Sunteți pe pagina 1din 77

DITADURA NA AMRICA LATINA

O que Ditadura? Chamamos de ditadura o governo que centraliza os poderes do Estado em mos de uma s pessoa. Vrios fatores so responsveis pela presena comum de ditadores na Amrica Latina:

Condies de desenvolvimento precrio; A dependncia econmica; Profundas desigualdades sociais. Como grande parte da populao dos pases latino americanos muito pobre, os investimentos em educao de qualidade so mnimos, as pessoas tm pouca conscincia dos seus direitos,onde os governos ditatoriais impem sua vontade fora,oprimem o povo e impedem manifestaes populares e formao de partidos de oposio.

A ditadura o inverso de democracia. Nos governos democrticos valoriza o respeito do cidado,a liberdade de expresso e o direito ao voto. Nas ditaduras no existem eleies. Desde os tempos em que os pases latinoamericanos eram colnias , o exerccio do poder era imposto do mais forte para o mais fraco.

Atualmente, mesmo depois da independncia,a situao permanece parecida, s que com outro nome: POPULISMO. POPULISMO nada mais que o governo fazer algumas coisas para agradar o povo,ganhar a popularidade dentro do pas e deixar parecer que as medidas tomadas por ele visam melhoria das condies de vida da populao.

No Brasil este aspecto ficou muito claro com a figura dos coronis,em outros pases latino- americanos, esse domnio era feito pelos caudilhos. Os caudilhos e os coronis eram responsveis pelos votos da populao que estava subordinada a eles.

MXICO
No passado o Mxico era ocupado pelos astecas, maias, nahuas, zapotecas e outros grupos. Foi colonizado por espanhis. Possue a segunda maior populao da Amrica Latina. A distribuio da populao irregular por que o territrio mexicano cortado ao centro por serras e reas montanhosas,onde se localizam o altiplanos.

cortado pelo Trpico de Cncer, possui um clima tropical , porm apresenta mais fresco nos altiplanos e seco no norte. A populao mexicana composta por muitas tnias(raas) diferentes. 55% da populao mestia, 15% formada por brancos, 5% composta por negros e asiticos e os 25% restantes por indgena que ainda mantm a etnia.

O rtmo do crescimento da populao mexicana vem decaindo desde os anos 80,mas a migrao da zona rural para os grandes centros urbanos como o Cidade do Mxico, Guadalajara e Monterrey, tem provocado a queda da qualidade de vida. O Mxico um pas como o Brasil, enfrenta muitos problemas econmicos, principalmente uma grande DVIDA EXTERNA.

O seu patrimnio histrico fazem do Mxico o pas latino-americano que mais chama a ateno de turistas. Aps a Segunda Guerra Mundial,depois de 1950,os Estados Unidos comearam expan dir a instalao de transnacionais ou multinacionais no Mxico, e teve ento incio o processo de industrializao no pas. At ento a economia mexicana era basicamente agrria.

A maior produo agrcola praticada de forma tradicional, porm as lavouras mecanizada esto crescendo dentro do Mxico. O abastecimento agrcola interno feito com a produo de milho,feijo,banana,ca f cana-de-acar ,etc. grande produtor de agave,a matria prima bsica para a a produo da bebida mais tradicional do Mxico: TEQUILA.

PLANTAO AGAVE

No ano de 1993 o Mxico assinou,junto com os Estados Unidos e o Canad,o NAFTA,(Acordo de Livre Comrcio Norte-Americano, um tratado que mudou muito a situao do Mxico,que passou a estabelecer intensas relaes comerciais com grandes parceiros econmicos.

CAPITAL DO MXICO CIDADE DO MXICO

CATEDRAL CIDADE DO MXICO

PALCIO PRESIDENCIAL

CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

PIRMIDE DE LUA - TEOTIHACN

CANCUN

Amrica Central: Continental e Insular

Amrica Central - Relevo

AMRICA CENTRAL

AMRICA CENTRAL CONTINENTAL AMRICA CENTRAL INSULAR

AMRICA CENTRAL CONTINENTAL


A Amrica Central Continental formada por sete pases: Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicargua, Costa Rica e Panam. Est localizada na zona intertropical mas o calor suavizado por causa da maritimida de e da ao dos ventos. Com exceo de Belize, onde o idioma oficial ingls, os demais pases dessa regio tm como idioma oficial o espanhol.

O relevo dessa poro do continente acidentado: apresenta serras,planaltos e plancies estreitas no litoral. Os pases dessa poro do continente so tambm subdesenvolvidos.

BELIZE
A base econmica do pas a produo de cana de-acar e banana,alm de extrao de madeira. Idiona oficial o ingls. Enfrenta problemas com a Guatemala,porque es ta no reconhece a independncia de Belize e reivindica direitos sobre seu territrio.

