Sunteți pe pagina 1din 32

URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses - Campus Santo ngelo/RS

I JORNADA DE ESTUDOS EM ENFERMAGEM IV SEMANA ACADMICA DE ENFERMAGEM II MOSTRA CIENTFICA

Sade Ambiental
Prof. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira

Sade Ambiental
Campo de estudo das condies ambientais que possam afetar a sade e o bem-estar humano.

Preocupa-se com questes referentes a: - saneamento bsico; - poluio ambiental; - desenvolvimento sustentvel.

Meio Ambiente
Na Legislao Brasileira: Artigo 3 da Lei 6938 de 31 de agosto de 1981, com redao dada pela Lei 7804, de 18 de julho de 1989 que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente: Conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida de todas as suas formas.

Meio Ambiente
Paulo Affonso Leme Machado (apud Nogueira, A) Patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo. Odum: Engloba as comunidades, os ecossistemas e a biosfera.

Meio Ambiente
meio ambiente natural: solo, gua, ar, flora, fauna

Engloba

meio ambiente cultural: arqueolgico, artstico, paisagstico, turstico

patrimnio histrico,

Jos Afonso da Silva (apud Nogueira, A)


Interao do conjunto elementos naturais, artificiais culturais que propiciem desenvolvimento equilibrado vida humana. de e o da

Meio Ambiente
Espao Mundo Ambiente DINMICO muda constantemente atividades do homem

Meio Ambiente

NECESSIDADES VAIDADES

Mudanas Provocadas no Ambiente


Nmade - sedentrio (10000 a.C.); Romanos - aquedutos (400 ou 500 a.C.); Industrializao (sc. XVIII); Mundo Atual.

Preocupaes Ambientalistas
A partir dos anos 50; Mais intensas a partir da dcada de 70; 1970 - Europa - Ano de Conservao da Natureza; 1972 - Estocolmo - Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente; Novo entendimento poltico-jurdico e social do ambiente e da co-responsabilidade mundial na sua proteo; Criao do Programa das Naes Unidas para o Ambiente (PNUMA), como sede em Nairobi.

Meio Ambiente, Trabalho e Sade


apropriao da natureza

Trabalho
processos produtivos situao de risco

afeta

trabalhadores comunidades vizinhas

Meio Ambiente, Trabalho e Sade


Trabalhador sofre intensamente conseqncias negativas da deteriorao meio ambiente, sofrendo tripla agresso: como trabalhador; como cidado; como consumidor. as do

Meio Ambiente, Trabalho e Sade


Plo Petroqumico de Camaari na Bahia:

construdo sobre importante manancial de gua mineral;


dejetos j comprometem rio Capivara Pequeno e o esturio de Jacupe, chegando at o mar e comprometendo os mananciais de gua que abastecem salvador; trabalhadores apresentaram casos leucopenia, surdez, doenas respiratrias. de:

Meio Ambiente, Produo Industrial


chamins das fbricas despejam diariamente toneladas de gazes, vapores e partculas no ar efluentes lquidos com toneladas de metais pesados so despejados em rios e mananciais onde se captam gua para consumo domstico. Invaso da dinmica da produo no espao e vida das pessoas.

Meio Ambiente, Produo Industrial


parque industrial de So Paulo produz anualmente 2,5 milhes de toneladas de resduos prejudiciais sade. dentre os principais setores industriais brasileiros, com forte presena no mercado internacional, quatro so altamente nocivos ao meio ambiente: - siderurgia; - papel e celulose;

- alumnio;

- petroqumica.

Agricultura e Sade
AGROTXICOS -AGROQUMICOS BIOCIDAS

Carcinognicos
Mutagnicos Teratognicos

Agricultura e Sade
dcadas de 60 e 70 - fase urea dos agrotxicos no Brasil.

O mercado do veneno cresceu 421% O aumento mdio da produtividade das 154 principais culturas brasileiras no ultrapassou a 5%.

Ficha Tcnica
Criao:
Prof. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira E-mail: crdn@urisan.tche.br Site: http://www.urisan.tche.br/~crdn

Apoio Tcnico:
Fernando Neves dos Santos E-mail: fneves@urisan.tche.br

Saneamento Bsico
constitudo por quatro servios que so: drenagem urbana (galeria de gua fluvial); recolhimento e destinao de resduos slidos; tratamento de gua; coleta e tratamento de esgoto sanitrio.

Saneamento Bsico
O servio de saneamento bsico de fundamental importncia para a sade das populaes. Sua inexistncia provoca contaminao do solo, da gua e do ar, proliferao de vetores e a conseqente disseminao das doenas.

Nos pases subdesenvolvidos, 80% dos leitos hospitalares vm sendo ocupados por pacientes com doenas causadas direta ou indiretamente pela gua de m qualidade ou pela falta de saneamento.

Saneamento Bsico
Dez mil pessoas/dia falecem devido conseqncias de acidente e doenas causadas por falta de habitao adequada e de servios essenciais de gua potvel e esgoto sanitrio.

