Sunteți pe pagina 1din 41

Clonagem

ndice
Clonagem: aspectos gerais; Tipos de Clonagem; Como se obtm um clone; Clonagem Reprodutiva; Clonagem Teraputica; Questes ticas.

O que a clonagem?
Processo de reproduo artificial, para obteno de indivduos geneticamente idnticos entre si e idnticos a um indivduo que lhes deu origem.

...ser s um processo artificial?


O processo de clonagem existe tambm naturalmente na natureza em organismos que no utilizam reproduo sexuada para originar novos seres. Exemplos: hidras, leveduras, plantas.

Sero os gmeos CLONES?!?


... teoricamente clones...
No entanto, apresentam diferentes caractersticas devido ao: - modo como se processa a gestao no tero; - ambiente social em que so criados.

Cronologia
1903 Efectuam-se experincias de clonagem com plantas; 1952 Clonagem de girinos; 1981 Clonagem de ratos, atravs de clulas embrionrias; 1996 Nascimento da Dolly; 1998 Nascimento de vrias geraes de ratos; 2000 - Nascimento de vrias espcies clonadas, entre outras, sunos, vitelas e bezerros; 2001 Nascimento do primeiro primata;

Actualidades
Nasceu ainda uma gata, Sissi, que surpreendeu por ter uma cor diferente do dador. Prova que o clone no uma cpia. ( folha) Informaes novas remetem-nos para a existncia de dois clones humanos, originados numa empresa denominada Clonaid. Esta empresa garante que existem mais de 200 mil pessoas interessadas no processo da clonagem. Criao de um Banco de Clulas Estaminais no Reino Unido, no passado dia 19.

Tipos de Clonagem
Neste momento discute-se a possibilidade de execuo de diferentes tipos de clonagem que tem, consequentemente, diferentes objectivos. So elas: Clonagem Reprodutiva Clonagem Teraputica

Como se obtm um clone?


Material
- Microscpio electrnico de alta resoluo;
- Instrumentos capazes de remover e implantar organelos celulares; - Caixas de petri ; - Meios de cultura de tecidos; - Clula somtica da pessoa a ser clonada; - Ovcito.

Procedimento
1. A clula somtica da pessoa a ser clonada tem de ficar algum tempo num meio de cultura nutritivo para que se possa dividir e crescer. Depois muda-se para outro meio de cultura pobre em nutrientes para que parem de se dividir. Extrai-se o ncleo da clula somtica.

2.
3.

4.

Anucleia-se um ovcito

5.

Introduz-se o ncleo da clula do progenitor no ovcito.

6.

7.
8.

Aplica-se uma descarga elctrica de modo a que o ncleo transplantado se funda com o ovcito Coloca-se a clula obtida num meio de cultura at que esta se divida e atinja um estdio de mrula. Transfere-se o embrio para o tero para se implantar neste.

Clonagem Reprodutiva

O que a clonagem reprodutiva?


A clonagem reprodutiva tem como finalidade a obteno de um ser idntico a outro.

Como que se procede?


O embrio obtido atravs da transplantao de um ncleo diplide de uma clula somtica de um indivduo para o citoplasma de um ovcito previamente anucleado, permitindo que o zigoto obtido tenha o nmero de cromossomas normal da sua espcie.

1 . Retira-se o ncleo de uma clula somtica adulta do dador 2 . Anuclea-se um ovcito. 3 . Transfere-se o ncleo retirado da clula somtica adulta do dador para o ovcito anucleado. 4. Estimula-se electricamente a fuso entre o ovcito e o ncleo que para ele foi transplantado. 5. Coloca-se a clula num meio nutritivo para que se divida e quando j se apresenta no estdio de mrula transfere-se para o tero onde se ir implantar

Quando que pela primeira vez se pensou em


fazer clonagem reprodutiva?
A possibilidade de se clonar humanos surgiu quando se descobriu que uma clula somtica de um mamfero, j diferenciada, poderia ser reprogramada ao estdio inicial e voltar a ser totipotente. Isto foi conseguido atravs da transferncia do ncleo de uma clula somtica da glndula mamria da ovelha que originou a Dolly para um vulo sem ncleo.

-Dolly s nasceu depois de 277 tentativas que fracassaram. Alm disso, dentro das 277 clulas da me de Dolly das quais se retirou o ncleo que foi depois inserido num vulo anucleado 90% no alcanaram nem o estdio de blastocisto.

A tentativa posterior de clonar outros mamferos como, entre outros, porcos e bezerros tambm tem mostrado uma eficincia muito baixa e uma proporo muito grande de abortos espontneos e embries mal formados.

Este tipo de clonagem leva-nos a colocar questes como ...

Qual a idade do clone quando nascer?


Estas preocupaes surgiram ao verificar-se que os telmeros, (as extremidades dos cromossomas que diminuem de tamanho com o envelhecimento celular), estavam encurtados na ovelha Dolly. Mais tarde, descobriu-se que a ovelha tinha artrite, uma doena que s aparece em animais mais velhos, confirmando, portanto, que esta estava realmente com um envelhecimento precoce.

Qual a possvel explicao para a alta ocorrncia de malformaes gnicas?


Uma das explicaes mais aceitveis no presente para a alta ocorrncia de malformaes genticas a possibilidade de com o uso desta tcnica, alguma coisa de errado acontecer com os genes do imprinting.

