Sunteți pe pagina 1din 44

Iluminao

NBR: 5413 Iluminncia de interiores

APARELHO VISUAL
CAUSAS
Baixa Acuidade Visual Baixo Nvel de Iluminamento Reflexos/Ofuscamento

EFEITOS
FADIGA STRESS DESCONFORTO

Exposio a Raios Infravermelhos Exposio a Raios Ultravioletas

CATARATA
LCERA DE CRNEA

ILUMINAO

NATURAL

ARTIFICIAL

GERAL

SUPLEMENTAR

FATORES A SEREM CONSIDERADOS PARA UMA ILUMINAO ADEQUADA

Tipo de lmpada: reproduo de cores: reprodutividade de cores aplicaes especiais: eficincia luminosa: Relao de lux/watts Tipo de luminria: Difuso: vidro jateado. Diretividade: luminrias com direcionamento da luz ofuscamento/reflexos: refletida em paredes e teto. Quantidade de luminrias Influi no nvel de iluminamento: iluminamento mais homogneo.

FATORES A SEREM CONSIDERADOS PARA UMA ILUMINAO ADEQUADA

Distribuio e localizao das luminrias homogeneidade contrastes Sombras (evitar sombras) Manuteno reposio/limpeza Cores adequadas Contraste (sempre evitar os contrastes) Idade do Trabalhador Efeito estroboscpio

GRANDEZAS E UNIDADES
VARIVEL
Intensidade luminosa
Fluxo luminoso

UNIDADE
Candela (cd)

DEFINIO
Luz emitida por um corpo negro na temperatura de solidificao da platina (2040K), razo de 60 candelas por cm2 de rea luminosa Quantidade de luz que flui em 1 esferorradiano a partir de uma fonte puntiforme de 1 candela. Um lmen equivalente a quantidade de luz incidente sobre 1 m2 (coleta esfrica), a partir de uma fonte de 1 candela situado a distncia uniforme de 1 m. o fluxo luminoso que incide sobre uma superfcie. a medida da claridade percebida pelo olho humano. Uma superfcie perfeitamente branca, recebendo 1 lux produz a luminncia de 1 apostilb.

Lmen (lm)

Iluminamento Iluminncia Luminncia

Lux (lx) Footcandle (fc) Apostilb (asb) Candela por m2,

PROJETOS DE ILUMINAO
REQUISITOS: Desempenho visual:

Iluminncia necessria para a tarefa Tamanho aparente do objeto em que se trabalha Contraste em cor e iluminncia.

Conforto visual e agradabilidade Economia

LUXMETRO
CARACTERSTICAS: Sensibilidade da fotoclula Correo do ngulo de incidncia Unidade de leitura Fotoclula separada do medidor

NORMAS
PETROBRAS: N-2429 - Nveis Mnimos de Iluminamento N-2488 - Avaliao do Nvel de Iluminamento

ABNT: NBR-5413 - Iluminncia de Interiores NBR-5382 - Verificao da Iluminncia de interiores API: RP 540 - Recommended Pratice for Electrical Installations in Petroleum Processing Plants

NR-17 - ERGONOMIA
17.5.3. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminao adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada natureza da Atividade.
17.5.3.1. A iluminao geral deve ser uniformemente distribuda e difusa. 17.5.3.2.A iluminao geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incmodos, sombras e contrastes excessivos. 17.5.3.3. Os nveis mnimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho so os valores de iluminncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.

LEGISLAO

17.5.3.4. A medio dos nveis de iluminamento previstos no subtem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxmetro com fotoclula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em funo do ngulo de incidncia. 17.5.3.5. Quando no puder ser definido o campo de trabalho previsto no subitem 17.5.3.4 este ser um plano horizontal a 0,75 m do piso.

Ondas eletromagnticas

Ondas eletromagnticas

Luz , portanto, a radiao eletromagntica capaz de produzir uma sensao visual e est compreendida entre 380 e 780 nm (Figs. 19 e 20). A sensibilidade visual para luz varia no s de acordo com o comprimento de onda da radiao, mas tambm com a luminosidade. A curva de sensibilidade do olho humano demonstra que radiaes de menor comprimento de onda (violeta e azul) geram maior intensidade de sensao luminosa quando h pouca luz (ex: crepsculo, noite etc.), enquanto as radiaes de maior comprimento de onda (laranja e vermelho) se comportam ao contrrio. O olho humano possui diferentes sensibilidades para a luz. Durante o dia, nossa maior percepo se d para o comprimento de onda de 550 nm, correspondente s cores amareloesverdeadas. J durante a noite, para o de 510 nm, correspondente s cores verdes azuladas.

