Sunteți pe pagina 1din 21

UM BOM CURRCULO + UMA BOA ENTREVISTA

UM EXCELENTE EMPREGO
Cidadania Organizacional
Prof. Alexandre Julho/2012
ETEC Joo Belarmino- 100 anos

COMO FAZER UM CURRCULO


1 - DEFINIO

Curriculum vitae.

Expresso latina significando curso de vida. Conjunto de indicaes biogrficas relativas ao nome, idade, estado civil, situao, estudos, diplomas, obras publicadas e outras atividades de um estudante, candidato a um cargo, exame, concurso, etc. o documento que fornece uma viso ampla e geral do profissional. a sua propaganda, sua maior publicidade.
Ningum fica mais passando pginas e pginas em busca da informao desejada. Pois bem, saiba que isso no existe mais. Monte um curriculum complicado e ele volta direto pra gaveta ou, pior, para a lata do lixo...Lembre-se... 40 segundos o tempo mximo que voc tem para dar seu recado! Ao fazer um curriculum inclua inicialmente um pequeno sumrio executivo descrevendo suas qualificaes e realizaes mais importantes. Este sumrio no deve substituir seu currculo, mas sim levar o leitor a querer ler o resto, portanto torne-o curto e instigante.

2 - OBJETIVO

Trata-se de um documento especialmente elaborado para apresentao pessoal de forma indireta. Tem como finalidade fornecer informaes pessoais quanto a escolaridade, experincia profissional, competncias e planos de trabalho. Geralmente o currculo chega ao seu potencial empregador antes de voc, portanto, quanto melhor a impresso que causar a seu respeito, mais oportunidades poder propiciar. Portanto,para que o currculo seja um instrumento eficaz na sua apresentao profissional, necessrio dedicar tempo e cuidado sua elaborao.
Escreva claramente seu endereo e telefones de contato, celular etc. No fique acanhado em listar telefones de recado. Informe seu e-mail e meios de contato online (Google Talk, ICQ, MSN etc.)Preste ateno nisso pois, por incrvel que parea, muita gente vacila neste ponto. A pior coisa que pode acontecer voc ser a pessoa selecionada e... ningum conseguir falar com voc! No deixe que isso acontea...

3- TEXTO
O curriculum vitae deve apresentar dados objetivos, isto , deve ser livre de todo comentrio pessoal ou de crticas e julgamentos de valores, quer sobre si prprio (o apresentante) quer sobre as pessoas com quem ele conviveu no ambiente de trabalho, e muito menos sobre a situao ou organizao interna da empresa em que trabalhou. Devem de qualquer modo ser evitadas crticas sobre mtodo e processos da empresa ou carter pessoal de seus dirigentes. Os aspectos positivos ou negativos da redao ou informaes que a pessoa fornece em seu "curriculum" do entre outras a delimitao e viso para o analista de cargos na empresa, da personalidade, fidelidade e confiabilidade da pessoa. Frases e o uso da primeira pessoa so mais diretas e convincentes. Recomendamos o uso da primeira pessoa. Por exemplo: Implantei, construi, vendi, organizei etc. Com relao s datas, devem sempre ser colocadas de forma cronolgica inversa, iniciando-se com o mais recente, evite dividir palavras no fim das linhas.

4- ESCOLARIDADE E EXPERINCIA As sees que tratam de escolaridade e experincia, constituem as partes essenciais do "curriculum", visto que as pessoas so basicamente avaliadas quanto a estes dois aspectos. Se um deles no to rico, deve-se compensar o fato com o outro. Algum que possua experincia limitada, deve detalhar a natureza de sua escolaridade tanto num quanto noutro caso, nunca se deve passar por alto em ambas as partes. Por referncias pessoais, subentende-se nomes de pessoas que possam fornecer informaes sobre sua identidade/ capacidade/honestidade pessoal. Deve-se ter cuidado todo especial na seleo de pessoas indicadas como fontes de referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade.
Ao listar sua escolaridade, tambm limite-se ao relevante. Em geral, listar a escolaridade a partir do nvel mdio suficiente.Mencionar aonde voc cursou o nvel bsico ou alfabetizao no ajudam em nada e ainda vai passar uma imagem no profissional do seu currculo, portanto evite!

