Sunteți pe pagina 1din 48

PROGRAMAO EM MICROINFORMTICA

Aula 1

Microsoft Office

OMicrosoft Office uma sute de aplicativos para escritrio que contm programas como processador de texto, planilha de clculo, banco de dados (Tambm conhecido como DB "Data Base"), apresentao grfica e gerenciador de tarefas, de emails e contatos

Verses Microsoft Office

M. Office 95 M. Office 97 M. Office 2000 M. Office 2003 M. Office 2007 M. Office 2010

Microsoft Office Word 2007

O Word 2007 faz parte do pacote de produtividade Microsoft Office System de 2007, que sucede ao Office 2003.

Microsoft Office Word 2007

OMicrosoft Word umprocessador de textoproduzido pelaMicrosoft, e faz parte do pacote Microsoft Office Word um dos processadores de texto mais utilizados para trabalhar com documentos Utilizado para criar, modificar e imprimir documentos escritos

Microsoft Office Word 2007

Relativamente verso anterior (Word 2003), o novo programa introduz inmeras alteraes, a maioria das quais so ao nvel da facilidade de utilizao. O produto mais fcil de usar, atravs de um novo paradigma de interface, que substitui os familiares menus por um friso (ribbon, em ingls) agrupa os comandos principais que so necessrios de acordo com o que estejamos a fazer na altura.

Os 10 principais benefcios do Microsoft Office Word 2007


1. GASTAR MAIS TEMPO COM A ESCRITA E MENOS
TEMPO COM A FORMATAO

2. Comunique-se de maneira eficaz com novos

diagramas SmartArt e novas ferramentas de grfico.

3. Montar documentos rapidamente usando Blocos de


Construo.

4. Salvar como PDF ou XPS diretamente no Office


Word 2007.

Os 10 principais benefcios do Microsoft Office Word 2007


5. Publicar e manter blogs diretamente no Office Word
2007

6. Dominar os processos de anlise de seus

documentos usando o Office Word 2007 e o Microsoft Office SharePoint Server 2007.

7. Conectar seus documentos a informaes


comerciais.

8. Remover alteraes controladas, comentrios e texto


oculto de seus documentos

Os 10 principais benefcios do Microsoft Office Word 2007


9. Usar o painel de reviso que mostra os trs
tipos de edio para comparar e combinar documentos.

10.Reduzir o tamanho de seus arquivos e


melhorar a recuperao de arquivos corrompidos.

Acessando o Word

H vrias formas de acessar o Word. A mais utilizada clicar no boto Iniciar, Todos os programas, Microsoft Office, Microsoft Office Word 2007. Observe a figura abaixo:

Acessando o Word

Uma outra forma bastante utilizada atravs de um cone na rea de trabalho

Outra maneira pelo menu Iniciar, Todos os programas, acessrios, executar e escrevendo o comado winword.exe

rea de trabalho do Word

Logo que abrimos o Word, um documento criado automaticamente com o nome de Documento 1, e visualizada uma janela, como a demonstrada na figura.

Menu

Clicando sobre o Boto Office, no canto superior esquerdo, aparecero funes como Salvar, Imprimir e Fechar entre outras, que so as principais aes de controle da janela do Word

Barra de ferramentas de acesso rpido

Do lado direito do Boto Office , voc poder personalizar a Barra de ferramentas de acesso rpido, clicando na Caixa de listagem. Para ativar ou desativar um comando, basta clicar sobre ele

Boto ajuda

Acessa a ajuda do Office Online ou a local (salva no computador) Para obter ajuda, s clicar no boto Ajuda , localizado no canto superior direito da janela, ou pressionar a tecla F1.

Controle da janela

Controles para Minimizar, Maximizar (ficar do tamanho da tela), Restaurar (poder ser redimensionada conforme necessidade) e Fechar a janela

Faixa de opes

A faixa de opes o local onde esto os principais comandos do Word, separados por guias: Incio, Inserir, Layout da Pgina, Referncias, Correspondncias, Reviso e Exibio

Contedo da faixa de opes

H trs componentes bsicos na faixa de opes

1.

Guias H sete guias bsicas na parte superior. Cada uma representa uma rea de atividade Grupos Cada guia tem vrios grupos que mostram os itens relacionados em conjunto Comandos Um comando um boto, uma caixa para inserir informaes ou um menu

2.

3.

grupos de cada uma das guias

Incio rea de transferncia, Fonte, Pargrafo, Estilo e Edio Inserir Pginas, Tabelas, Ilustraes, Links, Cabealho e Rodap, Texto e Smbolos Layout da Pgina Temas, Configurar Pgina, Plano de Fundo da Pgina, Pargrafo e Organizar Referncias Sumrio, Notas de Rodap, Citaes e Bibliografia, Legendas, ndice e ndice de Autoridades.

grupos de cada uma das guias

Correspondncias Criar, Iniciar Mala Direta, Gravar e Inserir Campos, Visualizar Resultados e Concluir. Reviso Reviso de Texto, Comentrios, Controle, Alteraes, Comparar e Proteger. Exibio Modo de Exibio de Documento, Mostrar/Ocultar, Zoom, Janela e Macros.

