Tutela foram to amplamente atingidos que os territrios inicialmente sob esse regime em sua maioria pases da frica - alcanaram, ao longo dos ltimos anos, sua independncia.
kantoximpi.blogspot.com

Tanto assim que em 19 de novembro de 1994, o Conselho de Tutela suspendeu suas atividades, aps quase meio sculo de luta em favor da autodeterminao dos povos.
Antes de fixar o nmero de membros do Conselho de Tutela, a Carta previu um equilbrio entre membros administradores de territrios sob tutela e membros que no o eram. medida que decresceu o nmero de pases administradores, diminuiu tambm o nmero de membros do Conselho.

www.galizacig.com

2.1 Corte Internacional de Justia


O Tribunal Internacional de Justia ou Corte Internacional de Justia o principal rgo judicirio da Organizao das Naes Unidas. Tem sede em Haia, nos Pases Baixos. Por isso, tambm costuma ser denominada como Corte da Haia ou Tribunal da Haia. Fundado em 1946, sua principal funo de deliberar sobre disputas a ele submetidas por Estados e dar conselhos sobre assuntos legais a ele submetidos pela Assemblia Geral das Naes Unidas ou pelo Conselho de Segurana das Naes Unidas, ou por agncias especializadas autorizadas pela Assemblia da ONU, de acordo com a Carta das Naes Unidas. O estatuto do Tribunal Internacional de Justia o principal documento constitucional constituindo e regulando o Tribunal.
www.lizfm.pt

http://www.horadopovo.com.br/2004/fevereiro/27-02-04/pag6.htm

2.2 Secretariado
O Secretariado presta servio a outros rgos das Naes Unidas e administra os programas e polticas que elaboram. Seu chefe o Secretrio-Geral, que nomeado pela Assemblia Geral, seguindo recomendao do Conselho de Segurana. Como uma de suas mltiplas funes, tem a de chamar a ateno do Conselho de Segurana para qualquer assunto que ameace a paz e a segurana internacionais. O Secretrio-Geral dirige um quadro internacional de funcionrios, cujo recrutamento obedece aos mais elevados padres de eficincia, competncia e integridade, levando em conta tambm a mais ampla distribuio geogrfica possvel, bem como um equilbrio entre o nmero de homens e mulheres. No desempenho de suas funes, vedado ao Secretrio-Geral e a seu quadro de funcionrios procurar ou receber instrues de parte de qualquer governo ou de qualquer autoridade alheia s Naes Unidas. Os membros da ONU se comprometeram a respeitar o carter exclusivamente internacional das atribuies do Secretariado, bem como a no tentar influenci-lo no desempenho de suas funes.
http://angolaxyami.blogspot.com/2007_01_07_archive.html

http://www.jcisp.org.br/content/view/58/99/

2.3 As Faces da Pobreza no mundo


Mais de um bilho de pessoas no mundo vivem com menos de um dlar por dia . Outros 2.7 bilhes lutam para sobreviver com menos de dois dlares por dia. A pobreza nos pases em desenvolvimento, no entanto, vai muito alm da pobreza de renda. Significa ter de caminhar mais de 1,5 quilmetros todos os dias, apenas para ir buscar gua e lenha; significa sofrer de doenas que, nos pases ricos, foram erradicadas h dcadas. Todos os anos, morrem onze milhes de crianas, a maioria das quais com menos de cinco anos; e mais de seis milhes morrem devido a causas totalmente evitveis como a malria, a diarria e a pneumonia. Em alguns pases extremamente pobres, menos da metade das crianas freqentam o ensino primrio e uma percentagem inferior a 20% passa para o ensino secundrio. No mundo inteiro, 114 milhes de crianas no recebem instruo sequer ao nvel bsico e 584 milhes de mulheres so analfabetas.
http://aldoadv.wordpress.com/2007/01/ http://charagoesquerdo.wordpress.com/2007/03/10

2.4 Como resolver as principais questes Geopolticas atuais sob o olhar da ONU Causas e expresses da pobreza que afeta mais de um tero da populao mundial:
Sade Fome gua

Agricultura
O efeito devastador da pobreza nas mulheres

2.5 Sade
Todos os anos, seis milhes de crianas morrem de m nutrio antes de fazer cinco anos. Mais de 50% dos africanos sofrem de doenas relacionadas qualidade da gua, como clera e diarria infantil. Todos os dias , o HIV/AIDS mata 6.000 pessoas e infecta outras 8.200 A cada 30 segundos, uma criana africana morre devido malria o que significa mais de um milho de crianas mortas por ano. A cada ano, aproximadamente 300 a 500 milhes de pessoas so infectadas pela malria. Aproximadamente, trs milhes de pessoas morrem por causa da doena.

Tuberculose (TB) a principal causa de morte relacionada com a AIDS e, em algumas partes da frica, 75% das pessoas portadoras do vrus HIV tambm tm TB.

2.6 Fome
Mais de 800 milhes de pessoas vo se deitar todas as noites com fome; dentre elas, 300 milhes so crianas. Desses 300 milhes de crianas, apenas 8% so vtimas de fome ou de outras condies de emergncia. Mais de 90% sofrem de m nutrio prolongada e de um dficit de micronutrientes. A cada 3,6 segundos , mais uma pessoa morre de fome; em sua grande maioria, crianas com menos de 5 anos.

2.7 gua
Mais de 2,6 bilhes de pessoas - mais de 40% da populao mundial carecem de saneamento bsico e mais de um bilho continua a usar fontes de gua imprpria para o consumo. Quatro em cada dez pessoas no mundo carecem de acesso a uma simples latrina. Cinco milhes de pessoas, na sua maioria crianas, morrem todos os anos de doenas relacionadas qualidade da gua.

2.8 Agricultura
Em 1969, a frica era um exportador lquido de alimentos; hoje, o continente importa um tero dos cereais de que necessita. Mais de 40% dos africanos no tm capacidade de obter diariamente os alimentos suficientes. A decrescente fertilidade dos solos, a sua degradao e a pandemia da AIDS levaram a uma diminuio da produo de alimentos per capita da ordem dos 23%, nos ltimos 25 anos, apesar de a populao ter aumentado significativamente.

O agricultor africano paga pelos fertilizantes convencionais entre trs e seis vezes mais do que o seu custo no mercado mundial.

2.9 O efeito devastador da pobreza nas mulheres


Mais de 80% dos agricultores da frica so mulheres. Mais de 40% das mulheres africanas carecem de acesso ao ensino bsico. Se uma menina receber instruo durante seis anos ou mais, a sua utilizao, quando adulta, dos cuidados pr e ps-natais e a taxa de sobrevivncia ao parto aumentam significativamente. As mes que possuem instruo vacinam os filhos com uma freqncia 50% superior das mes no-instrudas. A AIDS propaga-se com o dobro da rapidez entre as meninas no instrudas, em comparao com aquelas que tm alguma escolaridade. Os filhos de uma mulher que freqentou o ensino primrio durante cinco anos apresentam uma taxa de sobrevivncia 40% superior aos filhos das mulheres sem qualquer instruo. Uma mulher da frica sub-saariana tem 1 possibilidade em 16 de morrer durante a gravidez ou o parto. Na Amrica do Norte, o risco de 1 em cada 3700 casos. Em cada minuto, uma mulher morre no mundo durante a gravidez ou o parto. Isto significa que, no total, morrem 1.400 mulheres por dia isto , 529.000 por ano devido a causas relacionadas com a gravidez.

S-ar putea să vă placă și