Sunteți pe pagina 1din 102

O ensino de matemtica e a Prova Brasil/SAEB

Claudia Vanessa Cavichiolo Lisiane Cristina Amplatz Lucimar Donizete Gusmo Renata Cristina Lopes

Equipe de Matemtica DEB/SEED/PR

debmatematica@gmail.com
(41) 3340 1714

OBJETIVO DO EVENTO
Discutir:
O instrumento de avaliao e seu objetivo; Matrizes (Saeb x Estado); A anlise e a utilizao dos resultados; A construo dos itens (descritores / distratores); Sobre o planejamento escolar; A relao ensino de Matemtica e Prova Brasil. Resoluo de Problemas: na Prova Brasil e na sala de aula.

PROVA BRASIL / SAEB


Objetivos Gerais da Avaliao: a) avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado; b) contribuir para o desenvolvimento, em todos os nveis educativos, de uma cultura avaliativa que estimule a melhoria da qualidade e equidade da educao brasileira;

c) concorrer para a melhoria da qualidade de ensino, reduo das desigualdades e democratizao do ensino pblico nos estabelecimentos oficiais, em consonncia com as metas e polticas estabelecidas pelas diretrizes da educao nacional; d) oportunizar informaes sistemticas sobre as unidades escolares.

PROVA BRASIL / SAEB


O SAEB composto por dois processos: ANEB/SAEB: Avaliao Educao Bsica. Nacional da

ANRESC/Prova Brasil: Avaliao Nacional do Rendimento Escolar

PROVA BRASIL / SAEB


SAEB: realizada por amostragem e aplicado para alunos do 5 ano/4 srie, 9 ano/8 srie do Ensino Fundamental e 3 srie do Ensino Mdio.

Prova Brasil: Avalia todos os estudantes da rede pblica matriculados no 5 ano/4 srie, 9 ano/8 srie do Ensino Fundamental.

A Prova Brasil e o SAEB constituem a base para a definio do:

O IDEB combina dois indicadores: rendimento escolar (taxa de aprovao) e desempenho dos estudantes (avaliao do Saeb e Prova Brasil).

Prova Brasil: utilizada para o clculo do IDEB de municpios e de escolas da rede pblica.
SAEB: subsidia o clculo do IDEB dos estados e do IDEB nacional.

IDEB: Padres e Critrios que combinam:


Taxa de aprovao Resultados das avaliaes de aprendizagem

Rendimento Escolar

PROVA BRASIL (5ano/4srie e 9 ano/8 srie dos municpios e das escolas da rede pblica)e SAEB (5ano/4srie e 9 ano/8 srie do EF e 3 srie do EM das Unidades da Federao e do Brasil)

A metodologia adotada na construo e aplicao dos testes da Prova Brasil/Saeb adequada para avaliar redes ou sistemas de ensino, e no alunos individualmente.

Um aluno no responde a todas as habilidades previstas, em uma nica prova. Um conjunto de alunos responde a vrias provas. (21 cadernos) Os resultados no refletem a porcentagem de acertos de um aluno respondendo a uma prova, mas a de um conjunto de alunos, respondendo s habilidades do currculo proposto, distribudas em vrias provas diferentes.

PROVA BRASIL / SAEB


Como so elaboradas as avaliaes? A partir das Matrizes de Referncia documento em que esto descritas os conhecimentos a serem avaliados e as orientaes para a elaborao das questes. Essas matrizes renem o contedo a ser avaliado em cada disciplina e srie.

As matrizes so elaboradas a partir:


PCN Referenciais curriculares estaduais (DCE) e municipais Consulta a professores Exame de livros didticos Anlise final de professores especialistas

IMPORTANTE! As matrizes de referncia representam um recorte das matrizes curriculares feito com base no que pode ser aferido por meio dos instrumentos utilizados na Prova Brasil/Saeb. Elas no englobam todo o currculo escolar e no podem ser confundidas com procedimentos, estratgias de ensino ou orientaes metodolgicas, pois um recorte feito com base naquilo que pode ser aferido.

