Sunteți pe pagina 1din 19

Seminrio de Qumica dos Produtos Naturais.

Tema: Potencial Antioxidante de Plantas Presente em Nosso Cotidiano.

Antioxidante: O termo antioxidante pode ser definido como uma famlia heterognea de molculas naturais, que, presentes em baixas concentraes, podem prevenir ou reduzir a extenso do dano oxidativo.

Introduo:

A oxidao um processo metablico que leva produo de energia necessria para as atividades essenciais das clulas.
Entretanto, o metabolismo do oxignio nas clulas vivas tambm leva produo de radicais.

Oxidantes so compostos produzidos pelo metabolismo normal do corpo e, se no controlados, podem provocar danos extensivos. O stress oxidativo tem sido associado ao desenvolvimento de muitas doenas crnicas e degenerativas, incluindo o cncer, doenas cardacas, Alzheimer e no processo de envelhecimento.

Espcies reativas (radicais) quando em concentrao excedente ao normal, podem causar efeitos potencialmente importantes: danos celulares, ao atacar membranas, protenas, polissacardeos e cidos nucleicos, com consequente alterao funcional e prejuzo das funes vitais em diversos tecidos (adiposo, vascular e cerebral) e rgos, como fgado, ocasionando eventualmente algumas doenas.

Estudos epidemiolgicos tm mostrado que dietas ricas em frutas e verduras esto associadas a uma menor incidncia de doenas crnicas e degenerativas

Um dos principais aspectos relacionados ao efeito protetor desses alimentos tem sido atribudo, em parte, presena de compostos antioxidantes, dentre os quais se destacam os compostos fenlicos, alm dos bem conhecidos -caroteno, vitamina C e vitamina E

FONTES NATURAIS DE ANTIOXIDANTES

Frutas e derivados

Antioxidantes, como a vitamina C, a vitamina E, os carotenoides e flavonoides, esto presentes como constituintes dietticos.A Tabela 1 lista frutas e derivados como fontes naturais de antioxidantes.

Tabela 1. Frutas e derivados como fontes naturais de antioxidantes

Fontes

Principais Resultados A vitamina C foi responsvel por grande parte da capacidade antioxidante no suco de laranja e menos que 5% no suco da ma e abacaxi. Os extratos aquosos, tanto da polpa quanto das sementes, apresentaram as maiores porcentagens de inibio da oxidao: 87,31 e 93,08%, respectivamente Dentre as frutas estudadas, a cereja considerada aquela com maior fonte de antioxidantes, podendo ser empregada como suplemento alimentar.

Laranja, ma, abacaxi e uva

Polpa e sementes de rom

Framboesa, amora preta, groselha vermelha, groselha espinhosa e cereja

Verduras, hortalias e temperos Vrios estudos tm evidenciado o potencial antioxidante de uma larga variedade de vegetais (Tabela 2).

Tabela 2. Verduras e hortalias como fontes naturais de antioxidantes

Fontes

Principais Resultados Cebola e espinafre apresentaram a maior capacidade antioxidante quando comparados com os outros vegetais estudados.

Couve, espinafre, cenoura e cebola

Alface

Demonstrou-se que a alface pode servir como fonte diettica natural de antioxidantes de natureza fenlica.
Ao antioxidante moderada (60-70%) foi exibida pelos extratos da alface lisa, cebola branca e couve-flor, enquanto que os do chuchu, cenoura, pepino, tomate e vagem, com atividade inferior a 60%, foram considerados com fraca ao antioxidante.

Alface crespa, lisa, batata inglesa, cebola branca e roxa, cenoura e chuchu

Mtodo Empregado na Determinao da Atividade Antioxidante:

Capacidade antioxidante Frente ao radical DPPH


Um dos mtodos mais usados para verificar a capacidade antioxidante consiste em avaliar a atividade sequestradora do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazila (DPPH), de colorao prpura, que absorve em um comprimento de onda de 516 nm.

Por ao de um antioxidante ou uma espcie radicalar (R), o DPPH reduzido formando 2,2-difenilpicril-hidrazina (DPPH-H), de colorao amarela( Figura 1), com consequente desaparecimento da banda de absoro, sendo a mesma monitorada pelo decrscimo da absorbncia. A partir dos resultados obtidos, determina-se a porcentagem de atividade antioxidante (quantidade de DPPH consumida pelo antioxidante) ou sequestradora de radicais e/ou a porcentagem de DPPH remanescente no meio reacional

Figura 1: Reao Qumica entre o BHT e o radical DPPH:

Exemplo:
ESTUDO QUMICO E AVALIAO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA CASCA DE Kielmeyera coriacea MARTIUS

3.4.4- Anlise quantitativa da atividade antioxidante

A avaliao quantitativa da atividade antioxidante foi feita seguindo metodologia descrita na literatura, com pequenas modificaes, monitorando-se o consumo do radical livre DPPH pelas amostras, atravs da medida do decrscimo da absorbncia de solues de diferentes concentraes. Estas medidas foram feitas em espectrofotmetro UV-Vis no comprimento de onda 517 nm.

