Sunteți pe pagina 1din 11

Estruturalismo

Claude Lvi-Strauss (1908-2009)

Estruturalismo
A cultura tem uma funo simblica. Por detrs da elaborao de signos e smbolos h estruturas universais que fundamentam toda a atividade humana. Tais estruturas do forma a culturas e a criaes aparentemente dspares (ex: sistemas de parentesco; mitos, etc...) Portanto, a apreenso da estrutura no emprica: as relaes sociais so a matria-prima empregada para a construo de modelos que tornam manifesta a prpria estrutura social./ Em nenhum caso esta poderia, pois, ser reduzida ao conjunto das relaes sociais, observveis numa dada sociedade ( pg. 301).

Estruturalismo (cont.)
O estruturalismo est em busca de regras gerais para todas as culturas, a partir de uma anlise lgica e no emprica. Do mesmo modo, a estrutura formal e no histrica. O ser humano possui uma mesma estrutura psquica, o que torna possvel verificar os mesmos fenmenos em diferentes lugares do mundo. A estrutura esttica, imutvel e universal, alm de ser um modelo, de uma maneira pela qual todos operam, independentemente da realidade cultural de cada um.

Estruturalismo (Mitolgicas)
Parte-se da convico de que uma unidade estrutural est na base de toda criao de mitos da humanidade; H temas universais, identificveis em torno de opostos: quente e frio, animal e humano, cru e cozido. por meio desses conceitos binrios opostos que a humanidade adquiria uma compreenso do mundo.

A Noo de Estrutura
Trata-se de um esforo intelectual de compreenso de um dado fenmeno humano. O objetivo principal de um exerccio interpretativo atingir a estrutura inconsciente. Exemplo: a troca pode ser entendida como uma tentativa de superar a relao entre o eu e o outro. Assim, pode tambm ser considerada como uma estrutura universal do inconsciente humano. No a comparao que fundamenta a generalizao (como para Radcliffe-Brown), mas o contrrio, uma vez que a atividade inconsciente do esprito a de impor formas a um contedo.

Relaes com a Lingustica


Aproximao da etnologia com a linguistica: esta cincia se preocupa em atingir uma estrutura inconsciente (a linguagem), e para isso, toma como base de sua anlise a relao entre os termos, alm de introduzir a noo de sistema e de buscar descobrir leis gerais atravs de um processo cognitivo de induo. Assim como a fonologia, os estruturalismo dar preferncia para o estudo das invariantes, em vez de analisar a multiplicidade de variveis existentes (estrutura formal do texto X contexto); (sujeito x estrutura inconsciente).

Mtodo estruturalista
O estruturalismo estar em busca: 1) de uma estrutura inconsciente; 2) da apreenso de certos sistemas desta estrutura; 3) da elaborao de leis gerais. As relaes sociais se constituem na matriaprima para a construo de modelos que nos permitem nos aproximarmos da estrutura. O estruturalista tem por tarefa identificar e isolar os nveis de realidade que tem um valor estratgico do ponto de vista em que ele se coloca.

Mtodo estruturalista (cont.)


Atingir a estrutura passa pela elaborao de certos modelos apreendidos a partir dos diferentes nveis de realidade observveis. Ex: estrutura para a compreenso do parentesco (a partir dos modelos, denotase a existncia de uma estrutura universal ligada necessidade da troca).

Mtodo estruturalista (concluso)


Quanto mais ntida a estrutura aparece, mais difcil apreender a sua estrutura profunda; Assim, as normas culturais no so, automaticamente, estruturas. As observaes conscientes encontram-se normalmente distanciadas das realidades inconscientes.

Consideraes finais
H diversas estruturas e sistemas, que correspondem a diversos tipos de ordenao do mundo (crtica a R-Brown: incompatvel tratar a estrutura social ela prpria como um sistema). Os sistemas binrios so importantes, pois nos permitem pensar formalmente a estrutura.

Consideraes finais (II)


Na anlise estruturalista, a cultura aparece para a etnologia como a linguagem aparece para a linguistica, ou seja, como pertencente a uma ordenao maior da qual, alm de fazer parte, se submete. Tal ordenao pode ser entendida como a estrutura. Desta maneira, os sistemas simblicos se caracterizam como produto deste fenmeno estrutural e somente se tornam coerentes quando vistos em conjunto e dentro da funo que desempenham dentro de um determinado contexto cultural.

S-ar putea să vă placă și