PROVA BRASIL / SAEB


As Matrizes de Referncia esto subdivididas em tpicos ou temas e estes, em descritores. O descritor o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que est sempre associada a um contedo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em anlise. Esses descritores so expressos da forma mais detalhada possvel, permitindo-se a mensurao por meio de aspectos que podem ser observados.

Exemplo: Espao e Forma

H descritores que permitem a elaborao de itens por meio de situaes-problema. Outros descritores focalizam conhecimentos de nvel tcnico e do origem a itens com textos curtos (calcule, efetue) bastante usuais em livros didticos e no ensino de matemtica, ainda hoje. Um fator que merece destaque que esse tipo de item no apresenta contextualizao, a no ser na prpria Matemtica, mas tambm fazem parte da avaliao porque necessrio que esses conhecimentos sejam isolados, a fim de que se possa distinguir onde est a dificuldade/facilidade pedaggica do aluno

H Descritores que permitem a elaborao de itens por meio de situaes-problema.


Outros descritores focalizam conhecimentos de nvel tcnico e do origem a itens com textos curtos (calcule, efetue) bastante usuais em livros didticos e no ensino de matemtica, ainda hoje.

Exemplo: Nmeros e Operaes/lgebra e Funes - (9 ano/ 8 srie)


D16
Identificar a localizao de nmeros inteiros na reta numrica.

D18
Efetuar clculos com nmeros inteiros, envolvendo as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao).

D19
Resolver problema com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados das operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao).

D28
Resolver problema que envolva porcentagem

PROVA BRASIL / SAEB


As matrizes de Matemtica esto estruturadas por anos e sries avaliadas. Para cada um deles so definidos os descritores que indicam um determinado conhecimento que deve ter sido desenvolvido nessa fase de ensino. Esses descritores so agrupados por tema que relacionam um conjunto de objetivos educacionais.

Matriz de Referncia de Avaliao e Matriz Curricular: Diferenas Fundamentais


Matriz Curricular direciona o currculo de uma instituio de ensino, leva em conta as concepes de ensino e aprendizagem da rea e apresenta: objetivos, contedos, metodologias e processos de avaliao. Matriz de Referncia de Avaliao tambm leva em conta as concepes de ensino e aprendizagem da rea, mas composta apenas por um conjunto delimitado de conhecimentos definidos em unidades denominadas de Descritores que, no caso da Matemtica, esto agrupados por blocos de contedos.

Matriz Curricular constituda por vrias dimenses que direcionam o trabalho em sala de aula:

Conceitual

Social

Cultural

Poltica

A Matriz Curricular um documento prescritivo, que direciona o ensino, insere-se no Projeto Pedaggico da instituio e construdo coletivamente pela comunidade escolar, com base em orientaes curriculares da rea indicadas por rgos oficiais e na realidade escolar. Matriz de Referncia de Avaliao um documento descritivo, no geral escrito por tcnicos, e que leva em considerao documentoscurricularesoficiais.umrecorte de uma Matriz Curricular que no direciona o ensino, mas que delimita o que vai ser avaliado na prova a ser realizada em um programa de avaliao em larga escala.

A Matriz de Referncia de Matemtica para o SAEB/Prova Brasil, da maneira como est elaborada, apresenta um conjunto de conhecimentos bsicos que se deseja ver desenvolvidas em estudantes no fim de cada etapa escolar, mas destaca apenas a dimenso conceitual (noes e conceitos matemticos).

Matrizes Curriculares destacam, no processo de ensino e aprendizagem de matemtica, a resoluo de problemas como eixo norteador. Os descritores da Matriz de Referncia tambm apontam que as questes presentes na avaliao do SAEB/Prova Brasil tenham como foco a resoluo de problemas.

