Sunteți pe pagina 1din 24

A PRTICA DE ATIVIDADES FSICAS

Prof PAULO MOTA

Atividades Fsicas (Definio)


So todos os movimentos produzidos pelos msculos esquelticos, sendo portanto voluntrios, e com gasto energtico acima dos nveis de repouso.

Msculos esquelticos
So os msculos do nosso corpo que possuem comando voluntrio e so responsveis pelos movimentos do nosso corpo.

O que so gastos energticos


Para sobrevivermos e para executarmos as diversas atividades do dia-a-dia o nosso corpo gasta energia. Esta energia conseguida atravs dos alimentos, especialmente os carboidratos e gorduras. Quando fazemos atividades fsicas gastamos mais energia do que quando estamos parados.

Aptido Fsica

Muitas pessoas confundem a idia de aptido fsica como sendo um talento para realizar determinado tipo de exrcito, como por exemplo realizar uma modalidade esportiva.

Definio:

Aptido fsica nada mais do que a capacidade de um individuo para realizar uma atividade fsica, sendo capaz de resistir a um determinado nvel de esforo.

Pode ser referida condio fsica demonstrada nas capacidades motoras e o exerccio contnuo e regular permite desenvolv-las.

Condicionamento Fsico:

J o condicionamento fsico a capacidade de um individuo a se adaptar para a realizar determinada atividade fsica, que antes era realizado com dificuldade, ou seja o aumento da aptido fsica.

Exemplos:

Flexibilidade; Velocidade; Coordenao; Equilbrio; Tnus muscular; Fora.

Frequncia Cardaca

Corresponde ao nmero de vezes que um corao bate em um intervalo de tempo de 1 minuto. O corao humano bate em mdia de 80 a 90 vezes por minuto.

O Corao e os Exerccios Fsicos


Durante a prtica de atividades fsicas a nossa freqncia cardaca se eleva, pois o organismo passa a necessitar de mais oxignio e nutrientes, e justamente o sangue, bombeado pelo corao, que transporta esses nutrientes e oxignio pelo organismo.

Frequncia Cardaca

O corao de uma pessoa possui um nmero mximo de batidas por minuto que deve ser observado ao se fazer exerccios fsicos. A frequncia cardaca mxima de um indivduo calculado da seguinte forma: 220 (idade) = Frequncia Cardaca Mxima

Frequncia Cardaca
Formas de verificar a pulsao:

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:

Aumento do volume do Corao. O que permite que o corao consiga bombear mais sangue para o corpo `a cada batida. Diminui a frequncia cardaca de repouso. O corao passa a bater menos por minuto quando no se est fazendo exerccio fsico, diminuindo o esforo.

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:

Diminuio da presso arterial. Provoca uma dilatao dos vasos sanguneos, diminuindo a presso interna dos vasos. Diminui os riscos de varises. Proporciona o fortalecimento das veias, evitando as varises.

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:

Proporciona o aumento da massa ssea. Estimula a absoro de clcio pelo organismo, fortalecendo os ossos. Combate a osteoporose e outras doenas nos ossos. Combate a perda de clcio pelo organismo, causada pela osteoporose.

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:

Melhora a estabilidade das articulaes, diminuindo a incidncia de leses. O exerccio fsico fortalece os ossos, ligamentos e tendes dos msculos dando mais firmeza nas articulaes do corpo.

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:

Aumento da taxa do hormnio de crescimento.


- A prtica de exerccios fsicos estimula o crescimento na infncia e adolescncia, porque estimula a hipfise que produz o hormnio do crescimento. - As mulheres crescem at dois anos aps a menarca (1 menstruao). Os homens comeam a crescer depois mas crescem por mais tempo.

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:

Colabora no controle da obesidade. A prtica de atividades fsicas aumenta os nossos gastos de energia, consumindo parte do que ingerimos atravs da alimentao. preciso controlar a quantidade de calorias que ingerimos e a quantidade que gastamos.

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:

Diminuio da freqncia de dores na costa. Fortalece os msculos da costa.


Combate os problemas de vcios posturais. Fortalece os msculos que acompanham a coluna vertebral, evitando desvios da coluna.

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:


Facilita e melhora a capacidade respiratria. A prtica de atividades fsicas melhoram a utilizao do pulmo no exerccio e nas atividades do dia-a-dia. Fortalece os msculos da respirao, especialmente o diafragma.

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:


Diminuio do stress psicolgico. O stress desgasta o organismo porque ao nos vermos em situaes difceis o nosso organismo libera uma srie de substncias qumicas para nos ajudar a suportar essas situaes. O acmulo dessas substncias qumicas acabam por agredir o nosso organismo gerando problemas como dores de cabea, insnia, disfunes intestinais, depresso, etc.

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:

Apresentam-se como prticas para o lazer.


As diversas atividades fsicas podem ser feitas pelo simples prazer, para ocupar nossos horrios livres das obrigaes dirias. Devem ser momentos prazerosos que nos ajudam a manter o bom o humor e o usurfruir do prazer de viver.

Benefcios da Prtica de Exerccios Fsicos:

Aumento da fora. Fortalece mais os msculos e aumenta a capacidade de executar movimentos de fora. Melhora o tnus muscular. Combatendo a flacidez muscular, deixando os msculos mais rgidos.

Alguns cuidados, alm das atividades fsicas:

Tenha hbitos de sade, como s beber gua filtrada, tomar banho e cuidar da higiene pessoal; Busque, na medida do possvel, manter uma boa alimentao, com saladas, legumes, peixes, carne, etc.; Evite o consumo de cigarros, drogas, lcool e outras substncias que podem te deixar dependente; Cultive as amizades, o bom relacionamento familiar e interpessoal; Etc.

S-ar putea să vă placă și