Objetivo: NBR 5413


Esta Norma estabelece os valores de
iluminncias mdias mnimas em servio para

iluminao artificial em interiores, onde se


realizem atividades de comrcio, indstria, ensino, esporte e outras.

Definio: Iluminncia
Por definio, pode-se dizer que iluminncia o fluxo luminoso (lmen) incidente numa superfcie por unidade de rea (m). Sua unidade o lux. Um lux corresponde iluminncia de uma superfcie plana de 1m, sobre a qual incide perpendicularmente um fluxo luminoso de um lmen. O melhor conceito sobre iluminncia talvez seja uma

densidade de luz necessria para a realizao de uma determinada tarefa


visual. Isto permite supor que existe um valor timo de luz para quantificar um projeto de iluminao. Baseado em pesquisas realizadas com diferentes nveis de iluminao, os valores relativos iluminncia foram tabelados por tipo de atividade. No Brasil, eles se encontram na NBR 5413 - iluminncia de interiores.

Onde e como fazer uma medio?

Locais onde exigem-se condies de iluminncia apropriadas ao trabalho visual a

ser realizado.

A iluminncia deve ser medida no campo de trabalho. Quando este no for

definido, entende-se como tal o nvel referente a um plano horizontal a 0,75 m do piso.

No caso de ser necessrio elevar a iluminncia em limitado campo de trabalho,

pode-se usar iluminao suplementar.

A iluminncia no restante do ambiente no deve ser inferior a 1/10 da adotada para

o campo de trabalho, mesmo que haja recomendao para valor menor.

Recomenda-se que a iluminncia em qualquer ponto do campo de trabalho

no seja inferior a 70% da iluminncia mdia determinada segundo a NBR 5382. (contraste)

TCNICA E CUIDADOS NA MEDIO


Equipamento calibrado Evitar temperaturas e umidades elevadas Expor fotoclula luz de 5 a 15 min, para estabilizar. Medio deve ser feita no campo de trabalho (0,75m do solo se no definido o plano) Fotoclula deve ficar paralela superfcie de trabalho Evitar fazer sombras No usar roupas claras Procurar realizar leituras nos piores casos Lmpada de vapor de sdio ou mercrio - corrigir leitura de acordo com catlogo do fabricante

Tabela 1 - Iluminncias por classe de tarefas visuais


Classe A Iluminncia (Lux) Tipo de atividade reas pblicas com arredores escuros Orientao simples para permanncia curta Recintos no usados para trabalho contnuo; Tarefas com requisitos visuais limitados, trabalho bruto de maquinaria, auditrios

20 - 30 - 50
50 - 75 - 100 Iluminao geral para reas usadas interruptamente ou com tarefas visuais simples B 100 - 150 - 200

200 - 300 - 500

Iluminao geral para rea de trabalho

500 - 750 - 1000

1000 - 1500 - 2000 C

Tarefas com requisitos visuais normais, trabalho mdio de maquinaria, escritrios Tarefas com requisitos especiais, gravao manual, inspeo, indstria de roupas.

Iluminao adicional para tarefas visuais difceis

2000 - 3000 - 5000 5000 - 7500 - 10000 10000 - 15000 - 20000

Tarefas visuais exatas e prolongadas, eletrnica de tamanho pequeno Tarefas visuais muito exatas, montagem de microeletrnica Tarefas visuais muito especiais, cirurgia

NBR 5413
Tabela 2 - Fatores determinantes da iluminncia adequada

Peso Caractersticas da tarefa

-1

Idade
Velocidade e preciso Refletncia do fundo da tarefa

Inferior a 40 40 a 55 Superior a 55 anos anos anos Sem importncia Importante Crtica Superior a 70% 30 a 70% Inferior a 30%

Tabela 3 Refletancia conforme cores

NBR 5413
Seleo do valor iluminncia por classe de tarefa visual - Tabela 1 e 2

analisar cada caracterstica para determinar o seu peso


(-1, 0 ou +1);

somar os trs valores considerando o sinal;

encontrados

algebricamente,

usar a iluminncia inferior do grupo, quando o valor total for igual a -2 ou -3; a iluminncia superior quando a soma for +2 ou +3; e a iluminncia mdia nos outros casos.