5- PASSOS ESSENCIAIS O ltimo passo para elaborao de um "curriculum" a sua redao. Antes deste, outros so necessrios, mas a redao deve ser clara, objetiva, em timo portugus ou idioma em que seja elaborado o mesmo. O primeiro passo, de um modo geral, deduzir quais as provveis exigncias do cargo pretendido (dados e qualificaes pertinentes ao caso), e, se possvel, um contato com os rgos, entidade ou empresa, a fim de obter esclarecimentos e informaes necessrias
Fazer um curriculum fcil de ler uma das chaves para o sucesso...Use fontes (letras) de tamanho adequado. Pelo menos arial ou times 12 . Configure seu editor de texto para deixar espaos entre linhas, pois isso facilita bastante a leitura.Deixe uma boa margem na folha e espaos entre cabealhos. Pra tirar a impresso que ler seu curriculum vai ser um "fardo", deixe bastante espaos em branco, pois eles servem como descanso para os olhos.

6- APRESENTAO Este o passo decisivo, o "curriculo" deve ser personalizado. Sobre apresentao, sugerimos os seguintes passos: a matria deve ser disposta de modo a guardar to rigorosamente quanto possvel: (1)margens, ( mnimo 2 cm esquerda e 1,5 direita) (2)Letras- ( Arial ou Times 12 ou 14) (3) espaos entre linhas, ( Simples, ou 1,5) (4) posies de ttulos, (Esquerda ou Centro Maisculas14 Arial) Obs: Se os demais dados forem 12. (5) estrutura e linguagem coerente, (6) digitao perfeita sem rasuras, emendas, etc., (7) Portugus perfeito.
Se a vaga para gerente de vendas, no necessrio listar sua experincia em manuteno de microcomputadores..Ningum tambm est interessado no nmero do seu RG ou ttulo de eleitor. Pelo menos no neste momento! Estas informaes vo ser necessrias apenas quando a vaga for sua, portanto no necessrio inclu-las.

7-OUTROS CONSELHOS -O objetivo do currculo no para fechar um negcio, e sim para conduzi-lo entrevista. Evite mencionar no currculo suas aspiraes salariais, a menos que seja solicitado. -Cuidado para no enviar o currculo via e-mail com vrus. -Fotos devero ser encaminhadas somente quando solicitadas. Uma vez pedidas devem ser atuais e coloridas. Obs: Tamanho 3x4 - Pretenso salarial tambm deve ser apresentada quando solicitada. -Dominar diferente de conhecer: dominar uma ferramenta de informtica muito diferente de ter conhecimentos superficiais. No invente, nem tente maquiar suas habilidades, qualificaes ou experincias profissionais. -Um currculo com boa qualidade de impresso e em bom papel, alm de facilitar a leitura, mostra o quanto voc se importa com sua imagem e com sua carreira. (sulfite 40)

7-OUTROS CONSELHOS Uma carta anexada ao currculo, com a pretenso salarial, para cada caso especifico, deixa muito mais elegante a proposio de solicitao de emprego, mais personalizado, evita-se muitas vezes erros na solicitao salarial, pois neste caso pode-se pelo tipo de firma ou pelo prprio anncio ter-se uma idia de quanto a firma se prope a remunerar o indivduo requisitado para aquele cargo. Se voc no se julga bom em redao, solicite algum que o seja para assessor-lo, ou corrigir o seu portugus. Procure restringir o seu currculo. Quando muito extenso, torna-se cansativo, dando impresso de que houve desvirtuamento das informaes prestadas. No d informaes falsas, isso o desabonar muito quando a comprovao de capacidade no desempenho de suas funes.
(Texto adaptado de publicao da Editora Primus Ltda. So Paulo)

MARLIA DOS SANTOS SILVA


Solteira, 19 anos Rua das Orqudeas Centro CEP: 13.900.250 Amparo SP Tel: 19- 333-333 / Cel: 19-333-222 E-mail: marilia@amparo.com.br

0BJETIVO: (arial 14- negrito)


Auxiliar Administrativo (arial 12)

COMPETNCIAS/HABILIDADES
Boa Comunicao, Facilidade de relacionamento, Interesse em adquirir novos conhecimentos, Comprometimento com o trabalho assumido.

