Sunteți pe pagina 1din 37

RELAES HARMNICAS E DESARMNICAS DOS SERES VIVOS

O que so?
Dentro de um ecossistema encontram-se vrias

formas de interaes entre os seres vivos que as formam, denominadas relaes ecolgicas ou interaes biolgicas. Essas relaes se diferenciam pelos tipos de dependncia que os organismos mantm entre si. Algumas dessas interaes se caracterizam pelo benefcio mtuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuzo do outro. Essas relaes so denominadas harmnicas ou positivas. prejuzo de um de seus participantes em benefcio do outro. Esses tipos de relaes recebem o nome de desarmnicas ou negativas

Outras formas de interaes so caracterizadas pelo

Relaes Harmnicas
Possuem dois tipos:

Relaes Harmnicas
Possuem dois tipos: Relaes intraespecficas.

Relaes Harmnicas
Possuem dois tipos: Relaes intraespecficas. Relaes intrespecificas.

Relaes intraespecficas
Colnias:
Uma colnia o agrupamento de vrios indivduos da mesma espcie que apresentam um elevado grau de dependncia entre si, podendo ou no ocorrer diviso do trabalho. Ex:

Relaes intraespecficas
Sociedades:
As sociedades so associaes entre indivduos da mesma espcie, organizados de um modo cooperativo e no ligados anatomicamente. Os indivduos componentes denominados sociais, colaboram com a sociedade em que esto integrados graas aos estmulos recprocos. Ex:

Relaes intrespecficas
Mutualismo: quando ambas as espcies, associadas entre si, se beneficiam, sendo tal relao imprescindvel sobrevivncia destas.

Exemplos
Liquens:
Os liquens constituem associaes entre algas unicelulares e fungos. As algas sintetizam matria orgnica e fornecem aos fungos parte do alimento produzido. Esses, por sua vez, retiram gua e sais minerais do substrato, fornecendo-os s algas. Alm disso, os fungos envolvem com suas hifas o grupo de algas, protegendo-as contra desidratao

Exemplos
Cupins e protozorios:
Ao comerem madeira, os cupins obtm grandes quantidades de celulose, mas no conseguem produzir a celulase, enzima capaz de digerir a celulose. Em seu intestino existem protozorios flagelados capazes de realizar essa digesto . Assim, os protozorios se valem em parte do alimento do inseto e este, por sua vez, se beneficia da ao dos protozorios. Nenhum deles, todavia, poderia viver isoladamente.

Relaes intrespecficas
Protocooperao:

Ambas as espcies se beneficiam, mas sem estar dependentemente, e tampouco obrigatoriamente, unidas.

Exemplos
Anu e gado.
O anu uma ave que se alimenta de carrapatos existentes na pele do gado, capturando-os diretamente. Em troca, o gado livra-se dos indesejveis parasitas

Exemplos
Pssaro-palito e crocodilo. O pssaro-palito penetra na boca dos crocodilos alimentando-se de restos alimentares e de vermes existentes na boca do rptil. A vantagem mtua, porque, em troca do alimento, o pssaro livra os crocodilos dos parasitas.

Relaes intrespecficas
Comensalismo:

Um organismo se alimenta de restos da alimentao de outro. uma relao que fornece benefcios apenas a uma espcie, enquanto a outra permanece indiferente.

Exemplos
Rmora:
A rmora um peixe dotado de ventosa com a qual se prende ao ventre dos tubares. Juntamente com o peixepiloto, que nada em cardumes ao redor do tubaro, ela aproveita os restos alimentares que caem na boca do seu grande "anfitrio.

Relaes intrespecficas
Inquilinismo:

Uma espcie fornece proteo ou moradia outra, sem se prejudicar.

Exemplos
Peixe-agulha e holotria O peixe-agulha apresenta um corpo fino e alongado e se protege contra a ao de predadores abrigando-se no interior das holotrias (pepinosdo-mar), sem prejudic-los.

Exemplos
Epifitismo:
Epfias so plantas que crescem sobre os troncos maiores sem parasit-las. So epfitas as orqudeas e as bromlias que, vivendo sobre rvores, obtm maior suprimento de luz solar.

Relaes Desarmnicas

Relaes Desarmnicas
Relaes intraespecficas

Relaes Desarmnicas
Relaes intraespecficas. Relaes intrespecficas.

Relaes intraespecficas
Canibalismo:

Um indivduo se alimenta de outro de sua espcie sendo este, geralmente, menos capaz. Ocorre com escorpies, aranhas, peixes, planrias, roedores.

Relaes intraespecficas
Competio:

Competio por territrio, parceiros reprodutivos, alimentos, dentre outros.

Relaes intrespecificas
Amensalismo: O desenvolvimento ou prprio nascimento de indivduos de uma espcie sendo prejudicado graas secreo de substncias txicas, produzidas por outra.

Exemplos
Os fungos Penicillium notatum eliminam a penicilina,

antibitico que impede que as bactrias se reproduzam. As substncias secretadas por dinoflagelados Gonyaulax, responsveis pelo fenmeno "mar vermelha", podem determinar a morte da fauna marinha. A secreo e eliminao de substncias txicas pelas razes de certas plantas impede o crescimento de outras espcies no local.

Relaes intrespecificas
Predatismo:

Consiste na captura, morte e alimentao de suas presas. Os predadores so geralmente maiores e menos numerosos que suas presas, sendo exemplificadas pelos animais carnvoros

Exemplos

Relaes intrespecificas
Parasitismo: Um parasita se alimenta de seu hospedeiro sem, necessariamente, lev-lo a bito.

Exemplos
Carrapato:

Lombrigas :

Relaes intrespecificas
Competio interespecfica:

Disputa por recursos, entre espcies diferentes, geralmente de nichos ecolgicos semelhantes

Relaes intrespecificas
Herbivoria:

Herbvoros se alimentam de partes ou mesmo de plantas inteiras.

Exemplos
Boi comendo capim:

Bibliografia
Mundo educao Wikipedia Programa Educar Netopedia

Alunos
Deborah Felix Gabriel Antero Liszt Landim Lucas Alfano Sabrina Bondim

3 periodo!!! (y)

S-ar putea să vă placă și