Sunteți pe pagina 1din 24

Conforme Andr(2005), o estudo de caso surge, na sociologia e na antropologia, ao final do sculo XIX e incio do sculo XX.

O principal propsito, nestas reas, era realar caractersticas e atributos da vida real. Essa metodologia surgiu da necessidade de transmitir a complexidade de situaes reais, tendo inicio em reas como a medicina, sendo utilizado para estudar casos clnicos, como por exemplo uma doena rara em determinado paciente, onde se recolhem informaes para se chegar a uma concluso.

Conforme ensina Piaget (1967), o conhecimento a experincia que adquirida atravs da interao com o mundo, as pessoas e as coisas. Segundo Gil (1991), o estudo de caso caracterizado pelo estudo exaustivo e em profundidade de poucos objetos, de forma a permitir conhecimento amplo e especfico do mesmo; tarefa praticamente impossvel mediante os outros delineamentos considerados. Para Yin (2005), estudo de caso uma investigao emprica, um mtodo que abrange tudo planejamento, tcnicas de coleta de dados e anlise dos mesmos.

a compreenso do assunto investigado, um estudo intensivo para explorar situaes da vida real, cujos limites no esto totalmente definidos.
O estudo de caso um mtodo de investigao qualitativa, ou seja, preciso aprender a observar, registrar e analisar o que est sendo pesquisado. De uma forma geral, o Estudo de Caso proporciona determinada vivncia da realidade, tendo como base a discusso, a anlise e a busca de soluo para um determinado problema.

Compreender o evento em estudo e desenvolver teorias mais gerais sobre o fenmeno observado. Explorar, descrever ou explicar, relatar os fatos como ocorreram, descrever situaes, proporcionar conhecimento acerca do fenmeno estudado e comprovar ou contrastar efeitos e relaes presentes no caso.

Pode ser usado tanto em pesquisa exploratria, quanto descritiva e explicativa. Sua principal estratgia metodolgica de pesquisa busca responder s questes como e por que. Focaliza determinada situao, um fenmeno em particular. A analise motivada por um questionamento inicial.

O conhecimento gerado a partir de um estudo de caso mais concreto, mais contextualizado e voltado para a interpretao do leitor.

Pode ser um estudo de caso nico - mais raro ou extremo ,tem foco em uma unidade, exemplo disso a avaliao de um caso clnico; ou mltiplos - so quando vrios estudos contm mais do que um caso nico, esse caso deve seguir uma lgica de replicao e no de amostragem. ...

O pesquisador deve ser capaz de fazer boas perguntas, e acima de tudo saber interpretar as respostas; No se deixar enganar por suas prprias ideologias;
Estar atento a provas contraditrias, entre outros; ideal que o pesquisador se pergunte o porque daquele assunto, que resultados procura, para definir e de fato desenvolver seu problema de estudo.

Conforme a natureza do problema e dos questionamentos se faz a escolha da forma de pesquisa. Escolha criteriosa do problema de pesquisa, afinal, nem todo problema um problema. Clareza quanto aos critrios utilizados na pesquisa, referente a sujeitos, unidades de analise e dados apresentados e descartados.

Para se iniciar um trabalho primeiro o pesquisador precisa saber quais dados so suficientes, depois vem a coleta de dados, que pode ser qualitativa ou quantitativa, como a observao, a anlise, a entrevista, os questionrios, entre outros. Em seguida a anlise e interpretao de dados e por fim a elaborao de relatrios para concluso da pesquisa.

Conforme Gil(1995), o estudo de caso no aceita um roteiro para a sua delimitao, mas possvel definir quatro fases que mostram o seu delineamento: a) delimitao da unidade-caso; b) coleta de dados; c) seleo, anlise e interpretao dos dados; d) elaborao do relatrio.

a) delimitao da unidade-caso: so definidos os critrios para a seleo dos casos, quando e onde deve ser observado. Delimitao da unidade que constitui o caso, observando algumas recomendaes como buscar casos tpicos, selecionar casos extremos, localizar casos atpicos.
b)coleta de dados: comumente feita atravs de procedimentos quantitativos e qualitativos (observao, entrevistas, anlise documental, aplicao de questionrios, levantamento de dados...)

c)seleo, anlise e interpretao de dados: fase conjunta, representada pela seleo, anlise e intepretao de dados. O pesquisador deve estar atento as limitaes dos dados obtidos no que se refere a qualidade da amostra, pois a partir dela, constri-se uma base racional para fazer generalizaes.
d) elaborao do relatrio: deve apresentar sistematicamente a proposta do estudo, a metodologia , critrios para delimitao dos estudos, bem como o referencial terico que utilizou como orientao para coleta e anlise dos dados

Seja qual for a pesquisa o estudo de caso tem a funo de esclarecer uma deciso, seu motivo, como foram implementadas e quais seus resultados. Deste modo ele se torna uma estratgia de pesquisa abrangente, incluindo coleta e anlise de dados.