NBR 5413
Seleo do Valor Recomendado - tem 5.3

Considerar o valor do meio na maioria dos casos. Usar o valor mais alto quando: a) a tarefa se apresenta com refletncias e contrastes bastante baixos; b) erros so de difcil correo; c) o trabalho visual crtico; d) alta produtividade ou preciso so de grande importncia; e) a capacidade visual do observador est abaixo da mdica. Usar o valor mais baixo quando: a) refletncias ou contrastes so relativamente altos; b) a velocidade e/ou preciso no so importantes; c) a tarefa executada ocasionalmente.

NBR 5413 Dicas de Iluminao do Local de Trabalho

Excesso de luz um problema comum nas empresas e nos escritrios. Muita luz, no entanto, no significa luz adequada. Pelo contrrio, pode atrapalhar e gerar uma sensao de desconforto. O limite mnimo tambm deve ser observado. A iluminao da rea de trabalho deve apresentar, no mnimo, 500 luxes, o que fiscalizado pelo Ministrio do Trabalho. Alm da iluminao geral, algumas atividades exigem uma iluminao mais pontual na mesa de trabalho (desklight). O excesso da luz solar deve ser controlado com cortinas e persianas. H uma tendncia em se aproveitar a luz natural, sempre complementando-a com a iluminao artificial.

NBR 5413 Dicas de Iluminao do Local de Trabalho


Iluminao com cores diferentes torna o ambiente de trabalho menos montono, causando uma sensao de bem-estar. O computador nunca deve receber a luz natural da janela diretamente na tela. O ofuscamento prejudica a concentrao e a sade. Remova lmpadas onde h mais luz do que o necessrio, mas certifique-se de manter uma iluminao boa em locais de trabalho para no prejudicar seu desempenho ou evitar acidentes (reas com mquinas). Realizando a limpeza de paredes, tetos e pisos e utilizar cores claras no ambiente de trabalho e estudo, melhoram a iluminao do local e voc se sentir mais confortvel e disposto no seu local de trabalho.

Exerccios

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS


Exerccio-1: Em uma empresa de beneficiamento de caf para exportao, onde a seleo dos gros feita manualmente e uma atividade fundamental para a qualidade do produto final. Devido alguns desvios no padro de qualidade do produto, aliado a diversas reclamaes de trabalhadores com fortes dores de cabea, surgiu a necessidade de avaliar as condies de iluminao no plano de trabalho destes funcionrios. Em aferio realizada por um tcnico, obteve-se uma iluminncia de 1700 lux. A Iluminncia no plano de trabalho dos funcionrios, pelo mtodo de classe de tarefa visual, est de acordo com a NBR 5413? Se no qual o valor ideal?

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS

Exerccio-2: Para a mesma situao do exemplo anterior, levantou-se o perfil dos funcionrios (com idade mdia de 43 anos), o trabalho executado deve ser feito rpidamente para aumentar a produo e o plano de trabalho tem refletncia de aproximadamente 45%. Determinar a Iluminncia ideal para estes trabalhadores, pelo tipo de atividade.

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS

Exerccio-3: Considerando que a idade mdia dos funcionrios de uma agncia bancaria, nos guichs de atendimentos de 53 anos e o fundo da tarefa azul. Defina qual a iluminncia necessria para o trabalho.

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS

Exerccio-4: Em um escritrio de engenharia, onde so realizados os desenhos de um novo automvel que ser fabricado, houve uma mudana no layout da empresa e o setor de projetos teve que ser realocado em outro prdio da mesma empresa. Este departamento formado por novos talentos que ingressaram por meio de um programa trainee. Considerando que a mesa de trabalho destes engenheiros tem uma cor amarelo claro, determine a iluminncia necessria para este setor.

