Sunteți pe pagina 1din 25

(subsdios feitura do texto acadmico)

Operadores argumentativos
Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista a mesma concluso: e, nem, tambm, no s... mas tambm, alm disso etc. Operadores que introduzem enunciados que exprimem concluso ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, ento, conseqentemente etc. Operadores que introduzem argumentos que se contrape a outro visando a uma concluso contrria: mas, porm, todavia, embora, ainda que, apesar de etc. Operadores que introduzem argumentos alternativos: ou... ou, quer... quer, seja... seja etc. Operadores que estabelecem relaes de comparao: mais que, menos que, to... quanto, to... como etc. Operadores que estabelecem relao de justificativa, explicao em relao a enunciado anterior: pois, porque, que etc. Operadores cuja funo introduzir enunciados que visam esclarecer um enunciado anterior: isto , em outras palavras, seja, etc. Operadores cuja funo orientar a concluso para uma afirmao ou negao: apenas, s, somente etc.

Todos reconhecemos ser iluso como j dissemos que se est apto para a escrever quando se conhecem regras gramticas e suas excees. H evidentemente um mnimo de gramtica indispensvel (grafia, pontuao, um pouco de morfologia e um pouco de sintaxe), mnimo suficiente para permitir que o estudante adquira certos hbitos de estruturao de frases modestas, mas claras, coesas, objetivas. A experincia nos ensina que as falhas mais graves das redaes resultam menos das incorrees gramaticais do que da falta ideias ou da sua m concatenao. Escreve realmente mal o estudante que no tem o que dizer, no lhe bastam as regrinha gramaticais, nem mesmo o melhor vocabulrio de que se possa dispor. Portanto, preciso fornecer-lhes os meios de disciplinar o raciocnio, de estimular-lhe o esprito de observao dos fatos e ensin-lo a criar ou aprovisionar ideias: ensinar, enfim, a pensar. (GARCIA, 2011, p. 303)

FALCIAS
Falsos axiomas: o axioma um princpio comum a todos os mesmo, no propriamente indemonstrvel, mas de desnecessria, tal a evidncia do que se declara. O falso "status" de axioma a muitas sentenas ou mximas que so, verdades relativas, verdades aparentes. casos, por si demonstrao axioma busca na realidade,

A argumentao cientfica deve apoiar-se exclusivamente em fatos e dados concretos; afinal, o discurso da pretensa criticidade espao aberto para relativizao e subjetividade ora, toda opinio burra. Apelos: comum em polmicas ou debates, principalmente quando a veemncia e a paixo nos desviam insensivelmente da questo em foco, at um ponto em que j no lembramos do assunto discutido, substituindo-o por outro ou outros no pertinentes, mas capazes de comover, irritar ou desesperar o ouvinte leitor. Fugimos aos fatos; raciocnio frio, como se diz, apelando emoo. Petio de princpio: apresenta a prpria declarao como prova dela, tomando como coisa demonstrada o que lhe cabe demonstrar, isto , admitindo j como verdadeiro exatamente aquilo que est em discusso.

FALCIAS
Apelos: comum em polmicas ou debates, principalmente quando a veemncia e a paixo nos desviam insensivelmente da questo em foco, at um ponto em que j no lembramos do assunto discutido, substituindo-o por outro ou outros no pertinentes, mas capazes de comover, irritar ou desesperar o ouvinte leitor. Fugimos aos fatos; raciocnio frio, como se diz, apelando emoo.

Pessoalmente, meu interesse por Lula sempre foi nulo. Em 2002, quando foi eleito pela primeira vez, eu o via como um gordinho oportunista. Agora, em 2010, depois de dois mandatos sucessivos, continuo a v-lo da mesma maneira: como um gordinho oportunista. Entre Lula e o vaso sanitrio da Toto, interesso-me muito mais pelo vaso sanitrio da Toto. Se o maior mrito de Lula, reconhecido por todos, foi ter evitado mexer na economia, posso garantir que o vaso sanitrio da Toto, em seu lugar, teria mexido ainda menos. E teria tocado Mozart para abafar os sons provenientes do PT. Digo Mainardi. Disponvel em: http://veja.abril.com.br/blog/mainardi/

Petio de princpio: apresenta a prpria declarao como prova dela, tomando como coisa demonstrada o que lhe cabe demonstrar, isto , admitindo j como verdadeiro exatamente aquilo que est em discusso.

A tecnologia a grande aliada da divulgao da informao e, consequentemente do conhecimento, visto que, assegura uma maior e mais imediata difuso das informaes, favorecendo, assim, o saber.

Falso axioma: apresenta a prpria declarao como prova dela, tomando como coisa demonstrada o que lhe cabe demonstrar, isto , admitindo j como verdadeiro exatamente aquilo que est em discusso.