BELMOPAN CAPITAL DE BELIZE

TIKAL RUNAS

PRAA DA INDEPENDNCIA

Guatemala
Foi colnia da Espanha,tem uma grande produo agrcola de milho,cana-de-acar,banana,caf batata,algodo e fumo,alm de indstria txtil e de cigarros. O pas enfrenta um conflito interno. Movimentos de guerrilheiros combatem o governo h mais de 35 anos com o objetivo de acabar com as desigual dades sociais.

CIDADE DA GUATEMALA-CAPITAL DA GUETEMALA

HONDURAS
A economia est baseada na produo de gneros tropicais como a banana,a cana-de-acar, o milho,o arroz,a batata e o caf. As indstrias so poucas,concentradas na produo de cimento e cigarros. Honduras e El Salvador constantemente entram em conflitos por questes de fronteiras.

TEGUCIGALPA CAPITAL DE HONDURAS

El Salvador
A economia est baseada, assim como a maior parte dos pases da Amrica Central, na produo de gneros tropicais como o caf,o fumo e a banana. As indstrias so poucas e destinadas transformao dos produtos agrcolas do pas. Sofreu por 12 anos com a guerra civil entre o governo e grupos guerrilheiros que que riam tomar o poder. A paz somente foi obtida depois de 1992 com a interveno da ONU.

SAN SALVADOR CAPITAL DE EL SALVADOR

COSTA RICA
A produo agrcola de caf, banana,cacau e algodo,e as pequenas indstrias esto ligadas ao benefcio dos produtos agrco las. Os movimentos guerrilheiros da Nicargua acabaram por atingir a Costa Rica.

SAN JOS CAPITAL DE COSTA RICA

PANAM
Economia agrcola,com lavouras de arroz, banana,cana-de-acar,caf,batata e fumo. As indstrias so as mais diversificadas: cigarro,cimento e petroqumica. Porm a maior parte da renda do pas est ligada ao Canal do Panam, que liga o Oceano Pacfico ao Atlntico.

um pas que sofre com a interveno direta dos Estados Unidos, que controlam a Zona do Canal e interferem na poltica do pas.

CIDADE DO PANAM CAPITAL DO PANAM

CANAL DO PANAM

NICARGUA
A Nicargua se tornou independente um ano antes do Brasil. A economia deste pas est ligada produo de gneros tropicais como a banana, caf,cana-de-acar,arroz,algodo e o fumo As indstrias so de tecidos,cigarros e cimento.

O grande problema da Nicargua poltico. At 1979 o presidente era Anastasio Somoza,apoiado pelos Estados Unidos. Nesse ano um grupo de guerrilheiros socialista derrubaram o presidente ditador com o argumento que ele benificiava os Estados Unidos e prejudicava a nao. Rapidamente surgiu um movimento de oposio e eram financiados pelos Estados Unidos.

Teve incio a uma guerra e por causa disso todos os investimentos que seriam feitos na melhoria da qualidade de vida da populao foram destinados compra de armamentos. Com isso o pas j tinha uma ecomia difcil, piorou ainda mais e, est atualmente,entre as naes mais pobres da Am rica

MANGUA CAPITAL DA NICARGUA

AMRICA CENTRAL INSULAR


Esta poro do continente tambm conhecida por Antilhas, que se dividem em Grande Antilhas e Ilhas Bahamas. Como a economia da grande maioria das ilhas est baseada na agricultura, a populao tem padro de vida muito baixo. As Bahamas apresentam uma qualidade de vida melhor porque exploram o turismo,

de suas praias belssimas e tambm porque as empresas estrangeiras que ali instalam escritrios no precisam pagar impostos altos, por isso o local chamado de paraso fiscal. Entre Cuba e Porto Rico localizam-se o Haiti e a Repblica Dominicana. O Haiti considerado o pas mais pobre da Amrica, com qualidade de vida baixssima devido a uma sucesso de governos ditatoriais. A pequena produo agrcola de acar, caf e banana mal abastece a populao.

KINGSTON CAPITAL DA JAMAICA

PORTO PRNCIPE CAPITAL DO HAITI

PALCIO PRESIDENCIAL DO HAITI

SANTO DOMINGO CAPITAL DA REP. DOMINICANA

San Juan Capital de Porto Rico

PORTO RICO

NASSAU CAPITAL DAS BAHAMAS

PROF JULIA - GEOGRAFIA


PARA REALIZAR GRANDES CONQUISTAS,
DEVEMOS NO APENAS AGIR,MAS TAMBM SONHAR;NO APENAS PLANEJAR;MAS TAMBM ACREDITAR.

Anatole France

O caso de Cuba ser estudado na Unidadade 5, por ser o nico pas socialista do Continente Americano A unidade 5 : CUBA Dar mais ateno aos slides: 1, 2, 3, 4, 5, 9, 10, 11, 12, 13, 16, 29, 35, 39, 43, 55, 56 63, 64. Boa Sorte!!!!!! Beijocas!!!!

S-ar putea să vă placă și