Sunteți pe pagina 1din 20

Grupo: Eduardo Duarte Augusto Anschau Neilton Souto Gabriel Rech Thiago beckenkamp

Este ensaio tem como principal funo verificar a aceitao ao impacto nos matrias em baixas temperaturas. E verificar a qualidade e confiabilidade do material a ser utilizado

A fratura quando ductil se deforma substancialmente antes de fraturar Esse tipo de trinca considerada estvel pois para aumentar a trinca necessrio que haja um aumento da tenso aplicada no material. O processo se desenvolve de uma maneira relativamente lenta de acordo com a propagao da trinca.

O material tem pouco deformao antes de trincar. A propagao da trinca pode acontecer de maneira muito rpida, podendo ocorrer grandes desastres. A partir de um certo momento a fratura considerada instvel pois pode ocorrer quebra mesmo sem nenhum aumento de tenso sobre esse material.

O que define a ductilidade do material a temperatura e impurezas. Quando os matrias dcteis ficam em baixas temperaturas acabam se tronando frgeis. Podem ocorrer grandes problemas se a temperatura na hora do ensaio for maior que a temperatura onde o material ira trabalhar.

A temperatura de transio uma faixa de temperatura relativamente pequena na qual a energia absorvida pelo corpo de prova cai apreciavelmente. aonde ocorre a mudana de ductil para frgil ou de frgil para ductil.

Tamanho de gros: tamanho de gros muito grandes tende a elevar muito a temperatura de transio, fazendo com que ocorra fratura frgil a temperaturas prximas a temperatura ambiente, j tamanho de gros finos tendem a diminuir a temperatura de transio. Tratamento trmico: Aos carbonos e de baixa liga so menos influenciados pela temperatura quando submetidos a tratamento trmico que aumenta sua resistncia.

Encruamento: Materiais encruados, que sofreram quebra de gros que compem sua estrutura, tendem a apresentar maior temperatura de transio. Impurezas: As Impurezas que tendem a fragilizar a estrutura do material tambm tendem a elevar a temperatura de transio Elemento de liga: Alguns elementos de liga, como o nquel, tendem a melhorar a resistncia ao impacto mesmo com temperaturas mais baixas.

Processo de fabricao: Dois aos iguais produzidos em processos diferentes podem apresentar temperaturas de transio diferentes. Retirada do corpo de prova: A forma de retirada do corpo de prova interfere na posio das fibras do material.

A diversas maneiras de fazer os ensaios para estudar estruturas frgeis, mas o mais utilizado o ensaio de impacto com pendulo (Charpy ou izod).

O pndulo levado a certa posio, onde adquire uma energia inicial, ao cair, ele encontra no seu percurso o corpo de prova, que se rompe. A sua trajetria continua at certa altura, que corresponde posio final, onde o pndulo apresenta uma energia final. Os ensaios so realizados em diferentes temperaturas. No Ensaio ser avaliado a energia absorvida na fratura, aparncia da fratura e a deformao.

Este ensaio muito importante para evitar desastres e garantir qualidade e segurana na utilizao de algum material.

http://www.artigonal.com/tecnologiasartigos/ensaio-de-impacto-1006632.html http://www.guiametal.com.br/uploads/pdf/ ensaio-de-impacto-charpy.pdf http://demar.eel.usp.br/~baptista/arquivos/ LOM3010/Ensaios_cap6_Impacto.pdf http://www.globalst.com.br/bvg/en_mec/17. pdf

S-ar putea să vă placă și