Saneamento Bsico no Brasil


diariamente, so produzidos 125.281 toneladas de lixo no Brasil; 68,5% dos resduos gerados nas grandes cidades brasileiras so jogados nos lixes e alagados; existem pelo menos 24.340 catadores de lixo nos lixes brasileiros; dos catadores registradores pela pesquisa, 22% tm menos de 14 anos; pelo menos 7.264 pessoas residem nos lixes espalhados pelo Brasil;

Saneamento Bsico no Brasil


apenas 451 municpios tm coleta seletiva de lixo; dos 3.466 que coletam lixo hospitalar, 1.193 no fazem nenhum tipo de tratamento, como incinerao; o brasileiro recebe em mdia 260 litros de gua por dia; o volume de gua distribuda sem tratamento aumentou de 3,9% para 7,2% de 1989 para 2000; 38% da gua distribuda na regio Norte no recebe nenhum tipo de tratamento; Drenagem: o nmero de pessoas ocupadas na drenagem na regio metropolitana de So Paulo de 1.023 contra 1.799 na regio metroopolitana do Rio de Janeiro.

Saneamento Bsico no Brasil


Porcentagem de municpios com servio de esgotamento sanitrio, por regies brasileiras:
Norte: 7,1% Nordeste: 42,9% Sudeste: 92,9% Sul: 38,9% Centro-Oeste: 17,9% Obs.: nem sempre o fato de um municpio dispr de servio de esgotamento sanitrio significa que todos os seus domcilios estejam conectados ao sistema.
(Fonte: Revista Veja - 03 de abril de 2002.)

gua
Disponvel no planeta 97% salgada; 2% geleiras; 1% aproveitada para consumo humano; ameaada por: esgoto, efluentes industriais, queimadas. lixo, agrotxicos, desmatamento,

gua
Indispensvel ao ser humano. Responsvel por:

renovao de clulas;
oxigenao do sangue; eliminao de resduos provenientes do metabolismo; funcionamento da maioria dos rgos vitais.

gua

Sua m qualidade gera altos ndices de doenas, como esquistossomose, dengue, febre amarela e malria, doenas de pele e doenas diarricas, clera, febre tifide, amebase, ascaridase, giardase, hepatite, leptospirose, gastrointerites, etc.
Sua falta pode causar desidratao e at a morte.

Poluio
a degradao da qualidade ambiental resultante da atividade que, que direta ou indiretamente: a) prejudique a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e) lanam matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos.

Tipos de Poluies
TIPO POLUIO VISUAL CAUSAS Excesso de propagandas, notas polticas, anncio, recados, avisos, luminosos, placas. Agricultura, pecuria, indstria, esgotos e lixo. CONSEQNCIAS Agride o bem-estar e induz ao consumismo.

POLUIO DA GUA

Contaminao da gua, assoreamento de rios e lagos, drstica diminuio da gua potvel. Contato direto de poluentes com produtos agrcolas, erosodesertificao, contaminao da gua, descontrole ambiental dos micro-organismos que reciclam os componentes orgnicos e inorgnicos. Irritao da pele, queda de cabelo, cncer, hemorragia no nariz, diminuio no nmero de glbulos bancos e vermelhos, convalescncia - morte.

POLUIO DOS SOLOS

Uso de biocidas, lixo, desmatamento, queimadas, resduos e indstrias.

POLUIO RADIOATIVA

Lixo atmico, uso e deposio indiscriminado de pilhas, baterias, produtos qumicos, entre outros.

Tipos de Poluies
TIPO POLUIO SONORA CAUSAS Transportes, estabelecimentos comerciais e industriais, atividades domsticas e de lazer. CONSEQNCIAS Afeta o equilbrio psquico, a audio, o corao, a presso. A circulao e a concentrao, provoca insnia, impotncia, neurose, taquicardia, contraes musculares. Irritao das vias respiratrias, inverso trmica, efeito estufa, destruio da camada de oznio, chuva cida.

POLUIO DO AR

Indstrias, agricultura, domiclios e escapamento de gases dos carros.

Poluio
A exposio poluio apresenta muitas possibilidades de interferncia com a sade humana. Extremos:
alteraes comportamentais morte problema gravssimo

Poluio:

controle complexo envolve questes

sociais

econmicas
culturais

Desenvolvimento Sustentvel
O desenvolvimento sustentvel aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das geraes futuras satisfazerem as suas, baseia-se em dois conceitos chaves: a prioridade na satisfao das necessidades das camadas mais pobres da populao, e s limitaes que o estado atual da tecnologia e da organizao social imps sobre o meio ambiente. (Comisso Brundtland)

Desenvolvimento Sustentvel
a satisfao das necessidades bsicas da populao (educao, alimentao, sade, lazer, etc.); a solidariedade para com as geraes futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver); a participao da populao envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal); a preservao dos recursos naturais (gua, oxignio, etc); a elaborao de um sistema social garantindo emprego, segurana social e respeito a outras culturas (erradicao da misria, do preconceito e do massacre de populaes oprimidas, como por exemplo os ndios); a efetivao dos programas educativos. (Marina Mendes)

S-ar putea să vă placă și