Sunteți pe pagina 1din 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

FACULDADE DE ENGENHARIA

Curso engenharia de Energia


Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br

Disciplina:

COMBUSTO E COMBUSTVEIS

Introduo: Leis da Conservao da Massa e da Energia


Todo e qualquer fenmeno que acontece na natureza necessita de energia para ocorrer. A vida, como a conhecemos, requer basicamente matria e energia. Em qualquer sistema natural, matria e energia so conservadas, ou seja, no se criam nem se destroem matria nem energia. Duas leis da fsica explicam esse comportamento: a lei da conservao da massa e a lei da conservao da energia ou primeira lei da termodinmica. A segunda lei da termodinmica: A qualidade da energia sempre se degrada de maneiras mais nobres (maior qualidade) para maneiras menos nobres (menor qualidade).

Introduo: Leis da Conservao da Massa e da Energia


Lei da conservao da massa Em qualquer sistema, fsico ou qumico, nunca se cria nem se elimina matria, apenas possvel transform-la de uma forma em outra. Tudo que existe provm de matria preexistente, s que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra. Tudo se realiza com a matria que proveniente do prprio planeta, apenas havendo a retirada de material do solo, do ar ou da gua, o transporte e a utilizao desse material para a elaborao do insumo desejado. podendo muitas vezes ser reutilizado.

Introduo: Leis da Conservao da Massa e da Energia


Lei da conservao da massa

Esta lei explica tambm um dos grandes problemas com o qual nos defrontamos atualmente: a poluio ambiental.
O fato de no ser possvel consumir a matria at sua aniquilao implica a gerao de resduos em todas as atividades dos seres vivos, Esses resduos indesejveis a quem os eliminou, mas que podem ser reincorporados ao meio, para serem posteriormente reutilizados.

Esse processo denomina-se reciclagem e ocorre na natureza por meio dos ciclos biogeoqumicos, nos quais interagem mecanismos biogeoqumicos que tornam os resduos aproveitveis em outra forma.

Introduo: Leis da Conservao da Massa e da Energia


Lei da conservao da massa

Quando no existe um equilbrio entre consumo e reciclagem, podem advir conseqncias desastrosas ao meio ambiente.
Atualmente, o mundo vive em plena era do desequilbrio, uma vez que os resduos so gerados em rumo muito maior que a capacidade de reciclagem do meio. A Revoluo Industrial introduziu novos padres de gerao de resduos, que surgem em quantidades excessivamente maiores que a capacidade de absoro e reciclagem da natureza (materiais sintticos no-biodegradveis).

Introduo: Leis da Conservao da Massa e da Energia


No existe processo 100% eficiente. Em qualquer sistema, fsico ou qumico, nunca se cria nem se elimina matria; apenas possvel transform-la de uma forma em outra.

Poluio ambiental (gua, solo e ar).

Lei da conservao da massa

Sempre haver gerao de resduos indesejveis em todas as atividades dos seres vivos.

Desequilbrio: gerao de resduos maior do que a capacidade de reciclagem do meio.

Introduo: Primeira lei da Termodinmica


Anlogo conservao da massa. A energia pode se transformar de uma forma em outra, mas no pode ser criada nem destruda. As diversas formas de energia podem ser enquadras genericamente:
Energia cintica energia que a matria adquire em decorrncia de sua movimentao e em funo de sua massa e velocidade. No caso da energia cintica total das molculas de uma amostra de matria denominada energia calorfica. Energia potencial energia armazenada na matria em razo de sua posio ou composio. Exemplo: energia armazenada nos combustveis fsseis, nos alimentos etc. classificada como energia potencial.

Introduo: Primeira lei da Termodinmica

Assim sendo, possvel verificar que determinada parte de um sistema sofreu variao em sua energia total. Entretanto, as partes vizinhas tambm podem ter sofrido variaes, de tal modo que o conjunto, formado por todas essas partes, pode no ter apresentado variao alguma.