Rguas

As rguas horizontais e verticais so usadas para definir e visualizar os recuos de pargrafos, tabulao, margem das pginas e largura das colunas, quando trabalhamos com tabelas. Para habilit-las ou desabilitlas, basta clicar no boto Rgua, que fica no canto superior direito.

Barra de rolagem

As barras de rolagem permitem que voc navegue pelo documento, quando a pgina for maior que a tela, clicando sobre as setas ou arrastando o boto de rolagem.

Barra de rolagem

Abaixo da barra de rolagem, h botes para tornar essa navegao mais rpida: Pgina anterior e Prxima pgina No boto Selecionar objeto da procura, possvel, por exemplo, procurar uma palavra, grfico, tabela etc. em todo o documento

Barra de status

Mostra informaes sobre o documento atual, tais como o nmero de pginas e a pgina atual. Est localizada na margem inferior da tela

Modos de exibio

Os modos de exibio so encontrados direita da barra de status e permitem alterar a visualizao do documento

Modos de exibio

As opes so as seguintes:

Controle de Zoom

rea do documento

Local em que os textos so digitados e editados. Nessa rea, observamos uma barra vertical piscando, chamada de cursor ou ponto de insero. Qualquer caractere ser inserido esquerda do cursor.

Entendendo melhor o menu do Word

Vamos, agora, trabalhar com cada uma das opes do menu do Word, visualizadas ao clicar no Boto Office

Novo

Essa opo abre uma janela, onde pode escolher um modelo (layout) para o novo documento. O modelo padro Documento em branco.

Adicionando texto

No documento criado, vamos inserir um pequeno texto, que ser utilizado posteriormente para praticarmos os demais comandos. Ao comear a digitar, o cursor se movimenta para a direita, e os caracteres que voc digita vo aparecendo esquerda dele. Ao digitar o texto o cursor passar para a linha seguinte automaticamente e se chama rearranjo de linhas.

Adicionando texto

Digite o texto abaixo:

Agora hora de se familiarizar com o Microsoft Office Word 2007. Aprenda as melhores maneiras de utilizar a nova Faixa de Opes, obtenha ajuda para localizar comandos mais usados e entenda o que o novo formato de arquivo faz para voc.

Usando a tecla ENTER

Para fazer o cursor passar para a prxima linha antes que ele atinja a margem direita, necessrio pressionar a tecla ENTER. Voc s precisar usar a tecla ENTER em duas situaes:
Para Para

terminar um pargrafo.

criar uma linha em branco entre pargrafos, guras, grcos etc.

Salvar

Para salvar (gravar) um documento, clique no Boto Office e, em seguida, em Salvar O documento salvo com as alteraes feitas at o momento da ao de salvar Quando voc fechar e abrir o arquivo novamente, ele estar da forma como estava quando foi salvo pela ltima vez O arquivo ter a extenso .docx, que inserida automaticamente pelo Word

Dicas !

Para facilitar a busca por seus documentos, h algumas dicas quanto nomeao de arquivos quando for salvlos:
Use

palavras-chave que facilitem a memorizao. as iniciais em maisculas.

Digite Evite Evite Insira

preposies entre as palavras. acentos e cedilhas. datas, se necessrio

Exemplo:

Para salvar um relatrio semanal de atividades, um bom nome seria RelSemAtiv_12_Dez. Nesse caso, o 12_Dez identifica a semana a que se refere o relatrio, sem ser necessrio abri-lo.

Salvando o arquivo

Salvar o documento que acabamos de digitar com o nome de Parte_Pratica. importantssimo o hbito de manter o documento salvo Caso o computador se desligue ou trave inesperadamente, ainda h possibilidade de recuperar o documento, graas ao recurso Recuperao automtica de arquivos

Recuperao automtica de arquivos?

Sem que voc note, de tempo em tempo, automaticamente, o Word salva o arquivo, para que, em ocasies inesperadas, voc no perca seu trabalho.

Usando modelos prontos para criar documentos

Vamos ver alguns modelos de documentos que podem ser feitos com o auxlio do Word Para acess-los, clique no Boto Office e, em seguida, no boto Novo. Aps selecionar o modelo desejado, basta clicar em Baixar.

Abrir

Em na lista ao lado dos botes do menu, h uma rea chamada Documentos Recentes

Abrir

Ao clicar no boto Abrir, aparecer uma janela em que voc deve procurar o arquivo que deseja abrir

Ao localizar o arquivo desejado, clique sobre ele e em Abrir.

Salvar como

Se houver necessidade de salvar o arquivo com outro nome ou em outro local, clique no Boto Office e, em seguida, em Salvar como Em seguida, digite o nome desejado e/ou selecione o local desejado (HD, CD, Pendrive etc.) e clique em Salvar.

Imprimir

Para imprimir o arquivo aberto, necessrio clicar no Boto Office e posicione o mouse no boto Imprimir: aparecero trs opes abaixo:

Opes de Imprimir

Imprimir Abre uma janela com configuraes que permitem selecionar a impressora, pginas a serem impressas, nmero de cpias etc Impresso Rpida - Imprime diretamente, sem nenhuma configurao Visualizao de Impresso Possibilita conferir como fiar impresso seu documento. Para voltar visualizao layout de impresso, clique no boto Fechar Visualizao de Impresso

S-ar putea să vă placă și