Sunteți pe pagina 1din 27

O que Tnel?

Tnel uma passagem, normalmente subterrnea, que possibilita ou facilita o acesso a um determinado local. Podem ser construes realizadas pelo ser humano ou eventualmente pela prpria ao da natureza. No caso dos tneis utilizados para transporte, usualmente ligam duas sees de uma estrada, via frrea ou rua, podendo tratar-se ainda de tneis subaquticos.

Tnel subaqutico deve interligar Dinamarca e Alemanha at 2020


A Europa ocidental e a Escandinvia vo passar a estar ligadas por um tnel subaqutico dentro de nove anos. A estrutura, que vai ligar a Dinamarca e a Alemanha ao longo de 18 quilmetros, vai encurtar o tempo de viagem entre os dois pases em uma hora e meia. O oramento subestimado de 4,2 mil milhes de euros.

Linha de Metro

OS Solos do ponto de vista da construo de tneis


So considerados materiais contnuos, ou seja, suas propriedades fsicas (resistncia a compresso, por exemplo) so, numa primeira aproximao, isotrpicas. Assim, podemos consider-los como uma massa continua, apesar de ser na verdade pseudocontnua, na hora de se fazer simulaes computacionais. Os solos so de origem sedimentar (depositados, litificados) ou de alterao de alguma rocha preexistente (rocha sedimentar ou gnea).

A escolha do mtodo construtivo


A construo de um tnel leva em considerao principalmente, sua interao com inmeros aspectos ligados ocupao do solo, preservao do meio ambiente e do patrimnio histrico. Assim, elas so condicionadas s caractersticas geolgicas e geotcnicas do solo e da topografia local.

Devido a caractersticas fsicas diversas na maioria das situaes, o que ocorre uma alternncia de estruturas, que podem ser ora em superfcie, ora elevadas ou subterrneas. A escolha do mtodo construtivo, est condicionada tambm, s tecnologias construtivas disponveis.

PRINCIPAIS PROBLEMAS
Os principais problemas encontrados em obras de tnel so : ---gua ---investigao(mtodos diretos e indiretos).

guas Subterrneas
A gua atua nas fraturas e no solo exercendo presso nos

poros (presso neutra). A gua est carreando material quando ela tem fluxo, em geral a presso de carregamento dela maior do que a tenso de coeso do solo ento ela acaba provocando uma eroso profunda. Quando almeja-se a construo de um tnel , a primeira preocupao a coluna de gua que vem de cima e como essa gua vai ser controlada (se vai deix-la sair pela frente, se vai fazer um rebaixamento externo, se vai trat-la como um dreno ou colocar um vcuo).

Os mtodos de investigao pode ser classificados em:


Diretos

Indiretos

Mtodos Diretos
SONDAGEM Possibilitam a visualizao direta dos matrias de interesse, por meio de escavaes realizadas com o intuito de prospectar, os macios. Permitem a caracterizao dos matrias ao longo da linha de perfurao (descrio de testemunhos, variaes litolgicas, estruturas geolgicas, caractersticas geotcnicas.

Mtodos Indiretos
mtodos geofsicos
mtodos ssmicos resistividade eltrica

obs.: Esses mtodos no do respostas perfeitas. Nisso vemos a importncia dos aspectos geolgicos que toda construo de tnel exige e que se precisa conhecer.

Itens de carter geolgico


Composio mineralgica Ela condiciona a resistncia mecnica alterabilidade (propriedades geomecnicas). Pega-se, por exemplo, um quartzito com uma resistncia ao corte muito grande, abrasiva, extremamente frgil. Imagine escavar um tnel nesse material ou numa argila compacta, dura, que plstica, no tem gua e macia ao corte. Pode-se pensar que a argila pior para se escavar porque solo, mas mais fcil fazer isso na argila do que no quartzito.

Comportamento do material
Quando

escava-se um material tipo quartzito que tem um comportamento frgil, a possibilidade de ter uma ruptura no prevista muito maior do que num material plstico. No material de comportamento plstico consegue-se determinar onde ele est se movimentando. J no outro no; quando ele comear a se movimentar, ele se rompe. Basicamente, so a composio mineralgica e o grau de alterabilidade que determinam isso. Um quartzito extremamente alterado deixa de ter o comportamento de rocha e passa a se assemelhar a uma areia de praia. No Brasil, o processo de intemperismo qumico muito forte, ento o modelo de classificao de macio no se encaixa muito bem no modelo de Engenharia. Ento usa-se critrios geolgicos que nem sempre esto muito bem adaptados Engenharia mas so adequados. A composio mineralgica que condiciona a resistncia mecnica e a alterabilidade so propriedades mecnicas.

Fatores geolgicos e sua influencia na construo de tneis


1)Rochas Macias 2)Camadas Verticais 3)Camadas Inclinadas 4)Camadas Horizontais 5)Camadas Dobradas

Rochas macias
A construo de um tnel mais simplificada, rpida e barata, quando o obstculo atravessado constitudo de um nico tipo de rocha. A desvantagem da estratificao ser mais pronunciada quando mais finas forem as camadas. A direo e o mergulho das camadas so elementos de extrema importncia

Camadas Verticais
Construo de tneis paralelos a camadas so feitos em condies favorveis de presso. Construo de tneis perpendiculares a camada de rochas so feitos em condies desfavorveis de presso.

Camadas Inclinadas
A locao de tneis so feitos com relao a direo das camadas.

Camadas Horizontais
A estratificao horizontal, na forma de camadas relativamente espessas, vantajoso para a escavao de pequenas galerias ou passagens, uma vez que a camada espessa pode recobrir com segurana a pequena escavao, atuando praticamente como uma viga. Por outro lado, quando as escavaes so largas e as camadas so finas, e especialmente quando essas camadas so fissuradas, a tendncia a formao de uma seo irregular do tnel, sendo o mesmo de difcil sustentao

Camadas Dobradas
A presena de dobramentos em reas de tneis desenvolve aumento de presso no ncleo e tenso na periferia, de acordo com o tipo de obra.

MAIORES TUNEIS BRASILEIROS PARA TRAFEGO DE AUTOMOVEIS


TUNEL
REBOUAS

LOCLIZAO

EXTENSO

INAUGURAO
1967

Av. Vital Brasil 2800 m Av. Epitcio Pessoa RJ 2187 m

ENG. RAIMUNDO Linha amarela RJ DE PAULA SOARES. AYRTON SENNA JNIO QUADROS ZUZU ANGEL Av. 23 de maio SP Av. Pres. Juscelino Kubitschek SP Auto Estrada Lagoa- Barra RJ

1997

1950 m 1900 m 1590 m

1995 1994 1971

EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUO DE TUNEIS


Escavadeira sobre esteiras Liebherr R 944 B Litronic na construo de um tnel

Mega Tatuzo
Uma mquina gigante de 95 metros de comprimento e 1.800 toneladas de peso. Cava 14 metros de tnel por dia. Esta mquina est cavando o tnel de 10 metros de dimetro da linha amarela do metr de So Paulo. O megatatuzo foi construdo na Alemanha e custou 85 milhes de reais, feito especialmente para cavar os tneis do metro. Transportado por navio at o Porto de Santos em 82 containeres.

Alunos
Alexandre Everton Rafael Marcelo Danilo Fernando Luiz Fernando Paulo Roberto

S-ar putea să vă placă și