3.4.5- Construo da curva de calibrao do DPPH

Primeiramente foram preparados 50 mL de soluo estoque de DPPH em metanol na concentrao de 40 g /mL, mantida sob refrigerao e protegida da luz. So feitas diluies de 35, 30, 25, 20, 15, 10, 5 e 1 g /mL. A curva de calibrao foi construda a partir dos valores da absorbncia a 517 nm de todas as solues (1 a 40 g /mL).

3.4.6- Leitura das medidas de absorbncia nas amostras Solues dos extratos etanlicos (500 g/mL) e dos controles positivos em metanol foram diludas nas concentraes de 250, 200, 150, 100, 50 e 25 g/mL. As medidas das absorbncias das misturas reacionais (0,3 mL da soluo da amostra ou do controle positivo e 2,7 mL da soluo estoque de DPPH na concentrao de 40 g /mL) so feitas a 517 nm, no 1, 5 e 10 min, a cada 10 min at completar 1 h. A mistura de metanol (2,7 mL) e soluo metanlica do extrato (0,3 mL) foi utilizada como branco. A partir da equao da curva de calibrao e dos valores de absorbncia no tempo de 30 min para cada concentrao testada, foram determinados os percentuais de DPPH remanescentes.

4.6- Atividade Antioxidante


A atividade antioxidante das cascas interna e externa, medida pela ao sequestrante do radical livre DPPH, est expressa em mg de amostra/mg de DPPH (Tabela 3). Quanto menor a massa de casca interna ou externa necessria para reagir com o DPPH , melhor ser a atividade antioxidante. A massa de casca interna necessria para reagir com o DPPH foi aproximadamente nove vezes menor que a da casca externa. A tabela 3 mostra os valores encontrados.

Tabela 3- Valor Mdio do CE50 para o extrato etanlico

Amostras
CE50 (g mL-1 dp)

Casca Interna
5,97 + 0,13

Casca Externa
55,17 + 1,70

CE50 (mg amostra/mg DPPH. dp)

0,33 + 0,014

3,31 + 0,078

Consideraes Finais:
O interesse crescente no emprego de nutrientes antioxidantes visando a melhoria geral da sade e o retardo no processo de envelhecimento tem atrado a ateno da populao que deseja saber quais so os benefcios da ingesto de alimentos com potencial antioxidante. Porm, a literatura nessa rea se destaca por resultados controversos pois a urgncia em obter resultados positivos compromete o necessrio rigor cientfico das investigaes.1Fuhrman, M. P.; Nutrition 2000, 16, 470.

Referncias :
ANGELO P. M., JORGE N.- Compostos fenlicos em alimentos Uma breve reviso. Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Instituto de Biocincias, Letras e Cincias Exatas,Universidade Estadual Paulista. Disponvel: (http://www.polo.ibilce.unesp.br/departamentos/eng/njorge/RIALA_1095.pdf) acessado em junho 2012. BARRETO, T.E.; HIRUMA-LIMA, A.. Potencial farmacolgico de um Fragmento de Mata de Galeria, Fisionomia do Bioma Cerrado, denominado Mata do Butignoli Botucatu SP. Estudo monogrfico Instituto de Biocincias, Universidade Estadual Paulista, Botucatu.2 002. BARRICHELO L. E. G. e BRITO O. J.- Correlaes entre caractersticas fsicas e qumicas da madeira e a produo de carvo vegetal. Disponvel: (http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr14/cap01.pdf ) acessado em 22 outubro 2012. BROWNING, B.L. Methods of Wood chemistry. New York Interscience,. v.I e v.II, 1967. CERRADO BRASILEIRO. Caractersticas Gerais. Prof. Thiago A. A. Costa. Disponvel:(http://201.67.44.181/portal/2008/Segundo_semestre/portal/CERRADO%20BRASILEI RO%20-%201%BAano.pdf.) Acesso 21/10/2012.

CHANG, R.. Anlises dos compostos fenlicos da madeira do E. grandis e do E. urophilla do triangulo mineiro. Dissertao (Mestrado em Qumica) Instituto de Qumica, Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia, 2000.

Jardim Botnico Braslia- Cerrado: O Bioma que Protegemos. Disponvel: (http://www.jardimbotanico.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=16253) acessado em junho 2010. KLINK C. A. & MACHADO R. B.- A Conservao do Cerrado Brasileiro- Departamento de Ecologia. Instituto de Biologia. Universidade de Braslia (UnB).
MARTINS M. C.- Estudo da composio qumica e da atividade antioxidante de cafs (coffee arbica) e de suas palhas provenientes do cerrado. MORAIS S. A. L., NASCIMENTO E. A., MELO D. C.- Anlise da madeira de pinus oocarpa parte i: estudo dos constituintes macromoleculares e extrativos volteis.- Revista rvore, maio-junho, ano/vol. 29, nmero 003 Sociedade de Investigaes Florestais Viosa, Brasil. Disponvel (http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/html/488/48829314/48829314_5.html) acessado em agosto 2011. ROWELL, R. M., PETTERSEN, R., HAN, J.S., ROWELL, J. S.; TSHABALALA, M. A. Cell Wall Chemistry. Captulo 03 do livro Handbook of Wood Chemistry and Wood Composites. Editado por Roger M. Rowell. Editora Taylor & Francis Group. New York, 2005.

S-ar putea să vă placă și