Introduo: Definies
1 CALOR E TEMPERATURA
1.1 Calor uma forma de energia que se propaga de um corpo para outro, quando entre eles h diferena de temperatura.

O calor pode ser obtido de vrias maneiras:


Atrito entre dois corpos; Resistncia eltrica queima de combustveis; Aquecimento provocado pelo sol (energia solar) 1.2 Troca e propagao do calor

Sendo uma modalidade de energia, o calor poderia ser medido em Joule [J]. Porm, comum a utilizao da caloria [cal].
1 [cal] = 4,186 [J] 1 [kcal] = 1.000 [cal]

Introduo: Definies
1 CALOR E TEMPERATURA
1.2.1 Capacidade trmica de um corpo o quociente entre a quantidade de calor Q recebido ou cedido por um corpo e a correspondente variao de temperatura T. A unidade de capacidade trmica [cal/oC] C = Q /T ; C = capacidade trmica [cal/oC] Q = quantidade de calor [cal] A capacidade trmica de um corpo representa a quantidade de calor necessria para a temperatura do corpo varie de 1 [oC].

Introduo: Definies
1 CALOR E TEMPERATURA
1.2.2 Calor especfico de uma substncia A capacidade trmica de um corpo, vai depender da massa do corpo e de uma constante Cp , denominada de calor especifico.

C = m * Cp
Como C = Q/T

Cp = calor especifico [cal/g * oC] m = massa [g]


teremos m * Cp = Q /T

ou seja

Cp = Q /m*T

Desta forma, igual quantidade de calor que deve ser cedida a 1 [g] de uma substncia para provocar nela uma variao de temperatura de 1 [oC]

Introduo: Definies
1 CALOR E TEMPERATURA
1.2.3 Equao fundamental da calorimetria Consideremos um corpo de massa m temperatura inicial Ti. Fornecendose uma quantidade de calor Q a esse corpo, suponha que sua temperatura aumento at Tf. A experincia mostra que a quantidade de calor Q proporcional massa e variao de temperatura (Tf Ti); logo: Q = m * Cp * (Tf Ti) Q = m * C p * T
Cp = calor especifico [cal/g * oC] m = massa [g] T = variao de temperatura [ oC] Q = quantidade de calor [cal]

Observao: Se Tf > Ti o corpo recebe calor, isto , Q > 0 Se Tf < Ti o corpo cede calor, isto , Q < 0 O produto m * Cp a capacidade trmica do corpo; logo: C = m* Cp

Introduo: Definies
1 CALOR E TEMPERATURA

Exerccio: Calcular a quantidade de calor necessria para elevar uma massa de 500 gramas de ferro de 15 oC para 85 oC. O calor especifico do ferro igual a 0,114 [cal/g * oC]

Introduo: Definies
1 CALOR E TEMPERATURA
Resoluo: Se massa de ferro aumenta de temperatura o calor sensvel; logo:

Q = m * Cp * (Tf Ti) = 500[g]*0,114 [cal/g * oC]*(85-15)[oC] = 3.990 [cal]


Portanto, a quantidade de calor recebida pelo ferro de 3.990 [cal]

Introduo: Definies
2 TRANSFERNCIA DE ENERGIA POR CALOR
A quantidade designada por Q responsvel pela energia transferida para um sistema fechado durante um processo atravs de outro meio que no o trabalho. Baseado se na experincia, sabe-se que tal transferncia de energia induzida apenas como resultado de uma diferena de temperatura entre o sistema e sua vizinhana, e ocorre somente na direo decrescente de temperatura. Este meio de transferir energia chamado de transferncia de energia atravs de calor. Devido importncia deste conceito em Termodinmica aplicada Engenharia, esta seo dedicada a uma considerao adicional a transferncia de energia por calor.

