Sunteți pe pagina 1din 24

Catequese e incio da colonizao

Ana Paula da Silva Azevedo Cisane Bordin de Almeida Juliana Martins Rodrigues Sabrini Hoffman

Histria da Educao Canoas, 2001

No Brasil
O A educao do incio da colonizao brasileira

extremamente vinculada aos rumos da poltica metropolitana portuguesa. Afinal, tudo o que se fazia na Colnia passava pelo crivo portugus, em todos os sentidos. O A economia brasileira era vinculada as postulados da metrpole, que se preocupava em explorar produtos de rpido retorno comercial, como o pau-brasil e as chamadas drogas do serto (cacau, castanhas, cravo, guaran, etc...) O Alm disso, o Brasil permaneceu relativamente afastado dos ideais renascentistas que contagiaram a Europa, mas pouco impactaram o catlico estado portugus.

O incio
O A colonizao efetiva do pas se deu a partir de 1530,

com o estabelecimento das capitanias hereditrias. E para a explorao da terra, optou-se por um modelo de plantation, j em desuso na Europa, mas que garantia a supremacia dos interesses econmicos dos grandes proprietrios. O O trip latifndio/monocultura/escravido, era ideal para designar a produo colonial do pas. As industrias no eram permitidas, e os produtos eram mandados ao refino em outros pases, como Inglaterra, Holanda e Frana. O A economia colonial brasileira era um acessrio, dependente dos comerciantes da metrpole.

A primeira Missa no Brasil, por Victor Meirelles (1860).

Paisagem com plantao (O Engenho), por Frans Post (1668).

Chegada dos Jesutas

Da instalao
O Os primeiros jesutas chegaram ao pas juntamente

com o primeiro governador-geral, Tom de Souza, em 1594, liderados pelo padre Manoel da Nbrega. O Encontraram muitas dificuldades, como indgenas de lngua e costumes desconhecidos bem como colonizadores afastados da famlia e muito tempo, endurecidos pela vida desregrada do novo mundo. O Conhecidos por sua flexibilidade, na sua viagem da Bahia ao Sul, fundaram o Colgio de So Vicente, que futuramente daria origem a cidade de So Paulo. O No perodo de 210 anos que permaneceram ativos no pas, promoveram a catequizao em massa dos ndios, alm de educarem filhos de colonos e zelarem pela vida moral destes no Brasil.

Evangelho nas selvas, por Benedito Calixto (1893).

Fase heroica: Catequese

Como diz um ditado da poca, ao olhos dos jesutas, os ndios eram inferiores, pois em sua lnguas no havia F, L e nem R, e por isso eram sem f, sem lei e sem rei. E foi justamente o contraste com o mundo novo que gerou uma contradio que aparece no embate cientfico psdescobrimentos: o ndio bom, nobre e guerreiro por natureza; e o ndio mau, que a personificao dos obstculos para a criao da civilizao no novo mundo.
Juan Gins de Seplveda defendia que eram todos brbaros em seus costumes e a maior parte por sua natureza sem letras nem prudncia; ao passo que o padre Las Casas dizia que antes este nome de brbaros adequase a certos espanhis que afligiram os ndios, gente na verdade inocente e a mais mansa de todas.

Os jesutas concebiam o ser humano como um ser dotado por natureza de uma personalidade inacabada e tosca, mas em eterna evoluo, j que o corpo degenerava, mas a alma era eterna. Os ndios foram, em razo desta concepo, considerados em um nvel evolutivo ainda mais primrio, mas por serem tidos como pginas em branco poderiam ser supostamente preenchidas com mais facilidade, tendo suas almas aprimoradas. (Fleck, 2007)

Hans Staden em cerimnia antropofgica - Ilustrao do livro Duas viagens ao Brasil

A principal preocupao do jesuta era apagar os traos do ndio e civiliz-lo. Para tal, tentam conquistar o paj ou torn-lo indigno aos olhos da tribo. Mas logo percebem que os mais jovens esto mais suscetveis a tal influncia, e a eles dedicam especial ateno. Os curumins (ou culumins), eram os prediletos dos padres.

Os curumins aprendiam a ler e a escrever ao lado dos filhos dos colonos, na esperana que tal contato fosse benfico. Anchieta, por exemplo, usava recursos como teatro, msica, poesia e dilogos em verso para atrair a ateno dos pequenos. Assim, eram iniciados na moral e na religio crist.

Anchieta e Nbrega na cabana de Pindobuu, Benedito Calixto (1927).

Aos ndios foram vetadas vrias prticas, como a poligamia, a antropofagia, a embriagues e suas cantigas nativas consideradas lascivas . Estas foram substitudas por cantos Virgem e pelo incentivo ao casamento cristo, monogmico. Aos poucos, sobressaa-se cada vez mais a viso de mundo crist, que os convertia na figura humana ideal ao trabalho.

A chamada fase heroica da catequizao vai de 1549 a 1570, data da morte de Manoel da Nbrega. Nesse perodo, ainda h influncia da gramtica indgena, embora aps esse incio, a poltica portuguesa impe com mais severidade o uso da lngua da metrpole.

As Misses

Da organizao
O Tambm denominados de redues, os aldeamentos

eram administrados por um ou dois jesutas, contavam com at quatro mil indgenas e eram sempre construdos segundo um mesmo plano. O ncleo urbano de cada um dos Sete Povos distribua-se em torno de uma praa central. No lado sul da praa alinhavam-se as oficinas, a escola, a igreja, o cemitrio e a casa das vivas e rfos, o cotiguau. O A escola era edificada em torno de um ptio central, com salas de aula, refeitrio e cozinha, e estava destinada aos meninos que se alfabetizavam. Nas oficinas, os meninos aprendiam msica e canto e dedicavam-se ao aprendizado de algum ofcio.

Da organizao
O Atrs da igreja se estendiam o pomar e a horta, onde os

meninos aprendiam tcnicas agrcolas e eram produzidos os alimentos que sustentavam os doentes e as mulheres vivas. As moradias dos Guarani se erguiam do outro lado da praa e eram de pedra, com muros de um metro de espessura e cobertos com telhas. O aldeamento contava ainda com uma portaria, uma hospedaria, capelas, uma priso e um relgio de sol. O Foi o fim do modo de vida nmade dos ndios, e o incio da agricultura e do trabalho especializado, organizado rigidamente pelos padres.

Planta baixa da reduo de Santo ngelo

Reproduo da reduo de Santo Incio

Mapa Sete Povos das Misses e Colnia do Sacramento

S-ar putea să vă placă și