Sunteți pe pagina 1din 27

Psicologia Gentica (Jean Piaget)

Disciplina: Psicologia Educacional Prof. Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro email: edimarsartoro@gmail.com

Jean Piaget (1896-1980), doutor em Cincias Naturais, foi professor de Psicologia, Sociologia, Filosofia das Cincias e do Pensamento Cientfico. Seu primeiro artigo foi publicado sobre a biologia em 1907, com 11 anos. Em 1920, aos 24 anos de idade, j havia publicado vinte e cinco trabalhos, todos sobre Biologia. Entretanto, pesquisou e escreveu sobre Biologia, Filosofia, Psicologia, Lgica, Sociologia, Histria da Cincia, Fsica e Matemtica.

Objeto de estudo de Piaget

Perguntas de Piaget:
Como

a inteligncia se desenvolve? Como o ser humano produz conhecimento?

Piaget batiza sua teoria de epistemologia (filosofia da cincia a parte que estuda o fenmeno do conhecimento) gentica (gnese - evoluo, construo).

Psicologia Gentica

Teoria: estuda a origem lgica dos conhecimentos cientficos, mas especificamente como essa lgica se origina e se desenvolve na criana. Origem: Jean Piaget (1896-1980)

A grande questo:
O conhecimento no pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepes e informaes (empirismo).

Como os homens constrem conhecimento???

Resulta das aes e interaes do sujeito com o ambiente onde vive.

Ao elaborar a Teoria Psicogentica, procurou quais as mudanas qualitativas por que passa a desde o estgio inicial de uma inteligncia (perodo sensrio-motor), at o pensamento lgico-dedutivo, a partir da adolescncia.

mostrar criana, prtica formal,

A psicologia cognitiva esfora-se para responder questes espistemolgicas (episteme significa cincia conhecimento metdico e sistematizado), principalmente aquelas relativas natureza do conhecimento, seus componentes, suas origens, seu desenvolvimento e seu emprego.

A Psicologia Gentica estuda os processos mentais, tais como pensamento, percepo, memria, ateno, resoluo de problemas e linguagem; Visa aquisio de conhecimentos precisos sobre como os processos mentais funcionam e como so aplicados na vida cotidiana.

Piaget estava interessado no desenvolvimento intelectual das crianas, observando-as e entrevistando-as mediante a utilizao do mtodo clnico e a observao naturalista. Piaget apelidou a sua teoria de epistemologia gentica procura compreender a gnese das estruturas cognitivas que permitem compreender o mundo e realizar a adaptao realidade. A sua obra inovadora alterou a forma de ver o mundo intelectual desde a infncia adolescncia.

O CONCEITO DE COMPORTAMENTO
Segundo Piaget, o nosso desenvolvimento intelectual no depende exclusivamente do meio, nem unicamente das estruturas inatas; Piaget define o conhecimento como um processo de adaptao ao meio que resulta da interao do organismo-meio.

CONSTRUTIVISMO

CONSTRUTIVISMO: o comportamento e o desenvolvimento da inteligncia resultam de uma construo progressiva do sujeito em interao como meio fsico e social. O construtivismo uma abordagem psicogentica e interacionista do comportamento: mostra como as estruturas que nos permitem conhecer desenvolvem-se na interao com o meio.

Para Piaget, existe uma relao de interdependncia entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer. Esse processo se efetua atravs de um mecanismo auto-regulatrio que consiste no processo de equilibrao progressiva do organismo com o meio em que o indivduo est inserido, como procuraremos expor em seguida.

Piaget acreditava que a maturao biolgica estabelece as pr-condies para o desenvolvimento cognitivo. Existem 2 aspectos principais nesta teoria: 1. O processo de conhecer e 2. Os estgios pelos quais ns passamos medida que adquirimos essa habilidade (estgios: sensrio-motor, pr-operatrio, operatrio-concreto e operatrio formal). A formao de Piaget como bilogo influenciou ambos os aspectos desta teoria. Como bilogo, Piaget estava interessado em como que um organismo se adapta ao seu ambiente (ele descreveu esta capacidade como inteligncia).

MECANISMOS DE ADAPTAO AO MEIO

ASSIMILAO: O sujeito ao entrar em contato com o objeto de conhecimento retira dele certas informaes e incorpora s suas estruturas j existentes possibilitando a ampliao de seu universo cognitivo; No contanto com o objeto/problema todo o meu conhecimento de mundo vem tona e entre em conflito com o fenmeno de conhecimento. Isso produz desequilbrio. O sujeito v-se obrigado a reestruturar o contedo de sua mente para dar contar desse novo conhecimento;

Acomodao

a modificao de uma estrutura j existente em funo das particularidades do objeto a ser assimilado; O objeto de conhecimento no se d a conhecer imediatamente, impe resistncias ao conhecimento, assim a organizao mental se modifica para dar conta do novo, do objeto; Acomodar significa modificao o velho para receber o novo.

