Sunteți pe pagina 1din 15

Zulu Fashion

Zulu Fashion

Primavera
Moda e Musica em prol da
Solidariedade

Varzea Grande 2012

Zulu Fashion um projeto cultural e de relacionamento apresentado pelo Monitor do Programa Mais Educao , Jonny Wesley, que rene, em um s espao, Msica, Moda e Solidariedade. Vrzea Grande reconhecidamente uma das mais importantes cidades do estado de Mato Grosso no desenvolvimento cultural. O Projeto Zulu vem contemplar esta vocao atravs da realizao de um evento diferenciado, que visa facilitar a comunicao e a aproximao da cultura a comunidade. O projeto tambm visa valorizar profissionais da regio nos seus diferentes segmentos. Educadores, msicos, danarinos, arteses, cengrafos, produtores, modelos e alunos em atuao conjunta, onde talento e arte se fazem presentes. Atravs do Zulu Fashion, a EMEB Prof Libia da Costa Rondon se insere entre as principais escolas lanadoras de moda do estado que investe na criatividade, no fortalecimento da cultura de responsabilidade social e na transparncia da comunicao, alm de promover produtos e servios com aes encantadoras.

Justificativa
Em cinco sculos de histria, a experincia de africanos e de seus descendentes foi sendo consolidada nos mais diversos aspectos da sociedade brasileira. A influncia africana na cultura brasileira sempre ressaltada como uma das mais slidas demonstraes da cultura sem mencionar as matrizes africanas que a compe(a msica, na lngua falada e escrita, na culinria, nas festas populares celebradas desde os tempos coloniais, linguagem corporal e, especialmente, a existncia das religies de matriz africana). Para entender melhor a influncia da cultura afro-brasileira em nosso dia-adia, faz-se necessrio analisar a Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, onde a mesma estabelece obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira nas grades curriculares dos ciclos fundamental e mdio ministrados nas redes oficiais e pblicas do pas. Em detalhes a legislao prev que o contedo programtico inclua a histria da frica e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica inerente a Histria do Brasil assim como, a incluso no calendrio escolar, do dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Conscincia Negra. Aniversrio de morte de Zumbi dos Palmares - enquanto lder do maior movimento negro j visto na histria do pas.

Pensando nisso, que alguns professores do EMEB LIBIA, se propuseram a desenvolver o projeto Zulu Fashion a fim de propiciar aos educandos o conhecimento do papel dos negros na formao tnico-cultural da sociedade, como tambm o respeito pelas diversidades culturais, a solidariedade como valor essencial nas relaes humanas, a valorizao do patrimnio e da pluralidade cultural e a defesa da paz como meio de resolver os conflitos. Hoje discute-se muito a prtica discriminatria em relao aos povos afrobrasileiros que muito a ajudaram e ajudam a d um novo rumo para a histria brasileira, assim, cabe a escola exercer seu papel para mudar essa paradigmas conforme ressalta:
A discriminao entendida como uma ao prtica discriminatria ocorrida como o fundamento dos princpios pr-conceituosos, mas no assim justificada. O racismo entendido como a discriminao racial declarada e/ ou institucionalizada atravs de prticas sociais aceitas pelos costumes e leis (SILVA, 1997, p.29).

Diante dessa perspectiva de mudana de valores e mentalidades, este educandrio vem desenvolvendo o referido projeto desde 2012, onde a qual ir alcanar um grande destaque devido ser a temtica ser ainda pouco discutida como tambm, traz para a discusso a importncia da cultura afro-brasileira .

OBJETIVOS
Proporcionar momentos de reflexo entre os alunos do colgio e das escolas convidadas a fazer parte do mesmo, a fim de se discutir as acerca das diversidades culturais,analisando especialmente as contribuies da cultura africana em nosso pas, nosso estado e nossa cidade. Reconhecer,valorizar, divulgar e os processos histricos de resistncia negros desencadeados pelos africanos escravizados no Brasil e por seus descendentes na contemporaneidade, desde as formas individuais at as coletivas. Reconhecer e identificar aspectos referentes cultura afro-brasileira e suas prticas estabelecidas no cotidiano.

Programao Preliminar
Data Novembro de 2012 Local EMEB PROF LIBIA DA COSTA RONDON Durao do evento 18h s 01h30 Programao: Abertura: 20h Incio do desfile: 20:30h Desfiles: trs blocos de 25 min com intervalo de 5 min entre eles Numero de participantes: Livre Formato do evento: Aberto a comunidade com portaria.

METODOLOGIA

O referido projeto vem sendo aprimorado constantemente sendo:


Discusso em sala sobre a temtica; Pesquisa apresentada na feira do conhecimento, onde discutiuse vrias temticas: sistemas de cotas para o negro na Universidade, a religio afro, a cultura, os dialetos dentre outros; Realizao do 1 primeiro concurso Garoto e Garota LCR envolvendo toda a clientela escolar (educao infantil, fundamental).

RECURSOS:
Materiais: Mesas, cadeiras, palco(cenrio), faixa, panfletos e cartolinas, murais, TNT, pincis, revistas, livros, vdeos e outros.

Para a noite cultural:data-show, prmios (faixas) para as candidatas.


Humanos: Professores, pais, alunos, direo, coordenao

BIBLIOGRAFIA: CUNHA, Manuela Carneiro da. Negros, estrangeiros: os escravos libertos e sua volta frica. So Paulo: Brasiliense, 1985. CUNHA, Mariano Carneiro da. Da senzala ao sobrado: arquitetura brasileira na Nigria e na Repblica Popular do Benin. So Paulo: Brasiliense, 1985. DADESKY, Jacques. Brasil-frica: convergncia para uma cooperao privilegiada. Estudos Afro-asiticos, N. 4 (Rio de Janeiro: Centro de Estudos Afro-Asiticos CEAA,1980), p-5-19. RAMOS, Arthur. As culturas negras no novo mundo. 3a ed., So Paulo: Companhia.Editora Nacional, 1979.

S-ar putea să vă placă și