A cincia o nico caminho seguro para se chegar verdade e, como tal, o texto cientfico deve se limitar, com exclusividade aos fatos e dados concretos como forma de combater o relativismo e subjetivismo que imperam nas mais variadas reas de conhecimento, sob o pretexto de supostos ndices de criticidade. Ora, a criticidade uma falcia que abre cincia a julgamentos e opinies inteis e, como toda opinio burra, deve ser evitada pelas cincias.

ARGUMENTAO: Modalidade textual que enfeixa as intenes de um texto de convencer, provar e defender certo ponto de vista ou afirmao (comportado pela TESE). TEMA: Formulao com base no eixo de assuntos e reflexes em torno do qual o texto argumentativo deve ser formulado. TESE: Afirmao, proposio defensvel. A formulao da tese implica o comprometimento do autor com um recorte feito sobre o tema proposto. TEMA, portanto, difere da TESE!

Argumentar , em ltima anlise, convencer ou tentar convencer mediante a apresentao de razes, em face da evidncia das provas e luz de um raciocnio coerente e consistente. A legtima argumentao, tal como deve ser entendido, no se confunde com o bate-boca estril ou carregado de animosidade. Ela deve ser, ao contrrio, construtiva na sua finalidade, cooperativa em esprito e socialmente til.

Argumentao informal
Comporta as prticas textuais, orais ou escritas, cotidianas e informais, nas quais se observam as tentativas de defesa de ponto de vista ou opinio. Estgios da argumentao informal (Othon Garcia): Proposio: Opinio, ponto de vista. EX: Voc no deve falar aquilo que lhe vem cabea! Concordncia parcial: Relativizao dos conceitos, considerao do lado oposto da questo; anttese (no ocorre necessariamente). EX: Embora todos nessa sala tenham o direito de manifestar sua opinio,.... Contestao ou refutao: Negao dos argumentos antitticos, levantados no estgio anterior. EX: De maneira alguma isso significa salvo-conduto para ofender as pessoas;.... Concluso: Fruto de progresso natural, a concluso a reafirmao da opinio contida na tese, tratada como conseqncia lgica. EX: .....portanto, mea suas palavras!

Estgios da argumentao formal (Segundo Othon Garcia)


Apresentao da proposio: Definio da tese; a declarao a ser confirmada ao longo do texto. EX: A liberdade no passa de uma falcia em tempos regidos pela alienao. Anlise da proposio: Discusso, contextualizao da tese. EX: Considerando-se a histria do pensamento humano, chega-se constatao de que liberdade, no corresponde licena para o exerccio de nossa vontade, mas sim em um fenmeno amparado em um repertrio de experincias e condies que nos permitam fazer escolhas e, sobretudo, arcar com suas consequncias.

Levantamento de argumentos: Etapa reservada defesa da tese. As estratgias utilizadas nessa etapa so as mais variadas; todas formuladas com a inteno de demonstrar a fora da proposio. EX:

Ora, liberdade pressupe, portanto, conscincia, algo impossvel em uma poca alienada. A alienao nos priva do conhecimento de nosso prprio meio, nos aparta do prximo e de ns mesmos. Atualmente, alienao assume os contornos de uma anestesia, inoculada em ns pelas condies de nosso sistema socioeconmico, que nos ilude com promessas de felicidade, nos acalenta com um comodismo cego, utilizando o entretenimento como forma de desviar nossos olhos para o que est realmente acontecendo.
Para flagrar as foras motrizes da alienao em ao, basta ligar a TV, olhar para as etiquetas de nossas roupas ou ouvir o que sai por nossas bocas quando falamos sem pensar. Como no admirvel mundo novo de Huxley, vivemos sob efeito intoxicante de idias e necessidades que no so autenticamente nossas e pior de tudo, quase sempre no nos damos conta disso.

O discurso da liberdade no foge a essa rede de alienao; paradoxalmente, quando os setores dominantes de nossa sociedade nos falam sobre liberdade, o fazem para nos escravizar. Com efeito, basta que se contemple as propagandas de automveis e grifes de roupas. Curiosamente, ao passo em que as campanhas publicitrias de carros falam sobre velocidade e liberdade de ir e vir, criam nos consumidores a necessidade falsa de se comprar o tal veculo. No caso das roupas, no raramente suas campanhas vendem autenticidade e liberdade associados a uma etiqueta e uma pea de pano produzida em srie, que lhe deixar igual a todo mundo. Definitivamente isso no pode ser chamando de liberdade, apenas em caso extremo de intoxicao alienante.