ESCOLARIDADE
-Cursando Tcnico em Administrao ETEC Joo Belarmino Centro Paula Souza -Ensino Mdio EEPSG Dr. Coriolano Burgos

EXPERINCIA PROFISSIONAL
2005/ 2007 - Banco da Alegria Amparo-SP Funo: Auxiliar Administrativo 1999/2004 - Loja do Sucesso - Serra Negra SP - Funo: Caixa 1998/1999 - Supermercado Barato- Amparo SP - Funo: Servente

CURSOS EXTRA-CURRICULARES/ CAPACITAES


-Atendimento ao Publico 40 horas - SEBRAE -Qualidade de Atendimento ao Cliente - Tecnologia da Informao - tica e trabalho - Tcnicas de comunicao

INTERESSES PESSOAIS
Leitura, Msica, Lutas e Artes Marciais.

INFORMAES ADICIONAIS
- Disponibilidade para viagens. -Participao na Campanha Coloque o Sorriso no Rosto de Uma Criana realizada pela ETEC Joo Belarmino, Disciplina Cidadania, envolvendo aproximadamente 300 crianas vinculadas Instituies Assistncias de Amparo. (agosto a outubro/2007)

Amparo, 30 de julho de 2012 ____________________ Marlia dos Santos Silva

MARLIA DOS SANTOS SILVA


Solteira, 19 anos Rua das Orqudeas Centro CEP: 13.900.250 Amparo SP Tel: 19- 333-333 / Cel: 19-333-222 E-mail: marilia@amparo.com.br

OBJETIVO:
Auxiliar Administrativo

COMPETNCIAS/HABILIDADES
Boa Comunicao, Facilidade de relacionamento, Interesse em adquirir novos conhecimentos, Comprometimento com o trabalho assumido.

ESCOLARIDADE
-Cursando Tcnico em Administrao 1. Ciclo ETEC Joo Belarmino Centro Paula Souza -Ensino Mdio EEPSG Dr. Coriolano Burgos

EXPERINCIA PROFISSIONAL
-2005/2007- Supermercado da Alegria- Amparo-SP - Funo: Caixa -2003/2005- Loja do Sucesso Serra Negra- SP- Funo: Balconista

CURSOS EXTRA-CURRICULARES/ CAPACITAES


- Conhecimentos Avanados de Informtica: Centro de Formao Software -Ingls: Intermedirio - Centro Americano de Idiomas -Curso de Atendimento ao Publico 40 horas - SEBRAE/2002 -Curso de Prticas de Escritrio- 20 horas ACEA -Qualidade de Atendimento ao Cliente -Tecnologia da Informao -tica e trabalho -Tcnicas de comunicao

INFORMAES ADICIONAIS
-Disponibilidade para Viajar -Participante da Campanha Coloque um Sorriso no Rosto de uma Criana, realizada pela ETEC Joo Belarmino com a participao de aproximadamente 300 crianas vinculadas as instituies assistncias da cidade de Amparo-SP.

Amparo, 30 de julho de 2012


MARLIA DOS SANTOS SILVA

No h porque temer uma entrevista. Ao contrrio, pense em que pode ser uma oportunidade de voc mostrar para a pessoa que o est entrevistando quais so as suas qualidades e por quais motivos deveria recomendar a sua contratao. A entrevista uma conversa entre duas pessoas, sempre com objetivos definidos para ambos. Uma entrevista de emprego no uma simples conversa, porque as duas pessoas estaro frente a frente para descobrir o que, no perfil de cada um, interessa ao outro.

ANTES DA ENTREVISTA
-Saiba com antecedncia o endereo e qual o melhor caminho para chegar empresa;
-No se atrase, caso isto acontea, ligue avisando;

-Boas maneiras (bom dia/boa tarde) devem estar presentes quando dirigir-se a qualquer funcionrio;
-Desligue o celular no aguardo do entrevistador; -Evite longas conversas com a recepcionista da empresa; -No fume na sala de espera, mesmo que seja permitido. -Ler revistas ou jornais ajudam a acalmar.