MATRIZ DE REFERNCIA DE MATEMTICA

Temas 5 Ano/4 Srie


I Espao e Forma 5 Descritores II Grandezas e Medidas 7 Descritores III Nmeros e Operaes/lgebra e Funes 14 Descritores Tratamento da Informao

2 Descritores

Temas 9 Ano/8 Srie


I Espao e Forma 11 Descritores II Grandezas e Medidas 4 Descritores III Nmeros e Operaes/lgebra e Funes 20 Descritores Tratamento da Informao

2 Descritores

Temas 3 Srie - EM
I Espao e Forma 10 Descritores II Grandezas e Medidas 3 Descritores III Nmeros e Operaes/lgebra e Funes 20 Descritores Tratamento da Informao

2 Descritores

MATRIZ DE REFERNCIA X DCE

Espao e Forma

Grandezas e Medidas

Nmeros e Operaes/lgebra e Funes

Tratamento da Informao

Geometrias

Grandezas e Medidas

Nmeros e lgebra

Tratamanento da Informao

Funes

PROVA BRASIL / SAEB


Parte importante do currculo para:
Compreender o espao com suas dimenses e formas.
Compreender, descrever e representar de forma organizada e concisa o mundo em que vive.

ESPAO E FORMA x GEOMETRIAS Contribuir na aprendizagem de nmeros e medidas. Estabelecer conexes entre a matemtica e outras reas do conhecimento.

PROVA BRASIL / SAEB


Parte importante do currculo para:
Compreender as medidas convencionais. Comparar grandezas.

GRANDEZAS E MEDIDAS Utilizar essas medidas para clculo de reas, permetros, volumes e o sistema monetrio. Estabelecer relaes com a prtica cotidiana.

PROVA BRASIL / SAEB


Parte importante do currculo para:
Transpor informaes para as diversas situaes (linguagem algbrica para a geomtrica).
Fazer julgamentos matemticos e a decidir quanto a estratgias de manipulao dos nmeros e das operaes, visando soluo de situaes-problema.

NMEROS E OPERAES/LGEBRA E FUNES

O conhecimento dos nmeros indispensvel no cotidiano e esto presentes em vrios campos da sociedade.

PROVA BRASIL / SAEB


Parte importante do currculo para:
Observar e estabelecer comparaes sobre situaes ou fenmenos. Compreender melhor as informaes nos diferentes formatos.

TRATAMENTO DA INFORMAO Favorecer a capacidade de estimativa, de emisso de opinies e de tomada de deciso. Permitir a articulao de conceitos entre as reas do conhecimento.

ATIVIDADE 1

Aproximao entre Descritores e Expectativas de Aprendizagem.

Discutindo ...
1) Todas as expectativas so contempladas nos descritores? 2) O descritor, em anlise, est presente em quais sries? 3) H expectativas que no podem ser aferidas em uma avaliao de larga escala, como a Prova Brasil?

Exemplo ...
TEMA: Espao e Forma CONTEUDO ESTRUTURANTE: Geometrias

D11: Reconhecer crculo e circunferncia, seus elementos e algumas de suas relaes.

C.E.: 5 srie (57) Diferencie crculo e circunferncia identificando seus elementos. 6 srie (112) Reconhea crculo e circunferncia e alguns de seus elementos: centro, raio, arco, dimetro e corda.

ESCALA DE PROFICINCIA
Os resultados da avaliao de Matemtica so organizados em uma escala de proficincia. A escala numrica e varia de 0 a 500.

Conhecimentos: 4 EF < 8 EF < 3 EM

Como os nmeros indicam apenas uma posio, feita uma interpretao pedaggica dos resultados por meio da descrio, em cada nvel, do grupo de conceitos que os alunos demonstraram ter desenvolvido, ao responderem s provas. possvel saber, pela localizao numrica do desempenho na escala, quais conceitos os alunos j construram, quais eles esto desenvolvendo e quais ainda faltam ser alcanados.

NVEIS DE PROFICINCIA EM MATEMTICA


O que caracteriza um nvel de proficincia um conjunto de conceitos. Isto significa que, s vezes, um conjunto de estudantes est alocado em um nvel de proficincia, pois mostra ter desenvolvido os conceitos desse nvel. Esse mesmo grupo de estudantes pode tambm ter desenvolvido alguns conceitos alocadas no nvel seguinte, mas no o conjunto de conceitos desse nvel.

