Sunteți pe pagina 1din 33

1

REGRAS PARA UMA COMUNICAO EFICAZ

O perfil assertivo

Perfil Assertivo
3

O termo assertividade origina-se de assero. Fazer asseres quer dizer afirmar, do latim afirmare, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza. A postura assertiva uma virtude, pois se mantm no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agresso), outro por falta (submisso).

Perfil Assertivo (cont.)


4

No ambiente profissional, o perfil assertivo cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanas contnuas, que exige decises objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera relevante a construo de parcerias. A tcnica assertiva "aposta" na mudana de comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade.

Perfil Assertivo (cont.)


5

O comportamento assertivo ativo, direto e honesto, transmitindo uma impresso de autorespeito e respeito pelos outros

Uma pessoa assertiva vence pela influncia, ateno e negociao, oferecendo ao outro a opo pela coorperao. No oferece retaliaes e estimula a comunicao de mo dupla
Ser assertivo dizer "SIM" e "NO" quando for preciso

Caractersticas do Perfil Assertivo


6

Para um perfil assertivo correcto e fundamentado so essenciais as seguintes caractersticas: AUTO ESTIMA: origina-se da imagem que voc tem de si mesmo. a sua reputao vista por seus prprios olhos. o que voc pensa e sente sobre si mesmo. A qualidade da auto-estima depende de voc. Depende a aceitao, da confiana e do respeito que voc tem por si mesmo.

DETERMINAO: uma energia que faz voc ter coragem para ir em frente e no desistir perante os obstculos. ter foco e clareza sobre onde quer chegar.

Caractersticas do Perfil Assertivo (cont.)


7

EMPATIA: colocar-se no lugar do outro mentalmente e sentir o que o outro est sentindo numa determinada situao. Somente pessoas maduras conseguem estabelecer empatia.

ADAPTABILIDADE: adequar seu estilo de comunicao e entrar em sintonia com seu interlocutor, seja uma criana, seja um idoso, tenha nvel cultural alto ou baixo. AUTOCONTROLE: assumir que o ser humano bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar as emoes, no perdendo o controle das situaes.

Caractersticas do Perfil Assertivo (cont.)


8

TOLERNCIA FRUSTRAO: aceitar que no podemos s ouvir sins, pois exitem os nos que so pertinentes e justos. Isto significa aceitar a diversidade humana. SOCIABILIDADE: gostar de estar com pessoas, se preocupar com o bem-estar do outro assim como o seu prprio. tratar as pessoas com naturalidade e sem idias preconcebidas

Caractersticas do Perfil Assertivo (cont.)


9

Alm dessas atitudes, existem trs condies para ser assertivo: Saber o que quer e aonde quer chegar Partir de um pensamento positivo Ser proativo para atingir os resultados

a)
b) c)

Caractersticas do Perfil Assertivo (cont.)


10

O desenvolvimento do prefil assertivo envolve: Expressar opinies, pontos de vista e ideias, ainda que sejam diferentes; Ter necessidades, quereres e sentimentos diferentes; Solicitar que os outros respondam s nossas necessidades e quereres; Recusar solicitao sem sentimentos de culpa; Errar algumas vezes; Sermos ns prprios; Obter o respeito dos outros.

11

Empatia

Empatia
12

A empatia tem sido normalmente definida como a capacidade psicolgica que permite, de uma forma aprofundada e ntima, a compreenso de ideias, sentimentos e motivaes de outras pessoas.

