Sunteți pe pagina 1din 17

Termeltricas

Engenharia de Petrleo e Gs - Energias Renovveis


Alunos : Alexandre Amanda Limeira Moreira; Bruno Handem; Dannia Soares Malta Diniz; Joo Alberto Emygdio ; Joo Lus Arajo ; Jlio Cesar Faria Fernandes; Thiago.

O que uma Usina Termeltrica ?


uma instalao industrial usada para gerao de energia eltrica/eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da queima de carvo, leo combustvel e gs natural em uma caldeira, ou pela fisso de material radioativo (como o urnio).

Tipos de Usinas Termeltricas


H vrios tipos de usinas termeltricas, sendo que os processos de produo de energia so praticamente iguais porm com combustveis diferentes. So elas:
o Usina a leo;

o Usina a carvo;
o Usina nuclear; o Usina a gs: usa gs natural como o combustvel para alimentar uma turbina de gs. A anlise do tipo de combustvel que ser utilizado deve preceder qualquer deciso quanto construo ou modificao de uma usina trmica , pois dele depende o custo de operao e a especificao dos componentes da mesma.

Funcionamento
o O combustvel

armazenado em parques ou depsitos adjacentes, de onde enviado para a usina. tubos de gua localizados nas paredes) transformando a gua em vapor.

o Este combustvel aquecido na caldeira, (onde esto presentes

o Tal vapor, em condies de alta presso, faz girar uma turbina,

que aciona o gerador eltrico. Deste, a energia conduzida atravs de linhas de alta tenso para ser distribuda para consumo, enquanto a gua resfriada em um condensador e redirecionada aos tubos da caldeira, para repetir o ciclo.

o Uma parte muito importante no processo de gerao trmica onde temos Caldeiras e Turbina a Vapor o vcuo. Ele ser responsvel por fazer o "arraste" da massa de vapor que realizou seu trabalho movendo as palhetas da Turbina a Vapor para o que chamamos de Condensador.

o Atravs de transformadores abaixadores, a energia tem sua tenso levada a nveis adequados para utilizao pelos consumidores.

o Esse vapor pode ser resfriado utilizando gua de um rio, um lago ou mar, mas causa danos ecolgicos devido ao aquecimento da gua e consequentemente uma diminuio do oxignio. Outra maneira de resfriar esse vapor utilizando gua armazenada em torres, por sua vez esta gua enviada em forma de vapor a atmosfera, alterando o regime de chuvas.

o O hidrognio melhor veculo de resfriamento do que o ar; como tem apenas um quatorze avos da densidade deste, requer menos energia para circular. Recentemente, foi adotado o mtodo de resfriamento lquido, por meio de leo ou gua. Os lquidos nesse processamento so muito superiores aos gases, e a gua 50 vezes melhor que o ar.

o A potncia mecnica obtida pela passagem do vapor atravs da turbina - fazendo com que esta gire - e no gerador - que tambm gira acoplado mecanicamente turbina - que transforma a potncia mecnica em potncia eltrica.

o Para minimizar os efeitos contaminantes da combusto sobre as redondezas, a central dispe de uma chamin de grande altura (algumas chegam a 300 m) e de alguns precipitadores que retm as cinzas e outros resduos volteis da combusto. As cinzas so recuperadas para aproveitamento em processos de metalurgia e no campo da construo, onde so misturadas com o cimento.

Vantagens
o A principal vantagem de poderem ser construdas onde so mais

necessrias, economizando assim o custo das linhas de transmisso. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil.
o O gs natural pode ser usado como matria-prima para gerar calor,

eletricidade e fora motriz, nas indstrias siderrgica, qumica, petroqumica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustveis derivados do petrleo e o carvo

Desvantagens
o Um dos maiores problemas das usinas termoeltricas a grande contribuio

que elas tm com o aquecimento global atravs do efeito estufa e de chuvas cidas, devido a queima de combustveis. No caso das usinas termoeltricas de Angra dos Reis que usam como fonte de calor a energia nuclear, alm da poluio trmica ainda existe o problema do lixo atmico.

o O alto preo do combustvel um fato desfavorvel. Dependendo do

combustvel, os impactos ambientais, como poluio do ar, aquecimento das guas, o impacto da construo de estradas para levar o combustvel at a usina, etc.

Principais reaes provenientes da combusto de fsseis

Participao Global da Eletricidade

Projeo da expanso da gerao termeltrica no Brasil

CICLO COMBINADO E ..

Parque Termeltrico da Petrobras

Concluso
o Pouco mais de 60% da energia do mundo produzida neste

tipo de usina. Por aquecer gua de rios ou mares para o resfriamento de turbinas e gua, alm de emitir dixido de carbono na atmosfera, gera impactos ambientais considerveis.
o Entretanto, apesar de no ser consenso, acredita-se que

hidreltricas causam impactos bem maiores, por desmatar e alagar uma rea muito grande, e tambm por liberar gases do efeito estufa.
o Alm disso, termeltricas podem usufruir do gs natural, ou

mesmo subprodutos como a palha de arroz, como fonte de calor. Disponibilizados de forma relativamente simples a partir de grandes indstrias, lixes e aterros sanitrios.

S-ar putea să vă placă și