Sunteți pe pagina 1din 36

ANATOMIA HUMANA

SISTEMA RESPIARATRIO

Prof. Carlos d. f. almeida Fisioterapeuta intensivista

DEFINIO
O sistema respiratrio contem os tubos que transportam o ar do meio externo aos pulmes e vice-versa e os alvolos dos pulmes, onde ocorrem as trocas gasosas. Respirao o processo pelo qual gases so trocados entre o meio ambiente e as clulas do corpo.

FUNO

Realizar trocas gasosas com a atmosfera; Assegurar a permanente concentrao de oxignio no sangue; Eliminar gases residuais.

CONSTITUIO DO SISTEMA

Trato respiratrio superior;

Trato respiratrio Inferior;

NARIZ

Protuberncia situada no centro da face, sendo sua parte exterior chamada de nariz externo e a escavao interior conhecida por cavidade nasal.

CAVIDADE NASAL

A cavidade nasal o espao situado posteriormente ao nariz e dividida medianamente pelo septo nasal. As paredes laterais da cavidade nasal apresentam salincias, as conchas nasais, que aumentam a superfcie de contato entre o ar e a mucosa da cavidade nasal.

Esta mucosa filtra, aquece e umidifica o ar inspirado.

Septo nasal

Conchas Nasais

LARINGE

um tubo sustentado por peas de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoo, em continuao faringe. O pomo-de-ado, salincia que aparece no pescoo, faz parte de uma das peas cartilaginosas da laringe. Suas paredes so compostas por msculos esquelticos e revestido por uma tnica mucosa.

FARINGE

um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio e comunicase com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe. Diferena entre Laringe e Faringe :
Laringe a estrutura por onde passa o ar e faringe a estrutura onde passa os alimentos e na faringe temos a epiglote,que ''veda'' a entrada da laringe para que os alimentos sigam em direo ao esfago.

TRAQUIA

um tudo que mede de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5 de dimetro; Tem inicio na laringe e penetra no trax, bifurcando-se nos 2 brnquios principais; composta por aproximadamente cartilaginosos incompletos; 20 aneis

Internamente e forrada por mucosa, e seu epitlio ciliar.

BRNQUIOS

Fazem a ligao da traquia com os pulmes atravs do brnquio principal direito e o esquerdo;

O brnquio principal direito e mais vertical e mais curto que o esquerdo;


Eles penetram no pulmo pela regio chamada HILO.

DIVISES DOS BRNQUIOS


Brnquios principais; Brnquios Lobares; Brnquios Segmentares; Bronquolos (revestido por musculatura lisa e no possuem cartilagem); Ductos alveolares; Alvolos.

O conjunto altamente ramificado de bronquolos a rvore brnquica ou rvore respiratria.

PULMES

So rgos essenciais para a respirao; Localiza-se dentro do trax;

O pulmo direito, mais espesso e largo que o esquerdo;


Os pulmes tem formato parecido com o triangulo, com uma base, um pice, e ter faces (lados).

CARACTERISTICAS DO PULMO
PESO: 700g ALTURA: 25cm

FACE:

Costal; Diafragmatica; Mediastnica.

PLEURA

uma membrana de dupla camada serosa, que reveste todo o pulmo; dividida em pleura parietal e visceral; Lubrificada internamente pelo liquido pleural.

HILO DO PULMO

Localiza-se na regio mediastinal; Sendo formado por estruturas que entram e saem do pulmo: Brnquios principais, artrias pulmonares, veias pulmonares, artrias e veias brnquicas e e vasos linfticos.

DIAFRAGMA

A base de cada pulmo apia-se no diafragma, rgo msculo-membranoso que separa o trax do abdmen, presente apenas em mamferos, promovendo, juntamente com os msculos intercostais, os movimentos respiratrios;

Localizado logo acima do estmago, o nervo frnico controla os movimentos do diafragma.

DIAFRAGMA

FASES DA RESPIRAO

A inspirao, que promove a entrada de ar nos pulmes, d-se pela contrao da musculatura do diafragma e dos msculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torcica, com conseqente reduo da presso interna (em relao externa), forando o ar a entrar nos pulmes. A expirao, que promove a sada de ar dos pulmes, dse pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos msculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torcica, com conseqente aumento da presso interna, forando o ar a sair dos pulmes.

BIBLIOGRAFIA

NETTER, Frank H..Atlas de Anatomia Humana. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. DANGELO & FATTINI. Anatomia humana sistmica e tegumentar. 3 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007. SPENCE, A. P. Anatomia Humana Bsica. 2 ed. Ed. Manole. So Paulo, 1991. TORTORA, Gerard J. Princpios de Anatomia Humana Editora Guanabara, 10 edio. Rio deJaneiro, 2007.

FIM

S-ar putea să vă placă și