Tambm conhecida como inteligncia interpessoal, enquanto capacidade cognitiva de sentir, num contexto comum, aquilo que outro individuo pode experienciar. Captar o mundo particular do paciente como se fosse o seu prprio mundo, mas sem nunca esquecer esse carcter de como se - isso a empatia

Empatia (cont.)
13

A maioria das definies de empatia distingue dois nveis nesta dimenso psicolgica: Uma capacidade afetiva para compreender e partilhar sentimentos dos outros; Uma capacidade cognitiva para compreender pontos de vista e perspetivas alheios. Alguns autores identificam ainda, dentro de uma definio mais lata de empatia, a capacidade para transmitir aos outros, de forma verbal e no verbal, a compreenso desses sentimentos e ideias.

a)

b)

Empatia (cont.)
14

A adopo desta atitude dificil em certas situaes que nos foram naturalmente a sentirmo-nos, ao mesmo tempo, afetados, impotentes e que mobilizam em ns, sentimentos como o da injustia ou o da inquietude. No entanto, uma pessoa confrontada com uma situao dificil precisa em primeiro lugar de algum presente ao seu lado que a ajude enfrentar o que est a viver e no uma pessoa que reaja por ela. Pela compreenso emptica, o profissional ajuda a pessoa a contactar com os seus prprios sentimentos e a descobrir o que eles significam.

Empatia (cont.)
15

Os efeitos da empatia na relao de cuidados : Aumento do nvel de auto-estima :

possivel ento compreender o que eu sinto sem me dizer que eu estou errada por pensar assim.
Melhora da qualidade da comunicao :

ele no me diz que tambm ele pode morrer a qualquer momento, basta por o p na rua .
Abertura possibilidade da expresso de emoes profundas :

verdade que atrs desta raiva se encontram todos os meus medos.

Empatia (cont.)
16

A empatia consiste na atitude de um sujeito relativamente a outro, caracterizada por um esforo objectivo e racional de compreenso intelectual dos sentimentos daquele. Como tal, a empatia exclui os fenmenos afectivos (simpatia, antipatia) e os juzos morais. A empatia descreve a capacidade intelectiva de uma pessoa ao vivenciar a forma como sente outro indivduo. Esta capacidade pode ajudar a compreender melhor o seu comportamento ou a sua forma de tomar decises. Tratase, por assim dizer, da habilidade para entender as necessidades, os sentimentos e os problemas dos outros, pondo-se no lugar deles e respondendo correctamente s suas reaces emocionais.

Empatia (cont.)
17

O desenvolvimento da comunicao emptica envolve: emoes em situaes difceis Comunicar a mudana Neutralizar a raiva dos outros Influenciar o subconsciente das pessoas Relacionar-se: compreenso

18

Escuta Activa/Escuta Dinmica

Escuta Activa/ Escuta Dinmica


19

A escuta activa uma tcnica de comunicao que implica que, num dilogo, o ouvinte comece por interpretar e compreender a mensagem que recebe. Parece bvio que quem ouve deva prestar ateno ao que lhe transmitem, mas a verdade que uma boa parte da informao de uma conversa no chega correctamente ou mal interpretada pelo ouvinte. Isso acontece por excesso de informao, falta de concentrao, stress ou por vrias outras razes. Na gesto, a escuta activa fundamental para fomentar o bom relacionamento pois facilita o bom entendimento entre diferentes partes e reduz os conflitos.

Escuta Activa/ Escuta Dinmica (cont.)


20

Atitudes a ter: Sorrir Acenar com a cabea Olhar de frente Postura semelhante de quem fala

Escuta Activa/ Escuta Dinmica (cont.)


21

Expresses verbais a ser utilizadas: Quer dizer ento que... Se compreendi bem, trata-se Sente que... UhUh Sim Concerteza Continue Ah sim

Atitudes construtivas para uma Escuta Ativa


22

Empatia: Capacidade de se colocar no lugar do outro, de modo a sentir (na medida do possvel) como se sentiria caso estivesse no lugar dele. Respeito: Aceitao incondicional da pessoa como pessoa. Capacidade de acolher o outro integralmente, sem que lhe sejam colocadas quaisquer condies e sem julg-lo pelo que sente, pensa, fala ou faz. Congruncia: Capacidade de ser real, autntico, genuno, de reconhecer e expressar os seus prprios sentimentos adequadamente.

Atitudes construtivas para uma Escuta Ativa (cont.)


