Sunteți pe pagina 1din 8

Proteo Andica

Os inibidores andicos so aqueles que atuam nas reaes andicas, ou seja, retardam ou impedem a reao do nodo. Este tipo de inibidor, de uma forma geral, funciona reagindo com o produto de corroso inicialmente formado, dando origem a um filme aderente e extremamente insolvel na superfcie do metal, o que resulta em uma proteo quanto a corroso.

Quando faz-se uso de inibidores andicos, deve-se ter o cuidado de usar uma quantidade adequada para a proteo, pois para cada inibidor existe uma concentrao crtica na soluo acima da qual h inibio. O material metlico deve apresentar a transio ativo/passivo no meio corrosivo em que vai ser utilizado. Todas as partes expostas devem ser passivadas e mantidas nestas condio se qualquer parte metlica no for passivada, tem-se o inconveniente de pequena andica ativa para grande rea catdica inerte ou passiva, com consequente ataque localizado, de grande intensidade.

Esta tcnica de proteo s pode aplicada para metais ou ligas que se passivam, seno esta polarizao conduziria a um aumento da velocidade de corroso. Os metais como Fe, Cr, Ni , Ti e suas ligas podem ser protegidos anodicamente. Aplicaes tpicas da proteo andica tanques de armazenagem de H2SO4

digestores alcalinos na indstria do papel


trocadores de calor em ao inoxidvel para H2SO4

Na proteo andica, usa-se um sistema de trs eletrodos conectados a um potenciostato. um anodo: a estrutura a proteger um catodo: um outro metal como Pt sobre lato (Cu-Zn) para vrios tipos de meios, Ilium G (Ni-Cr-Fe-Cu-Mo) e Fe-Si em H2SO4. um eletrodo de referncia

Montagem utilizada para a proteo andica

Substncias como hidrxidos, carbonatos, silicatos, baratos e fosfatos tercirios de metais alcalinos so inibidores andicos, porque reagem com os ons metlicos Mn+ produzidos no anodo, formando produtos insolveis que tm ao protetora. Esses produtos so quase sempre de hidrxidos, resultando o on OH- da hidrlise dos inibidores citados. Exemplificando-se com os carbonatos, tem-se a sua hidrlise com formao de on hidroxila, OH-, de acordo com a reao CO32- + 2H2O 2OH- + H2CO3 Em seguida, o on OH- reage com o on metlico Mn+, inicialmente formado na oxidao do anodo, Mn+ + nOH- M(OH)n

Entre os mais empregados inibidores andicos de corroso esto os cromatos, devido eficiente proteo aliada de aplicabilidade para diferentes metais. Os cromatos solveis so, sob vrias condies, os mais efetivos inibidores de corroso para ferro, ao, zinco, alumnio, cobre, lato, chumbo e diversas ligas.

Mesmo relativamente pequenas concentraes de cromato, presentes em guas ou em solues salinas corrosivas, ocasionam substancial reduo da taxa de corroso.
Como os cromatos so inibidores andicos. deve-se ter bastante cuidado nas concentraes indicadas, a fim de evitar corroso localizada ou por pite. Esse inconveniente intensifica-se em presena de ativadores, como, por exemplo, on cloreto, da se necessitar, em tais casos, de maiores concentraes de cromato ou o emprego associado com inibidores catdicos como Zn2+ e polifosfatos.

Proteo andica
para metais que se passivam para meios corrosivos fortes ou fracos

Proteo catdica
para qualquer metal para meios corrosivos fracos ( solos, gua doce ou do mar) corrente constantemente elevada no h uniformidade da distribuio de corrente ( precisa-se usar leito de anodos) custo de investimento baixo custo de operao alto

corrente inicial elevada e depois baixa


uniformidade da distribuio de corrente] custo de investimento alto ( potenciostato) baixo custo de operao evitar usar este mtodo de proteo em meios contendo Cl- ( destruio das camadas de xidos)

S-ar putea să vă placă și