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS

Exerccio-5:
Quais as iluminncias recomendveis para os seguintes casos (considerar a iluminncia mdia): a. Torneamento de madeira em mveis rsticos (aparelhamento de preciso). b. Mesa de trabalho da sala dos mdicos. c. Armazm de volumes pequenos. d. Sala de montagem de medicamentos para pacientes em hospitais (remdios a granel em um pires com o nmero do quarto dopaciente). e. Salo de montagem de um estaleiro. f. Em um transportador de carvo em uma Usina Termoeltrica. g. Fornos de operao manual ou caldeiras de uma industria qumica. h. Fabrica de gelo. i. Setor de costura em uma fabrica de luvas. j. Sala de gravao em vidros. l. Tecelagem colorida em uma industria textil.

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS

Exerccio-6: Utilizando a NBR 5382 Verificao de Iluminncia de Interiores segue abaixo dados colhidos em uma residncia:
Area com iluminao central, os usuarios tem mdia de 35anos e o fundo da tarefa branco. HORRIO: 19h30m Cozinha (fogo): Conforme o item 5.3.65 da norma NBR-5382: I=200 Com base nos dados encontrados abaixo:

Calcular a iluminncia mdia de cada medio e a mdia total. Resoluo: Encontrar a mdia para os pontos p1, p2, p3 e p4. P1=207+202 = 204,5; p2=241+260 = 250,5; p3=173+180 = 176,5 e p4=154+290 = 222 2 2 2 2

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS

Exerccio-6: Utilizando a NBR 5382 Verificao de Iluminncia de Interiores segue abaixo dados colhidos em uma residncia:
Encontrar a mdia para os pontos p1, p2, p3 e p4. p1=207+202 = 204,5; p2=241+260 = 250,5; p3=173+180 = 176,5 e p4=154+290 = 222 2 2 2 2
-

Conforme a norma NBR 5382, para um ambiente retangular com iluminao central, tem-se que: 234,7
+10%

Im=p1+p2+p3+p4 = 853,5 = 213,37 4 4 -10% 192,03 Portanto o ponto p2 e o ponto p3 no esto dentro da tolerncia de 10% de desvio da Iluminncia mdia.

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS


Exerccio-7: Utilizando a NBR 5382 Verificao de Iluminncia de Interiores segue abaixo dados colhidos em um hotel (considerar faixa intermediria de iluminncia):
Area com iluminao central HORRIO: 19h30m Mesa de leitura: Com base nos dados encontrados abaixo:

Calcular: a) a iluminncia mdia de cada srie de medio: b) a iluminncia mdia em cada ponto de medio: c) Ailuminncia mdia total: d) Verificar se h algum ponto de medio cujo valor est for a da tolerncia estipulada na norma NBR 5382.

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS


Exerccio-7: Utilizando a NBR 5382 Verificao de Iluminncia de Interiores segue abaixo dados colhidos em um hotel (considerar faixa intermediria de iluminncia):
Area com iluminao central HORRIO: 19h30m Mesa de leitura: Conforme item 5.3.29 da norma NBR 5382 a iluminncia, Com base nos dados encontrados abaixo (a iluminncia mdia a mdia aritimtica dos 4 pontos):

a)
= 350 = 326,25 = 275,25 = 305 b)

305,5

308,25

310

332,75

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS


Exerccio-7: Utilizando a NBR 5382 Verificao de Iluminncia de Interiores segue abaixo dados colhidos em um hotel (considerar faixa intermediria de iluminncia):
Area com iluminao central HORRIO: 19h30m Mesa de leitura: Conforme item 5.3.29 da norma NBR 5382 a iluminncia, Com base nos dados encontrados abaixo (a iluminncia mdia a mdia aritimtica dos 4 pontos): c) Iluminncia mdia=mdia aritimtica dos 4 pontos: Im=305,5+308,25+310+332,75= 314,12 4 305,5 308,25 310 332,75 345.53
+10%

Im=314,12 ; Portanto temos que todos os pontos esto de acordo com a norma
-10%

282,71

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS


Exerccio-8: Utilizando a NBR 5382 Verificao de Iluminncia de Interiores segue abaixo dados colhidos em uma Igreja (para valores de iluminncia, considerar faixa intermediaria): Area com iluminao central HORRIO: 20h30m Entrada da Igreja: Com base nos dados encontrados abaixo:

Calcular: a) a iluminncia mdia em cada ponto de medio: b) Ailuminncia mdia total: c) Verificar se h algum ponto de medio cujo valor est for a da tolerncia estipulada na norma NBR 5382. .