23

Imediao: Capacidade de trabalhar a prpria relao, eu-outro, abordando os sentimentos imediatos que um experimenta pelo outro. Ser grounded: Capacidade de decodificar a experincia do outro em elementos objetivos, para que ele possa compreender melhor sua experincia, s vezes confusa. Confrontao: Capacidade de perceber e comunicar ao outro certas incoerncias no seu comportamento: a distncia entre o que ele fala, o que e faz.

Habilidades interpessoais da pessoa que escuta


24

Atender: Comunicar de maneira verbal e noverbal, mostrar disponibilidade e interesse.


Responder: Comunicar, corporal e verbalmente, mostrar compreenso. Personalizar: Mostrar responsabilidade quanto ao problema. Orientar: Avaliar as alternativas possveis e facilitar a escolha entre elas.

Benefcios da Escuta Activa


25

Mostra logo ao outro que est interessado nele e o aceita como pessoa. Mostra que ouviu o que ele disse, e ainda, quis envolver-se no problema dele. D-lhe uma oportunidade para desabafar e sentir-se aliviado. Os bons sentimentos reconhecidos, partilhados e assumidos ganham e os ruins perdem fora. Encoraja-o a definir o problema, para depois resolv-lo. Ajuda-o a aprofundar mais os sentimentos e talvez descobrir que o problema no o problema. Quer dizer que tem razes mais profundas. Ajuda-o no discernimento, identificando cada alternativa e as suas consequncias negativas e positivas.

Benefcios da Escuta Activa


26

Leva-o a compreender melhor a posio, sentimentos e comportamentos de si mesmo e dos outros e a sentir compaixo. Somos todos vtimas! Somos todos carrascos! Evita a dependncia. A deciso e a responsabilidade para a soluo do problema fica sempre com ele. Muitas vezes ele descobre que no adianta por a culpa nos outros (chefe, membro da famlia, ambiente, etc.). Quem tem o problema ele e quem tem que resolv-lo ele. Facilita um processo que poder servir para outras ocasies, tratar dos sentimentos e no de fatos, pensamentos, perguntas.

Promove um relacionamento mais ntimo entre os dois.


Ele aprende a ser um bom ouvinte, modelando-se sobre o comportamento de quem o escutou e tornando-se, por sua vez, modelo para outras pessoas.

27

Obstculos para uma boa comunicao

Obstculos para uma boa comunicao


28

Mandar, comandar, Pra de reclamar!

dar

uma

ordem:

Advertir, ameaar, avisar das consequncias negativas: Se fizeres o que ests a pensar, vais arrependerte Moralizar, pregar os deveres, apelar para a autoridade Deves ter mais respeito para com os mais velhos

Obstculos para uma boa comunicao (cont.)


29

Dar conselhos, sugestionar, dar solues: Espera mais um pouco antes de tomar essa deciso Ensinar, tentar influenciar com argumentos lgicos, opinies prprias, falar muito de si e das suas experincias: Quando eu tinha a tua idade, no tinha a metade do que tu tens Criticar, discordar, culpar, emitir um julgamento sobre a pessoa: Essa sua opinio muita imatura

Obstculos para uma boa comunicao (cont.)


30

Gozar, rotular, deixar a pessoa a sentir-se com vergonha e estpida. No passas de uma criana mimada Concordar, louvar, emitir um positivo Sempre sentimos orgulho de ti Interpretar, analisar, diagnosticar: S queres ateno julgamento

Obstculos para uma boa comunicao (cont.)


31

Consolar, negar as emoes, esforar-se para diminuir os sentimentos negativos, o tamanho do problema, para deixar a pessoa a sentir-se melhor: Todas as pessoas passam por estas crises Interrogar, procurar motivos inconscientes, razes na infncia: Quem colocou essas ideias na tua cabea? Usar humor, ironia, sarcasmo, distrair do problema: Vamos falar em coisas menos tristes. O que achou do jogo de ontem?

Obstculos para uma boa comunicao (cont.)


32

Estar distrado, estar com pressa: Que horas so? A minha esposa fica louca quando chego atrasado Interromper, mudar de assunto: Foste ao baile ontem? Ignorar os sinais no-verbais (a linguagem do corpo).

33

Dvidas?

S-ar putea să vă placă și