Sunteți pe pagina 1din 16

Prtica 2: Estgios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget

Alunos: Hugo Roque Jamile Seabra Maurcio Fonseca

Estgios segundo Piaget


Pr-operatrio (2 a 7 anos)
2 subestdios: simblico (at 4 anos) e intuitivo (at 7 anos); Desenvolvimento acelerado da linguagem; Nascimento da capacidade simblica (faz de conta); Manipulao interna de smbolos; Emergncia da capacidade de imitao diferida (na ausncia do

modelo); Natureza unilateral do pensamento referente incapacidade de pensar simultaneamente sobre dois aspetos do mesmo problema;
Caratersticas principais: egocentrismo, confuso aparncia / realidade

e raciocnio no lgico;

Pr-operatrio (2 a 7 anos)
Raciocnio baseado na aparncia das coisas;
Limitaes nas capacidades de classificao; Animismo: atribuir qualidades humanas a objetos;

Artificialismo;
Limitao na reversibilidade; Raciocnio transdutivo; Sincretismo.

Estgios segundo Piaget


Operatrio Concreto (7 a 11 ou 12 anos)
Operaes mentais realizadas sobre objetos; Caractersticas centrais: reversibilidade, descentrao e uso de

princpios lgicos, em vez de percepes;

Compreenso de regras; Esquemas internos de reversibilidade: adio, subtrao, multiplicao,

diviso e ordenao serial (entendimento da categorizao mltipla e hierrquica) e transitividade (A>B; B>C A>C);

Desenvolvimento da lgica indutiva (mas no dedutiva); Desenvolvimento da conservao na ordem substancial: peso, volume,

comprimento e rea;

Capacidade de realizar seriaes, mas no na forma de proposies; Capacidade de realizar classificaes hierrquicas.

Estgios segundo Piaget


Operatrio Formal (11 ou 12 anos em diante)
Aplicao de operaes mentais complexas a ideias e pensamentos; Lgica dedutiva; Pensamento hipottico; Planejamento a longo-prazo; Simulao; Cepticismo.

Metodologia
Participantes
Trs (03) crianas: M., de 4 anos (pr-operatrio), N., de 9 anos

(operatrio concreto), e O., de 13 anos (operatrio formal). Todos so residentes de Salvador, nos bairros da Pituba, Castelo Branco e Tancredo Neves. Instrumentos
Foram utilizados: massa de modelar, tesoura, 12 tampinhas de

garrafa PET, canudos de diferentes tamanhos, 3 copos (sendo 2 de tamanho igual, e outro de tamanho diferente) e 39 cartes, de diversas cores e formas geomtricas. Para que o processo fosse registrado, foram utilizados gravador de udio, lpis e papel.

Procedimentos:
A partir dos exerccios propostos no livro Psicologia e

Desenvolvimento Humano, de Vnia Corra Lima de Carvalho, o trio construiu a classe de objetos utilizados para o trabalho. As crianas foram escolhidas, por convenincia, atravs da proximidade com os pesquisadores, com o consentimento prvio dos pais/responsveis. Depois do contato inicial, onde foi estabelecido o rapport, as tarefas propostas no livro foram executadas, sendo registrados os resultados com o auxlio do gravador de voz e anotaes dos pesquisadores. Os resultados foram arrumados em tabela, divididos por cada exerccio realizado, para fins de anlise.

Resultados

M., 4 anos
Exerccio Resultados
A lingia tem mais massa do que a bola; o disco tem mais massa do que a bola; 3 bolinhas amarelas tm mais massa do que uma das originais. A quantidade de gua nos copos era igual. A criana insistiu em que eram diferentes. No entanto, ela fez um jogo de pim-pam-pum para determinar qual dos 2 copos tinha mais gua. 4 das tampinhas eram iguais; Jamile tinha mais tampinhas. Tampinha mais perto de Jamile e mais perto de Heitor. Elosa irm dele. Elosa tem 1 irmo. 1 bola a entrar no tubo foi a verde, ltima foi vermelha. A resposta foi a bola verde tanto para sair primeiro do outro lado do tubo, quer para sair pelo mesmo lado. Palhinhas so do mesmo tamanho; deslocada a vermelha para a direita, passou a ser maior; deslocada a amarela para a esquerda, passa a ser maior. H mais crculos vermelhos do que crculos de papel. Aparente capacidade de reversibilidade. Limitao na reversibilidade.