O que determinar que um grupo de estudantes esteja em um nvel e no em outro exatamente o fato de esses estudantes demonstrarem, na resoluo dos itens, um conjunto de conceitos desenvolvidos que caracterizam esse nvel. Assim, em cada nvel, destacamos o conjunto de habilidades mais frequentes, o que caracteriza o nvel de proficincia.

Na Prova Brasil e no SAEB os nveis so subdivididos de 25 em 25. Importante


Fazer a leitura mais integral da escala observando-se no apenas a posio do desempenho de sua escola, mas tambm o significado dos intervalos posteriores ou anteriores ao que a escola ficou posicionada.

PESQUISANDO O NDICE DE PROFICINCIA DA SUA ESCOLA


www.inep.gov.br

Desempenho em Matemtica: <225-250>

Importante! Analisar: O conjunto de conceitos alocados entre <220-225> O conjunto de conceitos alocados entre <225-250> O conjunto de conceitos alocados entre <250-275>

ATIVIDADE 2
Analise o resultado de uma escola com a escala de proficincia de Matemtica e identifique quais conceitos os alunos j construram, quais eles esto desenvolvendo e quais ainda faltam ser alcanados. Aponte sugestes para atingir os conceitos ainda em desenvolvimento.

ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica


Entendendo o Ideb

Idebij N ij Pij
Idebij
ndice de desenvolvimento da educao bsica da etapa/nvel de ensino i na unidade j (onde j pode ser escola, rede de ensino, Regio Geogrfica, Unidade da Federao, Brasil etc.) Proficincia mdia padronizada (Prova Brasil ou Saeb) obtida pelos alunos da etapa/nvel i na unidade j

N ij
Pij

N ij

Desempenho ij Min Max Min

10

Taxa mdia de aprovao da etapa/nvel i na unidade j


69

Limite Superior e inferior das Proficincias


SRIE MATEMTICA Sinf 4 do EF 8 do EF 3 do EM 60 100 111 Ssup 322 400 467 LNGUA PORTUGUESA Sinf 49 100 117 Ssup 324 400 451

N ij

Desempenhoij Sinf Ssup Sinf

10

70

Idebij N ij Pij
L.Portuguesa Min N ij 10 Max Min

Matemtica Min N ij 10 Max Min

Matemtica L.Portuguesa Mdia N ij 2

Idebij N ij Pij
Indicador de Rendimento (P)
Nota Mdia Padronizada (N)

AS QUESTES/ITENS DA PROVA

ITENS
Os itens da avaliao da Prova Brasil so elaborados a partir dos conjuntos de descritores, agrupados em cada Tema da Matriz de Referncia. No contemplam todas as dimenses do conhecimento e procedimentos matemticos, mas somente o que pode ser objetivamente verificado.

Cada item contempla somente um nico descritor, ou seja, pode-se aferir apenas uma habilidade matemtica. Por exemplo, no contemplam a habilidade em realizar clculo mental ou de expressar oral ou por escrito uma determinada situao em linguagem matemtica.

A partir dos itens da Prova Brasil possvel afirmar que um aluno desenvolveu uma certa habilidade quando ele capaz de resolver um problema por meio da utilizao/aplicao de um conceito por ele j elaborado.

ENUNCIADOS
Prope a questo de modo que o aluno possa formular uma resposta sem ler as alternativas. Devem ter linguagem e abordagens adequadas para a faixa etria dos alunos e envolvem conhecimentos previstos para a srie em questo e abordados nos Descritores. Os enunciados devem ser claros e curtos, envolvendo contextos integrados situao matemtica envolvida.

Pode ser apresentado em forma de frase incompleta.

Pode ser apresentado em forma de pergunta.