Equilibrao

Equilibrao vem da idia de equilbrio; Equilibrao: processo que procura estabelecer um esquilbrio entre a assimilao e a acomodao; O objeto de conhecimento impe resistncia, isso cria conflito cognitivo desequilbrio no sujeito. Para dar conta de conhecer esse objeto ele precisa acomodar-se isto modificar-se. O desenvolvimento da inteligncia implica num processo de desequilbrio/reequilibrao.

Estgios
Trs estgios: sensrio-motor (0 a 2 anos); pr-operatrio (2 a 7 anos); operatrio (7 anos em diante)

concreto

(7 a 11) formal (de 11 em diante).

Conceito de estgio

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo um processo de sucessivas mudanas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Cada estgio tem um tema dominante uma especificidade; Cada estgio possui uma lgica interna que diferente dos estgios anteriores ou posteriores; Os estgios so universais. Todos independente da cultura, classe etc iro passar pelos mesmos estgios. Todas as crianas passam pelos mesmos estgios na mesma ordem (no pode pular para um estgio mais adiantado sem passar primeiro por um estgio anterior)

Sensrio-motor (0 a 2 anos);
Tema principal: inteligncia prtica; uma fase muito rica em que a criana comea a estruturar o mundo psicolgico; Seu conhecimento do mundo mediado pelas percepes sensoriais (viso, audio, tato, paladar, olfato) e esquemas motores (movimentos com o corpo) que so essencialmente prticos.

Pr-operatrio (2-7 anos)

Tema principal: representao simblica; Representao - capacidade de pensar um objeto atravs de outro objeto; Ex: palavra casa. O som casa no o objeto, mas substitui o objeto. no pr-operatrio que ocorre a introduo a linguagem, a introduo a moralidade e o egocentrismo - a criana tem dificuldade em ver o ponto de vista do outro.

Operatrio concreto (7-11 anos)


Tema principal: organizao do seu pensamento por meio da lgica; Operatrio: ao interiorizada reversvel. Ao = agir sobre o mundo. Ao interiorizada = ao atravs da representao. Mediao das imagens. Ao interiorizada reversvel: pensar a ao e a anulao dessa mesma ao.

Operatrio formal
Tema principal: pensamento abstrato. Habilidade de engajar-se no raciocnio abstrato-as dedues lgicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos;

Piaget e a Educao
Ele no era um educador, como alguns pensam, e no fez uma teoria ou proposta pedaggica. Ele foi um estudioso tambm na rea da psicologia, cujas teorias do base de sustentao a diversos movimentos pedaggicos, inclusive os que ocorreram anteriormente.

Como enfatiza Piaget, a lgica, a moral, a linguagem e a compreenso de regras sociais no so inatas, ou seja, pr-formadas na criana, nem so impostas de fora para dentro, por presso do meio. So construdas por cada um dos indivduos ao longo do processo de desenvolvimento, processo este entendido como sucesso de estgios que se diferenciam uns dos outros, por mudanas qualitativas.
Para que o processo (assimilao-acomodao-adaptao) se efetive, importante considerar o principal objetivo da educao, que a autonomia, tanto intelectual como moral.

Em uma viso construtivista baseada em Piaget, a escola deve proporcionar aos alunos momentos em que ele possa realizar suas prprias experincias e construir o seu conhecimento; A aprendizagem do aluno se d mediada por sua prpria ao; A proposta que a escola seja ativa, levando-os a construir, individualmente, o conhecimento.

A aprendizagem

O desenvolvimento responsvel pela aprendizagem, antecede a esta; A aprendizagem [...] depende do desenvolvimento. Exerccios, discusses, estabelecimento de conflitos, etc., contribuem para o desenvolvimento de estruturas, mas no tm o poder de estabelec-las sem levar em conta as possibilidades prvias da criana. Ou seja, h um efeito desencadeador, que otimiza o desenvolvimento, mas com a condio deste ser valorizado o tempo todo (MACEDO, 1994, p. 134).

Piaget (1988a) afirma que a escola deve promover a ao do aluno sobre o objeto de conhecimento, baseando-se no interesse e na necessidade pessoal; [...] o objetivo da educao intelectual no saber repetir ou conservar verdades acabadas, pois uma verdade que reproduzida no passa de uma semiverdade: aprender por si prprio a conquista do verdadeiro, correndo o risco de despender tempo nisso e de passar todos os rodeios que uma atividade real pressupe. (PIAGET, 1988a, p. 61).

Referncias

PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligncia na Criana. Rio de Janeiro: Guanabara, 1991. ______, A Construo do Real na Criana. Rio de Janeiro: Zahar, 1963. PIAGET, J. (1996) Biologia e Conhecimento. 2. Ed. So Paulo, SP: Vozes. PIAGET, Jean. O desenvolvimento do pensamento: equilibrao das estruturas cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977.

S-ar putea să vă placă și