Estes genes expressam-se de uma forma quando herdados do pai e de outra quando herdados da me, ficando activos ou inactivos consoante o caso. O animal clonado recebe a sua carga gentica de um s indivduo e alguns desses genes do imprinting parecem expressar-se de forma errada aps a clonagem. Presumivelmente, a reprogramao do ncleo da clula somtica, que d suporte ao desenvolvimento do embrio, no ocorre de forma adequada.

Seria possvel atravs do DPN identificar fetos mal


formados ou portadores de mutaes cromossmicas?
Segundo os defensores da clonagem humana ser possvel identificar fetos defeituosos ou com mutaes cromossmicas logo no incio da gestao e evitar assim o seu nascimento. Sabe-se que existem mais de 7 mil doenas genticas Como detectar mutaes nos mais de 30 mil genes? Alm disso, existem centenas de doenas graves que s aparecem aps o nascimento.

Quais as consequncias da clonagem na


diversidade da espcie?
Esta tcnica apresenta-se de algum modo como um atentado diversidade da espcie quando executado em grande escala devido a: - Inexistncia de crossing-over - Falta de segregao independente dos cromossomas - Falta de polialelismo

Ser a clonagem reprodutiva um mtodo alternativo fertilizao in vitro?

Quais as diferenas entre ambos os processos?

O mtodo da clonagem reprodutiva um mtodo alternativo fertilizao assistida, adoptada por casais infrteis. A grande diferena que na reproduo assistida utilizam-se clulas sexuais, o vulo e o espermatozide. A fertilizao assistida apenas facilita o encontro ente o vulo e o espermatozide, quando isso no ocorre naturalmente.

Tcnica da fertilizao in vitro

Neste momento, o uso desta tcnica ainda pouco seguro...


O principal aspecto positivo que as experincias com animais clonados tm ensinado muito do funcionamento celular o que abre portas para novas perspectivas teraputicas.

Clonagem Teraputica

O que a clonagem teraputica?


A clonagem teraputica humana no pretende avanar para alm dos primeiros estgios do desenvolvimento embrionrio; o seu objectivo a obteno de clulas percursoras pluri-potentes (atravs das quais podem ser reproduzidas virtualmente em qualquer outro tipo de clula do corpo) que constituem uma fonte de clulas de substituio para a Engenharia de Tecidos e Terapias de Transplantao.

Este tipo de clonagem importante, porqu?


A clonagem teraputica permite desenvolver todo o tipo de tecidos ou clulas especializadas, atravs de clulas totipotentes que se encontram no interior da massa interna da estrutura embrionria (blastcisto), tais como: Tecidos musculares; Tecidos sanguneos; Tecidos sseos; Tecidos nervosos.

Actualmente s se consegue cultivar em laboratrio clulas com as mesmas caractersticas do tecido de que foram retiradas.

Atravs da clonagem seriam produzidas clulas especializadas a partir das clulas dos prprios pacientes, na qual partilham a mesma informao gentica, portanto no seriam reconhecidas como invasoras pelo sistema imunolgico.

Poder curar doenas degenerativas que tm origem na produo equvoca de uma ou mais clulas. Como por exemplo: Leucemia; Doena de Parkinson; Doena de Alzheimer; Diabetes; Cancros; Doenas degenerativas do corao; Imunodeficincias primrias.

Vrios T. cruzi (clulas totipotentes) no momento em se aderem a uma fibra muscular cardaca.

Existe outra forma de obteno destas clulas totipotentes?


As clulas totipotentes existem:
no cordo umbilical; tecidos dos adultos (mas em menor nmero).

Em que consiste a tcnica utilizada na clonagem teraputica?


1. Transferncia do ncleo de uma clula somtica de um adulto para um ovcito, a que previamente se extra o seu ncleo; 2. Esse ovcito transnucleado, recebe estmulos elctricos, entra em diviso celular e origina um "embrio", este, que ser desenvolvido in vitro 3. As clulas totipotentes multiplicam-se in vitro diferenciando-se de modo a produzirem os vrios tecidos do adulto que so ento transplantados para o dador do ncleo.

Outras tcnicas utilizadas na obteno de clulas totipotentes


1.Provenientes da massa interna do blastocisto resultante da fecundao in vitro; 2. Provenientes de clulas germinativas primordiais da prega gonadal; 3. Provenientes da massa interna do blastocisto resultante da transferncia do ncleo de uma clula somtica para um ovcito anucleado.

Desvantagens do uso desta tcnica


Destruio de centenas de embries para que um tenha xito; Existncia de malformaes e envelhecimento precoce; Tcnica demasiado dispendiosa; Surgem questes ticas que levantam controvrsia.

Questes ticas?
Se existir um clone humano, algum dever deter poder sobre este? Quem? A ser legislado o processo da clonagem, quem dever faz-lo? Qual o objectivo de fazer clones humanos?

Trabalho realizado por:


Sofia, n7 Andreia, n 10 Catarina, n13 Ins, n18 Marta, n 19 Tiago, n26

Legislar reproduo medicamente assistida


Consenso Impossvel Lei genrica em termos de actividade mdica; Consenso Possvel

S-ar putea să vă placă și