Sunteți pe pagina 1din 22

A TEORIA BEHAVIORISTA DA AQUISIO DA LINGUAGEM

Mariana B. Vieira Emeline G. Cardoso

Behaviorismo

O behaviorismo surgiu no incio do sculo principalmente, nos Estados Unidos, como uma reao ao mentalismo que dominava a Psicologia na Europa. Grande parte da ao docente consistia em apresentar estmulos, e, sobre todo, reforos positivos, (Consequncias boas para os alunos) na quantidade e no momento correto, a fim de aumentar ou diminuir a frequncia de certos comportamentos dos alunos.

Criada nos EUA por Watson e Pavlov influenciados pelo funcionalismo e depois por Skinner por volta dos anos 30-50.

Embora o behaviorismo) tenha razes nos trabalhos pioneiros de John B. Watson (1878-1958) e nos do russo Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936), o estabelecimento dos seus princpios e teoria foi responsabilidade do psiclogo Burrhus Frederic Skinner (19041990), que se tornou o representante mais importante da corrente comportamental.
Ele lanou o conceito de "condicionamento operante" a partir das suas experincias com ratos em laboratrio, utilizando o equipamento que ficou conhecido como Caixa de Skinner (1953). Por esse conceito explicou que, quando um comportamento seguido da apresentao de um reforo positivo (recompensa) ou negativo (supresso de algo desagradvel), a frequncia deste comportamento aumenta.

Aprendizagem e desenvolvimento na abordagem behaviorista


Behaviorismo (behavior, comportamento - em ingls); Behaviorismo o estudo do comportamento, o qual tomado como um conjunto de reaes dos organismos aos estmulos externos; O behaviorismo busca controlar e moldar o comportamento humano.

De acordo com os behavioristas, mesmo comportamentos mais complexos como a linguagem podem ser condicionados e, nessa perspectiva, dependem da experincia para serem adquiridos. Como vimos, para os defensores dessa concepo, a linguagem um comportamento aprendido, um hbito, e emerge construda a partir da interao do ser com o input fornecido pelo meio. Em outras palavras, toda a aprendizagem, seja ela verbal (linguagem) ou noverbal (aprendizagem em geral), ocorre por meio do mesmo processo subjacente, ou seja, via formao de hbitos. O que acontece quando um homem fala ou responde a uma fala claramente uma questo sobre o comportamento humano e, portanto, uma questo a ser respondida com os conceitos e tcnicas da psicologia como uma cincia experimental do comportamento (SKINNER, 1957, p.).

Como o Behaviorismo explica a aquisio de

A tnica da viso de mundo behaviorista est nos comportamentos observveis e mensurveis do sujeito e nas respostas que ele d aos estmulos externos. Est tambm naquilo que acontece aps a emisso das respostas ou seja, na consequncia. Tanto que uma ideia bsica do behaviorismo mais recente a de que "o comportamento controlado pelas consequncias": se a consequncia for boa para o sujeito, haver uma tendncia de aumento na frequncia da conduta e, ao contrrio, se for desagradvel, a frequncia de resposta tender a diminuir.

Mais voltada ao comportamento animal do que ao conhecimento humano, a teoria behaviorista tambm pode ser denominada teoria comportamental. Por ser mais tendente prtica ou experincia, seu carter essencialmente empirista.
No mbito escolar, podemos sentir bem a presena ou atitude behaviorista da escola quando oferta um ensino repetitivo, reprodutivista, pouco reflexivo, em que o aluno, considerado uma tabula rasa, est, em sala para receber conhecimento, no se reconhecendo, assim, no educando, um ser atuante no processo de aprendizagem. Exerccios prontos, acabados, com um sentido s, entre outras caractersticas do modelo tradicional, no s sustentam um modelo pedaggico no Pas mas se sustenta teoricamente, em boa parte, nas teses behavioristas da aquisio da lngua materna.

No mbito da Lingustica, que o que mais no interessa aqui, o behaviorismo doutrina apoiada na proposta terica de L. Bloomfield e depois por B. F. Skinner, que busca explicar os fenmenos da comunicao lingustica e da significao na lngua em termos de estmulos observveis e respostas produzidas pelos falantes em situaes especficas.

A teoria behaviorista durou, principalmente, nos anos 50, no domnio da psicologia como no domnio da lingustica.
Alm de Skinner (1957), esto associados a este teoria, do ponto de vista lingustico, nomes como Osggod (1966) e White (1970).