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS


Exerccio-9: Utilizando a NBR 5382 Verificao de Iluminncia de Interiores segue abaixo dados colhidos em uma Industria de couro (considerar a faixa mdia de iluminncia): Area com iluminao central HORRIO: 20h30m Diviso e preparao do couro: Com base nos dados encontrados abaixo:

Calcular: a) a iluminncia mdia em cada ponto de medio: b) Ailuminncia mdia total: c) Verificar se h algum ponto de medio cujo valor est for a da tolerncia estipulada na norma NBR 5382.

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS


Exerccio-10: Utilizando a NBR 5382 Verificao de Iluminncia de Interiores segue abaixo dados colhidos em uma Indstria qumica: operadores com idade de 55 anos e fundo da tarefa na cor cinza escuro. Area com iluminao central HORRIO: 20h30m Fornos mecnicos: Com base nos dados encontrados abaixo:

Calcular: a) a iluminncia mdia em cada ponto de medio: b) Ailuminncia mdia total: c) Verificar se h algum ponto de medio cujo valor est for a da tolerncia estipulada na norma NBR 5382.

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS


Exerccio-11: Utilizando a NBR 5382 Verificao de Iluminncia de Interiores segue abaixo dados colhidos em um grande centro de compras (utilizar faixa intermediaria de iluminncia): Area com iluminao central HORRIO: 20h30m Hall de centro comercial Com base nos dados encontrados abaixo:

Calcular: a) a iluminncia mdia em cada ponto de medio: b) Ailuminncia mdia total: c) Verificar se h algum ponto de medio cujo valor est for a da tolerncia estipulada na norma NBR 5382.

EXERCCIO DE DETERMINAO DA ILUMINNCIA PARA REAS INTERNAS


Exerccio-12: Utilizando a NBR 5382 Verificao de Iluminncia de Interiores segue abaixo dados colhidos em um grande centro de compras: Area com iluminao central HORRIO: 20h30m HALL ADMINISTRAO DO CENTRO DE COMPRAS Com base nos dados encontrados abaixo:

Calcular: a) a iluminncia mdia de cada srie de medio: b) a iluminncia mdia em cada ponto de medio: c) Ailuminncia mdia total: d) Verificar se h algum ponto de medio cujo valor est for a da tolerncia estipulada na norma NBR 5382. .

Acuidade Visual
Acuidade Visual (AV) o grau de aptido do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Essa capacidade discriminatria atributos dos cones (clulas fotossensveis da retina), que so responsveis pela Acuidade Visual, central, que compreende a viso de forma e a viso de cores. Se os culos tradicionais, lentes de contacto, ou implantes de lentes intra-oculares no lhe oferecem uma viso ntida, pode dizer que a sua acuidade visual, ou nvel de viso baixo. No confunda esta condio com cegueira. As pessoas com baixas acuidades visuais ainda tm uma viso til, que muitas vezes melhorada com medidas adequadas. Os tipos mais comuns so a reduo da viso central, e da viso para a leitura. A baixa acuidade visual tambm pode resultar de um decrscimo da viso perifrica, da perda da viso das cores, da incapacidade ou perda de aptido do olho para se ajustar luz, contraste, ou brilho. O aparelho ptico do olho muito complexo. Para uma boa viso, a luz tem de atravessar uma crnea no distorcida, um cristalino normal e o corpo vtreo, antes de atingir uma retina saudvel, que est ligada ao crebro pela via ptica. Na realidade, "vemos" com o nosso crebro e no com os olhos. Para entender este conceito de viso, o melhor imaginarmos o olho e o crebro como um rdio, em que o olho apenas a antena do rdio, que rene as ondas de ar ou sinais de forma a que a eletrnica do rdio possa executar e tocar msica, e em que a capacidade processadora de sinais do rdio anloga do nosso crebro. A viso pode ser dividida em viso central e perifrica. A acuidade visual central medida mostrando-se objetos de diferentes tamanhos a uma distncia padro do olho. Por exemplo, a familiar "Tabela de Snellen", composta de uma srie progressiva de fileiras menores de letras aleatrias usadas para medir a viso a distncia. voltar