Introduo: Definies
2.1 MODOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR Mtodos baseados na experincia esto disponveis para avaliar a transferncia de energia sob a forma de calor.
Estes mtodos reconhecem dois mecanismos de transferncia; conduo e radiao trmicas. Alm disso, relaes empricas esto disponveis para avaliar a transferncia de energia que envolve certos modos combinados. Uma breve descrio de cada um destes mtodos dada a seguir. Consideraes mais detalhadas so deixadas para um curso de transferncia de calor aplicada Engenharia, quando estes tpicos so estudados em profundidade

Introduo: Definies
2.1 MODOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR
2.1.1 CONDUO A transferncia de energia por conduo pode ocorrer em slidos, lquidos e gases. A conduo pode ser imaginada como a transferncia de energia das partculas mais energticas de uma substncia para as partculas adjacentes que so menos energticas, devido a interaes entre as partculas. A taxa temporal de transferncia de energia por conduo quantificada macroscopicamente pela lei de Fourier. Como uma aplicao elementar, considere a figura que mostra uma parede plana de espessura L em regime permanente, onde a temperatura Tx varia linearmente com a posio x.

Introduo: Definies
2.1 MODOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR
2.1.1 CONDUO

Pela lei de Fourier, a taxa de transferncia de calor atravs de qualquer plano normal direo x, , proporcional rea da parede, A, e ao gradiente de temperatura na direo x, dT/dx.

Em que a constante de proporcionalidade k uma propriedade chamada de condutividade trmica. O sinal negativo uma conseqncia da transferncia de energia na direo decrescente da temperatura.

Introduo: Definies
2.1 MODOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR
2.1.1 CONDUO

Por exemplo, neste caso a temperatura varia linearmente; portanto, o gradiente de temperatura :

E a taxa de transferncia de calor na direo x , ento:

Introduo: Definies
2.1 MODOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR
2.1.2 RADIAO A radiao trmica emitida pela matria como resultado de mudana na configurao eletrnica dos tomos ou molculas no seu interior. A energia transportada por ondas eletromagnticas (ou ftons). Diferentemente da conduo, a radiao trmica no depende de nenhum meio para propagar-se e pode at mesmo ocorrer num acuo. As superfcies slidas, gasosas e lquidas emitem, absorvem e transmitem radiao trmica em vrios grau. A taxa na qual a energia emitida, Qe, a partir de uma superfcie de rea A quantificada macroscopicamente por uma forma modifica da lei de Stefan-Boltzmann

Que mostra que a radiao trmica est associada quarta potncia da temperatura absoluta da superfcie, Tb.

Introduo: Definies
2.1 MODOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR
2.1.2 RADIAO

A emissividade, , uma propriedade da superfcie que indica a eficincia da superfcie irradiante ,e a constante de stefan-Boltzmann. Em geral, a taxa lquida de transferncia de energia por radiao trmica entre duas superfcies envolve relaes entre as propriedades das superfcies, suas orientaes em relao s outras, a extenso na qual o meio de propagao espalha, emite e absorve radiao trmica, e outros fatores.

Introduo: Definies
2.1 MODOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR
2.1.3 CONVECO

A transferncia de energia entre uma superfcie slida a uma temperatura Tb e um gs ou lquido adjacente em movimento a uma outra temperatura Tf tem um papel importante no desempenho de muitos dispositivos de interesse prtico. Esta transferncia comumente denominada conveco. Como ilustrao: Tb > Tf , neste caso, a energia transferida no sentido indicado pela seta devido aos efeitos combinados da conduo no ar e do movimento global de ar.

Introduo: Definies
2.1 MODOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR

2.1.3 CONVECO

A taxa de transferncia de energia da superfcie para o ar pode ser quantificada pela seguinte expresso :

Conhecido como lei de resfriamento de Newton. Nesta equao A a rea da superfcie, e o fator de proporcionalidade h chamada de coeficiente de transferncia de calor

S-ar putea să vă placă și