O BEHAVIORISMO
Um dos seus principais preceitos que o aprendizado se d atravs de um processo denominado condicionamento operante, o qual se pauta no estmulo - resposta, na repetio e na memorizao. Uma de suas sugestes a punio como forma de moldar o comportamento. Skinner (1957) parte de pressupostos como a premissa de inacessibilidade mente para se estudar o conhecimento, postura contrria mentalista e idealista nas cincias humanas. O comportamento verbal para ele se enquadrava na sucesso de mecanismos de estmulo-resposta-reforo: eles explicam o condicionamento que est na base da estrutura do comportamento.

O Behaviorismo defende a ideia de que o ser humano aprende essencialmente atravs da imitao, observao e reproduo dos comportamentos dos outros, e que nossas aes so meras respostas ao ambiente externo.
Mas no so apenas os padres de estmulo que chamam a ateno dos behavioristas. A imitao tambm exerce uma funo importante na aquisio da linguagem pela criana.

O padro de imitao segue um princpio fixo: o adulto fala uma palavra, a criana imita essa produo e o adulto recompensa a criana por essa repetio, mesmo que ela no seja fiel ao que foi dito inicialmente. Com o passar do tempo, a criana passa a falar mais parecido com o adulto, aprendendo como combinar as palavras da mesma maneira que aprendeu a reproduzi-las, por meio da imitao e posterior aproximao ao modelo adulto. Os behavioristas entendem o erro como algo a ser corrigido imediatamente e a aprendizagem vista como processo externo, o centro o professor no o aluno e que todo comportamento resultado dos estmulos do meio.

Com essa viso que os behavioristas tendem a enfatizar a influncia do meio e ver a criana como um receptor passivo da linguagem, desprezando o seu papel no processo de aprendizagem. Mas no explicam o fato das crianas produzirem construes que nunca foram ouvidas por elas anteriormente, assim como o fato da aquisio dos padres gramaticais, j que as construes agramaticais nem sempre so corrigidas pelos pais e as gramaticais elogiadas, logo no podem ser explicadas pelo reforo paterno.

Explicaes para Aquisio da Linguagem

A teoria da Aprendizagem (B. F. Skinner)

A Teoria da Aprendizagem
nfase no ambiente:
Aproximao gradual da fala adulta Mantida por reforadores ambientais; Necessidade de modelos. Imitao;
A quantidade de Imitao no est correlacionada com a velocidade de aquisio de Linguagem

O que observao e imitao no explicam:


Primeiros enunciados duas palavras; Supergeneralizao e aquisio de regras; Exploso da linguagem. Crianas cegas:

Adquirem significados consistentes para palavras, os quais elas no observam, como tambm aqueles que elas experimentam de formas diferentes dos demais sua volta. (Newcombe, 1999, p. 229-230)

A Teoria da Aprendizagem
A linguagem deve ser tratada como qualquer outro comportamento aprendido, sujeito s mesmas regras, ou seja, a criana adquire linguagem atravs de imitao, reforo e punio. Por isso, no h nenhum mecanismo inato para o desenvolvimento da linguagem.

(Newcombe, 1999, p. 229)

Problemas na proposta behaviorista

Um dos principais problemas da proposta, no que diz respeito linguagem, a aquisio do lxico (referncia e significado).
Outro problema explicar como produzimos e compreendemos sentenas nunca ouvidas antes, principalmente porque nem todas as sentenas tm sua referncia no contexto em que so produzidas.

Alm dessas questes, os dados de aquisio trazem duas outras questes para as teorias behavioristas: A rapidez do processo e a competncia. Uma criana de 4 anos j competente em sua lngua nativa e domina a maior parte das regras dessa lngua. Se o aprendizado se d por imitao, seria necessrio um tempo muito maior de exposio lngua para que a criana adquirisse um repertrio suficiente de frases para que pudssemos dizer que aprendeu uma lngua. Quanto competncia, durante o processo de aquisio, as crianas produzem enunciados que nunca ouviram de seus interlocutores (cabeu, fazi...).

Referncias bibliogrficas
http://www.eps.ufsc.br/diss2000/vald ete/cap3.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorias_ da_aprendizagem http://www.webartigos.com/artigos/t eoria-de-aprendizagem/16849/

S-ar putea să vă placă și