Observaes
Foi evidente a ausncia de noo de conservao da matria slida.

2
3 5 7 9 12 16 18 20 21 23

Resultados da experincia enviesados. Tinha-se por condio primria que a criana teria de confirmar a igualdade entre os dois copos. No foi possvel concluir sobre a noo de conservao da matria lquida.

Limitao na reversibilidade.

Limitaes nas capacidades de classificao. Raciocnio no lgico. Limitaes nas capacidades de classificao.

Brincou com os canudinhos sem, no entanto, orden-los corretamente quanto ao tamanho. H mais crculos do que figuras geomtricas. Organizao adequada das figuras (crculos com crculos, apesar de terem tamanhos diferentes, retngulos com retngulos) Tem uma irm, Elosa. Elosa mais velha que Heitor. Heitor

Aparente capacidade de reversibilidade.

N., 8 anos
Exerccio Resultados
A criana identificou que as duas massas no seu estado inicial so iguais, ao transformar uma das massas em linguia a criana identificou que a mais comprida teria maior quantidade de massa. Ao voltar a sua origem percebeu que as duas so iguais. Quando foi colocada a forma de disco acusou a forma citada como maior quantidade de massa. No momento que foram separadas trs pequenas bolas, a criana identificou que as trs juntas tem mais massa que a outra. Quando coloquei a bola original no copo com gua e as trs bolas no outro copo , a criana identificou mesmo assim que as trs bolas de massa submersas tem mais massa. Na experincia que possui dois copos do mesmo tipo com a mesmo quantidade de gua, o instrutor despeja na frente da criana a quantidade de gua no terceiro copo diferente. A criana interpretou que o terceiro copo possui mais lquido, mesmo se tratando da mesma quantidade de lquido despejada no copo inicial. Ao formar fileiras correspondentes fila a fila e identificou a mesma quantidade de tampinhas contando uma a uma. Posteriormente, ao arrumar as tampinhas com uma grande fileira ,ela contou as tampinhas e tambm percebeu a mesma quantidade. Soube identificar o objeto mais prximo a ela e ao instrutor. A resposta foi eu tenho um irmo gmeo e meu irmo gmeo tem uma irm que sou eu. Perguntas e respostas: O que o sol? R uma bola de fogo Como surgiu o sol? R-apareceu do universo e Deus que criou

Observaes
Conservao do volume no consolidada.

No levou em conta a conservao do volume, levando mais em considerao a aparncia.

Na experincia da fileira das tampinhas a criana j consegue desenvolver a atividade de forma satisfatria.

Aponta para superao do egocentrismo. Capacidade de reversibilidade consolidada.

9
10

A perguntas frequentes da criana tem relao com as diferenas entre menino e menina . E a criana como teve a influncia religiosa dos pais tem a concepo que os fenmenos naturais so criao exclusivamente divina, sem questionar nenhum cunho cientfico e a sua origem. Para ela Deusa criou tudo que natural.

N., 8 anos
Exerccio 10 Resultados
R- Fica no seu para iluminar porque se ficasse no mar, ele iria secar . Ela sabe que cresce R-No, porque no um ser vivo Por que o sol no aparece de noite? R-Porque ele s faZ ILUMINAR E DE NOITE ESTAVA TUDO ESCURO. Na experincia do tubo a criana respondeu de forma satisfatria que a sada das bolinhas seriam de forma equivalente, mesmo que uma das bolinhas fossem colocadas primeiro, independente da posio do tudo (horizontal, vertical). Na experincia com a varinha a criana identificou que as duas tm o mesmo tamanho e so iguais quando esto paralelas. Qualquer movimentao da varinha a criana identifica como se a varinha deslocada (ou para direita, ou para esquerda) fosse maior. Respondeu que tem mais crculos vermelhos do que crculos de papel. A resposta equivalente a questo 18. A criana responde que tem mais crculos que figuras geomtricas. A criana conseguiu identificar a retirada do basto e recolocou no lugar correto. Ela respondeu que tem 1 irmo gmeo e a idade de 9 anos. Ela respondeu que o irmo mais novo e ele nasceu depois. A criana correspondeu ao esperado e disse que a vermelha tem menor conjunto se baseando na contagem A criana pensou, pensou e respondeu corretamente de acordo com a analise da caracterstica fsica da pergunta.