Concluso: (confirmao da tese, comprovao de sua fora luz dos argumentos). EX:
Portanto, no h como imaginar uma via de acesso liberdade em uma sociedade em que tudo compartimentado, previsto, uniformizado e ilusrio. O verdadeiro exerccio da liberdade, poder-se-ia dizer, numa poca de extremos como a nossa, seria delineado de acordo com uma atitude igualmente extrema atravs do exerccio da negao.

Estratgias
*Justificativa lgica: raciocnios que atestem causa e consequncia. * Comprovao: apresentao de dados informaes que fomentem um consenso. * Ressalva: apresentao de antteses. *Argumentos de autoridade: citaes. * Ilustrao, exemplificao: apresentao de situaes concretas que ilustrem conceitos abstratos. e

TIPOS DE ARGUMENTOS

ARGUMENTOS DE AUTORIDADE
Citaes, diretas ou indiretas que confiram respaldo tese. Ex: O homem, dizia Nietzsche (1999), o criador dos valores, mas esquece sua prpria criao e v neles algo de "transcendente", de "eterno" e "verdadeiro; ora, todos os nossos valores so construes artificiais, portanto, passveis de questionamento e, de maneira alguma, absolutos.

ARGUMENTOS POR RACIOCNIO LGICO (CAUSA E CONSEQUNCIA) Buscam comprovar a tese por meio de relaes de causa (os motivos, os porqus) e de consequncia (os efeitos). Ex: Ao que parece, a vida social e intelectual na sociedade do conhecimento alis, da informao deve ser levada a um caminho de comportamento que corresponda a um sistema de reflexos condicionados: estamos sendo reduzidos quilo que temos em comum com ces, pois o esquema de estmulo-reao dos reflexos tem tudo a ver com o conceito de informao e inteligncia da ciberntica e da informtica. (KURZ, Robert. A ignorncia da Sociedade do Conhecimento. Caderno Mais! Folha de So Paulo, 13 de janeiro de 2002)

ARGUMENTOS POR EXEMPLIFCICAO OU ILUSTRAO Buscam comprovar a tese por meio de relatos de pequenos fatos (reais ou fictcios). Esse recurso argumentativo amplamente usado quando a tese defendida muito terica e carece de esclarecimentos com mais dados concretos.

A condescendncia com que os brasileiros tm convivido com a corrupo no propriamente algo que fale bem de nosso carter. Conviver e condescender com a corrupo no , contudo, praticla, como queria um lder empresarial que assegurava sermos todos corruptos. Somos mesmo? Um rpido olhar sobre nossas prticas cotidianas registra a amplitude e a profundidade da corrupo, em vrias intensidades. H a pequena corrupo, cotidiana e muito difundida. , por exemplo, a da secretria da repartio pblica que engorda seu salrio datilografando trabalhos para fora, utilizando mquina, papel e tempo que deveriam servir instituio. Os chefes justificam esses pequenos desvios com a alegao de que os salrios pblicos so baixos. Assim, estabelece-se um pacto: o chefe no luta por melhores salrios de seus funcionrios, enquanto estes, por sua vez, no funcionam. O outro exemplo o do policial que entra na padaria do bairro em que faz ronda e toma de graa um caf com coxinha. Em troca, garante proteo extra ao estabelecimento comercial, o que inclui, eventualmente, a liquidao fsica de algum ladro p-de-chinelo. (Jaime Pinksky/Luzia Nagib Eluf.. Brasileiro(a) Assim Mesmo, Ed.Contexto)

ARGUMENTO POR COMPROVAO


Buscam sustentar a tese em informaes concretas, extradas da realidade. Podem ser usados dados estatsticos ou fatos de domnio pblico e pontos pacficos (CONSENSO).

So eficientes, pois, supostamente, diante de fatos, no h o que questionar.


No caso do Brasil, homicdios esto assumindo uma dimenso terrivelmente grave. De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo IBGE, sua taxa mais que dobrou ao longo dos ltimos 20 anos, tendo chegado absurda cifra anual de 27 por mil habitantes. Entre homens jovens (de 15 a 24 anos), o ndice sobe a incrveis 95,6 por mil habitantes.

(Folha de S. Paulo. 14/04/2004)

APRESENTAO DE ANTTESES OU ARGUMENTOS CONTRRIOS (RESSALVA) Buscam sustentar a tese explorando argumentos contrrios de maneira a evidenciar seus pontos fracos. Desse modo, atravs de contraste, a tese se afirma inclusive como produto da avaliao de hiptese contrrias a ela.

Ex: Embora no se possa negar que a sociedade contempornea est s voltas com um grande volume de produo cientfica, flagrantemente questionvel a qualidade de muitos dos trabalhos que circulam no meio acadmico.

S-ar putea să vă placă și