TIPOS DE LMPADAS
1. Incandescentes: so as lmpadas mais usadas na iluminao residencial. Emitem luz a partir de um filamento incandescente. Tm uma eficincia luminosa muito baixa, da ordem de 12 lm/W. Seu custo baixo, mas sua vida til tambm, cerca de 1.000 h. Em ambientes amplos, frequntados por muitas pessoas, seu uso deve ser pensado com cuidado, pois alm de desperdiar energia na iluminao, podem estar colaborando para elevar a carga trmica, acarretando mais gastos ainda com ar condicionado. As lmpadas incandescentes podem ser adaptadas a um dimmer e tm uma tima reproduo das cores, sendo indicadas na exposio de produtos como alimentos e tecidos.
2. Fluorescentes: um gs ionizado emite radiao ultravioleta que, incidindo sobre uma camada fluorescente na superfcie dos tubos de vidro, transforma-se em luz visvel. Utilizadas comumente em empresas, exigem uma instalao especial com reatores. Tm vida til (cerca de 7.500 h) e custos maiores que as incandescentes. Todavia, sua eficincia luminosa cinco vezes maior que a das incandescentes: superam os 70 lumen / Watt. Tm uma cor fria, com reproduo de cores que deixa a desejar. 3. Halgenas: com 25% a 40% de reduo no consumo em relao s incandescentes, tambm permitem uma perfeita reproduo de cores. So compactas e portanto adequadas montagem de vitrines e decorao em geral. Sua vida til de 2.000 h. Admitem o dimmer e exigem base especial.

TIPOS DE LMPADAS
4. Dicricas: so um aperfeioamento das lmpadas halgenas por terem um refletor capaz de concentrar o facho luminoso e ao mesmo tempo mandar para trs parte do calor emitido. Tm vida til de cerca de 3.000h. Embora o vidro na face anterior seja opcional nos produtos oferecidos no mercado, ele altamente recomendado no caso de a lmpada ser colocada em locais de permanncia de pessoas, caso contrrio pode causar queimaduras semelhantes s queimaduras solares alm de desbotar superfcies, como papis, carpet e tecidos. Possuem bocal especfico. Podem ser adaptadas a um dimmer.
5. Vapor de mercrio: uma lmpada de reao (processo semelhante ao das fluorescentes). Seu ndice de reproduo , em mdia, de 40% e sua vida til em torno de 24.000 h. Emite cerca de 55 lumen / W. Utilizada tradicionalmente na iluminao pblica, emite luz branca. Exige base especial. 6. De sdio, baixa presso: uma lmpada de reao (processo semelhante ao das fluorescentes), atingindo cerca de 130 lumen/W, a mais econmica que se conhece. Sua vida til de 14.000 a 24.000 h. Por ser robusta e relativamente barata, vem sendo largamente empregada na iluminao pblica. Exige base especial. 7. De sdio, alta presso: uma lmpada de reao (processo semelhante ao das fluorescentes). Possui a vantagem de uma melhor reproduo de cores, porm menor eficincia e vida til mais curta. Exigem base especial.

TIPOS DE LMPADAS
8. Mista: combina uma incandescente e um tubo de descarga com alta presso. Funciona em tenso de 220 V, sem reator. Emite cerca de 25 lumen/W. Possui vida til de cerca de 6.000h. uma alternativa para a substituio de incandescentes de alta potncia.
9. Fluorescentes compactas: So lmpadas fluorescentes com o tubo em "U", simples, duplo ou triplo (estes ltimos de maior potncia) ou ainda na forma circular, com o reator j incorporado rosca, com o mesmo formato da rosca das incandescentes comuns. Embora custe mais do que uma incandescente comum, dura cerca de dez vezes mais (10.000 h) e, para produzir o mesmo fluxo luminoso, consome somente 20% da incandescente. Devem ser preferidas lmpadas com reatores eletrnicos. No aceitam "dimmer". 10. Multivapores metlicos: tm grande fluxo luminoso e alta eficincia, produzindo muita luz para pouco calor. Atingem os 90 lumen / W. Sua vida til varia entre 8.500 e 15.000 h. Tm cores relativamente frias. Exigem base especial.

S-ar putea să vă placă și