Observaes
Em relao a vida das pessoas ela acredita que s quem estuda criana e eu a choquei quando falei que tambm tenho professora, ela perguntou se minha professora era muito velha. Em relao aos adultos elas acreditam que a funo social mais importante seria o trabalho para ter dinheiro para comprar comida e brinquedo. Em relao a brinquedos, levam com considerao o que seriam brinquedos exclusivamente de meninas e meninos. Capacidade de reversibilidade consolidada.

12

16

Ou seja, ainda se deixa influenciar pelo visual, pelo aparente.

18 20

Limitaes nas capacidades de classificao (prprias do estdio properatrio). Limitaes nas capacidades de classificao (prprias do estdio properatrio) Compreenso de regras. Capacidade de reversibilidade. Uso de princpios lgicos, em vez de percepes.

21
23 25 26

O., 13 anos
Exerccio
16 18 20 21 23 25 26

Resultados
Varinhas so iguais em todo o experimento.

Observaes
Capacidade de reversibilidade totalmente consolidada.

Todos os crculos so de papel mas tem mais vermelhos.

Capacidades de classificao totalmente consolidadas.

Todas so figuras geomtricas, mas se contasse haveria mais crculos. Todos os crculos foram agrupados, independentemente da sua cr e tamanho. Bem como todos os retngulos. Todas as tarefas realizadas com sucesso.

Capacidades de classificao totalmente consolidadas.

Resposta coerente com o esperado.

H mais vermelhas do que amarelas; h mais amarelos do que brancos; o menor composto por figuras brancas. Eliana a mais morena.

Lgica dedutiva.

Esquema interno de transitividade.

27
29 30

3rodas; 2 cabeas; Cinza; Preto e branco (que mesclado daria

cinza); 3 gemas; Confuso, no gosta e est feliz por no gostar?? (no lhe faz sentido)...se no gosta, no gosta: 5 patas e 3 cabeas o mais esquisito Cresceram mesma proporo.

Aplicao de operaes mentais complexas a ideias e pensamentos. Lgica dedutiva. Pensamento hipottico. Cepticismo. Resposta incorreta.

O mais provvel seria sair amarelo (porque sempre o que lhe sai).

Resposta incorreta. Havia maior quantidade de crculos vermelhos.

Discusso

M.: quase totalmente congruente com o que se esperava ausncia de conservao da matria slida; limitaes na reversibilidade (com excepo do ex.9); limitaes na capacidade de classificao; raciocnio no lgico N.: alguns desvios em relao ao esperado: conservao de volume no consolidada (no congruente com as caratersticas do estgio correspondente); ainda se deixou influenciar pela aparncia no exerccio das varinhas; limitaes nas capacidades de classificao (exs: 18 e 20). Por outro lado, houve vrios resultados congruentes com o esperado capacidade de reversibilidade consolidada; compreenso de regras; uso de princpios lgicos; superao do egocentrismo O.: quase totalmente congruente com o esperado presena de quase todas as caratersticas essenciais do estgio: capacidades de reversibilidade e classificao consolidadas; lgica dedutiva; esquema interno de transitividade; lgica dedutiva, pensamento hipottico e cepticismo

Consideraes finais
Em geral, os resultados foram bastante prximos do

esperado, confirmando, em boa medida a validade das teorias piagetianas do desenvolvimento cognitivo, mostrando que as mesmas podem continuar a constituir um bom e vlido auxlio s investigaes na rea de Psicologia do Desenvolvimento; Aplicar e experienciar as prticas de Piaget com crianas, permitiu uma compreenso muita mais ampla da teoria dele quanto aos estgios, bem como as peculiaridades de cada um deles.

Muito Obrigado!!!

Referncias bibliograficas
Carvalho, V., Desenvolvimento Humano e Psicologia

generalidades, conceitos, teorias, Belo Horizonte, 1996


Santana, J., Teorias do Desenvolvimento - Piaget,

slides PDC, UFBA, 2012/2013

S-ar putea să vă placă și