Sunteți pe pagina 1din 15

A PERDA DOS BENS TERRENOS

A JUSTIA J ERA UM HOMEM RETO


a preocupao exata e escrupulosa (inquietude do esprito) em relao ao direito alheio, e relacionamento do indivduo com o Supremo Juiz. a conformidade com a reta conduta, esta sendo definida segundo os padres de Deus. a excelncia moral que antecede a santidade.

A JUSTIA UM ATRIBUTO COMUNICVEL DE DEUS

Fora comunicada pela lei (sem eficcia perfeita) Fora comunicada pela conscincia aos homens sem lei
Romanos 02: 1 Portanto, s inescusvel, homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. 2 E bem sabemos que o juzo de Deus segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. 3 E tu, homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escapars ao juzo de Deus? 4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e pacincia e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? 5 Mas, segundo a tua dureza e teu corao impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelao do justo juzo de Deus, 6 que retribuir a cada um segundo as suas obras; 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverana em favor o bem, procuram glria, e honra e incorrupo; 8 mas ira e indignao aos que so contenciosos, e desobedientes iniqidade;

A JUSTIA E UM ATRIBUTO COMUNICVEL DE DEUS

Romanos 02: 9 tribulao e angstia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e tambm do grego; 10 glria, porm, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e tambm ao grego; 11 pois para com Deus no h acepo de pessoas. 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei tambm perecero; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei sero julgados. 13 Pois no so justos diante de Deus os que s ouvem a lei; mas sero justificados os que praticam a lei 14 (porque, quando os gentios, que no tm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora no tendo lei, para si mesmos so lei. 15 pois mostram a obra da lei escrita em seus coraes, testificando juntamente a sua conscincia e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), 16 no dia em que Deus h de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho. 17 Mas se tu s chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; 18 e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instrudo na lei; 19 e confias que s guia dos cegos, luz dos que esto em trevas, 20 instruidor dos nscios, mestre de crianas, que tens na lei a forma da cincia e da verdade; 21 tu, pois, que ensinas a outrem, no te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que no se deve furtar, furtas? 22 Tu, que dizes que no se deve cometer adultrio, adulteras? Tu, que abominas os dolos, roubas os templos? 23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgresso da lei?

A JUSTIA E UM ATRIBUTO COMUNICVEL DE DEUS

Romanos 02: 24 Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus blasfemado entre os gentios, como est escrito. 25 Porque a circunciso , na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu s transgressor da lei, a tua circunciso tem-se tornado em incircunciso. 26 Se, pois, a incircunciso guardar os preceitos da lei, porventura a incircunciso no ser reputada como circunciso? 27 E a incircunciso que por natureza o , se cumpre a lei, julgar a ti, que com a letra e a circunciso s transgressor da lei. 28 Porque no judeu o que o exteriormente, nem circunciso a que o exteriormente na carne. 29 Mas judeu aquele que o interiormente, e circunciso a do corao, no esprito, e no na letra; cujo louvor no provm dos homens, mas de Deus.

COMO J FOI COMUNICADO DA JUSTIA DE DEUS


PELA TRADIO ORAL PELA F
Glatas 03: 11 evidente que pela lei ningum justificado diante de Deus, porque: O justo viver da f; Romanos 01: 17 Pois no Evangelho revelada de f em f a justia de Deus, como est escrito: Mas o justo viver da f. Habacuque 02: 4 Eis que a sua alma est orgulhosa, no reta nele; mas o justo viver pela sua f.

II Timteo 03:
16 Toda Escritura divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justia; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa

COMO J FORA COMUNICADO DA JUSTIA DE DEUS


J MECIONADO COM NO E DANIEL
Ezequiel 14: 14 ainda que estivessem no meio dela estes trs homens, No, Daniel e J, eles pela sua justia, livrariam apenas a sua prpria vida, diz o Senhor Deus. 15 Se eu fizer passar pela terra bestas feras, e estas a assolarem, de modo que ela fique desolada, sem que ningum possa passar por ela por causa das feras; 16 ainda que esses trs homens estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Deus, que nem a filhos nem a filhas livrariam; eles s ficariam livres; a terra, porm, seria assolada.

O LIVRO DO JUSTO
Josu 10:13 E o sol se deteve, e a lua parou, at que o povo se vingou de seus inimigos. No est isto escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do cu, e no se apressou a pr-se, quase um dia inteiro. II Samuel .18 17 Lamentou Davi a Saul e a Jnatas, seu filho, com esta lamentao, 18 mandando que fosse ensinada aos filhos de Jud; eis que est escrita no livro de Jasar:

A GLRIA DE J
J era o maior dos homens do Oriente
J 01: 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era J. Era homem ntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. 2 Nasceram-lhe sete filhos e trs filhas. 3 Possua ele sete mil ovelhas, trs mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo tambm muitssima gente ao seu servio; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente.

ONDE SE SITUA J
J viveu antes de Moiss Razes:
Falta de referncia a Moiss e a alguma coisa de judaico em seu livro; A referencia a terra de Uz (J 1.1) era um ponto entre Damasco da Sria ao norte, Edom ao Sul. - Onde viveram os caldeus, sabeus, os edomitas, entre outros Os chamados Textos de Execrao Fala de um certo prncipe chamado YYOB (forma hebraica) que governou na rea de Damasco

O JUSTO NO SALMO 1
PROVAO (I Pedro 4. 12-19) TENTAO
12 Amados, no estranheis a ardente provao que vem sobre vs para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; 13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflies de Cristo; para que tambm na revelao da sua glria vos regozijeis e exulteis. 14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vs repousa o Esprito da glria, o Esprito de Deus. 15 Que nenhum de vs, entretanto, padea como homicida, ou ladro, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negcios alheios; 16 mas, se padece como cristo, no se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome. 17 Porque j tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se comea por ns, qual ser o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? 18 E se o justo dificilmente se salva, onde comparecer o mpio pecador? 19 Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem.

UMA HIERARQUIA DE NECESSIDADES


1 Necessidades fisiolgicas:
- Fome, sede, respirao, descanso, exerccios fsicos, abrigo, sexual. Ex.: barriga cheia - A frustrao dessas necessidades impede o homem de viver. Obs.: Depois de satisfeitas, o homem busca satisfazer um outro nvel de necessidade.

UMA HIERARQUIA DE NECESSIDADES


2 Necessidades sociais:
De participao, de associao, de aceitao pelas pessoas, de receber amizade e amor, prestgio e auto afirmao

Ex.: Carro de luxo


Obs.: Depois de satisfeitas, o homem busca satisfazer um outro nvel de necessidade.

UMA HIERARQUIA DE NECESSIDADES


3 Necessidades do ego:
a) Auto estima: auto respeito, auto confiana, de autonomia, de competncia. b) Reputao: reconhecimento, status pelo que se . Ex.: A posio em uma empresa Obs.: Depois de satisfeitas, o homem busca satisfazer um outro nvel de necessidade.

UMA HIERARQUIA DE NECESSIDADES


4 Necessidade de autorealizao:
-Compreenso das prprias potencialidades -Entender como se aprendeu a autodesenvolver-se; -Criatividade no mais amplo sentido Ex.: A brilhante empresa criada e elevada ao mais alto sucesso.

O RISCO DO APEGO S COISAS TRANSITRIAS DA VIDA

II. Perda dos bens


III. Mesmo na perda podemos desfrutar o amor de Deus

S-ar putea să vă placă și