Sunteți pe pagina 1din 21

Segundo a ABNT, a luz se define como uma potncia que, estimulado o olho humano, produz sensao visual.

A luz se propaga no vcuo, em todas as direes do espao e transmite-se a distncia. Estas propriedades, conforme os princpios da fsica, caracterizam a radiao.

Quanto ao tema higiene ocupacional, a nica preocupao a iluminao em pontos de trabalho, verificando os nveis mnimos de iluminamento para cada tipo de atividade.

Natural quando existe o aproveitamento direto (incidncia) ou indireto (reflexo /disperso) da luz solar. Artificial quando utilizado um sistema (em geral eltrico) de iluminao, podendo este ser de dois tipos: Geral para se obter o aclaramento de todo um recinto ou ambiente. Suplementar ou Adicional para se reforar o aclaramento de determinada superfcie ou tarefa.

A iluminao, ou seja, a luz visvel, no , a exemplo de outros parmetros levantados em higiene ocupacional, propriamente um agente agressivo do ponto de vista de desencadeamento certo de doenas ocupacionais. Esse o caso geral, pois ordinariamente a iluminncia deixa a desejar est inadequada, e, na maioria das vezes, a inadequao se refere deficincia da iluminao, poderemos perceber algumas consequncias, tais como: Maior fadiga visual e geral; Maior risco de acidentes; Menor produtividade/qualidade; Ambiente psicologicamente negativo; Influencia na acuidade visual relacionado a idade.

O excesso de iluminao causa ofuscamento, efeitos fototrpicos e excesso de brilho.

17.5.3. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminao adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada natureza da Atividade.
17.5.3.1. A iluminao geral deve ser uniformemente distribuda e difusa. 17.5.3.2.A iluminao geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incmodos, sombras e contrastes excessivos.

17.5.3.3. Os nveis mnimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho so os valores de iluminncia estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.

17.5.3.4. A medio dos nveis de iluminamento previstos no subtem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxmetro com fotoclula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em funo do ngulo de incidncia. 17.5.3.5. Quando no puder ser definido o campo de trabalho previsto no subitem 17.5.3.4 este ser um plano horizontal a 0,75 m do piso.

As avaliaes de iluminao tm por objetivo quantificar a iluminncia nos postos de trabalho, visando sua posterior comparao com os valores mnimos estabelecidos pela legislao brasileira, bem como fornecer recomendaes gerais, para se obter a adequao das condies de iluminao s atividades desenvolvidas nesses locais.

Equipamento calibrado; Evitar temperaturas e umidades elevadas; Expor fotoclula luz de 5 a 15 min, para estabilizar. Medio deve ser feita no campo de trabalho (0,75 do solo se no definido o plano) Fotoclula deve ficar paralela superfcie de trabalho Evitar fazer sombras No usar roupas claras Procurar realizar leituras nos piores casos

Entende-se por CAMPO DE TRABALHO toda a regio do espao onde, para qualquer superfcie a situada, exigem-se condies de iluminao apropriadas TAREFA VISUAL a ser realizada. Sendo assim, os pontos que realmente interessam ser avaliados em um estudo de iluminao so aqueles em que so realizadas as tarefas visuais principais/habituais.

Analisar cada caracterstica para determinar o seu peso (-1, 0 ou +1);

Somar os trs valores encontrados algebricamente, considerando o sinal;


Usar a iluminncia inferior do grupo, quando o valor total for igual a -2 ou -3; a iluminncia superior quando a soma for +2 ou +3; e a iluminncia mdia nos outros casos.

Para o caso das reas externas, no coberto pela NBR 5.413, pode-se utilizar critrios nacionais especficos (p.ex., normas para ptios ferrovirios), porm limitados abrangncia, ou critrios internacionais, como por exemplo a norma API RP 540, do American Petroleum Institute. Abaixo, so apresentados alguns valores ilustrativos dessa norma.

Avaliar

a intensidade luminosa do seu local de trabalho; o valor encontrado no limite da

Enquadrar

NBR 5413;
Consideraes.

S-ar putea să vă placă și