Sunteți pe pagina 1din 16

Um envelhecimento bem sucedido!

No ficamos velhos de uma hora para outra, precisamos de uma vida toda para que isso acontea.

E a construo do nosso envelhecimento o primeiro aspecto preventivo que devemos levar em considerao. Quem envelhece mal, corre o risco de ser um idoso infeliz e cheio de doenas. No devemos negar a velhice. Este um dos piores comportamentos.

A chegada da terceira idade


Limitaes do corpo Menos vitalidade e rapidez (corpo e mente) H mais tempo disponvel Acostumados a fazer, no sabem o que ser...

Qualidade de vida na Terceira idade


Manuteno da sade em todos os aspectos da vida humana: Fsico Social Psquico Espiritual

Aspecto Fsico:
Alimentao Somos o que comemos... Visitas regulares ao mdico (prevenir, diagnosticar e tratar possveis doenas) Prtica regulares de exerccios (sempre de acordo com as limitaes fsicas e com orientao)

Aspecto social
Convvio familiar (troca de experincias) Amizades Lazer Atividade sexual

Aspecto Psquico
O envelhecimento psquico no ocorre somente com a passagem do tempo e sim, da falta de sentido pela vida. O amadurecimento conquista individual e se traduz pela modificao dos valores de vida. ( Para que vivemos?)

S consciente a pessoa que se conhece, que conhece os reais motivos do seu viver, que suficientemente sbia para aceitar a realidade, tolerar a dor ou a perda da independncia biolgica. Os valores que regem a sua vida so cada vez mais elevados, racionais, inteligentes, enfim, conscientes.

Atividade Sexual
Os Valores so diferentes dos jovens, o que importa no a virilidade e sim, a intimidade, a sensao de aconchego, o afeto, o carinho.

O PODER DA AUTO-ESTIMA
Cada um tem a idade que sente ter

O segredo para alcanar a felicidade manter a auto-estima no auge


A meia idade realmente uma fase complicada. A auto-estima colocada prova no dia-a-dia de cada um. Muitas pessoas se sentem diminudas, tristes e impotentes, ainda mais quando h o agravamento de doenas crnicas.

. preciso manter sempre vivo o interesse pelas coisas de modo geral, pela vontade de aprender e, principalmente, pela constante autoreflexo. A auto-estima importante para qualquer pessoa, independente da idade. Ela quer dizer a capacidade que o indivduo tem de ter uma avaliao positiva de si mesmo em diversos aspectos da vida.

A chave para mant-la em alta se perguntar constantemente: como anda a minha vida, meus filhos, meus amigos, e a minha famlia? Como me avalio hoje?

DICAS PARA MANTER SUA AUTO-ESTIMA EM FORMA


1) Resgatar a auto-estima 2) Buscar sempre novos interesses 3) Se dedique ao que gosta 4) Interesse-se por pessoas 5) Mantenha vnculos 6) Compartilhe experincias no convvio familiar

FIM

S-ar putea să vă placă și