ALTERNATIVAS
Elaborao das alternativas considerando que: haver apenas uma resposta correta; os distratores so as respostas incorretas porm plausveis so alternativas com aparncia de resposta correta, mas que so inquestionavelmente incorretas em relao ao enunciado.

Os distratores do informaes para a anlise dos nveis de proficincia, na medida em que se procuram focalizar erros comuns nessa etapa de escolarizao. As respostas previstas nos distratores de um item devem ser capazes de dar informaes acerca do raciocnio desenvolvido pelo estudante na busca da soluo para a tarefa proposta. A anlise das respostas dos estudantes permite identificar os erros mais comuns nos diversos nveis de proficincia.

ANLISE DE QUESTES

Exemplo: 9 ano/8 srie


Umacaixadgua,comaformadeum paraleleppedo, mede 2 m de comprimento por 3 m de largura e 1,5 m de altura. A figura abaixo ilustra essacaixa.Ovolumedacaixadgua,emm, (a) 6,5. (b) 6,0. (c) 9,0. (d) 7,5.

O que se pretende avaliar? Clculo do volume ou a capacidade de slidos geomtricos simples (paraleleppedos e cilindros, principalmente). Qual descritor e qual Tema/Contedo Estruturante da questo? D14: Resolver problema envolvendo noes de volume. Tema e Contedo Estruturante: Grandezas e Medidas.

O que o resultado sugere?

Que anlise pode ser feita em relao aos distratores?

DISTRATORES E ANLISE DO ERRO

[]no processo de ensino e aprendizagem, no


basta apenas conhecer os erros e os acertos, a correo ou incorreo das respostas dos alunos, numa determinada prova de avaliao, mas sim, e principalmente, conhecer os processos que o levam a produzir estas respostas. Mais do que controlar, o professor deve interpretar, identificar problemas e levantar hipteses explicativas que lhes permitam avaliar a complexidade e sofisticao do pensamento do aluno. Mais do que medir determinados comportamentos, importa compreender as razes do erro. Hoffmann (1992)

O piso de uma sala est sendo coberto por cermica quadrada. J foram colocadas 7 cermicas como mostra a figura

Quantas cermicas faltam para cobrir o piso? (A) 7 (B) 8 (C) 9 (D) 15

O que se pretende avaliar nessa questo? Compreenso do conceito e clculo (estimativa) de reas de figuras planas. Qual descritor e qual Tema/Contedo Estruturante da questo?

Tema II: Grandezas e Medidas

D12: Resolver problema envolvendo o clculo ou estimativa de reas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. Contedo Estruturante: Grandezas e Medidas

O piso de uma sala est sendo coberto por cermica quadrada. J foram colocadas 7 cermicas como mostra a figura
Quantas cermicas faltam para cobrir o piso? (A) 7 - o estudante considera as peas de cermica j colocadas. (B) 8 (C) 9 ? (D) 15 o estudante considera as peas de cermica necessrias para preencher todo o piso.

Sobre a Sala de Apoio Aprendizagem em Matemtica


A anlise do erro sobre questes da Prova Brasil, pode ser uma das estratgias para definio de critrios de indicao de alunos para Sala de Apoio.

Anlise de Questes

Exemplo: 5 ano/4 srie


No mapa est representado o percurso de um nibus que foi de Braslia a Joo Pessoa e passou por Belo Horizonte e Salvador.

Quantos quilmetros o nibus percorreu ao todo? (A) 1670 km. (B) 2144 km. (C)2386 km. (D) 3100 km.

O que se pretende avaliar nessa questo?

Clculos contextualizados em que se requer que o aluno simplesmente efetue operaes de adio e subtrao com nmeros naturais. A contextualizao apenas ilustra as operaes.

Qual descritor e qual Tema/Contedo Estruturante da questo?

D17: Calcular o resultado de uma adio ou subtrao de nmeros naturais Tema: Nmeros e Operaes/lgebra e Funes
Contedo Estruturante: Nmeros e lgebra

O que o resultado sugere?