Existem 4 critrios para julgar qualidade dos projetos de pesquisa:

Validade do Constructo: estabelecer medidas corretas para os conceitos em estudo; Validade Interna: estabelecer uma relao causal, que nos levam a condies diferenciadas;

Validade Externa: estabelecer o domnio ao qual as descobertas de um estudo podem ser generalizadas;

Confiabilidade: demonstrar que as operaes de um estudo de caso e coleta de dados podem ser repetidas

Segundo Martins(2008), o protocolo um instrumento orientador e regulador da conduo da estratgia de pesquisa. O Protocolo serve para a coleta de dados a partir de um caso nico onde se deve apresentar as seguintes sees:

Uma viso geral do projeto do estudo de caso; Procedimentos de campo; Questes do estudo de caso; Guia para relatrio do estudo de caso.

Coleta de evidncias: podem ser feitas atravs de documentos, registros em arquivo, entrevistas, observao direta, observao participante e artefatos fsicos. Analisando as evidncias: consiste em examinar, categorizar, tornar os dados do estudo propcio a anlises estatsticas, atribuindo valores numricos aos eventos.

De acordo com Fachin (1993) o mtodo apresenta algumas vantagens: Obteno de inferncia do estudo de todos os elementos que envolvam uma entidade completa; uma descrio analtica de um evento ou risco in loco.

Tambm apresenta desvantagens (Fachin, 1993): Quando no desenvolvido corretamente se detm mais em consideraes do que concluses, no apresentando confiabilidade; Cuidados na coleta de dados, sempre com amparos estatsticos combinados com uma criteriosa seleo dos dados; Falta de interesse e objetividade, levando concluso sem base.

Ainda, conforme Yin (2005) os pesquisadores consideram o estudo de caso um mtodo menos desejvel, por ser uma investigao emprica que muitas vezes negligente, no obedecendo procedimentos, regras, aceitando vises tendenciosas ou vises equivocadas. Outra preocupao referente ao estudo de caso que ele no fornece uma base para generalizao, pois estuda um caso nico.

Surgiu em 1920 como mtodo educativo na escola Harvard Business School. um instrumento de aprendizagem onde o caso um trabalho original que contm uma situao real problemtica e complexa para tomada de deciso; um contexto real onde a situao ocorreu e questes, argumentos, modelos e hipteses propostas no caso.

Esse mtodo obriga o aluno a descobrir por si prprio a descobrir os problemas e as suas resolues, lhe obrigando a buscar informaes e conhecimento. A vantagem deste mtodo fazer com que os alunos de fato aprendam a desenvolver seus projetos.

simplificado; significativo; Completo; Considera perspectivas alternativas; Apresenta evidncias; elaborado de maneira atraente.

ANDR, M. E. D. A. Estudo de Caso em Pesquisa e Avaliao educacional. Brasilia: Liber Livro Editora, 2005. CASO ESTUDO WIKIPDIA A ENCICLOPDIA LIVRE http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_estudo ESTUDO DE CASO PLANEJAMENTO E MTODO - UNISC http://empreendetche.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/estudo_de_caso_planejamento_e_metodos.pdf Estudo de Caso ESTUDO DE CASO http://www.focca.com.br/cac/textocac/Estudo_Caso.htm FACHIN, Odlia. Fundamentos de metodologia. So Paulo: Atlas, 1993. GIL, A.C. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 1991.

O ESTUDO DE CASO http://www.slideshare.net/calaisgarcia/o-estudo-de-caso


O ESTUDO DE CASO COMO MODALIDADE DE PESQUISA - UNISC http://www.polo.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/o_estudo_de_caso_como_modalidade_de_pesquisa.pdf O ESTUDO DE CASO DIRIGIDO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA PARA A EDUCAAO DISTNCIA (EAD) http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/644_503.pdf . MARTINS, G. A. Estudo de Caso: uma estratgia de pesquisa. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2008. METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS DE CASOS http://www.casosdesucesso.sebrae.com.br/artigo/Metodologia%20de%20estudo.pdf YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

S-ar putea să vă placă și