Sunteți pe pagina 1din 12

ARTE PARA QU?!

COMO ENTENDER A ARTE?


O que ver numa obra de arte depende de experincia e conhecimento, de disposio no momento de imaginao de quem a observa. Tambm daquilo que o artista pretendeu mostrar. Embora sua interpretao de arte seja nica e exclusiva, conhecer sua histria requisito necessrio para aproveit-la em todos os seus valores. A fbula a seguir ilustra bem a maneira de entender a arte e como a interpretao de uma obra pode ser diferente de um indivduo para outro.

-Dizei-nos, Mestre, o que Arte? -Quereis ouvir a resposta do filosofo ou da gente rica que decora as suas salas com os meus quadros? Ou quereis mesmo ouvir a resposta do rebanho mugidor que oralmente ou por escrito louva ou critica a minha obra? -No, Mestre, qual a vossa prpria resposta? Um momento depois, Apollonius responde: -Quando vejo qualquer coisa, ouo ou sinto o que uma outra pessoa fez ou produziu e quanto eu, no rasto que ele deixa posso descobrir um ser humano, ou a sua razo, a sua vontade, a sua ansiedade, a sua luta isso pra mim Arte.

VER A ARTE SEM PRECONCEITOS FAZ TODA A DIFERENA!


Abandonar o preconceito perante uma obra de arte fundamental para o seu entendimento. A arte j nasce com o homem, e sem a criao, passa a ser ofcio. No entanto, importante deixar claro que o processo de criao depender sempre da criatividade humana. Quanto maneira de analisar uma obra, qualquer avaliao deve partir de um olhar cultural, intuitivo e provido de conhecimento. muito comum as pessoas se sentirem atradas por determinadas obras que, a princpio, no teriam nada a ver com seu gosto.

Esse comportamento chamamos de "recollection" quando a atrao acontece por causa de uma lembrana, um reconhecimento. O recollection diferente de conhecimento e, na medida do possvel, deve ser evitado, porque no carrega nenhum contedo de anlise mais profundo, alm da atrao. Uma obra de arte deve ser observada sob dois aspectos: o da forma e o do contedo. "A forma sempre mais importante, porque nica, fechada em torno da obra, e o contedo definido pela leitura, pelo repertrio de cada um."

VAMOS ANALISAR ALGUMAS OBRAS?


Vincent Willem Van Gogh: Zundert, 30 de Maro de 1853 Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor psimpressionista neerlands, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos. A sua fama pstuma cresceu especialmente aps a exibio das suas telas em Paris, a 17 de Maro de 1901. Van Gogh considerado um dos pioneiros na ligao das tendncias impressionistas com as aspiraes modernistas, sendo a sua influncia reconhecida em variadas frentes da arte do sculo XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo. O Museu Van Gogh em Amsterd dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporneos.

Noite estrelada. 1889.

Pierre-Auguste Renoir: (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 Cagnes-surMer, 3 de dezembro de 1919) foi um dos mais clebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista. Desde o princpio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegncia do rococ, embora no faltasse um pouco da delicadeza de seu ofcio anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele prprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradvel aos olhos. Apesar de sua tcnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importncia forma - de fato.

O Pescador. 1874.

Mos a obra!
Vamos trabalhar algumas obras de arte decifrando-as de acordo como vemos. Faa a releitura dessa Obra a seguir e depois pesquise sobre a mesma para comparar seu modo de v-la com o que realmente ela .

Exemplo de releitura
AS MENINAS Diego Velzquez (1656) LAS MENINAS Pablo Picaso (1957)

TARSILA DO AMARAL A CUCA. 1924.

S-ar putea să vă placă și