Os resultados demonstram que 72% dos alunos chegaram resposta correta, ou seja, os nmeros foram identificados e adicionados corretamente. Os alunos que marcaram as alternativas incorretas devem ter considerado apenas duas parcelas: 714 + 956, (5%); 714 + 1430, (9%); 1430 + 956, (11%). Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver esse conceito?

importante, para o desenvolvimento desse conceito, que o professor incentive seus alunos a expor suas estratgias individuais, no demonstrando, inicialmente, procedimentos para tornar a operao automatizada.

ATIVIDADE 3

Analise algumas questes da Prova Brasil/Saeb 9 ano/8 srie

ALGUNS CRITRIOS DE ELABORAO DE ITENS

ELABORANDO ITENS
Enfocar uma situao-problema evitando a muldimensionalidade. Propor problemas e alternativas que sejam factveis e admissveis. Considerar o cotidiano itens significativos, interessantes e atrativos utilizando situaes autnticas (jornais, revistas, atlas, literatura pertinente).

No elaborar itens que contenham pegadinhas(malicioso,enganoso, induzir ao erro) (Ex: abordagem de contedos triviais; detalhes irrelevantes; problema que oferece mltiplas possibilidades de resposta).

Levar em considerao o tempo de leitura exigido do aluno. No caso de textos associados a tabelas cuidado especial em relao a extenso, volume de informaes e itens associados. Nousaralternativasdotipotodasas anterioresounenhumadasanteriores.

ATIVIDADE 4
Baseando-se nos Descritores da Prova Brasil/Saeb e no caderno de expectativas de aprendizagem elaborem questes para uma prova de larga escala como a Prova Brasil/Saeb.

INFORMAES GERAIS
Escolas participantes:
Prova Brasil (quase censitria): 5 e 9 ano do E.F.
- escolas pblicas; - mnimo de 20 alunos matriculados por turma (urbana e rural).

Saeb (amostral): 5, 9 ano do EF e 3 ano do EM


- escolas pblicas e privadas;
- mnimo de 10 alunos matriculados por turma.

Prova Brasil e SAEB 2011 As provas sero aplicadas no perodo de 7 a 18 de novembro de 2011, em todos os Estados e no Distrito Federal.

ENSINO DA MATEMTICA
fundamental para o ensino e aprendizagem em Matemtica:
(LORENZATO, 2008)

O Professor dominar o contedo e sua didtica; Refletir sua prtica docente e manter-se atualizado; Socializar conhecimentos, pois a sabedoria construda pela experincia precisa ser dividida;

Precisa estar inserido realidade do aluno; Compreender que a Matemtica tem uma linguagem prpria; Ser ensinada de forma integrada; Promover a investigao, a descoberta, a intuio, a sensibilidade diante da Matemtica.

Ensinar matemtica na escola s faz sentido quando se proporcionam aos estudantes, de qualquer nvel de ensino, ferramentas matemticas bsicas para o desenvolvimento de seu pensamento matemtico sempre apoiadas em suas prticas sociais, tendo em vista uma qualificao adequada que promova a incluso social do estudante e o capacite para atuar no mundo social, poltico, econmico e tecnolgico que caracteriza a sociedade do sculo XXI.
(INEP, 2009)

Isso nos instiga a refletir sobre a diferena entre ensinar matemtica e ensinar a apreciar a matemtica.
(CIFUENTES, 2003, p. 60)

REFERNCIAS
BRASIL, Ministrio da Educao. PDE: Plano de desenvolvimento da Educao. Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referncia, tpicos e descritores. Braslia: MEC, SEB, Inep, 2008. _________. Matemtica: orientaes para o professor, Saeb/Prova Brasil, 4 srie/5ano, ensino fundamental. Braslia: Inep, 2009. CIFUENTES, J.C. Fundamentos Estticos da Matemtica: Da Habilidade Sensibilidade. In: BICUDO, M. A. V. (Org). Filosofia da Educao Matemtica: Concepes e Movimento Braslia: Editora Plano, 2003. LORENZATO, Srgio. Para aprender matemtica. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

S-ar putea să vă placă și