DICAS PARA UM BOM DESEMPENHO NAS ENTREVISTAS


O vesturio conta pontos na hora de conversar com o possvel empregador. Alm disso, atitudes e comportamentos devem ser considerados no momento da entrevista. Como apresentar-se: Moas:
-Ideal vestir-se de acordo com o perfil do trabalho. Procure vestir roupas -com tons claros, evitando peas coloridas, rendas e tecidos brilhosos; - No use minissaias, saias justas ou blusas decotadas; - Loes/perfumes fortes podem incomodar o entrevistador; - Prefira maquilagem discreta;- Evite colares ou brincos extravagantes.

Rapazes:
-Esteja atento quanto a sua aparncia, barba feita e cabelos penteados so fundamentais; -Use roupas discretas, cala/camisa. No use camisetas estampadas e coloridas; -Prefira sapatos bem cuidados, deixe o tnis para outra ocasio; -Evite calas extravagantes (tipo "skatista" e outros); -No use bon ou culos escuros na sala do entrevistador.

DURANTE A ENTREVISTA
-Ao entrar na sala, aguarde que o consultor faa o primeiro gesto para cumprimentlo, e indique o local que voc dever sentar-se; -Aperto de mo deve ser firme. Este gesto demonstra segurana; -No se deve roer unhas, mastigar chicletes e passar a mo no cabelo.

-No colocar nada, principalmente os braos sobre a mesa do entrevistador;


-Evite rir ou falar alto demais; -Considere o entrevistador como um "aliado" e no como um "inimigo"; -Aguarde sua vez de falar, evite interromper o processo da entrevista; -Seja claro e objetivo, mas fuja de respostas como sim ou no; -Comunique-se verbalmente, dispense gesticulaes e evite estender-se demais nas questes abordadas. -Seja voc mesmo, no minta, as mentiras so facilmente percebidas pelo entrevistador; -Cuidado com a linguagem, evite grias e palavras de baixo calo; -Ao trmino da entrevista, se no for informado, voc poder perguntar sutilmente

quando a empresa lhe dar uma posio sobre a vaga.

Tem uma entrevista de emprego e no sabe o que vo perguntar causa nervosismo e contribui para a perda da vaga. Portanto preste ateno as perguntas mais frequentes:
1. Fale sobre si. Esta pergunta quase obrigatria em uma entrevista de emprego e dever ser muito bem praticada para uma resposta direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional. 2. 2. Quais so seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo? Seja especfico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da prpria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" so proibidas. 3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa? Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. V ao site institucional, faa pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou j trabalharam l. 4. Qual foi a deciso mais difcil que tomou at hoje? O que pretendido com esta questo, que os candidatos sejam capazes de identificar uma situao em que tenham sido confrontados com um problema ou dvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequncias e decidir da melhor forma.

5. O que procura num emprego? As hipteses de resposta so vrias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participao num projeto ou organizao de sucesso, contribuio para o sucesso da sua empresa, etc. 6. Voc capaz de trabalhar sob presso e com prazos definidos? Um "no" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e d exemplos de situaes vividas em trabalhos anteriores. 7. D-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos. Esta sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto , dever focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela funo e a forma como poder trazer benefcios e lucros para a empresa. 8. O que voc faz no seu tempo livre? Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupaes demonstram no s a capacidade de gerir o seu tempo, preocupaes com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais so as suas maiores qualidades? Aponte aquelas caractersticas universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistncia, dedicao, iniciativa, e competncia. 10. E pontos negativos/defeitos? Naturalmente que a resposta no poder ser muito negativa, pois sero poucas as hipteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horrios. Assim, o truque responder partindo daquilo que normalmente considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crtico, persistente demais, etc. 11. Que avaliao faz da sua ltima (ou atual) experincia profissional? No se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/servio da empresa. Se comear a apontar defeitos ao seu emprego anterior correr o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa. 12. At hoje, quais foram as experincias profissionais que lhe deram maior satisfao? Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

www.professoralexandre.com.br

S-ar putea să vă placă și