Sunteți pe pagina 1din 14

Projeto e primeiras notas de pesquisa

Nos dias de hoje, muito se fala sobre a importncia da religio na constituio dos valores sociais e polticos relacionados ao voto, bem como sobre a importncia eleitoral dos lderes religiosos. No projeto em questo, busco uma pesquisa qualitativa em uma igreja da denominao Assembleia de Deus, ministrio belm, na periferia de So Paulo.

Objetivo: Investigar o conjunto de crenas e valores relacionados ao voto dos membros da igreja selecionada. Atravs de entrevistas com fiis, lderes da igreja, e da presena em cultos, procurarei investigar as articulaes entre religiosidade, voto e preferncias/rejeies partidrias dos fiis.

Metodologia: qualitativa, com base na freqncia em cultos e em entrevistas coletadas com o auxlio de um questionrio semi-estruturado

Duas fases de entrevistas:

1 :objetivo de familiarizao com os entrevistados e a coleta de dados referentes a sua trajetria de vida e aos seus valores sociais e polticos 2 : mesmos entrevistados da primeira fase, mas em um momento prximo s eleies para a prefeitura e cmara municipal de So Paulo, durante o perodo de campanha eleitoral. Tal fase visar a coleta de dados relativos conexo entre os valores religiosos e polticos dos entrevistados e suas preferncias eleitorais imediatas para as eleies municipais.

Justificativa: A escolha da Igreja advm do interesse de se pesquisar uma zona perifrica da cidade, onde tradicionalmente o PT prevalece nas eleies municipais. A estratgia avaliar a significncia e penetrao do discurso religioso em uma populao de baixa renda e alinhada eleitoralmente ao PT.

Questes: Nessas circunstncias, o que prevalecer no discurso dos fiis? Os elementos religiosos, as pautas comumente associadas aos eleitores evanglicos - tais quais o aborto e os temas homoafetivos -, a liderana do pastor da Igreja, ou por outro lado, o apego indicao de Lula, o discurso social e os elementos de classe do PT?

Assembleias de Deus:
Fundada em 1911 Primeira onda Pentecostal (Freston, 1993) FGV: 5,77% da Populao Aproximadamente 11 milhes de fiis.

Organizao: Dividida em Ministrios, Convenes, Subconvenes, etc.. Pequenos episcopados Renem-se na Conveno Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e na Conveno Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministrio Madureira (CONAMAD). Tal diviso representa diferentes arranjos dos Ministrios. Os maiores so: Ministrio Belm e Ministrio Madureira

Doutrina e costumes
Seguem a Declarao de Verdades Fundamentais das Assemblias de Deus documento com 16 diretrizes, elaborado pelo Conselho Geral das Assembleias de Deus. Destacam-se a Inspirao nas Escrituras; a crena na salvao; O batismo no Esprito Santo e suas consequncias (glossolalia) ; A crena nos milagres; A crena e Espera pela segunda vinda de Cristo.

Na sua fundao, era marcada pelo anticatolicismo, comportamento sectrio e o ascetismo de rejeio ao mundo exterior. Costumes rgidos Atualmente: Impossvel generalizar os costumes em face as diferentes divises. Costumes vs. Doutrina Neopentecostalizao?

Abertura para a Poltica.


Hoje: Nacionalmente, 22 deputados federais, o que corresponde a maior denominao da chamada bancada evanglica Forte atuao contra projetos ligados aos direitos homoafetivos. Repulsa a mudana na legislao com relao ao aborto

Assembleia de Deus Campo Limpo:


Interesse em Poltica, na fala de fiis e de membros da direo da Igreja. Apoio de membros na candidatura de Marta costa Cmara Municipal

Fiis: Bairro predominantemente petista. Regionalmente inclinado ao PT. Membros da Igreja, predominantemente pertencem s classes lulistas.
Conjuntura da disputa paulistana: Fernando Haddad (PT): Acusado de Pai do kit gay. Serra (PSDB): aproximao com os religiosos durante a campanha para a Presidncia em 2010. Chalita (PMDB): Candidato religioso, com ligao com a Igreja Catlica e, de acordo com algumas reportagens, prximo aos evanglicos

S-ar putea să vă placă și